Quem vencerá na luta pelo domínio dos oceanos: China ou EUA?

© flickr.com/ Official US Navy Page/SPC Mark Alvarez

Há pouco tempo, o jornal The New York Times publicou um artigo de Gregg Easterbrook, intitulado “A nossa Marinha de Guerra é suficientemente grande” (“Our Navy Is Big Enough), no qual é dada uma avaliação bastante negativa do potencial da Marinha da China. O artigo suscitou violentos comentários na mídia chinesa, nomeadamente no Global Times.

Na verdade, a perspectiva do autor do artigo é bastante próxima dos interesses da China e os chineses deveriam não criticar, mas sim divulgar as opiniões do autor, que se manifesta contra o aumento do financiamento da Marinha estadunidense — considera Vasily Kashin, especialista do Centro russo de Análise de Estratégias e Tecnologias numa entrevista à Rádio Sputnik.

Gregg Easterbrook é de opinião que a Marinha de Guerra chinesa não é capaz de enfrentar a sua congênere norte-americana, uma vez que a China não possui uma dezena de porta-aviões atômicos e está bastante atrasada no que toca às tecnologias de construção de submarinos atômicos. A Marinha chinesa é mais fraca do que a Americana quanto ao poderio de fogo e quanto às possibilidades das forças de fuzileiros navais. Mas esta característica não é apenas própria da China. Na opinião do autor, a competição naval dos vários países na prática terminou após a Segunda Guerra Mundial. Hoje em dia, é impossível para qualquer país vencer a Marinha norte-americana.
O artigo insere-se na discussão interna sobre o financiamento do futuro orçamento da Marinha dos EUA. No entanto, voluntaria ou involuntariamente, o autor comete dois erros. Ele esquece-se da História e ignora as circunstâncias concretas de um possível conflito entre os EUA e a  China nos oceanos.

É muito estranho afirmar que a rivalidade nos oceanos terminou com a destruição da frota japonesa em 1945. Na realidade, em uma-duas décadas, desde o fim dos anos 1950 até ao princípio dos anos 1970, a URSS criou uma poderosa Marinha de Guerra, que se tornou um fator importante no equilíbrio de forças durante a Guerra Fria.
A China, por seu lado, não tem qualquer necessidade de entrar em competição com  Marinha estadunidense. É difícil imaginar num futuro próximo um conflito naval entre os EUA e a China junto às costas africanas ou no Caribe. Para a China é importante garantir a sua superioridade numa zona relativamente restrita, nos limites da primeira e segunda corrente de ilhas. Ao conseguir isso, a China pode, em caso de guerra, garantir o êxito de uma operação de conquista de Taiwan ou defender os seus interesses em possíveis disputas navais locais.

As possíveis batalhas navais importantes para a China decorrerão próximo das suas costas, onde Pequim pode utilizar melhor as suas vantagens como, por exemplo, o seu significativo arsenal de mísseis balísticos e de cruzeiro, bem como os seus modernos submarinos diesel-elétricos.
Acrescente-se o fato de que as Forças Armadas americanas, incluindo a Marinha, estão dispersas por todo o mundo. Pelo contrário, quase todo o potencial da China está concentrado na zona de possíveis operações militares. A capacidade de os EUA responderem rapidamente a uma grande ação da China na parte ocidental do Pacífico suscita grandes dúvidas. As perspectivas de contenção militar da China são mais que duvidosas.

O problema, no entanto, consiste no seguinte: mesmo que o Governo estadunidense aumente o financiamento da Marinha, isso só alterará a correlação de forças de forma temporária. O PIB e o orçamento militar da China crescem mais depressa que nos EUA. Os Estados Unidos continuam se dispersando por várias regiões do globo. Os aliados dos EUA, por exemplo, na Europa Ocidental, apostam na defesa norte-americana, não tencionando eles próprios aumentar radicalmente os seus orçamentos militares.

Fonte: Sputnik

 

40 Comentários

  1. a China tem seguido uma política de engajamento com os países africanos em comércio e cooperação bilateral….a Xinhua…agência de notícias oficial do país… declarou em 2008 que havia cerca de 750 mil cidadãos chineses que trabalhavam ou viviam na África….além da África os Russos e os Chineses tem estreitados e estabelecendo laços com as economias da América do Sul tornando-se o maior parceiro comercial do Brasil e construindo laços estratégicos com a Argentina…A economia da República Popular da China já é a segunda maior do mundo…seu produto interno bruto é estimado em 7,3 trilhões de dólares (dados de 2011) enquanto seu poder de compra foi calculado em pouco mais de 11,3 trilhões de dólares.

