EUA dizem que ofensiva no Afeganistão só começou

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e0/82nd_Airborne_Division_in_Afghanistan_(Operation_Achilles).jpg

Washington, 21 fev (EFE).- O chefe do Comando Central dos Estados Unidos, general David Petraeus, afirmou hoje que a ofensiva lançada pelas tropas aliadas há uma semana na cidade de Marjah é apenas a primeira operação de uma grande campanha contra os insurgentes no Afeganistão.No final de semana passado, as tropas internacionais lançaram uma operação militar com 15 mil soldados contra um reduto insurgente do sul do Afeganistão, a maior ofensiva em número de militares desde a queda do regime talibã, em 2001.

A operação Moshtarak (“Juntos”, na língua dari) almeja retirar os talibãs de Marjah, uma dos principais redutos fundamentalistas da extensa província de Helmand (sul).

Hoje, em declarações à rede de televisão americana “NBC”, Petraeus assegurou que esta ofensiva “é apenas a operação inicial de uma campanha que durará de 12 a 18 meses”.

O general não conseguiu estimar uma duração exata para a luta ao alegar que os insurgentes respondem com fortes contra-ataques.

“Quando lançamos uma ofensiva, e tomamos o controle de santuários dos talibãs e outros elementos extremistas, vemos que contra-atacam. Estamos vendo isso em Marjah e em outras áreas. Mas vamos atrás deles”, afirmou. EFE

Sugestão: Gérsio Mutti

Leia Também

Civis morrem em ofensiva aérea da Otan no sul do Afeganistão

Fonte:G1

7 Comentários

  1. Pois, é só início, mas não se sabe bem do quê…

    No Vietname também se lançaram várias grandes ofensivas, mas os resultados nem sempre eram os pretendidos: sentar à mesa das negociações numa posição de vantagem.

    Parece é que as ideias para o futuro não são muitas e é tudo uma grande incognita, sobretudo quando o Governo de Karsai se parece cada vez mais com o regime sul-vietnamita. Ou seja, fraco demais para se aguentar sozinho.

    Impressionante como um país tão pouco interessante consome tantos recursos aos países ricos.

  2. ..é espero q dure uns 25 anos..eles bem atolados neste vespeiro.Tem de mudar o enfoque p permitir o retornos dos mesmos a sociedade, a moda deles, dentro das leis deles, (se bem q eu as ache bem selvagem é inumanas…)e com uns acordo p garantir a democracia e um pouco de relativa liberdade p as mulheres deles..+ respeitando o máximo sua cultura e modo de vida.

  3. Como é só o inicio??? Foram pra lá em 2001, e ainda estamos no início???

    Esta ofensiva nova, aquela velha, temos uma nova ideia…isso tudo parece um monte de desculpas esfarrapadas pra dizer de outra forma, que estão perdendo a guerra.

    O fim desta guerra vai chegar um dia??? Dúvido. podem passar séculos mandando soldados pra lá que eles ainda vão combater.

    Mas tem aquilo né, se a OTAN não conquista aquele territorio e protege a rede de oleodutos, outros jogadores vão querer entar, Talibãs, Indianos, Chineses e até mesmo os russos de novo… e enquanto os USA estiverem lá, os outros jogadores vão fornecer aos guerrilheros tudo aquilo que precisarão, como fizeram os USA nos anos 80, contra a URSS.

    So que eles pensaram que depois os Talibãs seriam complacentes com eles, deixando entrarem e fazerem o que queriam. A visita dos chefes Talibãs a Washington nos anos 90 tinha este como objetivo, um pacto bilateral para a construção, reforma e manutençao de um oleoduto que escoasse a produção da Ásia central.

    Estava indo tudo bem nos acordos com os Talibãs até o evento de 11/09/2001, aquele pretexto era demais, pensavam que ficaria mais barato a invasão que o acordo bilateral… SI FÚ!!

    Vejo complicada a situação naquelas terras de Alláh.

  4. A solução para o problema pode estar no Paquistão, no desenvolvimento regional. Mas quantos anos vai demorar isso? Quem paga a conta??

    Talvez seja mais fácil entregar o Afeganistão à idade feudal, à qual estão habituados, e desenvolver o Paquistão, controlando o arsenal nuclear, jogando com os “wannabe’s” Índia e China.

    Agora é que Bismark dava jeito.

    • Afonso, da leite pra filhote de leão?
      paquistão é o próximo problema do ocidente,s e achamos que o Iran é ameaça o Pakistão será a realização dos nossos poesadelos.
      Por ali pode surgir de quebra m confronto entre india e china e o mundo todo estará no calderão nuclear….
      adiantem o relógio do fim do mundo.
      E.M.Pinto

  5. LOL 2 minutes to midnight como na música de Iron Maiden

    Por isso mesmo é que acho que o problema Paquistão deve ser atacado sem grandes demoras. Assim controlava-se a entrada de armas no Afeganistão.

    Mas são só teorias…

Comentários não permitidos.