Atualizado: Caças chineses unem-se à Rússia contra EI na Síria e Iraque

Cina-j-15Sugestão: Valdez

Por Redação, com agências internacionais – de Bagdá e Damasco

O Ministério da Defesa do governo chinês, em comunicado diplomático ao governo da Rússia, acaba de colocar os caças e bombardeiros da classe J-15 à disposição dos governos sírio e iraquiano para ampliar a campanha aérea contra o Estado Islâmico. Damasco ofereceu uma base aérea a Moscou, em Laktívia, no Mediterrâneo para o direcionamento dos ataques ao Estado islâmico que ocupam agora grandes faixas de território no Oriente Médio, enquanto o Bagdá liberou o espaço aéreo do país para o trânsito dos aviões de guerra, além de uma base operacional no país. A coalizão liderada pela Rússia afora conta com cinco participantes: China, Irã, Iraque, Síria e Hezbollah.

Os caças J-15 entram em operação no teatro de guerra do Oriente Médio
Os caças J-15 entram em operação no teatro de guerra do Oriente Médio

Os aviões de guerra J-15 irão decolar do porta aviões chinês Liaoning-CV-16, está atracado na costa marítima da Síria na base naval russa de Tartus desde 26 de setembro. Trata-se de uma oportunidade importante para Pequim, uma vez que esta é a primeira operação militar chinesa na região. Em recente comunicado, o Ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi afirmou, em reunião do Conselho de Segurança da ONU, que “o mundo não pode se dar ao luxo de ficar parado e olhar em frente com os braços cruzados, mas também não devem interferir arbitrariamente na crise”.

Apesar do apoio dos EUA no combate ao Estado Islâmico, o primeiro ministro iraquiano, Haider al-Abadi, falando à agencia norte-americana de noticias PBS NewsHour, disse que gostaria de receber o envio de tropas russas ao Iraque para combater as forças do EI em seu país. Como um incentivo adicional, ele observou que isso também daria Moscou a oportunidade de lidar com os 2,5 mil chechenos muçulmanos que, segundo revelou, lutam ao lado dos extremistas no Iraque.

Fontes militares do site especializado DebkaFile acrescentou que Al-Abadi espera estreitar o relacionamento com o presidente Vladimir Putin na participação da Rússia na arena guerra. O centro de comando da RISI, a união de Rússia, Irã, Síria e Iraque, vem trabalhando desde a semana passada com o Ministério da Defesa iraquiano e com a sede dos militares em Bagdá para coordenar a passagem dos aviões russos e iranianos para a Síria. Este centro de comando organiza a transferência de forças xiitas iranianos e pró-iranianas para a Síria.

Bagdá e Moscou concluíram, nas últimas horas, um acordo para que a Força Aérea da Rússia comece a usar a Base Aérea de Al Taqaddum em Habbaniyah, que fica 74 km a oeste de Bagda, tanto como uma estação de passagem para o corredor aéreo Russo-Sírio e como um lançamento de missões de bombardeio contra as forças ISIS e infraestrutura no norte do Iraque e no norte da Síria.

A Rússia, assim, ganhou um enclave militar no Iraque, assim como já tem na Síria, onde missões de bombardeio partem da base de Latakia, na costa oeste da Síria. Ao mesmo tempo, a base aérea de Habbaniyah também serve as forças norte-americanas que operam no Iraque, que somam cerca de 5.000 pessoas.

Fonte: Correio do Brasil

Nota do PB

Estimados, ao que tudo indica esta notícia não procede.
Estamos apurando para saber a sua origem.
Esta matéria nos foi sugerida pro alguns leitores mas consultando fontes externas envolvidas que atestam a inveracidade dessa informação. Em breve, as confirmações.

Sds E.M.Pinto

55 Comentários

  1. “o primeiro ministro iraquiano, Haider al-Abadi, falando à agencia norte-americana de noticias PBS NewsHour, disse que gostaria de receber o envio de tropas russas ao Iraque para combater as forças do EI em seu país.”