    Este robusto crescimento econômico combinado com excelentes fatores internos como estabilidade política, grandes reservas em moeda estrangeira(a maior do mundo, com 818,9 bilhões de dólares) e mercado interno com grande potencial de crescimento faz com que a China seja atualmente um dos melhores locais do mundo para investimentos estrangeiros com uma avaliação de risco (Moody’s) A2 índice considerado excelente. A China é o segundo maior consumidor mundial de bens de luxo, com 27,5% da quota global, atrás do Japão. O mercado de varejo da China cresceu 16,8% ao ano.

    Com reformas econômicas iniciados em 1978, a China cresceu 90 vezes, se tornando a economia de maior crescimento mundial nos últimos 25 anos, com crescimento do PIB em torno de 10% por ano. Atualmente a China é a segunda potência comercial do mundo, atrás dos Estados Unidos e a frente do Japão. Suas reservas internacionais de moedas estrangeiras atingiram 2,4 trilhões de dólares, os maiores do mundo. A China possui cerca de 1,6 trilhão de dólares de títulos financeiros dos Estados Unidos. A China detém 801,5 bilhões de dólares em títulos do Tesouro estadunidense, tornando-se o maior credor estrangeiro da dívida pública estadunidense. O investimento da China no mercado internacional está crescendo rapidamente. Em 2008 era o sexto maior investidor no mercado internacional.

    O sucesso comercial da China tem sido devido principalmente ao seu baixo custo de produção. São atribuídos uma combinação de fatores como mão-de-obra de baixo custo, boa infraestrutura, bom nível de tecnologia, alta produtividade, em alguns casos, o não pagamento de licenças comerciais, a política governamental favorável e uma moeda muito desvalorizada. Não faz mais sentido empresas investirem em europa e estados unidos quando os salários na ásia é muito menor e onde há maior flexibilização das leis trabalhistas e menos sindicatos.
    Querendo ou não nós vivemos sobre a influência político cultural e tenológica dos eua….

    as marcas de roupas e músicas escutadas aqui vem de lá….. a internet tão usada por aqui se resume a sites de origem estadunidenses como google e facebosta…. Ou seja…. mesmo não sendo mais aquela potência dos anos 90 os eua continuam a influenciar o mundo com seu poder econômico e militar… mas nossa geração está vendo isso mudar……em pouco mais de 30 anos a China vai ter uma economia duas vezes e meia maior do que a estadunidenses e a produção per capita do país vai ser 70% maior do que vemos hoje em dia no eua…..isso vai fazer com que esse país oriental seja a maior potência mundial em todos os sentidos….da mesma maneira que a cultura e tecnologia estadunidenses influenciam nossa vida em todos os sentidos o mesmo vai ocorrer com a China no futuro…..

    • “”O sucesso comercial da China tem sido devido principalmente ao seu baixo custo de produção. São atribuídos uma combinação de fatores como mão-de-obra de baixo custo, boa infraestrutura, bom nível de tecnologia, alta produtividade, em alguns casos, o não pagamento de licenças comerciais, a política governamental favorável e uma moeda muito desvalorizada. Não faz mais sentido empresas investirem em europa e estados unidos quando os salários na ásia é muito menor e onde há maior flexibilização das leis trabalhistas e menos sindicatos.””

      http://www.gazetadopovo.com.br/economia/custo-de-mao-de-obra-chinesa-sobe-e-indica-mudancas-2z5ybzvzryqtwtwqf9xbj6iq6

      http://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/o-aumento-do-custo-de-producao-na-china

      • é natural que o custo de mão de obra/produção aumente devido ao crescimento do pais mas até desbancar o custo estadunidense ou europeu é uma distante diferença….. 😉

      • Máquina…

        Esse custo não precisa sequer igualar… Basta que o custo/benefício não seja mais atrativo…

        O custo total também engloba transporte de mercadorias e acesso a matérias primas… Se esses custos aumentarem demais, logo compensa produzir em solo pátrio… É o que muitas empresas americanas estão fazendo, voltando para os EUA…

      • Concordo, não há como países europeus e norte americanos e ate mesmo os paises do Brics terem um parque industrial tão favoravel quanto o parque chinês. Sds

      • “_RR_
        24 de março de 2015 at 14:38

        Máquina…

        Esse custo não precisa sequer igualar… Basta que o custo/benefício não seja mais atrativo…”

        enquanto for mais baixo que o estadunidense ou europeu será mais custo beneficio….e manterá as empresas lá… 😉

      • “_RR_
        24 de março de 2015 at 14:38

        Máquina…

        Esse custo não precisa sequer igualar… Basta que o custo/benefício não seja mais atrativo…”

        senhor RR… se o custo é menor….então ele é mais atrativo…é mais custo beneficio…as empresas que saem de lá, saem por outros motivos já bem citados pelo senhor ARC…e quem perde são elas pois a concorrência fica e se faz em cima disso…….

