Defesa & Geopolítica

Síria diz que ataque de Israel é apoio a terroristas armados

Posted by

damasco

Frame de vídeo mostra fumaça e chamas em Damasco após o ataque israelense Foto: AP

A agência de notícias Sana, porta-voz do regime sírio, qualificou o bombardeio israelense deste sábado na periferia de Damasco como “uma tentativa clara de ajudar os grupos terroristas armados depois dos fortes golpes que receberam”, em alusão aos rebeldes que combatem o governo de Bashar al-Assad.

Nesta linha, a rede de televisão estatal informou que a “agressão israelense” foi acompanhada de “tentativas de grupos terroristas de atacar postos de controle militares em várias zonas”, e especificou que as forças do regime conseguiram repelir esses ataques, deixando “mortos e feridos” entre os rebeldes.

[embedplusvideo height=”425″ width=”530″ standard=”http://www.youtube.com/v/VcOY9aOGCiM?fs=1″ vars=”ytid=VcOY9aOGCiM&width=530&height=425&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep1773″ /]

O Exéricito Livre Sírio, um dos principais grupos armados no combate ao regime de Assad, disse que ataque aéreo israelense destruiu mais alvos do que os reconhecidos pelo governo, como armazéns de munição e bases da Guarda Republicana, segundo informou à agência EFE o porta-voz Qasem Saadedin.

Para Saadedin, este bombardeio “não quer dizer que Israel defenda o povo sírio, mas reagiu para proteger sua segurança e impedir que o regime de Bashar al-Assad transfira mísseis com capacidade de levar armas químicas ao sul do Líbano”, reduto do grupo radical xiita Hezbollah, aliado de Damasco.

Entre os alvos atacados, segundo a fonte, há três quartéis militares que pertencem à tropa de elite da Guarda Republicana, na região de Qudsiya, além de um silo de mísseis Scud em Maareba e outro de mísseis iranianos Fateh, nessa mesma área. Além disso, os bombardeios destruíram armazéns de munição localizados no monte Qasiyun, perto de Damasco, um edifício militar em Al Hameh e o centro de pesquisa militar de Jamaraya, o único caso sobre o qual o governo sírio informou.

Por sua vez, o ministro de Turismo de Israel, Uzi Landau, justificou hoje qualquer ação de seu país para impedir que “certas armas” cheguem às mãos de grupos terroristas.

Algumas das instalações militares atacadas durante a noite foram bombardeadas no final de janeiro em um ataque similar, do qual Israel não se responsabilizou. O bombardeio de hoje ocorreu cerca de 24 horas após outro ataque com mísseis a um comboio com armas aparentemente destinadas ao Hezbollah.

Liga Árabe condena ataques israelenses na Síria

A Liga Árabe condenou neste domingo os ataques efetuados por Israel na Síria e pediu que o Conselho de Segurança da ONU “aja imediatamente” para contê-los.

Os ataques são “uma agressão flagrante e uma violação perigosa da soberania de um Estado árabe”, disse Nabil al-Arabi, secretário-geral da Liga, pedindo que o Conselho de Segurança “aja imediatamente para conter as agressões israelenses contra a Síria”.

AFP

damasco

Irã condena bombardeio de Israel em território sírio

O Irã, principal aliado do regime sírio no Oriente Médio, condenou neste domingo o ataque aéreo israelense sobre a periferia de Damasco e afirmou que “o povo sírio” responderá a esse ataque, disse o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores iraniano, Ramin Mehmanparast.

Em declarações divulgadas pela agência estatal de notícias de seu país, a “Mehr”, Mehmanparast anunciou que “não resta dúvida de que o povo sírio não deixará sem resposta”, estas ações do regime sionista.

Mehmanparast afirmou ainda que há “a necessidade de que a Organização das Nações Unidas (ONU) e suas instituições filiadas condenem estas violações e tomem as medidas preventivas necessárias para evitar a repetição de tais ações por parte do regime sionista”

Para o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, “este ato representa uma violação flagrante dos estatutos da ONU e dos princípios e as normas de aceitação internacional, como o princípio de respeito à soberania e a integridade territorial dos estados”.

