Marinha do Brasil assina contrato de encomenda de navio hospital

Na imagem o Navio de Assistência Hospitalar “Soares de Meirelles” foi incorporado à Marinha em 2010. Ele presta assistência hospitalar às comunidades ribeirinhas do Amazonas.  fonte- Marinha do Brasil.

E.M.Pinto

A Marinha do Brasil assinou um contrato com Estaleiro Bibi Eireli para encomenda de um navio hospital para operações fluviais

Segundo a nota divulgada pela Marinha do Brasil em 6 de janeiro de 2021, a Marinha do Brasil e o Estaleiro Bibi Eireli assinaram um acordo para aquisição e construção de um navio hospital designado para a função primária de instalação flutuante de tratamento médico ou hospital. 

Atualmente, a Marinha do Brasil conta com cinco navios hospital fluviais, oficialmente chamados de Navio de Assistência Hospitalar (Navio de Assistência Hospitalar), que são projetados especificamente para prestar atendimento médico em rios especialmente nas regiões amazônicas e no pantanal brasileiro.

Em geral, as  embarcações atualmente operadas pela Marinha, possuem duas enfermarias com um total de seis leitos, uma sala de cirurgia e até três consultórios odontológicos, um laboratório, duas clínicas e instalações de raio-X.

O novo navio-hospital da Marinha do Brasil será fabricado pelo estaleiro brasileiro Bibi Eireli e a entrega está prevista para agosto de 2022. O Estaleiro Bibi Eireli é uma empresa sediada no Brasil, com sede em Manaus. Atua no setor de Construção e Reparação Naval e que foi criada em 07 de maio de 2002.

O novo navio prestará atendimento médico à população local e ações cívico-sociais em comunidades ribeirinhas e indígenas do país.