      • “_RR_
        25 de março de 2015 at 9:24

        Maquina,

        É o que muitas empresas americanas estão fazendo, voltando para os EUA…

        http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/104402/noticias/a-nova-migracao-da-industria

        “Outro caso emblemático, embora de pequenas proporções, é o da chinesa Lenovo. A fabricante de computadores anunciou no ano passado a abertura de uma unidade de produção no estado da Carolina do Norte.”

        o concorrente agradece… 😉

      • senhor RR..nós vivemos em um sistema capitalista selvagem….a multinacional esta se lixando para o trabalho escravo e condições sub humanas na China….o que apenas interessam para eles é o máximo de lucros…e enquanto a China propiciar seu baixo custo de produção, mão-de-obra semi-escrava, alta produtividade, política governamental favorável e uma moeda muito desvalorizada as empresas globais continuarão por lá…..elas estão se lixando para tudo e para todos…..e quem sai de lá obrigado ou pressionado….se lasca para o que fica…pois este compete com vantagens sobre o que saiu…

      • _RR_ terei que discordar, tenho acesso a informações de algumas das grandes corporações que trabalham na China, e o que está acontecendo é um marketing que visa acelerar a saída de industrias da China para outros países, pois o crescimento da renda local só está prevista encarecer os custos de produção no prazo de 15 anos, pois a própria China arquitetou um sistema de custos para a industria estrangeira que só possibilita o encarecimento dos custos para os tais quando uma industria chinesa compete no mesmo nível com a rival, forçando assim sua saída. Foram feitas algumas projeçôes, dentro delas percebe-se que a classe media chinesa terá crecido quade 40% nesse periodo que citei, e aí sim os custos se elevarão, mas hoje o que ocorre é um propaganda para enfraquecer a industria chinesa, tirar empresas privadas de lá e traze-las de volta para locais estrategicos, pois é fato que a China assimila a expertise da industrias que lá residem e acaba por acessar a tecnologia destas empresas. Sds

      • Caro ARC,

        Receio que não seja só uma questão de mídia…

        Empresas de grande porte, como a Apple, Panasonic, Adidas, Nestlé, Danone e tantas outras, já estão dando preferência a outros países ou mesmo ao solo pátrio… Salvo engano, as que citei ou já deixaram solo chinês ou estão prestes a faze-lo…

        Enfim, dependendo do produto, já não compensa mais ter linha na China…

        Mesmo empresas chinesas estão começando a sondar outros territórios para instalar suas linhas, inclusive no Brasil; prova de que os custos estão subindo de maneira global e não compensa manter uma linha somente na China ( fosse o contrário, se compensasse produzir somente em solo chinês, não fariam esse movimento )…

        Já disse e não custa repetir: a “bola da vez” são os pequenos países do sudeste asiático e a África, com os pequenos e pobres países da América Latina ( em particular da América Central ) na esteira. Todos hoje oferecem uma mão de obra farta, e talvez ainda mais barata, com a vantagem de estarem a meio caminho dos principais centros consumidores globais…

      • Concordo que o layout de produção está se modificando, não há mais centralizaçāo da produção, uma vez que o consumidor pode estar do outro lado do mundo, logo, se torna viavel a abertura fabricas células, que produzem no solo consumidor aquilo que eles consomem, mas de uma forma geral as empresas que estão saindo da China se deve mais ao fato da China estar assimilnando expertise e abrindo empresas com o mesmo padrão de produção e sistemas de produção, pois o custo ainda demorará certo tempo para subir e ser ruim para as corporações que lá residem. Sds

    • mas é claro, os coitados dos chineses passam 16h trabalhando igual a condenados, para receber uma merreca no final do dia, tendo poucas horas para descansar é começar tudo de novo no dia seguinte,
      é o pior de tudo, se fizerem protesto leva fuzilada na cara, ou passam o resto da vida é um presidio federal,
      …..é bem facil enriquecer desse jeito

      mas acho que as pessoas são muito tendenciosas a respeito da economia chinesa.
      já que a concentração de capital na china, fica no maximo em 7 cidades, o resto predomina o cultivo rural, uma coisa bem diferente que acontece nos EUA onde a concentração de capital fica em quase todas as cidades do pais,
      outro aspecto, é que a economia chinesa é virada totalmente para as exportações, já os EUA são virados tanto para as exportações é tanto para os negocios interestaduais, isso de alguma forma é uma vantagem.

