Industria naval chinesa se prepara para uma nova era

Conceito artístico do novo Porta Aviões Chinês Type 003- imagem meramente ilustrativa fonte-cube.mi.sina.com.sn

Texto e adaptação- E.M.Pinto

A industria naval chinesa caminha em franco desenvolvimento e se prepara para a reforma completa do estaleiro e instalações de apoio que servirão aos novos super Porta Aviões Chineses.


modelo em escala apresentado no salão naval de Xangai para o Type 003

As obras do moderno estaleiro Jiangnan, em Xangai, passarão por um programa de modernização de três anos, este extenso programa inclui a criação de um novo centro de projetos e a ampliação do estaleiro.

A modernização da planta de Jiangnan está diretamente relacionada aos planos para construir de navios porta aviões ainda maiores, a nomeada classe Type 003 e 004.

Segundo as fontes locais, o lançamento do primeiro navio da série está prevista para o ano de 2025. O Type 003 será o primeiro porta-aviões chinês construído localmente a apresentar um sistema de propulsão nuclear e elétrica integrado. Isso permitirá a operação de catapultas de lançamento eletromagnético. o navio do tipo CATOBAR inaugurará uma nova era na Marinha Chinesa.

KJ-600 será a primeira aeronave de alerta aéreo antecipado de asa fixa operada pela PLAN.

Embora ligeiramente menor e com deslocamento inferior, o Type 003 será um navio de dimensões colossais, comparáveis aos super porta aviões norte americanos da classe novíssima classe Gerald Ford. A PLAN planeja um navio com deslocamento de mais de 100 kton, o qual se destina missões globais, diferentemente dos Type 001 001A e oo2 os quais são suficientemente dimensionados para a defesa do mar do sul da china e pacífico.Estima-se que o governo chinês teria gasto US $ 3,3 bilhões no desenvolvimento de dois protótipos de reatores nucleares de sal fundido os quais foram projetados e construídos em Wuwei, na província de Gansu. 

Em junho de 2018, a estatal China National Nuclear Corporation abriu uma licitação para um quebra gelo movido a energia nuclear, O navio de uso civil possivelmente serviu de bamcada de testes para os sistemas mais pesados destinados aos  003 e 004.

A mais recente versão do caça J-15B deve compor a ala aérea do porta aviões chineses Type 003, em paralelo segue o desenvolvimento de uma variante da aeronave J-31 embarcada.

A china não dispunha de reatores desta magnitude de potência e a perspectiva era a de que a é que os reatores estivessem operacionais até 2020. O anúncio da construção do navio leva a crer então, que o programa dos reatores tiveram sucesso, uma vez que este item é primordial para que o projeto pudesse ser desencadeado, já que a continuidade do programa Type-003  dependia primordialmente de sua planta propulsora. Entretanto, a decisão sobre a propulsão nuclear ainda não foi confirmada.

O Type 0003 será o primeiro porta aviões chinês a operar uma aeronave COD (Carrier onboard delivery) e AWACS (Airborne early warning and control) de asa fixa, cujo projeto encontra-se em desenvolvimento. A grande vantagem do navio será a capacidade de operar uma diversidade de aeronaves de asas fixas como os caças pesados ​​J-15Be provavelmente uma versão naval do projeto J-31.

Versões do drone de combate GJ-11 se juntarão a ala aérea do Type 003.

Além disso,  aeronaves de alerta aéreo antecipado KJ-600 e versões baseadas em porta-aviões para o drone de ataque GJ-11.

A perspectiva da Marinha chinesa para meados desta década é bastante promissora, até 2025, a Marinha do PLA contará com sete  grandes navios com capacidade de operações de aeronaves sendo eles,  três porta-aviões dos projetosType 001, 001A, 002 e quatro navios de assalto Type 075.

Agradecimentos- Pedro Paulo Rezende.


1 Comentário

  1. Bora passear na costa oeste americana e no Golfo do México, tem retribuir as visitas feita no Mar da China e Estreito de Taiwan…Senão é falta de educação!

Comentários não permitidos.