Tropas russas usam tecnologia de ponta para desativar minas em Palmira

O Ministério da Defesa russo está enviando sapadores do Centro Internacional Antiminas e maquinário à Síria para desativar as minas de Palmira. Veja tipo de tecnologia é usada para limpar dispositivos explosivos de cidade histórica.

Uran-6

uran-6_robotic_system_rian_02466821_1000
Com quase 7 toneladas, o Uran-6 é uma “vassoura de minas” Foto: Said Tsarnaev/RIA Nôvosti

O robô multifuncional Uran-6 é usado para abrir passagens em campos minados e eliminar do território minas e objetos explosivos com massa explosiva de até 1 kg. Pesando entre 6 e 7 toneladas, este robô-sapador é capaz de ultrapassar barreiras de até 1,2 metro de altura. Pode ser controlado por controle remoto a uma distância de até 1 km, arando a terra e detonando todas as minas que descobre no caminho.

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1SOuaB7″ standard=”http://www.youtube.com/v/cIxLubwLk9E?fs=1&vq=hd720″ vars=”ytid=cIxLubwLk9E&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=1&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep8868″ /]

Uran-14

Robô capaz de se autoabastecer consegue apagar incêndio mesmo em condições adversas Foto: Mil.ru
Robô capaz de se autoabastecer consegue apagar incêndio mesmo em condições adversas Foto: Mil.ru

Com peso de 14 toneladas, este robô é usado para apagar incêndios ao redor de objetos explosivos. Suas dimensões impressionantes são necessárias para o transporte de quantidades significativas de água no tanque. Aliás, pode ser preenchido com duas toneladas de água e 600 litros de espuma.

Mas o Uran-14 não apenas apaga o fogo – ele é capaz de se abastecer com água em hidrantes ou reservatórios artificiais. Além disso, pode se aproximar do incêndio, mesmo em meio a uma chuva de balas e fragmentos.

Sua parte superior contém um compartimento manipulável, a partir do qual é possível disparar água e espuma. O comprimento do jato contínuo de água é de 50 metros, e o de espuma, de, pelo menos, 35 metros.

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1SOuxvn” standard=”http://www.youtube.com/v/0NguytxBVVk?fs=1&vq=hd720″ vars=”ytid=0NguytxBVVk&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=1&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep6207″ /]

UR-77: ‘Zmei Gorinitch’

an_armoured_mineclearing_vehicle_ur-77_tass_326487_1000
O ‘Dragão eslavo’ tem capacidade para dois tripulantes e duas cargas de desminagem Foto: Anatóli Semekhin / TASS

Trata-se de um sistema móvel de desminagem reativo capaz de adentrar campos de minas antitanque durante a batalha. Ele desmantela as minas por meio do poder de ataque de explosão da carga, que age sobre o detonador da mina. A massa total do explosivo que pode lançar chegar a 700 quilos.

Este robô, que tem assento para dois tripulantes, é chamado não oficialmente de ‘Zmei Gorinitch’ (‘Dragão eslavo’). Cada equipamento desses pode transportar duas cargas de desminagem.

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1SOuQGG” standard=”http://www.youtube.com/v/r0Ne9nzEvbU?fs=1&vq=hd720″ vars=”ytid=r0Ne9nzEvbU&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=1&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep9743″ /]

Novos detectores de mina IMPS-2

Sob neve ou terra, esses detectores identificam minas a 1,5 m de profundidade oto: Mil.ru
Sob neve ou terra, esses detectores identificam minas a 1,5 m de profundidade oto: Mil.ru

O IMPS-2 ajuda a detectar objetos explosivos no solo ou na neve a uma profundidade de 1,5 metro, por atrás de barreiras de materiais não magnéticos e ao longo de reservatórios na orla costeira a também 1,5 metro de profundidade

Roupas de proteção OVR-2 Sokol

sappers_of_the_engineer_troops_rian_02775319_1000

Os elementos de proteção da roupa Sokol (Falcão) são capazes de evitar que o sapador seja ferido com pequenos fragmentos; além disso, seu capacete, que contém uma viseira de proteção, pode resistir a uma bala de 9 mm disparada a uma distância de 25 metros. A roupa pesa apenas 8,5 kg.

Detectores para dispositivos explosivos sem contato Korshun

korshun_1000

O Korshun (Pipa) é capaz de detectar dispositivos explosivos posicionados atrás de várias barreiras: paredes de concreto e tijolo, cercas de arame farpado e redes metálicas, ou sob o asfalto e estradas revestidas de concreto. Além disso, consegue detectar, por controle remoto, minas e bombas caseiras a uma distância de até 30 metros.

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1SOvHar” standard=”http://www.youtube.com/v/ZzjHSLQVatE?fs=1&vq=hd720″ vars=”ytid=ZzjHSLQVatE&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=1&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep5830″ /]

 

Fonte: Gazeta Russa edição Plano Brasil

8 Comentários

  1. E a tal da eletronica ocidental?
    Os sistemas desses aparelhos “conversam” com os nossos?
    É caro pra manter?

    • né isso

      a militância paga com pão e carne de minhoca do McDonald’s faz de tudo pra fazer a cabeça das pessoas

    • Aprendeu certo afinal essa nada garante que a “tecnologia de ponta” russa seja ao menos equivalente a ocidental, que dirá superior. O caso do natimorto PAK DA é elucidativo, tal como o T-50.

      Perdeu professor “tomahok lançados de Porta-aviões”

  2. e eu aprendi que eles estao quebrados financeiramente kkkkkkk essa imagem nem sao da Siria,eh em algum lugar da russia…dirao os antis

  3. Nossa, que tecnologia de outro mundo! Quase alienígena!!! 😉

    Um “robô” que ara a terra, outro que joga água, outro que joga fragmento de tnt, um detector de minas e um traje de proteção!!!

    Caraca, estes soviét, ops, russos, estão evoluindo hein?

    Pelo menos abandonaram os cachorros que iam atrás das minas e se explodiam… 🙂

    PS: qualquer grande fazenda de soja do Brasil tem tratores robóticos com tecnologia 10.000 vezes superior a estas porcarias aí…

    • Acho que você está confundindo tecnologia agrária com tecnologia robotizada de detecão de minas. à tecnologia é diferente, meu caro. Eu trabalhei com tratores robotizados aqui numa fazendo no brasil e não tem nada ver. Detectar minas não o mesmo que arar capim

1 Trackback / Pingback

  1. Tropas russas usam tecnologia de ponta para desativar minas em Palmira | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.