      • “lure araujo
        23 de março de 2015 at 13:52

        _RR_
        22 de março de 2015 at 21:45”

        senhores…nos baseamos em fatos concretos e não apenas em paixões/militâncias política ideológicas….picuinhas, birras e torcidas infantis em nada acrescentam ao debate…

      • Maquina,

        Verdade. Temos que nos basear em fatos… E através deles, fazer as projeções de como será a coisa mais pra frente… E os prognósticos são diversos.

        http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,industria-chinesa-perde-competitividade-com-alta-dos-custos-trabalhistas,125458e

        http://midianews.com.br/conteudo.php?sid=21&cid=200615

        Enfim, o mercado é volúvel… E o que é verdade absoluta hoje, pode não ser amanhã… Pode até haver uma reviravolta, com a entrada de mais mão de obra nos grandes centros chineses, o que pode ser um paliativo… Mas o fato, já comprovado, é que o trabalhador chinês, como um todo, está evoluindo. E não se pode manter eternamente uma mão de obra barata quando os próprios custos globais de se manter o trabalhador aumentam ( salário, treinamento, alimentação, etc )…

        Outro fato é que a prosperidade da década passada acabou com a crise de 2008, e todas as grandes economias foram pegas de surpresa e atingidas em cheio. E como o foco foi a economia americana, então todas as grandes economias sofrem o efeito dominó; em particular a chinesa, que já mostra sinais de desaceleração a quase 6 anos…

      • “””paixões/militâncias política ideológicas….picuinhas, birras e torcidas infantis em nada acrescentam ao debate…”””

        Mas é só o que você faz.
        Sem ofensa, mas se você tiver mais compromisso com a verdade haverá menos brigas.

      • Cidadão Lure, de qual States você se refere? do de hoje, onde grande parte dos grupos empresariais transferiram para a China suas bases industriais, deixando o trabalhadores yankes na mão, ou os States do passado aquele que muita gente hoje romanceia, estimuladores da democracia, do capital patriota, coisas meu caro, que não existe mais. Os states hoje cairam nas mãos de uma oligarquia, dona de grandes grupos empresariais, uma minoria que não tem qualquer pudor de alimentar suas riquezas com os sacos com corpos de seu soldados, mundo afora. Sds

  2. ,..Sem falar na produção de super subs mult tudo nucleares p atacar td e qlql coisa, Destroyers Nucleares visando destruir e atacar NAE’s iankSS e outros, sei ñ, 1ª Tayuawn , depois às ilhas Daeyul….Amigos, as hordas Chinesess na frente e bem armadas c a tecnologia dos Russos, terrorror puro…Tremei ..Quem viver verá. Sds. 😉

  3. Em pouco tempo a China terá uma força naval igual a americana naquela região, é só uma questão de tempo e tempo para os chineses é muito relativo,…, uma ano para o mundo é um dia para os chineses. 😉

      • Helvecio, acho pouco provavel que os EUA iriam dar a louca de navegar com um porta aviões nas aguas em que Akulas navegam, é meio estranho, tem outra fonte?

      • Caro ARC.

        Os akulas fazem patrulhas pelo mundo, navegam em qualquer lugar.

        O que é estranho é ter três Akulas no mesmo espaço.

        E o que é ridículo é que um Porta Aviões tenha fugido “aterrorizado” pois encontros com submarinos russos não saõ raros e não dão em nada.

        E o mais ridículo é a mentira de que os subs tenham usado um sistema magnético antigravidade que não tem nada a ver.

        É só ler o texto que já da para ver que é uma mentira furada escrito por alguém com 12 anos.

        Sds.

      • Quando me referi aos “mares que navegam os Akulas” fiz menção aos mares internacionais proximo aos russos caro Deagol, e isso o fiz para ressaltar que duvido que um porta aviões da importância do citado acima tenha cometido essa sandice de se aproximar tanto para isso. Sds

    • creio que não seja tão facil como vc imagina, a china terá que comer muito mais muito feijão para fazer frente a USN.

      • Muito mesmo.

        O cidadão acha que é só postar fotos no sputnik e divulgar especificações na internet para o mundo tremer de medo.

