União entre Rússia e América Latina reduzirá dependência do dólar

© AFP 2015/ VANDERLEI ALMEIDA As tentativas dos EUA de restringir o desenvolvimento econômico da Rússia e dos países da América Latina só incentiva esses países a construir alianças nas esferas comercial e técnico-científica, disse o economista e colunista de Contralinea Magazine, Ariel Noyola Rodriguez. Segundo ele, essa união pode levar à formação de uma…

Quem vencerá na luta pelo domínio dos oceanos: China ou EUA?

© flickr.com/ Official US Navy Page/SPC Mark Alvarez Há pouco tempo, o jornal The New York Times publicou um artigo de Gregg Easterbrook, intitulado “A nossa Marinha de Guerra é suficientemente grande” (“Our Navy Is Big Enough), no qual é dada uma avaliação bastante negativa do potencial da Marinha da China. O artigo suscitou violentos…

Mercosul e a União Euro-asiática desafiam os Estados Unidos e a hegemonia do dólar

Ariel Noyola Rodríguez Diante da ofensiva imperial empreendida por Washington contra a Rússia e os governos eleitos democraticamente na América Latina, a associação estratégica entre Mercosul e União Euro-asiática surge como mecanismo decisivo na defesa da soberania e na construção de uma ordem mundial multipolar, cada vez mais longe da órbita do dólar e menos…

Petraeus: O Estado Islâmico não é o nosso maior problema no Iraque

Nesta foto de arquivo de 31 de janeiro de 2012, o diretor da CIA David Petraeus, testemunha perante o Comitê de Inteligência do Senado os EUA durante uma audiência sobre  as “Maiores ameaças globais”, no Capitólio, em Washington, DC. (Karen Bleier / AFP / Getty Images) Tradução e adaptação: E.M.Pinto O general David H. Petraeus, que comandou…

Quais as chances de o dólar deixar de ser a moeda de reserva internacional?

Moedas utilizadas como reservas internacionais foram importantes no período compreendido entre a Conferência de Gênova, em 1922, e a abolição unilateral do padrão ouro-câmbio feita por Nixon em agosto de 1971. Aqueles países que queriam auferir algumas receitas adicionais podiam fazer com que seus bancos centrais comprassem ativos que rendessem juros.  Esta opção era oficialmente melhor do…

The New York Times: “Venezuela não é uma ameaça”

Punição de oficiais venezuelanos por Washington parece inoportuna. Mas pode ser parte de manobra de Obama para recuperar terreno na política interna. E até Maduro talvez saia lucrando, especulam observadores. “Venezuela não é uma ameaça” é o título da carta aberta aos Estados Unidos, publicada pelo governo Nicolás Maduro no jornal The New York Times,…