    Coitado do PM iraquiano… Se pra vencer o EI ele ficar esperando tropas russas desembarcarem no Iraque e irem para o combate o EI vai é atirar os iraquianos ao Golfo…

    • Não creio que estejam ou estarão a espera de tropas russas caro Vader, mas sim de ajuda real de diversas formas( ajuda que a OTAN não está oferecendo, fato confesso pelo próprio Iraque diversas vezes).
      A Rússia não levou somente caças pra Síria, mas uma coalizão inteira, hoje, a elite militar russa treina o exército sírio, lhe conferindo capacidade de combate melhorado, além de equipamentos bélicos de ponta, sistemas de defesa l, blindados, etc, com a coalizão veio o exército iraniano, algumas fontes citam centenas, talvez milhares, que já lutam contra o EI ao lado dos sírios, China está desembarcando equipamento militar sigiloso (sigiloso até o momento pelo menos) para as força sírias, enfim, é essa estrutura que Bagdá espera ter a seu favor, infelizmente os EUA abandonaram o Iraque a própria sorte, e como bem disse o ministro russo ( um dos Dimitri, não lembro qual rsrs) os caças ocidentais tem jogado bomba nas areias do deserto.
      Creio que a Rússia não vai entrar no Iraque, a Síria é uma situação mais urgente, talvez em um ano a Rússia entre em contato direto com o EI no Iraque ( se até lá a OTAN não sair da caverna). E ainda há a possibilidade do Iraque virar carta, mas ai é outro assunto. Sds

    • A operação está só no começo cucumbina do tio satã!
      Em 3 semanas os russos fizeram muito mais do que a sua coalizão ocidental palerma.
      E mais o Estado americano deve explicações ao contribuinte americano , deve explicar pq estão fornecendo armas e dinheiro para a organização terrorista que assassinou 3 mil americanos nas torres gêmeas e que matou
      funcionários americanos em atentados contra embaixadas ao redor do mundo.

      Quem não te conhece que te compre Vaderuxa!

    • Tropas russas nao sao necessario. Segundo o Zero Hedge, milhares de soldados da Guardas Revolucionaria do Iran ja estao no Iraque. A presenca de milhares de iranianos no Iraque operando em coordenacao com os russos e chineses esta preocupando Arabia Saudista e Turquia

      • Senhores Arc, Jojo, Gabriel, RR, Topol e demais especialistas, gostaria de saber dos senhores como seria a performance do nosso super tucano nesse TO. Faria bonito ou passaria vergonha? Obrigado.

      • Caro Pantaneiro, o ST (A-29) é uma aeronave incrível em vários quesitos, muitos deles que convergem com algumas necessidades do conflito existente hoje na Síria, o principal talvez seja seu custo * benefício, ou seja, sua hora/voo é de baixíssimo custo, evitando custos que algumas aeronaves possuem em relação a ele, outra vantagem é que ele possui capacidade de operar armamentos ar-terra, que hoje são empregados contra o EI pela Rússia, eis alguns dos quais ele poderia usar :Bombas MK-81 de 119 kg, Mk-82 de 227 kg, bombas guiadas a laser GBU-12 de 227 kg, casulos com 19 foguetes SBAT-70 de 70 mm Skyfire, enfim, se hoje nosso país quisesse entrar nesse conflito (cenário completamente improvável) seria de grande ajuda enviar o ST, uns 8 fariam estragos consideráveis, e ofereceria um bom apoio as tropas em terra.
        O problema maior ao meu ver em relação ao ST é o fato dele alcançar somente 530km/h contra 950km/h do Su-25, ou seja, ele seria um alvo melhor para os Manpads do EI, todavia, o ST pode operar a uma altitude segura destes sistemas, aproximados 10 mil metros de altitude.
        Creio que hoje nosso país tenha um meio melhor que o ST para tais missões Pantaneiro,o AMX, esse sim seria um meio melhor que o ST e o Su-25 nas operações na Síria, pra se ter idéia de sua eficácia, nos confrontos no Kosovo ele obteve algo em torno de 90 a 93% de aproveitamento, sua capacidade de carga é bem maior que a do ST, o que possibilita uma maior carga de armamentos, enfim, ele sim seria um meio quase perfeito para tais sortidas (pois perfeito só o Fullback rs).Sds