  4. A China tem hoje poder para se defender de forma eficiente de um ataque dos EUA, aniquilando quaisquer esquadras que tentem se aproximar de seu territorio, e ja possuem sistemas para abater a maioria dos misseis que fossem lançados pelos vasos de guerra estadunidenses, enfim, os EUA perderiam uma eventual incursão, pois a China tem poder pra detê-lo em sua porta, claro, hoje os chineses não possuem condições de levar a guerra até o territorio americano, mas não cairiam num eventual conflito.
    As perspectivas especializadas sobre o futuro bélico da China são as mais temíveis possiveis, pois contando com as capacidades previstas para serem adquiridas num prazo de 15 anos, a China terá poder não só de se defender, mas de tbm atacar os EUA, e num prazo de 25 anos, estima-se o equiparamento das forças, e ainda pior, a China terá superado todos os países do mundo em guerra espacial, tecnologia que impossibilita e destroi a comunicação do pais rival.
    Preciso tbm ressaltar que num eventual conflito, a Otan não entraria, pois a Russia saberia que mais tardar seria o alvo, logo, nasceriam alianças que fatalmente acarretaria numa 3° guerra mundial sem precedentes, e nem estounlevando em conta as projeções do BRICS, que já tem prevista num futuro de 20 anos, uma aliança militar parcial. Se de fato as perspectivas mundiais provam que a China será superior aos EUA futuramente, é questão de tempo meus caros, pois hoje, os EUA comprovadamente já não pode entrar em guerra economica com eles, o que acarretaria na propria derrocada economica americana.
    Gostaria de deixar claro que apesar de ser contra a politica externa dos EUA (que é um lixo maldito e que provavelmente trará ainda muitos prejuizos a humanidade) sou a favor deles se manterem poderosos, pois futuramente um novo imperio se erguerá de forma a querer a hegemonia e seu poder economico, belico e politico o darão capacidades pra isso, e sinceramente, dragões costumam ser mais perversos nas historias do que as aguias, por isso sou a favor do Multipolarismo.

  5. Antes de pensar em dominar o Pacífico,o Sputnik tem que se lembrar que hj a Marinha Chinesa perderia para a Marinha Japonesa e não perderia por pouco e sim de uma maneira indiscutível.
    Poucos sabem,mas a Marinha Japonesa é uma das mais poderosas do mundo.

    • Caro Barca, atualize seus números e capacidades chinesas, nenhuma ofensa, mas a marinha japonesa tem condições de se defender da China, já conquistar “vitória” sobre a mesma são outros quinhentos, estamos falando da terceira marinha do planeta meu caro, que aliás, pra mim já a segunda, ultrapassou a russa em meios de superfície e só perde na qualidade de submarinos, e isso estou falando do que a mídia publica, ue já são numeros devastadores. Sds

  6. Máquina, ( 25 de março de 2015 at 11:29 ) ( 25 de março de 2015 at 11:44 )

    “”enquanto for mais baixo que o estadunidense ou europeu será mais custo beneficio….e manterá as empresas lá…””

    “”se o custo é menor….então ele é mais atrativo…é mais custo beneficio…””

    Não necessariamente… A coisa depende exatamente do custo global. O custo de se produzir também está associado a outros custos, como infraestrutura ( acessibilidade ao meio produtor ) e acesso a matérias primas, o que impacta diretamente no custo total de transporte… Todos esses fatores dizem se compensa ou não a produção.

    Por exemplo:

    O país “A” tem um custo de produção de um determinado item em dez reais. Mas o custo para transportar as matérias primas até o meio produtor é de setenta reais por quilo, com um custo de transporte ao centro consumidor de trinta reais.

    Aí, no país B, tem um custo pelo mesmo item de 20 reais. Mas o custo de transporte da matéria prima é 25 reais o quilo; com o transporte ao centro consumidor rondando os 20 reais…

    Por tanto, fica lógico que a produção é mais atrativa no país B…

    Como você mesmo disse, é o “capitalismo selvagem”, que não tolera perdas…

    • senhor RR…o senhor esta apenas sendo prolixo aqui…os custos de mão de obra e de produção na China são “muito” menores que do ocidente….e grande parte das empresas globais estão instaladas lá por isto…suas colocações não passam de negações sem pé e nem cabeça…..simplesmente não condizem com a realidade…..só falta dizer aqui que a economia chinesa esta falindo…..se o senhor acredita que a economia da China esta arruinando e que os custos de lá são mais altos de que os do ocidente tudo bem…pois isto não muda a realidade dos fatos….suas fontes não passam de guerra de propaganda estadunidense/ocidental….os Brics…a China e a Rússia não estão falindo.. ..estão em guerra…a terceira guerra mundial já começou a tempos… o mundo vive hoje uma guerra oculta e velada…que se da por varias frontes/campos…não mais apenas pelo campo militar cara a cara….

Comentários não permitidos.