Rússia modernizará caças embarcados Sukhoi Su-33

Su 33

 Texto: Edilson Pinto

A Marinha Russa pretende modernizar os caças navais Sukhoi Su-33. Segundo o Military Information, a primeira aeronave Su-33 submetida ao processo de modernização foi equipada com o sistema SVP-24 “Gefest” de guiamento armas até o alvo. A aeronave em questão teria sido avistada M. M. Gromov Flight Research Institute .

O Su-33 atualizado e equipado com o SVP-24 para direcionamento e emprego de munições não guiadas permitirá que o Su-33 possa empregar um arsenal de armas contra alvos terrestres com precisão cirúrgica em qualquer tempo e condições climáticas. De acordo o Defence Blog, os Su-33 remanescentes serão modernizados e incorporados para operação.

Sobre o Su 33

Su 3333

O Su-33 é uma aeronave de combate multi propósito, de decolagem convencional baseada em porta aviões (CTOL)  fabricada pela Sukhoi em Komsomolsk-on-Amur, Rússia. A aeronave foi principalmente concebida e desenvolvido para atender aos requisitos da Marinha Soviética que com o fim da URSS, teve como destino a Marinha Russa.

O Su 33 fez seu voo inaugural em maio de 1985 e forma construídas 24 aeronaves as quais entram em serviço em 1994 embarcado no Porta aviões remanescente então renomeado Almirante Kuznetsov. Anteriormente designado Su-27K, o caça que de fato é uma variante naval embarcada do seu antecessor, o Su-27 recebeu o nome código OTAN Flanker-D.

Su 333

Comparativamente ao Su-27, o Su-33 possui carenagem inferior e seções estruturais fortalecidas, asas dobráveis e alguns novos estabilizadores, desenhados para as necessárias compatibilidades em operações provenientes de porta-aviões. As asas são maiores que as das versões terrestres.

O Su-33 possui motores e trem de pouso dianteiro atualizados e estão equipados com sondas para de reabastecimento. Após o anúncio em 2009 de que os caças navais seriam substituídos pelos MIG29K surgiu o boato de que estas aeronaves seriam desativadas, porém os eventos recentes demonstram que tais afirmações podem não mais serem verdades.

Modernização

Em 2010, a Sukhoi desenvolveu uma versão atualizada do Su-33. Os testes de voo foram iniciados em outubro daquele ano. Segundo consta, a versão melhorada do Su-33 teria sido proposta para competir com uma potencial versão chinesa do Su-33, o J-15 atualmente em operação na PLAN.

As atualizações na aeronave incluíram os novos motores AL-31-F-M1 (132 kN) e maior capacidade de carregamento de armas. No entanto, naquela altura, não foram conduzidas as almejadas atualizações nos sistemas de radar e armamentos, devido a restrições de orçamentárias vigentes naquele momento.

Su 30 Sm

Atualmente especula-se que entre os avanços nos sistemas de gerenciamento e controle de fogo da aeronave, outros sistemas poderão ser incorporados no âmbito do programa de revitalização, que pode incluir nova ECM e sistemas de radares Phased-Array, N011R, conhecido como Bars-R além de HUD de ângulo variável.

O N011R é um Sistema de Radar Híbrido cujo alcance de rastreio se situa entre 360 km com intervalo de pesquisa de 250 km. O radar pode acompanhar e envolver até 25 alvos aéreos e engajar simultaneamente os 12 alvos considerados prioritários.

O hemisfério para a frente é ± 90º em azimute e ± 55º em elevação. Estes alvos podem incluir de mísseis de cruzeiro até helicópteros imóveis pairando sobre a superfície. Segundo nota técnica da fabricante dos radares, um caça F-18 EF Super Hornet, pode ser detectado a uma distância de até 150 km. Como comparação, as variantes mais avançados do F-16 que incluem os modelos Block 52 e Block 60 teriam esta acuidade nas condições operacionais de detecção em um intervalo de 130- 160km. Deste modo, um Su-30Sm é capaz de engajar um F-15A à um alcance máximo de 360 km e funcionar como um ‘mimi-AWACS’ agindo como um posto de comando para outra aeronave.

nesse modo, as coordenadas dos alvos podem ser transferidas automaticamente para pelo menos 7 outras aeronaves. Esta funcionalidade foi vista pela primeira vez no MiG-31 Foxhound, que está equipado com o radar Zaslon. Porém, estas capacidades ampliariam as funções do Su-33 além outros fatores que as indicam como potenciais no programa de revitalização.