      • Obrigado Pantaneiro tem ter incluido na lista de quem vc considera especialistas. Mas eu nao sou um especialista. Eu ainda trabalho, fazendo servico manual, assalariado, um velho operario que ja poderia estar aposentado mas continuo trabalhando.

  2. Já pensou se o Iran ceder a base aérea de Tabriz para os caças/caças-bombardeiros chineses? Kkkkkk. O EI no Iraque iria ter muita dor de cabeça, não iria?
    Mas será que só o EI? Kkkkkk
    Alguém já está monitorando o fluxo de veículos para a Arábia Saudita? Kkkkk
    E a Rússia, heim? De quebra, ainda se livra de alguns assassinos do tipo que atacaram a escola em Beslan.

    Mexer com esss lobotomados não é fácil, mas acho que agora, finalmente, alguns vão pipocar pelos ares.

    • Cidadão, pode ter certeza de uma coisa os lobotomados daqui torcem é pelo EI. Por que já intuem de que lado seus proprietarios, mutuos, estão. Coisa desse deposito de estrumes que infelizmente todos os países tem.

    • Não tem ninguém indo para a Arábia Saudita vindo da Síria e do Iraque. O EI não tem qualquer domínio com a Fronteira Iraque-Arábia e se for pela Síria Eles teriam de atravessar a Jordânia. Fora que essa parte da Fronteira está fechada e monitorada.

      O que está acontecendo com a Arábia é que ela está sendo invadida pelos Houtis na fronteira sul. Espero que toque o terror na Arábia, pois é isso que merece.

  3. Agora a festa está completa, vão desovar em cima do EI e Rebeldes todo o estoque de bombas velhas que estavam esperando esta oportunidade para serem detonadas (e que dizimem todos estes radicais sanguinários)
    Bombas inteligentes uma ova…. agora começa a destruição de fato….
    Bom para os americanos aprenderem a pensar no oriente médio de forma adequada e não ajudando a transformar tudo aquilo na zona total que está hoje.
    Os russos e chineses agradecem a oportunidade.

  4. Pros fans dos americanos, isso deve ter doído horrores… Vocês estão vendo a expulsão dos americanos do oriente médio, pelos novos atores em sena. A Rússia e a China resolveram bater de frente e com força na hegemonia dos EUA, e isso é só o começo. O presidente Barak Obanana agora já tem com o que se preocupar de verdade.

    • Lamentavelmente a administração Obama já abandonou o Oriente Médio desde 2010. Coisa de “democratas”…

      O redirecionamento da estratégia americana do OM para o Pacífico é um fato.

      Que a Rússia se divirta no OM. Boa sorte para eles: irão precisar.

      Ao menos por ora…

  5. Uma boa oportunidade para a China demonstrar ao mundo o emprego do CV-16 e seu grupo aéreo com os J-15,certamente muitos estão de cabelos em pé com a presença dos russos e chineses na região.

  6. Senhores sejamos sensatos o Liaoning esta no Mar da China e não as costas da Síria, e não há necessidade do envio de novos caças para a frente de batalha, uma vez que o material disponibilizado pelos russos estão sendo empregados de forma constante e com excelente suporte de terra, o que desmente muitos dos comentários efetuados que indicavam uma baixa disponibilidade da frota russa, não é JPC3/Deagol.

    Esta noticia tem sido formulada por sites israelenses da qualidade do Debka.File que possui uma credibilidade tão igual ou superior a uma nota de 3 reais, posto que o mesmo site noticiou que o Cruzador moscou estaria atracado em Tartus o que também é uma falacia.

