Defesa & Geopolítica

Marinha Chilena interessada no míssil de cruzeiro israelense LORA

Posted by

Um texto do jornalista Jose Higuera, do conceituado portal de notícias IHS Jane’s Defence Weekly, noticiou, nesta segunda-feira (21.08), que a Marinha do Chile poderá se tornar a primeira nação sul americana a implantar misseis de cruzeiro com capacidade de ataque ao solo baseado em navios. Segundo fontes militares Chilenas a Armada estaria interessada na aquisição do sistema  LORA (Long Range Attack) fabricado pela IAI (Israel Aerospace Industries).

Os planos preveem a possibilidade de se implantar tal sistema na primeira metade da década de 2020 acrescentam as fontes. A ideia da Armada Chilena em possuir uma capacidade de ataque de longo alcance embarcada remonta dos anos 2000 quando se iniciaram estudos pela Diretoria de Programas, Pesquisas e desenvolvimento pela Marinha do Chile que desde então vem trabalhando para definir os requisitos técnicos para a implantação de tais sistemas.

O interesse pelo sistema israelense LORA cresceu após os testes bem sucedidos a partir do mar. O LORA é um sistema de longo alcance terra-terra desenvolvido pela divisão MALAM da IAI. Tem um alcance de 400 km e uma precisão de 10 metros ou menos. O LORA tem um peso aproximado de  1.600 kg.

Nota do Editor : Vale ressaltar que em uma eventual exportação do sistema Israel em teoria o mesmo teria que reduzir o alcance da arma para 300 km em decorrência do acordo Regime de Controle de Tecnologia de Mísseis (MTCR). Porém, Israel e Chile não fazem parte de tal acordo.

Com Informações de Jane’s

shared on wplocker.com