A China está fortalecendo sua cooperação militar com o principal parceiro dos EUA no Oriente Médio. Foi assinado um acordo de venda de uma remessa de drones chineses Wing Loong para os sauditas. Assim, o Reino da Arábia Saudita, segundo dados de Global Times, se tornou o primeiro país árabe que tem este tipo de drones.
A mídia árabe destaca que este tipo de drone é capaz de transportar dois foguetes da classe ar-superfície e representar um meio efetivo de controle, bem como pode usar tecnologia de pontaria por raios X.
Nos últimos anos a cooperação estreita entre os dois países tem aumentado ativamente. O ministro da Defesa da China assegurou que seu país está pronto para elevar a cooperação militar entre os dois países para um novo nível, o que foi apoiado pelo lado saudita.
A Arábia Saudita representa agora a área principal para o fortalecimento das posições da China no Oriente Médio, considera o analista militar Viktor Baranets:
“Com o desenvolvimento das relações técnico-militares entre a China e Arábia Saudita, podemos falar do surgimento de um novo eixo Pequim–Riad que tem uma capacidade séria para influenciar a geopolítica global. O exército da Arábia Saudita está sendo reforçado pela China e isso é preocupante para os Estados Unidos. Eles não saúdam o fortalecimento das relações da Arábia Saudita com os seus adversários geopolíticos. China está começando a penetrar cada vez mais no território da influência norte-americana”, disse o especialista.
A Arábia Saudita é um parceiro estratégico para os EUA, mas a China também declara em voz alta seus interesses em outros lugares. Este é um momento bastante sério da geopolítica chinesa que não pode ser ignorado, concluiu Baranets.
O professor da Academia Diplomática do China Su Hao expressou sua opinião sobre o interesse da China no desenvolvimento de relações militares com a Arábia Saudita.
Ele opina que a cooperação pode ajudar na luta contra o terrorismo, bem como ajudar economicamente ambos os países – por causa da queda de preços do petróleo a Arábia Saudita agora espera receber uma série de proveitos econômicos.
Edição/Imagem: Plano Brasil
Fonte: Sputnik News
O petrodólar está indo para as páginas dos livros de história empoeirados .. o dólar vai perdendo a sua hegemonia … a economia americana vai diminuindo no cenário internacional .. e os efeito disso será forte dentro dos EUA .. e muito ! .. como será as consequência disso lá dentro ? .. é uma incógnita … uma coisa é certa , não será boa para os padrões de vida dos americano .
Concordo Lucena o velho império Americano vem caindo devagar , e a China vai ou vem conquistando posições no cenário internacional , em algum momento os E.U.A perdera a hegemonia , espero viver para ver este dia ?
E aqueles que estão sendo substituídos no Itamaraty hoje… já sabiam disso lá atrás….
Esse Brasil é lento mesmo. Não consegue acertar nem quando acerta na mosca!