  7. Enquanto isso o nosso eterno Vader só lhe resta criticar a ausência de botas no chão, quando todo analista sensato e imparcial, sabe que a investida russa em menos de uma semana já produziu mais resultados do que os bombardeiros da OTAN que já duram mais de 1 ano.

    Continue se esforçando Vader, pois tolo é aquele que não consegue ver a verdade e se esforça para se enganar e enganar aos outros.

    • Rprosa vc nao pode dizer que esses bombardeio da OTAN por mais de um ano produziu resultado. Claro que produziu. Destruiu escolas, pontes, silos de alimentos, feiras comerciais e outras parte da infra estrutura naquelas partes da Siria sob o controle de Assad. Produziu tambem milhares de pessoas civis mortas, centenas de milhares de pessoas refugiadas, provocando crise em diversos paises europeus, e finalmente produziu a necessidade de intervencao russo-chinesa-iraniana no conflito. Nao foi um trabalho inteiramente uinutil.

  8. Não duvido dessa notícia, mas porque as mídias ocidentais não estão comentando sobre a movimentação da China nessa guerra contra Estado islâmico?

    • Bobsap vc levanta um ponto correto. Apos lido seu comentario fiz uma pesquisa rapida na net e so dois sites publica a material e os dois citam o Debka como fonte. Refiro me ao infowar do Alex Jones nos EUA e o Internacional Business na India. O news.xinhuanet.com que e vinculado com o governo chines nao publica nada sobre o assunto, ao contrario, ela cita um ministro chines que diz que China nao tem interesses proprio na Siria e que por isso ela esta em condicao de agir como intermediario entre os beligerantes. Pode ser desinformacao por parte dos chineses, mas pode ser que o Debka esta produzindo desinformacao a fim de forcar os EUA entrarem no conflito contra Russia.

      • Só pela cara da para ver que esse site “Debka ” não é sério, parece feito por uma criança, muito do mal feito.

      • mas tem ligacoes com o Mossada. como o Stratfor tem vinculos com a CIA. As vezes produzem desinformacao propositadamente..

  9. Em um exercício de futurologia, suponha que Moscou consiga neutralizar o EI em 6 meses/1 ano, o que acontece depois?
    Assad sai de fininho? A Russia continua no Oriente Médio? E a Ucrânia? Como fica a relação Israel/Russia/Irã?

    • Assad Fica. E fica mais forte. O Iraque e a Síria serão desratizados dos Muçulmanos do terror.

      O problema que os refugiados que não são sírios e estão pintado como sírios serão mandados de volta é aí que mora o problema.

  10. Porque este caça tem marcas de acompanhamento de testes no cone de radar e atrás da cabine? Pra facilitar a pontaria do adversário? Coisa ridícula!!

    Ô vontade de fazer parte de uma bagunça! O problema da China é que está cheia de chineses, ai manda alguns milhares pra morrer fora do país e não criar problema com as ONGs internacionais de Direitos Humanos.

  11. eu dou risada de quem falava que os russos nao fazem nada longe do seu quintal.Que ela alem de estar quebrada financeiramente,ela nao tem poder suficiente para bater de frente com americanos e otan….kkkkkkkkkkk quero que essa base aerea seja definitiva da russia,quero ver o que falarao os especialistas pro americanos kk

  12. hezbollah e o exercito Sirio sempre foram uma melhor opção que a falsa ajuda Americana e necessitam apenas do apoio aereo Russo.
    Desde antes de começar as operações na Siria Bagda ja interegia com Moscow.
    O enganjamento da China tambem ja estava acertado e se houver base Chinesa no Irã ja era planinho Yanke de se abarcar do oleo Irãniano.
    Este conflito ira se extender e acabara deflagrando um guerra de etnias que envolvera outros paises da região.Esperem pra ver.
    Dizemk que onjtem o Rei Saudita foi parar na CTI de nujm hospital.Que morra logo este tirano e que o povo Saudita fapça aquilo la borbulhar.

Comentários não permitidos.