General José Elito deixa o Governo Dilma e o Gabinete de Segurança Institucional passa a ser parte de secretaria administrada por político de carreira

ElitoE.M.Pinto

O chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência, General José Elito, foi demitido pela Presidência da República em decorrência da reforma ministerial e sua pasta foi absorvida pela nova Secretaria de Governo, que toma o lugar da Secretaria Geral da Presidência e abriga em sua estrutura, além do GSI, a Secretaria da Micro e Pequena Empresa e a Secretaria de Relações Institucionais. O titular desse novo “ministério” é o Petista Ricardo Berzoini….

Depois de ter perdido nesta sexta-feira o status de ministro, o chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência, General José Elito, pediu demissão do cargo.

” Desde que a Sra Presidente da República me comunicou sua intenção de incluir o GSI na reforma administrativa, argumentei sobre a possibilidade de não inserir, em uma mudança política, um Ministério de Estado com 77 anos de existência (desde 1938) e com competências institucionais que exigiram, desde a sua criação, o nível ministerial. Disse-me, então, que ainda não havia decidido e que a argumentação fosse submetida ao Ministro de Estado Chefe da Casa Civil da Presidência da República.

Com o Chefe da Casa Civil, tive uma excelente e longa troca de informações onde enfatizei o porquê de o GSI não ser incluído nesta reforma. Além das considerações citadas anteriormente, detalhei nossas competências que tornam essenciais a manutenção do status quo. Sensibilizado, afirmou que abordaria o tema com a Sra Presidenta. Julguei, naquele momento, que a decisão a ser tomada pudesse ser favorável ao GSI.

Por minha iniciativa, falei, ainda, com autoridades do primeiro escalão do governo sobre nossa preocupação com um dos mais antigos Ministérios do país sofrer mudanças significativas nas suas estrutura e competência. Eles também foram sensíveis às justificativas apresentadas.

…Ao saber no dia de hoje do conteúdo da reforma, cumpre-me, por um dever de lealdade e em memória aos que me antecederam, lamentar a decisão tomada que, no mais curto prazo, desejo que seja retificada para o bem da sociedade e do BRASIL.

Deixo o cargo de Ministro de Estado Chefe do GSI imensamente feliz e realizado pelo trabalho institucional executado. Agradeço à Sra Presidenta as demonstrações de respeito durante esses 4 anos e 9 meses, desejando que o seu governo saiba conduzir nosso país e seu povo ao destino que merecem.

Meus sinceros agradecimentos a todos os senhores Ministros, Autoridades e Servidores com quem tive a satisfação de conviver nesse período.

Finalmente, não poderia deixar de agradecer e cumprimentar essa numerosa e excepcional equipe que compõe o GSI. Lidar com profissionais como as senhoras e os senhores foi um prazer e um privilégio. Desfrutar, cotidianamente, deste ambiente de responsabilidade, amizade, lealdade, espírito de equipe e camaradagem foi, também, um permanente alimento na minha motivação e na certeza de que estávamos no caminho certo, fruto da excelência dos resultados obtidos. Parabéns e meus sinceros votos de saúde e realizações para todos.

23 Comentários

  1. Ahahahaha, Zelito Melancia, viu no que dá confiar no PT???

    Bem feito!!! Acho pouco!

    🙂 🙂 🙂 🙂 🙂

    TODOS os melancias de TODAS as Forças Armadas, que confiaram no PT nestes 13 anos estão quebrando a cara.

    PS: Não deixa de ser uma fina ironia histórica o general em questão passar para a História como o último Ministro do GSI, hehehe…

  2. Eu sou justo , quando erra eu critico e quando acerta eu reconheço (independente de ideologia ou partido)
    Uma decisão acertadíssima da presidente !

  3. E eu vou saudando a…mandioca. Rumo ao progresso cubano.
    O Gal. José Elito foi claro, não precisa nem ser bom entendedor nem procurar pelas entrelinhas.