Israel atacou com mísseis na madrugada de hoje o centro de pesquisa militar de Jamaraya, no Monte Qasium, nos arredores de Damasco, informarahttp://www.planobrazil.com/wp-admin/post-new.phpm a imprensa estatal síria e grupos opositores.

EFE

Ataques de Israel à Síria elevam tensões regionais

Os recentes ataques de Israel ao território sírio desataram uma escalada de tensões na região. Segundo a TV estatal síria, foguetes disparados por Israel atingiram um complexo militar de pesquisas científicas em Damasco neste sábado.

Grandes explosões foram ouvidas na cidade e uma imagem divulgada pela Ugarit News mostra uma coluna de fumaça perto do local onde teria ocorrido o ataque, em Mount Qassioun – embora suas origens não tenham sido confirmadas. “Foi como um terremoto e o céu ficou amarelo e vermelho”, relatou Najwa, 72 anos, à agência de notícias AFP.

No dia anterior, outro ataque teria sido feito por Israel contra um carregamento de mísseis sírios cujo destino seria o grupo libanês Hezbollah, na versão de autoridades israelenses.

Neste domingo, o Irã acusou os Estados Unidos de estarem por trás do ataque da véspera e ameaçaram Israel. “O ataque realizado pelo regime sionista vai encurtar a existência desse regime”, disse o ministro  da Defesa iraniano, general Ahmad Vahidi, segundo o site da Guarda Revolucionária do Irã. “Ele foi realizado com a luz verde dos EUA e revela ligações entre terroristas mercenários e seus mestres do regime sionista”.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Ramin Mehmanparast, também condenou a ação israelense e conclamou os países da região a “resistirem sabiamente a tais agressões”, segundo a agência de notícias Fars. Mais cedo, o presidente Mahmoud Ahmadinejad havia exigido, durante um discurso, que as potências ocidentais deixassem de intervir no conflito sírio.

Segundo divulgou uma porta-voz do Exército israelense, um sistema de defesa antimísseis foi reforçado no norte do país para eventuais ataques. “O novo ataque israelense é uma tentativa de levantar o moral de grupos terroristas que estão cambaleando devido a ataques de nosso nobre Exército”, disse a TV estatal síria.

Forças do governo sírio e grupos rebeldes estão disputando o controle de áreas dos arredores de Damasco. Segundo a ONU mais de 70 mil pessoas já morreram no conflito desde seu início, em 2011.

BBC Brasil

 

Exército israelense eleva nível de alerta após ataques na Síria

O exército de Israel elevou neste domingo o nível de alerta nas fronteiras do país com o Líbano e a Síria, e preparou baterias antimísseis após os recentes bombardeios perto de Damasco, preocupado com possíveis represálias. As baterias foram colocadas nas cidades de Haifa e Safed, no norte do país, depois que comandantes do exército avaliaram a situação na região, informou a imprensa local.

Consultados pela agência EFE, porta-vozes oficiais israelenses não confirmaram ou desmentiram os bombardeios de hoje, contra uma suposta instalação militar científica próxima a Damasco, nem o de sexta-feira, a um aeroporto também perto da capital síria.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, não falou hoje sobre os ataques no país vizinho durante seu pronunciamento prévio à reunião semanal do Conselho de Ministros, mas reiterou seu compromisso em garantir a segurança de Israel. “(Meu pai) me ensinou que a maior responsabilidade que temos é garantir a segurança de Israel e assegurar seu futuro”, disse, lembrando seu pai, Bentzion Netanyahu, historiador falecido no ano passado.

O chefe de governo israelense atrasou o horário de sua viagem oficial à China para participar de uma reunião do gabinete de segurança que, previsivelmente, analisará a situação no norte do país. Nos últimos meses, Netanyahu expressou sua preocupação de que o regime do presidente Bashar al Assad transfira armas à milícia libanesa Hezbollah, e afirmou que seu país não tolerará essa ação.

 

Fonte: Terra

 

7 Comments

shared on wplocker.com