OTAN adverte aos EUA que “agir separadamente não é uma opção”

O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, advertiu neste Domingo aos Estados Unidos que “agir separadamente não é uma opção”, após a vitória eleitoral do republicano Donald Trump, que durante a campanha criticou a Aliança Atlântica.

“Este não é o momento para que os Estados Unidos deixem a OTAN”, escreveu o líder no jornal britânico “The Observer”, para quem a Europa deve além disso “assumir sua parte da carga”.

A OTAN “permitiu a integração da Europa e sentou as bases para a paz e a prosperidade sem precedentes que desfrutamos hoje. Os líderes europeus sempre entenderam que quando se trata da segurança, agir separadamente não é uma opção”, afirmou Stoltenberg.

Durante a campanha eleitoral nos EUA, o presidente eleito descreveu a OTAN como um organização “obsoleta” e pediu aos países-membros que “paguem sua parte” se não quiserem se defender sozinhos.

Stoltenberg, que felicitou Trump horas após a divulgação do resultado eleitoral, lembrou hoje que a única ocasião na qual a Aliança ativou sua cláusula de defesa mútua foi após os ataques terroristas em Nova York de 11 de Setembro de 2001.

O secretário-geral ressaltou, além disso, que a OTAN guiou a missão militar no Afeganistão e que mais de mil soldados europeus “pagaram um maior preço em uma operação iniciada como resposta direta a um ataque contra os Estados Unidos”.

“Nos últimos anos vimos uma deterioração dramática de nossa segurança, com uma Rússia mais imperativa e desordens no norte da África e no Oriente Médio. Os aliados da OTAN devem responder juntos”, afirmou o ex-primeiro-ministro da Noruega.

Stoltenberg destacou, no entanto, que Washington é responsável por cerca de 70% da despesa em defesa da organização e afirmou que os Estados Unidos “pediram, com razão, que a carga seja compartilhada de uma forma mais equitativa”.

“A colaboração entre Europa e Estados Unidos está fundada em valores e interesses profundamente compartilhados. Ao mesmo tempo, uma parceria viável depende que todos contribuam de maneira justa”, afirmou.

O secretário-geral lembrou que na cúpula realizada no País de Gales em 2014, os membros da Aliança se comprometeram a aumentar seu orçamento em defesa até 2% em uma década.

“Desde então, os aliados europeus cumpriram com sua palavra, com o Reino Unido mostrando uma sólida liderança”, apontou.

“Neste ano, 22 aliados da OTAN aumentarão sua despesa em defesa, o que representará um aumento de 3% em termos reais, e esperamos que que no próximo ano veremos como a despesa em defesa avançar pelo terceiro ano consecutivo na Europa”, disse o norueguês.

EFE

Foto: Olivier Hoslet / EPA – Secretário-geral da OTAN Jens Stoltenberg em reunião com Ministros da Defesa em Bruxelas. 

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: YAHOO

6 Comentários

  1. A ironia da porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova, sobre as declarações de Stoltenberg:
    ——
    MOSCOU, 13 de novembro / TASS /. A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova, comentou em sua página no Facebook o discurso do secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, ao presidente eleito dos EUA, Donald Trump, publicado no The Guardian.

    A porta-voz disse: Stoltenberg falou sobre “maior desafio para a segurança em uma geração.” “… precisamos reconhecer o valor da parceria entre a Europa e a América”, disse ao Guardian.

    A única vez que a OTAN invocou sua cláusula de auto-defesa, que um ataque a um é um ataque a todos, foi em apoio aos Estados Unidos após os ataques terroristas de 11 de setembro. Isso era mais do que apenas um símbolo. A Otan assumiu o comando da operação no Afeganistão. Centenas de milhares de soldados europeus têm servido no Afeganistão desde então. E mais de mil pagaram o preço final em uma operação que é uma resposta direta a um ataque contra os Estados Unidos “.

    Stoltenberg continuou: “A Rússia … tornou-se mais” assertiva “nos últimos anos”, e disse sobre a instabilidade no Oriente Médio e no norte da África.

    O diretor-geral da aliança confirmou que “a América é responsável por 70% dos gastos da OTAN … e precisamos que os europeus assumam a parte justa do fardo”.

    “Tradução para linguagem compreensível”

    A porta-voz traduziu o artigo para a linguagem “política real”:

    “Quem nos pagará pelo obscurantismo que estamos promovendo de acordo com as orientações de Washington?” Nos últimos anos, não conseguimos mais pensar ou agir de forma independente “,

    escreveu Zakharova ao “traduzir” as palavras do discurso de Stoltenberg em “russo compreensível”.

    “Nós fizemos tudo pelo ‘establishment’ dos EUA, incluindo o desdobramento de forças e armas em nossos países soberanos em tempos de paz. Como, então, deveríamos olhar nos olhos do nosso povo?”

    “Eles não nos perdoariam, sem dúvida, especialmente depois de feitas as guerras de sanções, que minaram setores da nossa economia completamente . E lá vai você dizer que nós aqui devemos começar a viver de forma independente? “ela continuou traduzindo.”

    “Nós fechamos os olhos sobre o que os EUA fizeram no Afeganistão, onde a produção de drogas (de precursores) cresceu muitas vezes, e essas drogas estão chegando em primeiro lugar para nós, para a Europa. Nós fazemos uma palavra quente sobre milhares de Militares que foram feridos na aventura dos EUA no Iraque, mas não porque tenhamos vergonha, mas porque você nos pagou para fazê-lo. E, digno de nota, foi suficiente para nós, ficaríamos felizes mesmo com um subsídio menor.
    Concordamos em esvaziar as relações com a Rússia, que acusávamos de todos os pecados, para satisfazer o governo norte-americano, que confiava muito nisso para manter a Casa Branca “.

    Escreveu a representante do Ministério de Relações Exteriores, para concluir a tradução:

    “Compreenda, não queremos remover a venda que você colocou em nossos olhos, porque nesse caso, nós teríamos que reconhecer que estamos longe da realidade e que estamos nus. Esperançosamente, sempre seu, secretário geral da OTAN”.

    • Como se a Rússia foi uma mãe de grande coração…
      Iraque não foi aventura e sim necessidade, a europa deve sim custear um maior aporte financeiro para sua própria defesa, sobre enviar soldados para a coalizão, nada fora do normal, ou a aliança OTAN-EUA é uma mão de via única? tirar proveito de bilhões de dólares todos querem…

  2. ……………..a OTAN e seu dirigente se borram de medo pelo fato que o Trump afirmou que cada país pague as suas contas …..vai acabar o “trem da alegria”e o arrêgo financeiro do “generoso” Tio Sam………………cest fini………

Comentários não permitidos.