Sequestro na Nigéria: saiba mais sobre o Boko Haram

Boko Haram (AFP)

O Boko Haram luta para derrubar o governo e criar um Estado islâmico na Nigéria

O grupo militante islâmico Boko Haram – que reivindica o sequestro de mais de 200 meninas na Nigéria – luta para derrubar o governo e criar um Estado islâmico.

Além de sequestros, ele também realiza, desde sua fundação no norte do país em 2002, atentados e assassinatos.

Seus integrantes seguem a seguinte frase do Alcorão, o livro sagrado dos mulçumanos: “Qualquer um que não é governado pelo que Deus revelou está entre os transgressores”.

O Boko Haram prega uma versão do Islã que proíbe que os muçulmanos tomem parte em qualquer atividade política ou social relacionada com a sociedade ocidental.

Isso inclui votar em eleições, vestir camisas e calças ou receber uma educação secular.

O nome oficial do grupo é Jama’atu Ahlis Sunna Lidda’awati wal-Jihad, que em árabe significa “Pessoas comprometidas com a propagação dos ensinamentos do Profeta e da Jihad”.

Mas os moradores de Maiduguri, cidade no nordeste do país onde o grupo tinha sua sede, o apelidaram de Boko Haram. Em tradução livre da língua local, hausa, o apelido significa “a educação ocidental é proibida”.

Meninas sequestradas

Em vídeo divulgado pelo Boko Maram, as sequestradas aparecem em trajes mulçumanos

Desde que o califado de Sokoto, que governou partes do que é hoje o norte da Nigéria, o Níger e o sul de Camarões, caiu sob o controle britânico em 1903, alguns muçulmanos da região apresentam resistência à educação ocidental.

Eles se recusam a enviar os seus filhos para “escolas ocidentais” administradas pelo governo, um problema agravado pela elite dominante local, que não vê a educação como uma prioridade.

Neste contexto, o carismático clérigo muçulmano Mohammed Yusuf criou o Boko Haram em Maiduguri em 2002. Ele montou um complexo religioso, que incluiu uma mesquita e uma escola islâmica.

Muitas famílias muçulmanas pobres de toda a Nigéria, bem como de países vizinhos, matricularam seus filhos na escola.

Mas o Boko Haram não está interessado apenas em educação. Seu objetivo político é criar um Estado islâmico, e a escola tornou-se um campo de recrutamento para jihadistas.

Audacioso

Em 2009, o Boko Haram realizou uma onda de ataques a delegacias e outros prédios do governo em Maiduguri. Isso levou a tiroteios nas ruas da cidade – centenas de simpatizantes do grupo foram mortos e milhares de moradores fugiram da região.

As forças de segurança da Nigéria tomaram a sede do grupo, capturando seus combatentes e mataram Yusuf. Seu corpo foi exibido pela televisão estatal, e as forças de segurança declarara que o Boko Haram havia sido extinto.

Mas seus combatentes se reagruparam sob um novo líder, Abubakar Shekau, e intensificaram sua insurgência.

Em 2010, os Estados Unidos o designaram como uma organização terrorista, em meio a temores de que ele tinha estabelecido ligações com outros grupos militantes extremistas, como a Al-Qaeda.

O Boko Haram ficou conhecido, inicialmente, pelo uso de homens armados em motocicletas que matavam policiais, políticos e qualquer um que o criticasse, incluindo clérigos de outras tradições muçulmanas e pregadores cristãos.

Manifestantes (AFP)

Em todo o mundo, manifestantes cobram a liberação das meninas sequestradas

O grupo também tem promovido ataques mais audaciosos no norte e no centro da Nigéria, como o bombardeio de igrejas, ônibus, bares, quartéis militares e até mesmo sedes policiais e da ONU na capital, Abuja.

Em meio à crescente preocupação com a escalada da violência, o presidente Goodluck Jonathan declarou estado de emergência em maio de 2013 nos três Estados do norte onde Boko Haram é mais forte – Borno, Yobe e Adamawa.

O envio de tropas levou muitos dos militantes a deixarem Maiduguri, sua principal base urbana, em direção à floresta Sambisa, ao longo da fronteira com Camarões.

A partir de lá, os combatentes do grupo lançaram ataques em massa contra aldeias, realizando saques, matando e queimando propriedades no que parecia ser um alerta para a população rural não colaborar com as forças de segurança, como os moradores de Maiduguri tinha feito.

Pobreza crônica

O Boko Haram também intensificou sua campanha contra a educação ocidental, que, segundo ele, corrompe os valores morais dos muçulmanos, especialmente das meninas.

