União entre Rússia e América Latina reduzirá dependência do dólar

© AFP 2015/ VANDERLEI ALMEIDA

As tentativas dos EUA de restringir o desenvolvimento econômico da Rússia e dos países da América Latina só incentiva esses países a construir alianças nas esferas comercial e técnico-científica, disse o economista e colunista de Contralinea Magazine, Ariel Noyola Rodriguez.

Segundo ele, essa união pode levar à formação de uma “ordem mundial verdadeiramente multipolar” e, em longo prazo – à redução da importância do dólar na economia global.

Por causa da queda do volume de negócios entre a Rússia e a União Europeia, a América Latina, de acordo com o autor, serve como um mercado substituto e, ao mesmo tempo atrai investimentos em alta tecnologia. Ele observa que a União Euroasiática (Rússia, Bielorrússia, Armênia e Quirguistão) ultrapassa seus limites continentais e cria uma zona de comércio livre com a China, o Egito e o mercado comum da América do Sul (Mercosul), que compreende Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

“As relações estratégicas têm dois propósitos principais. Em primeiro lugar, reduzir a presença dos Estados Unidos e da União Europeia no comércio e nos fluxos de investimento extraregionais. E, em segundo lugar, acelerar a desdolarização global através da utilização das moedas nacionais como meio de pagamento”,  disse o economista.

Fonte: Sputnik

19 Comentários

  1. Os Brics a cada dia mais conquistam alianças, áreas de mercados e influencia… acordos econômicos e estratégicos com outros países……é algo inconteste e irreversível…o mundo se encaminha para a multipolaridade…a hegemonia e o status quo do ocidente perde gradualmente força…perdem gradualmente áreas de mercados, influencia e controle..…. os eua se movimentam para proteger e garantir suas áreas de influencia e mercados aonde podem..pois sabem que daqui a algumas décadas o mundo se tornara multipolar e o mercado mundial diversificado e não mais centrado/dependente apenas neles ou no seu dólar…..

    o dólar cada vez mais deixa de ser a moeda de reserva internacional…apesar de ainda ser a moeda mais popular do mundo um grande número de países e empresas hoje começam à buscar por outras moedas e sistemas econômicos…a criar seus próprios instrumentos financeiros….o dólar ainda continua sendo a moeda mais popular, os títulos do Tesouro dos eua têm a reputação de investimentos estáveis e Washington ainda tem grandes vantagens, mas vários países já estão a procura de outras moedas….

    enquanto que os eua tem no bolso a Arábia saudita a Rússia e a China tem o Iran e a Síria no bolso…enquanto os eua tem Honduras no bolso a Rússia e a China tem a Nicarágua e Cuba…enquanto os eua tem o Paraguai, o Chile e a Colômbia no bolso a Rússia e a China tem a Venezuela, o Equador, a Argentina, o Uruguai e a Bolívia no bolso… na África…Zimbábue…Somália…Angola…Nigéria…possuem hoje fortes laços políticos e econômicos com várias nações do mundo em desenvolvimento…

  2. Razao pela qual os irmaos Koch, o National Endowment for Democracy, o Freedon House em coordenacao com a CIA estao gastando milhoes de dolares formentando agitacao antigovernamental na Argentina, Brasil, Equador e Venezuela.

    • Meu caro, e olhe aonde esses caras certamente encontram associados, preste atenção na bandeira so a mesa desse governador tucano, verás que ela não é do Brasil, quiçá de seu estado. Veja a que nivel de falta de vergonha chegamos, apesar desse tipo de coisa passar a frente das pessoas, até patriotas, propositadamente, sob poucas luzes.
      Veja a reportagem que trata de outro assunto, grave tambem, mas esse passa batido. Para mim é um alerta. Sds.

      • A Carolzita não se emenda mesmo heim! Continua com essa choradeira fajuta de que “uzamericanú querem derrubar o governo da tia Dilminha mamãe! Buáá!”

        Conta pra nós, você ganha 35 reais e sanduíche de mortadela para ficar trollando aqui né?

