Defesa & Geopolítica

Primeiras impressões sobre o sistema de defesa aérea ZRPK ” Pantsir-SA” *arctic*

Posted by

zrpk-pantsir-saInformações: Rustam

Texto-E.M.Pinto

 A Primeira imagem do sistema de defesa antiaérea Pantsir-S2 “Arctic”apresenta um sistema de armas montado numa plataforma rebocada sobre lagartas equipada com 18 mísseis e um radar de abertura eletrônica.

Ao contrário do que se pensava ser apenas o embarque do sistema em um veículo sobre lagartas, a imagem se confirmada for a montagem definitiva do sistema, mostra  um  set up final, diferente e refuta a hipótese de que o sistema seja baseado no sistema Pantsri -S1 e S2.

Segundo informações recentes da mídia russa, a  KBP Instrument Design Bureau entregará muito em breve ao Exército russo o novo sistema de defesa desenvolvido especialmente para o Ártico. Algumas fontes citam que esta entrega ocorrerá ainda em 2016.

Tais informações baseiam-se na declaração do tenente-general Viktor Gumennyy  que afimou que

“Até o final deste ano, as primeiras amostras do novo sistema anti-aéreo Pantsir-SA projetado para ações de combate nas condições do Ártico se tornarão operacionais nas Forças Aeroespaciais e na Frota do Norte. O exército de Rússia está recebendo atualmente os sistemas de Pantsir-S e  Pantsir-S2, e muito em breve o sistema  Pantsir-SM”.

A versão Arctic foi projetada para operar a uma temperatura de -50 ° C, porém, alguns especialista arriscam afirmar que em termos operacionais o sistema desenvolvido para o ártico manterá as capacidades do sistema Pantsir-SM, combinando de mísseis superfície-ar e artilharia antiaérea, equipado com um sistema multifuncional de alvos, que será capaz de destruir alvos a 40 km de distância (o dobro da configuração atual).

O novo Pantsir-SM será capaz de identificar alvos a uma distância de 75 km em contraste com o modelo atual de 40 km de capacidade, os componentes de um sistema de defesa antiaéreo recentemente desenvolvido estão em fase de testes. Em agosto passado, o Ministério da Defesa russo afirmou que o sistema Pantsir-SM entraria em operação “muito em breve”. De acordo com relatórios anteriores, o novo sistema será armado com um míssil de alta velocidade superando os equivalentes atuais em operação nas forças russas e acredita-se que tais armas serão compartilhadas no sistema desenvolvido par ao Ártico e para uma provável variante naval embarcada para a defesa de navios e embarcações de combate.

Comments are closed.

shared on wplocker.com