Projetos espaciais dos EUA são alvo da Rússia após sanções

Motor russo RD -180 usado no foguete dos EUA  ” Atlas 5″

Rússia vai barrar os Estados Unidos de usar motores de foguetes de fabricação russa para lançamentos de satélites militares, disse o vice-primeiro-ministro Dmitry Rogozin, nesta terça-feira.

A decisão vem como retaliação às sanções a equipamentos de alta tecnologia que Washington impôs ao Kremilin devido à crise da Ucrânia.

O vice-premiê russo também disse que iria rejeitar um pedido dos EUA para prolongar o uso da Estação Espacial Internacional para além de 2020.

A Rússia havia se comprometido a responder na “mesma moeda” que os Estados Unidos – que, anteriormente, negaram licenças de exportação de todos os itens de alta tecnologia que ajudariam capacidades militares russas, além de revogar licenças já existentes.

As medidas de Moscou afetam os motores MK-33 e RD-180, os quais são fornecidos aos Estados Unidos pela Rússia , disse Rogozin em entrevista coletiva. “Estamos prontos para entregar estes motores, mas com a condição de que não serão usados para lançar satélites militares”, disse Rogozin.

Washington quer se manter na Estação Espacial Internacional, um posto orbital de 100 bilhões de dólares, projetado por 15 países. Apesar das diferenças em política externa e questões de segurança, Washington e Moscou têm cooperado extensivamente na exploração espacial.

Atualmente, a espaçonave russa Soyuz é a única maneira pela qual astronautas podem chegar à estação espacial, cuja tripulação inclui tanto norte-americanos como russos.

O vice primeiro-ministro russo também disse que vai suspender o funcionamento de sites de sistemas de navegação GPS por satélite a partir de junho e que buscará negociações com Washington sobre a abertura de sites semelhantes nos Estados Unidos para o sistema próprio da Rússia, o Glonass.

Ele ameaçou o encerramento definitivo, se isso não for acordado até setembro.

REUTERS

Fonte: Terra

9 Comentários

  1. Engraçado eu leio os anti brasil a falat que a tecnologia russa é tao ruim mas quem compra parte dessa tecnologia é a propria vaca sagrada dos americanofilos

    Mas um chute no saco dos puxa saco de gringo que goatam mais dos estados unidos do que do brasil

  2. Esse seria o momento de tentarmos uma parceria SÉRIA com a Rússia na àrea espacial,esses embargos levarão a Rússia a procurar novos parceiros !

  3. Hora do retorno do boomerangue, os EUA vão começar a sofrer suas implicâncias com a Rússia, e é bom começar a preparar o caixa pra enviar aquelas espaçonaves caríssimas que eles fabricam por lá pois na Soyus pelo jeito não terão mais acesso. Triste notícia pro corpo científico da Nasa que paga pelas burradas de seu governo.

  4. Agora sim está clara a estratégia Russa no conflito… e o quanto Putin sabe jogar o jogo em questão!

    Como eu disse, achar que uma nação como a Rússia sobrevive apenas da exportação de gás é ser simplista demais! 🙁

    E assim que o canal da Nicarágua estiver pronto, poderão comprar matéria prima e alimento rapidinho aqui na Terra Brasilis… e viva o futuro! 🙂

    Liberdade a caminho… liberdade é isso… é ter escolha!

    • Se der mole, ainda nos tornamos parceiros russos na exploração espacial, já que, mesmo sem tecnologia, temos uma privilegiada posição geográfica. Logo mais chega mais um convite bacana por demais da conta!

      E o que é mais legal… não é para “mais uma base americana em outro país” mas sim para desenvolvimento real, trocas reais… ganhos reais de ambas as partes! 🙂

      Já vou começar a estudar russo! 🙂 Dah! Ieltsin! Prestroika! (parece, mas não é!)…

  5. Alguem duvidava da resposta Russa, jamais duvidei e podem acreditar as sanções contra os Russos não demora a cair por terra alguem duvida?

Comentários não permitidos.