Texto e adaptação- E.M.Pinto
A industria naval chinesa caminha em franco desenvolvimento e se prepara para a reforma completa do estaleiro e instalações de apoio que servirão aos novos super Porta Aviões Chineses.
As obras do moderno estaleiro Jiangnan, em Xangai, passarão por um programa de modernização de três anos, este extenso programa inclui a criação de um novo centro de projetos e a ampliação do estaleiro.
A modernização da planta de Jiangnan está diretamente relacionada aos planos para construir de navios porta aviões ainda maiores, a nomeada classe Type 003 e 004.
Segundo as fontes locais, o lançamento do primeiro navio da série está prevista para o ano de 2025. O Type 003 será o primeiro porta-aviões chinês construído localmente a apresentar um sistema de propulsão nuclear e elétrica integrado. Isso permitirá a operação de catapultas de lançamento eletromagnético. o navio do tipo CATOBAR inaugurará uma nova era na Marinha Chinesa.
Embora ligeiramente menor e com deslocamento inferior, o Type 003 será um navio de dimensões colossais, comparáveis aos super porta aviões norte americanos da classe novíssima classe Gerald Ford. A PLAN planeja um navio com deslocamento de mais de 100 kton, o qual se destina missões globais, diferentemente dos Type 001 001A e oo2 os quais são suficientemente dimensionados para a defesa do mar do sul da china e pacífico.Estima-se que o governo chinês teria gasto US $ 3,3 bilhões no desenvolvimento de dois protótipos de reatores nucleares de sal fundido os quais foram projetados e construídos em Wuwei, na província de Gansu.
Em junho de 2018, a estatal China National Nuclear Corporation abriu uma licitação para um quebra gelo movido a energia nuclear, O navio de uso civil possivelmente serviu de bamcada de testes para os sistemas mais pesados destinados aos 003 e 004.
A china não dispunha de reatores desta magnitude de potência e a perspectiva era a de que a é que os reatores estivessem operacionais até 2020. O anúncio da construção do navio leva a crer então, que o programa dos reatores tiveram sucesso, uma vez que este item é primordial para que o projeto pudesse ser desencadeado, já que a continuidade do programa Type-003 dependia primordialmente de sua planta propulsora. Entretanto, a decisão sobre a propulsão nuclear ainda não foi confirmada.
O Type 0003 será o primeiro porta aviões chinês a operar uma aeronave COD (Carrier onboard delivery) e AWACS (Airborne early warning and control) de asa fixa, cujo projeto encontra-se em desenvolvimento. A grande vantagem do navio será a capacidade de operar uma diversidade de aeronaves de asas fixas como os caças pesados J-15Be provavelmente uma versão naval do projeto J-31.
Além disso, aeronaves de alerta aéreo antecipado KJ-600 e versões baseadas em porta-aviões para o drone de ataque GJ-11.
A perspectiva da Marinha chinesa para meados desta década é bastante promissora, até 2025, a Marinha do PLA contará com sete grandes navios com capacidade de operações de aeronaves sendo eles, três porta-aviões dos projetosType 001, 001A, 002 e quatro navios de assalto Type 075.
Agradecimentos- Pedro Paulo Rezende.
Bora passear na costa oeste americana e no Golfo do México, tem retribuir as visitas feita no Mar da China e Estreito de Taiwan…Senão é falta de educação!