O grupo já havia atacado um internato em Yobe em março. Em abril, sequestrou as mais de 200 estudantes em Chibok, dizendo que iria tratá-las como escravas e casá-las, numa referência a uma antiga crença islâmica de que as mulheres capturadas em conflito fazem parte do “espólio de guerra”.

Ele fez uma ameaça similar em maio de 2013, quando divulgou um vídeo dizendo que tinha feito reféns mulheres e crianças em resposta à prisão de mulheres e filhos dos seus membros. Houve depois uma troca de prisioneiros, em que ambos os lados liberaram seus reféns.

Analistas dizem que o norte da Nigéria tem um histórico de grupos militantes islâmicos, mas que o Boko Haram provou ser muito mais letal, com uma agenda jihadista global.

Para especialistas, a ameaça desapareceria se o governo da Nigéria conseguisse reduzir a pobreza crônica da região e construir um sistema de ensino que ganhe o apoio dos muçulmanos locais.

Fonte: BBC Brasil

16 Comentários

  1. sequestrar 200 pessoas nao é nada facil. desconfio q o gov da nigeria sabia doq iria ocorrer. de resto… cade a onu qnd se precisa REALMENTE dela?

  2. por LUCENA
    .
    .
    Mais outra bandeira falsa do tio Sam,o seu apetite de glutão é insaciável !!!!
    .
    .
    **********************
    .
    Nigéria: como Ocidente alimenta os terroristas
    .
    Dois fatores favorecem grupo que sequestrou duzentas meninas: pilhagem do país por transnacionais petroleiras e assassinados praticados pelos EUA, por meio de drones
    .
    (*) Por Lindsay German | Tradução: Gabriela Leite
    .
    .
    (**) fonte: [ http://outraspalavras.net/destaques/nigeria-como-ocidente-alimenta-os-terroristas/ ]
    .
    .
    ********************Trechos do texto principal **************************
    .
    .
    “(…)O direito das mulheres foi um grande pretexto para a guerra do Afeganistão, iniciada em 2001, quando Laura Bush e Charlie Blair — as esposas dos chefes de governo dos EUA e Grã-Bretanha — apoiaram os planos bélicos de seus maridos, apresentando-os como suposto meio de libertar as mulheres afegãs. Hoje, após milhões serem desalojados e dezenas de milhares mortes, o Afeganistão continua sendo um dos piores países do mundo para mulheres viverem, com casamento forçado, casamento infantil, estupro e outras atrocidades ainda amplamente presentes. (…)”
    .
    .
    ” (…) corrupção espalha-se. Exércitos e armas são mobilizados para proteger os ricos e as empresas estrangeiras, como a Shell — que quer acesso aos recursos do país, especialmente o petróleo. Corrupção e desigualdade estão associadas ao papel do Ocidente. Fazem parte de um sistema que está preparado para começar uma guerra por recursos como petróleo e gás, mas não entrará em guerra contra a pobreza, ou para garantir educação para todos. (…)”
    .
    .
    ***********************
    .
    Mais uma vez a Al-Quaeda se mostra como a mão criminosa do tio Sam !!!!

    • por LUCENA
      .
      .
      OLHA O GOLPE !!!!
      .
      .
      .
      .
      Aviões espiões americanos ajudam em buscas por adolescentes sequestradas na Nigéria
      .
      Em Paris, duas ex-primeiras-damas, Carla Bruni-Sarkozy e Valérie Trierweiler, exigiram nesta terça-feira, ao lado de outras personalidades, a libertação das jovens.
      .
      (*) fonte: [ afp.com/pt/noticia/avioes-espioes-americanos-ajudam-em-buscas-por-adolescentes-sequestradas-na-nigeria ]
      .
      .
      .
      .
      .
      .
      “(…) Paris receberá no sábado uma reunião regional para ajudar a Nigéria e os países vizinhos a enfrentar o Boko Haram.
      .
      O presidente francês, François Hollande, receberá os governantes de pelo menos cinco países africanos (Nigéria, Chade, Camarões, Níger e Benin) e ampliou o convite a Estados Unidos e Grã-Bretanha para “um trabalho junto e eficaz”.
      .
      A rebelião do Boko Haram (“A educação ocidental é um pecado” na língua hausa) provocou milhares de mortes desde 2009.
      .
      O grupo nigeriano islamita, que deseja a criação de um Estado islâmico, ampliou a área de atuação e cometeu recentemente ataques fora de seus redutos na região norte da Nigéria, de maioria muçulmana.(…) ” .
      .
      .

