A Operação Furacão 1 colocou nas ruas da cidade do Rio de Janeiro, cerca de 10 mil homens das Forças Armadas, Força Nacional, Polícia Rodoviária Federal e forças de segurança locais em apoio ao Plano Nacional de Segurança Pública, fase Rio de Janeiro.
A Força Aérea participou das ações de interoperabilidade empregando homens dos batalhões de infantaria e aeronaves. O efetivo da FAB é composto por integrantes dos Batalhões de Infantaria da Aeronáutica Especial do Galeão (BINFAE-GL), Afonsos (BINFAE-AF) e Rio de Janeiro (BINFAE-RJ).
Entre as ações desenvolvidas estão o policiamento ostensivo, a pé e motorizado, que tem como principal objetivo garantir segurança à população
Nesta primeira fase as Forças Armadas atuaram em ações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) com ações de reconhecimento, ambientação do terreno e obtenção de dados que serão úteis para as operações futuras, que trabalharão com o efeito surpresa baseado em dados de inteligência.
O Presidente da República Michel Temer citou que o decreto autoriza o emprego de 8.500 homens das Forças Armadas, por meio da GLO, até 31 de dezembro de 2017, podendo ser prorrogado até o final do ano de 2018.
Pingback: FAB PÉ DE POEIRA: Infantaria da Aeronáutica na Operação de Garantia da Lei e da Ordem no Rio de Janeiro | DFNS.net em Português