Alguns destes sistemas já são componentes presentes nas aeronaves SU 30SM dos quais a Marinha Russa está recebendo atualmente em vários lotes. Segundo as fontes consultadas pelo PB, esta medida poderia melhorar a eficácia logística uma vez que, a Marinha estaria dotada de um caça mais moderno e atualizado, tendo um caça naval embarcado que compartilharia inúmeros itens comuns ao caça que substitui basicamente toda a frota da aviação da Marinha Russa lotada em terra.

Outras medidas também poderão ser tomadas em relação a modernização do sistema de empuxo vetorial além da abertura do arsenal de armas disponível ao Su-33, que segundo a fonte consultada poderá ser semelhante ao do Su- 30SM porém com a adição de um moderno míssil de ataque naval de longo alcance.

Batismo de fogo?

Kznetsov

Segundo informações os caças Su-33 devem retornar ao serviço no porta aviões Almirante Kuznetsov e num futuro breve estas aeronaves dividirão o convés do navio com os novos MIG 29 K.

Julga-se que os caças da Sukhoi cobrirão especialmente a função de caça de defesa aérea, abrindo possibilidade de operações para os caças MIG. Alguns autores arriscam dizer que o Kuznetsov deve operar em uma capacidade antes nunca alcançada nem mesmo no auge da URSS.

Ka 52KAlgumas fontes acreditam que a ala aérea pode vir a ser composta por 12 Caças Su-33 e 20 caças MIG-29K, além e aeronaves 04 Kamov Ka-27LD32 (AEW) e até 18  helicópteros  Kamov Ka-27PL (ASW) e 02 Ka-27PS (SAR). Embora a capacidade máxima de transporte de aeronaves seja referida como 41 aeronaves, o volume ideal para operações embarcadas seria algo entre 30-36 o que indica uma significativa redução da componente rotativa especialmente das aeronaves ASW.Ka52K

Recentemente o Almirante Kuznetsov tem sido flagrado operando aeronaves Ka-52k e Mig 29K, alguns autores atestam que é esperada a estreia do navio dotado de novos caças e aeronaves de asa rotativa de ataque no conflito Sírio, as imagens obtidas do navio demonstram a presença das aeronaves operando a partir do convés do navio no mês de agosto de 2016.

Ka 52K2

Especula-se que o caça poderá servir de aeronave de escoltas para os grupos de ataque que por ventura venham a operar a partir do Porta Aviões Russo  em apoio as operações contra o estado Islâmico.

Sobre o Gefest

Russia Siria

Em inúmeros vídeos dos bombardeios russos na síria promovidos pelos caça bombardeiros SU-24, SU-34 e Tu-22M3, são flagrados o lançamento de bombas “burras” contra os alvos, entretanto, o índice de acerto destas armas tem sido referido pela mídia ocidental como uma “surpresa”, uma vez que não são empregadas as armas ditas de “precisão.”

SVP-24_MAKS-2007_03

Segundo o que informa a nota, o responsável por isso seria o sistema de gerenciamento e guiamento de armas “Gefest” SVP-24, um sistema avançado de acompanhamento dos alvos que fornece a aeronave a melhor opção para o disparo e que proporciona aumentar a precisão das armas de queda livre, ditas “Burras” em armas de precisão semelhante à das bombas inteligentes.

SVP-24heli

O SVP-24 já é confirmado como parte integrante dos sistemas de armas  dos SU-24, Su-25, Tu-22M3 e dos helicópteros Ka-52. Em outras palavras, ele pode ser implantado em praticamente qualquer aeronave de asa rotativa ou fixa.

20 Comentários

  1. Interessante a penúltima imagem…

    Parece que os Russos tem um apreço pelo Su-24. Quantas unidades ainda estão na ativa e quantos anos mais os Russos pretendem utilizá-los? Topol, por favor! 😀

    • Warpath

      A URSS construiu cerca de 1400 unidades deste fabuloso caça bombardeiro, o mesmo foi bastante exportado para países satélites entre outros aliados a Rússia na época… A Gazeta Russa anunciou nos fins de 2015 que a VKS e a VMF juntas ainda operam cerca de 577 aeronaves deste modelo, porém especula-se que este número esteja superdimensionado pois o SU-24 vem sendo rapidamente substituído pelo SU-34 que já teve sua 100ª unidade entregue… podemos calcular aí tranquilamente que a Rússia ainda detenha cerca de 300 SU-24 em condições de combate em seu inventário, dentre eles de variadas versões dedicadas, inclusive a famosa versão de guerra eletrônica, equipada com o khibiny.