  3. Todos estão consternados com o rapto das 300 estudantes, mas…
    Não dá para aceitar a senhora Michelle Obama a falar sobre este acontecimento e recriminá-lo, sem que antes venha a se penitenciar em nome do marido pelas inúmeras crianças mortas pelos ataques de drones e guerras mantidas pelo mesmo.

    Simples.
    😉

    • Nossa não dá, a matéria e sobre um grupelho assassino que sequestra centenas de meninas para estuprar e vender, grupo que mais mata cristãos hoje no mundo, com chacinas de vilas inteiras, e o cara vem pregar no meio seu anti americanismo (paixão platônica)
      E muito amor não correspondido.

      • por LUCENA
        .
        .
        Você sabia que tudo isso começou com o Bin Laden ( tio Sam ) … ?
        .
        Aquele que foi um aluno da CIA, um agente do governo que você defende arduamente, está por trás de tudo isso que está ai.
        .
        Um governo que buscou na escória de todod tipo de fascistas como os nazistas,sionistas,por exemplo;todo tipo de marginais que havia nas esquinas escuras para regimentá-los e assim; promover golpes de estado pelo mundo,inclusive fomentando a industria do terrorismo mundial … você sabia ? 🙂
        .
        Na África, as guerras étnicas são seculares,desde os períodos coloniais,onde nessas guerras os perdedores entre outras coisas como essa que o senhor descreve, aqueles perdedores eram vendidos como escravos para enriquecer os impérios( metrópoles na época ), que vemos hoje … você sabia ?
        .
        Na África a fome, onde dizimas gerações de habitantes é tão frequente com são frequentes os ataques de DRONES que a vaca-sagrada faz matando inocentes no 3º mundo; e com relação a calamidade humanitária africana, no máximo que o ocidente faz é fazer vista grossa e cantar ” We Are The World” … você sabia ? … 😉
        .
        Um bando de perua com um puritanismo barato e um coro de americanófilo com os seus mantras de hipocrisia,só agora vêm se compadecer das miséria dos africanos … só agora… 😉
        .
        O que reservas de petróleo não faz … hahahha…sabe-se que no litoral Africanos pode ter muitos pré-sais e muito maior que a do Brasil …. quê hipócritas !!! são essa gente … hahahahah

    • “Não dá para aceitar a senhora Michelle Obama a falar sobre este acontecimento e recriminá-lo, sem que antes venha a se penitenciar em nome do marido pelas inúmeras crianças mortas pelos ataques de drones e guerras mantidas pelo mesmo.”

      Ilya!

      Concordo com seu humanismo, mas guerras são guerras, infelizmente ainda acontecem e milhares de civis são mortos.
      Na idade antiga, e sabes disso melhor do que eu, cidades inteiras eram exterminadas, escravizadas e mulheres estupradas sempre foi assim.
      Só os romanos chacinaram 400.000 celtas em poucos dias.
      Os Maias e Astecas podem ter matado milhões de indígenas.
      Os cruzados, nem se fala.

      Sei que no Afeganistão e Iraque muito civis podem ter sido mortos propositalmente por covardia, por serem confundidos com apoiadores de guerrilheiros, pq deram cobertura a terroristas, outros por participar ativamente de ataques contra a OTAN ou por qualquer outro motivo, muitos também sofreram torturas e abuso sexual.

      Só que todas as guerras são assim, principalmente quando ocorrem em áreas urbanas onde não se sabe quem é guerrilheiro ou inocente.

      Os americanos que, não são santos nem bonzinhos, desenvolvem munições cada vez menores e mais precisas, para reduzir os danos colaterais. Fazem isso para não perderem o apoio de sua opinião pública, para não serem ainda mais odiados pelos povos invadidos, mas alguns cientistas trabalham por humanidade. Tenho certeza que a maioria dos soldados do mundo (os que não ficaram loucos por causa das guerras) odiaria ter que pensar que matou uma criança indefesa.

      Mas o que acontece na África é genocídio proposital, em grande parte causado pela intervenção de países europeus nas fronteiras tribais.
      Acho que o mundo deveria se unir contra isso.
      Não adianta embargar armas, pois eles se matariam com facões e lanças, mas alguma providência tem que ser tomada.( na foto aparecem armaas russas ou chinesas)

      Na minha opinião ao invés de invadirem países como Iraque e Líbia as superpotências deveriam trabalhar ativa e militarmente contra esses grupos assassinos que existem em vários países da África.

