O “novo” Brasil e a Rússia estão fadados à parceria
A dramática substituição do mais alto escalão de poder no Brasil terá, inevitavelmente, um impacto significativo não só sobre as políticas internas, mas também sobre a política externa do maior país da América Latina. No decorrer dos próximos dois anos que faltam para as eleições presidenciais, Michel Temer terá que resolver, em primeiro lugar, as…
Cooperação entre China e Arábia Saudita preocupa os EUA
A China está fortalecendo sua cooperação militar com o principal parceiro dos EUA no Oriente Médio. Foi assinado um acordo de venda de uma remessa de drones chineses Wing Loong para os sauditas. Assim, o Reino da Arábia Saudita, segundo dados de Global Times, se tornou o primeiro país árabe que tem este tipo de…
Rússia modernizará caças embarcados Sukhoi Su-33
Texto: Edilson Pinto A Marinha Russa pretende modernizar os caças navais Sukhoi Su-33. Segundo o Military Information, a primeira aeronave Su-33 submetida ao processo de modernização foi equipada com o sistema SVP-24 “Gefest” de guiamento armas até o alvo. A aeronave em questão teria sido avistada M. M. Gromov Flight Research Institute . O Su-33 atualizado e…
Brasil e China fecham acordos de mais de R$ 10 bilhões
Logo assim que chegou à China nesta sexta-feira (2), o presidente Michel Temer participou, em Xangai de um seminário onde fechou nove acordos para os próximo anos orçados em mais de R$ 10 bilhões no Brasil. Entre os acordos firmados estão projetos de investimentos em um porto e na construção de uma indústria siderúrgica no…
Relação Brasil & EUA: Saída de Dilma abre oportunidades
Em um reflexo da mudança inevitável de época, Luiz Alberto Figueiredo realizou há uma semana em Washington uma festa de despedida como embaixador do Brasil nos Estados Unidos. Ele não esperou a destituição, na quarta-feira, de Dilma Rousseff como presidenta pelo Senado. O novo presidente do Brasil, Michel Temer, já definiu, há dois meses, o…
J-20 participa de exercícios militares chineses no Tibete
Tradução e adaptação: E.M.Pinto Informações: Defense Blog O primeiro caça furtivo chinês Chengdu J-20 foi flagrado na pista do aeródromo no Tibete. A informação foi relatada por Mike Yeo . O Chengdu J-20 (Águia Negra- codinome OTAN) é uma aeronave bi turbina de quinta geração desenvolvido pela Chinesa, Chengdu Aerospace Corporation constitui-se numa plataforma com potencial…
JSC transfere mais seis Su-34 para a VKS
Rustam- Moscou Tradução e adaptação: E.M.Pinto A JSC “Sukhoi Company” (integrante da United Aircraft Corporation-UAC) em um comunicado à imprensa, informou que em 30 de agosto de 2016 foi transferido para o Ministério da Defesa da Rússia mais um lote de caças Sukhoi Su-34. As aeronaves decolaram do aeroporto da fábrica de aviões em Novosibirsk atualmente renomeado VP Chkalov…
China desenvolve bombardeiro estratégico de nova geração
China está desenvolvendo um bombardeiro estratégico de nova geração que em breve será apresentada ao público, disse o comandante da Força Aérea da China, o major-general Ma Xiaotian. De acordo com Xiaotian, as capacidades de combate da Força Aérea chinesa têm aumentado significativamente com o passar do tempo. “Atualmente, estamos desenvolvendo uma nova geração de…
OTAN se transformou em uma organização ideológica – Lavrov
A OTAN se transformou em uma organização ideológica, cujos membros tentam demonstrar uns para os outros as capacidades de encontrar argumentos anti-russos, disse o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, em entrevista à editora do Conselho de política externa e de defesa da Rússia. O ministro lembrou que os colegas da OTAN chegaram…
Isenções secretas para Irã: EUA e parceiros concordaram após acordo nuclear
Os Estados Unidos e seus parceiros de negociação concordaram, em segredo, em permitir que o Irã se esquivasse de algumas restrições do acordo nuclear histórico do ano passado com o objetivo de cumprir o prazo final para que os iranianos começassem a ter um alívio das sanções econômicas, de acordo com um relatório de um…
China sedia G-20 em meio a tensão com parceiros
A cúpula das principais economias, que deveria ser um momento de glória para a China, coincide com uma reação mundial adversa à globalização – e a China é responsabilizada por boa parte dela. Pequim vê encontros de líderes mundiais como oportunidade de enfatizar o papel ascendente da China no cenário mundial, e não poupa esforços…