Defesa & Geopolítica

Acordo Nuclear – Irã adverte: Existem “outras opções”

Posted by

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Irã acusa os EUA de não implementarem, “totalmente, a sua parte do acordo nuclear” e alerta que existem “outras opções” se isso não acontecer.

As declarações de Mohammad Javad Zarif foram feitas num encontro com o seu homólogo checo, Lubomir Zaorálek, em Praga: “O Irã tem cumprido a sua parte do acordo. Infelizmente, os EUA, na atual administração, não implementou o acordo na totalidade. Acreditamos que o acordo nuclear, celebrado entre o Irã e as potências mundiais, é razoável. Escolhemo-lo, mas isso não significa que não haja outras opções”.

O acordo, concluído em Julho de 2015, permitiu o levantamento das sanções internacionais a Teerã.

Durante a campanha, Donald Trump descreveu-o como “desastroso” e disse que a sua primeira prioridade de política externa seria anulá-lo.

“O que está a acontecer é incrível. Ouviram falar do acordo nuclear? Não sei se têm visto o que se está a passar no Irã. Eles já violaram o acordo. Violaram um dos piores acordos que eu já vi ser negociado, a todos os níveis. Não digo que o violaram a nível interno, mas a todos os níveis. Violaram o acordo. Devíamos aplicar-lhes sanções. E conseguem imaginar que, em vez disso, têm vergonha porque o Irã violou o acordo cedo demais. É tudo muito triste”, declarou.

Já o presidente do Irã, Hassan Rohani, afirmou, esta quinta-feira, que Trump, enquanto presidente não poderá anular o acordo de 2015, porque “aprovado” pelas Nações Unidas e , por isso, “não pode ser mudado por um Governo”.

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: EroNews

One Comment

shared on wplocker.com