Trump anuncia Reince Priebus e Steve Bannon na Casa Branca

O presidente recém-eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou Reince Priebus como chefe de gabinete da Casa Branca, e Steve Bannon, como principal estrategista e assessor.

“Estou entusiasmado que minha bem-sucedida equipe continue comigo para liderar o nosso país”, afirmou Trump, em um comunicado Trump, dando início à esperada divulgação dos membros de seu futuro governo.

“Steve e Reince são líderes altamente qualificados, que trabalharam bem, juntos na nossa campanha, e nos lideraram para uma vitória histórica. Agora terei ambos comigo na Casa Branca, enquanto trabalhamos para fazer a América grande de novo”, completou, recorrendo a seu slogan de campanha.

Priebus, de 44 anos, é presidente do Comitê Nacional do Partido Republicano. Sua nomeação é vista como um gesto de aproximação da estrutura partidária, por parte de Trump, já que a maioria dos figurões republicanos lhe deu as costas na campanha.

Priebus é considerado um dirigente partidário próximo do atual presidente da Câmara de Representantes, Paul Ryan, um dos mais enérgicos críticos de Trump na corrida eleitoral, de forma que pode ser uma ponte essencial para uma governabilidade tranquila.

Já a indicação de Bannon é ainda mais polêmica.

Aos 62 anos, Bannon é o diretor-executivo da empresa que controla o “site” Breitbart, que reflete as posições dos setores mais à direita do Partido Republicano e é, com frequência, acusado de dar voz a teorias conspiratórias, muitas vezes de alto conteúdo racial.

Bannon é um feroz crítico da cúpula republicana, de forma que sua convivência com Priebus no alto escalão do governo abre muitas interrogações.

Foto: Reince Priebus (esq.) e Stephen Bannon.

AFP

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: YAHOO