      Você já viu aquele filme TIROS EM RUANDA? se não viu veja, pois verá como nós ocidentais somos displicentes com os povos africanos.

      É preciso criar um movimento mundial para que as superpotências intervenham. Aeronaves modernas podem muito bem destruir comboios, bases e depósitos de munição desses guerrilheiros e ajudar na defesa das cidades e vilas atacadas.

      Não sei, mas algo tem que ser feito.

      • por LUCENA
        .
        .
        Hahahahahah…é impressionante …hahahah…um oceâneo de óleo de peroba é pouco … hahahahahah…..

      • Boa contribuição, como sempre!
        Todo mundo aqui presta muita atenção no que você escreve…

        É apenas mais um que não sabe argumentar.

  4. infelizmente com varios sites na midia alternativa publicando materia que levanta suspeita sobre esse Boko Haram, provavelmente um movimento islamico com vinculos com o servico secreto britanico e Cia. o Plano Brasil publica propaganda. A BBC esta totalmente desacreditaDA. E servico de propaganda do governo britanico. Ja no dia que esse rapito ocorreu, varias sites nos Estados Unidos estavam clamando que aquilo cheira atividade da Cia, arrumar pretexto para enviar tropas americanas na Nigeria, a fim the bloquear a alianca comercial entre Nigeria be China.

    • Caro JOJO

      “varias sites nos Estados Unidos estavam clamando que aquilo cheira atividade da Cia, arrumar pretexto para enviar tropas americanas na Nigeria, a fim the bloquear a alianca comercial entre Nigeria be China.”

      Não acredito nessa teoria. Com qual finalidade os americanos enviariam tropas para a Nigéria se isso não teria qualquer poder de bloquear a aliança comercial com a China?

      Nem acho que depois de todos os erros e prejuízos no Iraque e no Afeganistão os EUA pretendam mandar tropas para outro país distante.

      Não seria mais fácil os EUA iniciarem a sua própria aliança comercial e militar com a Nigéria, ao invés de promover um grupo radical islâmico?.

      “varias sites nos Estados Unidos estavam clamando que aquilo cheira atividade da Cia”

      Não te entend!
      A CIA teria mandado ou financiado esse grupo armado para sequestrar as meninas?
      Será que isso não é teoria da conspiração demais?

      Me perdoe se não entendi bem seu comentário.

      • Report, Deagol, voce le ingles, creio eu. Google X22 Report, ou http://www.scott.net, CLINTON, OBAMA AND BOKO HARAM, YUP, WE ARMED THEM AND LET THEN RUN WILD. Tambem google THE TRUTH ABOUT BOKO HARAM & VRING BACK GIRLS, YouTube. Ou http://www.infowars.com, Boko Haram, the IMF and the Globalist Design in Nigeria, de Kurst Nimo. De proposito so estou citando sites de extrema direita. Nao menciono o que nigerianos diz sobre o assunto. Mas se voce google Boko Haram and Cia, o material e vasto.

    • Se liga cara, os EUA ainda estão com economia combalida, se recuperando mas combalida, não tem interessem em mandar tropas para canto algum neste momento.
      E dar credito a conspiracionistas nerds, de Blogs chans, que veem agentes da CIA ate de baixo da cama, neste assunto tão sério e leviandade pura.
      O Boko Haram e um dos grupos mais violentos do mundo, perto do que eles fazem o Talebã parece um bando de coroninhas de igreja.

      • Capa Preta, O primeiro documento que li ligando Boko Haram com a Cia foi um artigo escrito por F. William Engdhal/27 de janeiro/2012, NIGERIA; THROWN INTO CHAOS AND A STATE OF CIVIL WAR, http://www.globalresearch.ca. Engdhal e membro do grupo de Lyndon La Rouche, um extremista de direita, que foi aliado politico do Doutor Eneas, quando este era vivo.. Diz, Engdhal,…..China as IMF target. One major geopolitical factor that is generally ignored in recent discussion of nigerian politics is the growing role of China in the country….something that in no way fit into the plan of either the IMF or of Washington, or of the Anglo America oil majors 19….Boko Haram exists as a separate arms of the US destabilization apparatus……Outro extremista de direita, que diz que o Boko Haram trabalha para a Cia e outros servicos secretos de paises ocidentais como agencia de desestabilizacao, e Alex Jones, no PrisonPlanetTV.Nao estou inventando nada, so transmito o que leio.

Comentários não permitidos.