    • Essa “inteligentsia” que vc enumera foi tão inteligente que não percebeu o chapéu que iria tomar… ACELERANDO RUMO AO bolivarianismo fajuto E AVANTE… esses MELANCIAS merecem cada facada nas costas que tomarem… foi-se o tempo que Deus nos blindou com uma CASTELO BRANCO… agora, tremem de medo de perder suas aposentadorias de merda…

      Lucas 19:26 – “Ao que ele proclamou: ‘Contudo, eu vos asseguro que a quem tem, mais será concedido, mas a quem não tem, até o que tiver lhe será tirado.’ “.

      Falta CORAGEM a essa geração…

      • O serviço secreto em um Estado democrático não tem função de policia politica e nem deve ter uma ideologia de Direita ou de Esquerda.
        O Serviço Secreto deve ser Civil, assessorar nosso Chefe de Estado no dever de proteger a nação, proteger informações e obtê-las , Defender o Estado de Direito.

      • Não tenho qualquer preconceito quanto aos militares, aliás, são mais nacionalistas e menos avessos a caixinhas de campanha.

        Acredito que o que deve ser observado é a competência e a experiência acumulada para o desempenho das funções do cargo.

        O chefe da inteligência pode ser militar ou civil, aliás, como todos os demais cargos de confiança e ministérios.

        Gostaria, no entanto, que o General tivesse nos blindado na entrevista com os critérios que acredita deva o cargo pertencer a categoria de ministro, apenas a questão da tradição e história achei muito fraca, principalmente com a pressão que a imprensa de direita exerceu para obrigar a redução do número de ministérios, como se isso efetivamente implicasse em redução de despesa.

  4. Eu estou sentido uma desintegracao das relacoes entre o Governo Dilma e os militares. Ja disse que quando ouco general em comando garantindo que nao existe planos de golpe military no presente, que o presidente esta seguro em seu posto, eu penso em presidente de time de futebol garantindo que o tecnico de seu time que nao esta vencendo uma partida esta seguro em seu posto. Servico de Inteligencia sem coordenacao, sem um entrelacamento com os Servicos de Inteligencia das Forcas Armadas e crocodilo sem dentes. Quanto menos generais da ativa em seu ministerio menos bases de apoio ela tera entre os militares. Civis nao garantem ninguem no poder.

  5. Lá se vai mais uma decisão de completa incompetência e falta de visão. Mais que lamentável para o país. Será que realmente pensam nele?
    Prezado Gabriel, a Inteligência deve ficar à cargo de quem realmente dela entenda, seja civil ou militar. A questão é a pouca, se não nenhuma importância dada ao setor, em um ambiente global e local no qual a informação é de extrema importância.
    Tudo de bom.
    Ronaldo Pedreira Silva.
    Aláfia
    ronaldoalafia.blogsot.com.br

  6. GOSTARIA QUE OS ESTADISTAS DE PLANTAO ESCLARECESSEM O POR QUE DO ERRO NAO FICASSEM SO DE BLA BLA TRAIRA SEM NADA DIZER

  7. Gostaria de ver aqui no PB, sobre como estao os M109 que serao recebidos em breve pelo EB, em curitiba esta sendo prontificado um simulador de tiro para este blindado, perguntei a um oficial da OM e ele me disse que serao recebidos no inicio de 2016.

  8. Esse governo foi um verdadeiro desastre para o país. O país foi realmente nivelado por baixo…em toda a expressão da palavra.
    Nunca o velho ditado que diz : “Quem poupa o Lobo condena as ovelhas” foi tão significativo nos dias negros que estamos testemunhando.
    Somos governados por um bando de bandidos alucinados pelo poder.
    E o pior teremos que assistir passivos as consequências da omissão das pessoas que ainda poderiam fazer alguma coisa para salvar esse país.

  9. “Esse papinho com PRETEXTO ideológico já está bastante gasto. O que realmente importa não é nossas Forças Armadas estejam do lado vermelho, do azul ou do verde com bolinhas amarelas. Importa somente que estejam do lado do Brasil.”

    MarceloRj

    • De qual “Brasil” vc fala ???… da banânia cubana bolivariana ???… então é perfeitamente possível… 🙂

1 Trackback / Pingback

  1. General José Elito deixa o Governo Dilma e o Gabinete de Segurança Institucional passa a ser parte de secretaria administrada por político de carreira | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.