      • Muito bom esse video.
        Mas a divulgadora do mesmo apenas escorregou ou não compreendeu.Os Chineses são nossos parceiros investidores e não socios e nem mesmo pegaram nenhuma conseção ainda no pré-sal.Foram empresas do sudeste Asiatico e umas poucas Européias fora da orbita Angla.
        Snowden foi mesmo um anjo caido do céu para o Brasil e fez muitos teimosos acordarem.
        É louvavel nosso rapido desenvolvimento em Ciberwar encima de propria rede e PROPRIO SISTEMA criado por nós sobre plataforma Linux.
        Meus caros em 2013 eu dizia que a Anarquia Internacional,Anonimous e etc eram bancados pela maçonaria internacional que é quem patrocina como testa de ferro todos estes esquema que envolve todas as correntes e meios possiveis de desestabilização e convencimento.
        O pior de tudo que os usados pensam estarem lutando em suas filosofias ativistas para o bem de seus paises e na verdade são usados pelo dominador que tem todas as opções encima da mesa.
        Diziam que eu era maluco e que tudo não passava de teoria da conspiração ate que atravez de minhas maluquices identificaram e prenderam agentes recrutadores no RJ e SP.
        São organizados midialiticamente,virtualmente,possuem ate site proprio de relaxionamento,divulgação de filosofia e doutrina e ate ferramentas de comunicação propria maquiado por chat.
        Esse é o lado escondido da coisa superficialmente e o demais o que ja estamos cansados de vermos e sabermos atravez das manipulações politicas,midialiticas e economicas.
        A questão não é comunismo ou capitalismo e sim nossa liberdade e auto-suficiencia pois usam reviverem a guerra-fria tambem como ferramenta de persuasão.
        Tanto o Brasil como a Russia a China e a India se aceitam com suas diferenças e se fecham em seus objetivos de interesses proprios e em comum.
        Hoje dentro do meio militar Brasileiro tirando a diarreia carquética e caduca ainda tem um pouco de duvidas em relação aos Russos por mais que nos ofereçam suas tecnologias de ponta que tanto precisamos para sermos auto-suficientes senão em tudo em quase tudo.
        Existem uma melhor aceitação militar Brasileira de uma aproximação com a China quem diria.Talvez por entendermos que eles estão na mesma canoa furada que nós por invejarem seus potenciais econo-industriais e tecnologicos de um pais que a pouco tempo era mais atrasado que o Brasil.
        Qual foi mesmo o ano que o cachaceiro cometeu a gáfe dizendo a Sarkosi que o Rafale seria comprado ? Um ano certinho depois tambem num 7 de setembro o comandante geral das forças armadas Chinesas fez uma visita ao Brasil que não constava na agenda oficial e foi muito estranha.Não foi recebido pelo Planaulto mas foi recebido pelo Comando do Exercito e pelo comando da Marinha.Com este ultimo ficou a maior parte do tempo de sua estada confabulando em nada que foi divulgado.
        Curiosamente passou primeiro pela Colombia e posteriormente quando foi embora pela Venezuela.
        Ate hoje nada de nada dessa visita jamais veio a publico.Disseram caozadas de despiste dizendo que ele veio convidar o EB para participar de uma grande simulação de guerra na China e para acertar convenio para militares Chineses treinarem na Amazonia.
        É sabido nos porões de informação de estado que o Brasil tem algo grande com eles na area naval.Fora nossas parcerias aeroespaciais que podem irem bem mais alem do que apenas satelites de monitoramento ambiental.
        Não gosto do PT não vou com a cara da Dilma mas reconheço que ela foi a unica que deu uma banana para o Obama e mantem sua posição.
        Seu governo na verdade segurou o pepino do rombo deixado por seu antecessor.
        O que querem fazerem contra ela é uma covardia e um golpe contra o Brasil e os Brasileiros.
        O que queremos nós sermos eternios escravos dos dominadores que nos exploram e nos condicionam em nossos avanços e meios proprios ou queremos nosso lugar de direito no espaço comercial,economico,industrial e mediador diplomatico por um mundo justo e tolerante !

    • Não meu caro JOJOzinho bipolar! A culpa é da incompetência dos governantes esquerdopatas latrinoamericanos!

      • Minha cara, você não pode ser tão ingenua a ponto de não acreditar pelo menos nessa possibilidade. A intervenção Yanke sobre países é histórica, e cada vez mais evidente. E negar essa possibilidade, comprovada, até na história de nosso país, só para alimentar suas pendengas com outros participes do blog, (desnecessário citá-los) desmerece você como debatedora séria, alem do que denigre e muito tua representatividade como critica, te firmando apenas como fã e militante, de interesses alheios aos nossos, a unica noticia boa que posso te dar é que no Brasil, esse país tão grande que não tem tempo para saber quem são os que lhe querem bem, tem muitos que se associam com seus pensamentos. Sds.

  3. A criação do banco BRICS e o comercio entre os BRICS em moeda propria é o que realmente pode reduzir a dependencia do dolar na região.

    • Promover comercio entre iguais meu caro, sul-sul. E os BRICS.
      A maior parte das materias e generos esta em poder de emergentes.
      Interagindo economia e comercio entre iguais colapsa os corsarios.
      A quantos anos afirmo que essa guerra sera venvida sem um unico didparo.!

1 Trackback / Pingback

  1. União entre Rússia e América Latina reduzirá dependência do dólar | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.