      Os SU-24 da marinha são muito perigosos pois tem integrado o míssil KH-31 tanto na versão “A” anti navio e também na versão “P” anti radar… tem ainda o KH-59 especialmente criado para atacar alvos em terra e grandes estruturas como prédios ou pontes e o KH-29, similar ao Maverick americano, especial contra alvos no solo como veículos blindados, construções, etc…

      Um ponto fraco que marcou de forma negativa a utilização do SU-24 foi sua autonomia bastante curta, principalmente se cmparada a seu homólogo ocidental F-111 devido ao altíssimo consumo de combustível do AL-21F, a solução para a Marinha foi a adição de um IFR probe que aumentou consideravelmente as possibilidades de missões de maior distancia

  2. Interessante… agora o Kuznetsov contará com um Flanker interceptador de longo alcance para defesa aérea do grupo e com os MIG-29K, um caça médio multifunção capaz de empregar os pesados armamentos anti navio russos, sendo ambos modernizados e com capacidade de emprego de bombas para missões de ataque em terra.

  3. Sobre o SVP-24 Gefest, este é um sistema que transforma bombas convencionais não guiadas em armas guiadas com precisão, semelhante a uma JDAM. Mas, enquanto o JDAM é um kit de orientação ligado bomba, o SVP-24 atribui o kit de orientação para o próprio método de lançamento .

    Este sistema compara constantemente a posição da aeronave e o alvo usando o sistema de navegação por satélite GLONASS, ele mede os parâmetros ambientais (pressão, umidade, velocidade do vento, velocidade, ângulo de ataque, etc.). e também recebe informações adicionais de datalinks de aviões AWACS, estações terrestres, e outra aeronave.

    O SVP-24, em seguida, calcula um ‘ envelope ‘(velocidade, altitude) no interior do qual as bombas burras são automaticamente lançado exatamente no momento preciso em que seu vôo não guiado irá levá-los diretamente para o alvo (com uma precisão de 3-5 metros)

    Assim, o piloto só entra com as coordenadas do alvo exatas em seu sistema,e as bombas são automaticamente liberados pelo SVP-24 ao avião atingir o ponto ótimo para lançamento, assim o piloto pode concentrar toda sua atenção nas outras tarefas como a detecção de aeronaves hostis, mísseis sup-ar, e a tarefa de conduzir o próprio avião.

    Cada kit JDAM custa cerca de US $ 25.000 por bomba, e quando a bomba é lançada o kit explode junto, já o SVP-24 é instalado na aeronave em vez da bomba, ela pode ser reutilizado centenas de vezes.

    • Pelo que parece houve uma mudança de planos, pois com o atraso no PAKFA eles precisam de uma caça de superioridade aérea e com capacidade de lançamento de mísseis de crusieiro/ ant navio, bem como d emaior autonomia. Embora a suite eletrônica do Mig 29 possa ser mais atualizada pesa contra ele a perna curta.
      O SU-33 equipado com os misseis Kalibr tornam-se um atacante naval indigesto. A atualização do radar e das armas o capacitam à defesa aérea abrindo as outras missões para os Mig 29K cuja eletrônica é equivalente aos F 18EF. Só tenho dúvidas quanto a capacidade do Kuznetsov pois se 41 é o limite, ele deve operar bem próximo a isso, os EUA aprenderam que os portaaviões té podem transportar 100 aeronaves mas o npumero ideal dadas as condições de hangaragem e movimentação no convés é de pouco mais de 50 aviões. QUanto seria o ideal para o Kuznetsov?

    • Pior é que o Su-33, enquanto não for modernizado, é obsoleto e do século passado mesmo.

      Se botar esse aviões, do jeito que estão, contra o SH seria um massacre.

    • A mesma tecnologia que voa nos F-15, F-16, F/A-18, B-1, A-10, Tornado entre outros mais. Como se vê não é só a Russia que voa com tecnologia da década de 1960 do século passado…

      • Eu exagerei em falar massacre. E como você disse, muitos caças americanos também tem tecnologia da década passada.

        Mas a eletrônica do SH é bem mais avançada do que a deste Flanker aí enquanto ele não for modernizado.

  4. Então acontecerá aquilo que imaginava que aconteceria, o Mig-29K substituirá, apenas, os Su-25 e não o Su-33 (no meu entendimento seria um desperdício aposentá-los).

Comentários não permitidos.