Defesa & Geopolítica

Romênia procura por lotes adicionais de caças F-16

Posted by

Tradução e adaptação- E.M.Pinto

O ministro da Defesa da Romênia, Mihai Fifor, realizou uma conferência de imprensa no dia 20 de fevereiro em que apresentou alguns dos principais projetos de capitalização que se desenrolaram no Ministério da Defesa Romeno. Entre os projetos, ele mencionou a aquisição de um possível lote de até 36  caças Lockheed-Martin F-16.

Atualmente, a Força Aérea da Romênia opera uma mistura de 26 envelhecidos caças MiG-21 da era soviética e 12 F-16 de segunda mão comprados por US $ 181 milhões sob um acordo de governo para governo com Portugal, firmado em outubro de 2013. As seis primeiras aeronaves foram entregue no final de setembro de 2016, seguido de mais três em dezembro. Os últimos três aviões entregues em outubro de 2017.

Estes F-16 foram submetidos a um programa de revitalização e atualização na Lockheed Martin antes de sua transferência para a Romênia. A empresa dos EUA também recebeu um contrato de US $ 24 milhões para fornecer à Força Aérea Romena o sistema de treinamento F-16A / B Block 15, suporte logístico e desenvolvimento de software, conforme anunciou o Departamento de Defesa dos EUA em 24 de abril de 2017. O contrato realizado em Orlando, Flórida, estará completo até 20 de abril de 2021. Este contrato é 100% de vendas militares estrangeiras para a Romênia.

Os MiG-21, entretanto, estão nos seus últimos anos de serviço e a Romênia está ansiosa para retirá-los do serviço. Mas, por enquanto, a aposentadoria deixaria a Força Aérea terrivelmente despreparada. Portanto, é necessário um suplemento ao estoque de F-16.

O primeiro passo envolve uma pequena aquisição de quatro F-16 adicionais. Se isso acontecer como planejado, a Romênia passará a uma compra muito maior de mais 36 unidades. Isso acabaria por dar à Força Aérea uma espinha dorsal de combate de 56 caças de quarta geração. O pedido de 36 unidades reflete uma ambição crescente por parte do Ministério da Defesa para construir capacidade de combate, já que há apenas um ano o objetivo de médio prazo estabelecido para o ministério era para uma ordem de aquisição de 20 unidades.

Fonte: AirRecognition

shared on wplocker.com