Farc no Brasil: mito ou realidade?

farcSugestão: Leandro

Marcelo Rech

No próximo dia 10, o Instituto InfoRel de Relações Internacionais e Defesa promoverá a primeira de uma série de conferências para discutir temas ligados à Segurança e Defesa na América do Sul. Na oportunidade, especialistas brasileiros e estrangeiros irão discorrer sobre a presença ou não das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), no Brasil.

Há anos que a organização narcoterrorista atua por meio de seus “chanceleres” fora do território colombiano. O Brasil chegou a conceder o status de asilado político para um dos mais expressivos “diplomatas” das Farc, Oliverio Medina ou Cura Camilo.

O Brasil tem uma fronteira de 1.645 km com a Colômbia – aliás, o país tem fronteiras com os três principais produtores de drogas do mundo, incluídos aí o Peru e a Bolívia – e sempre procurou não se envolver no conflito interno na expectativa de ser chamado quando da retomada das negociações de paz.

As negociações de paz em curso em Havana têm a Noruega, Venezuela e Chile como garantes. O Brasil que chegou a participar de operações de resgate de reféns ficou de fora.

Consta que as Farc ainda não engoliram a “participação” do Brasil com o Super Tucano, do ataque militar em Angostura, Equador, em 2008, quando o então número dois da organização Raúl Reyes, foi morto.

O governo colombiano que também sempre desconfiou das simpatias do Brasil dos últimos dez anos pela guerrilha, preferiu ignorá-lo.

Em que pese o pessimismo em torno de um acordo verdadeiramente consistente, a verdade é que o Brasil continua padecendo os males provocados pelo narcotráfico, um dos principais negócios que financiam a guerrilha.

O comércio de drogas e armas atinge em cheio os corações das nossas grandes, médias e pequenas cidades, ceifando vidas ainda perenes.

É para discutir o alcance desses danos, inclusive ao processo de integração regional em curso, que iremos receber o general de brigada da reserva Valmir Azevedo, que comandou tropas na Amazônia, o advogado especialista em contraterrorismo e contrainsurgência e combate ao crime organizado transnacional, Marcus Reis, e o jornalista Andy Webb Vidal, britânico radicado em Bogotá, especialista em Farc e inteligência estratégica.

Como assinalado, este será o primeiro de uma série. A ideia é promover debates desapaixonados a respeito dos principais temas da nossa agenda de Política Externa e de Defesa, como forma de contribuir para um melhor entendimento por parte da sociedade como um todo.

Marcelo Rech é jornalista, especialista em Relações Internacionais, Estratégias e Políticas de Defesa, Terrorismo e Contrainsurgência, Direitos Humanos nos Conflitos Armados, e diretor do Instituto InfoRel de Relações Internacionais e Defesa. E-mail: inforel@inforel.org

Fonte: Inforel

57 Comentários

    • A relação com as FARCS se dá mais pela associação com o narcotráfico, que deve ser combatido…

      Más a interferência de ONGs instrumentalizadas por governos estrangeiros é algo também muito perigoso para o Brasil, basta ver o que está acontecendo na Ucrânia…

      ————————————————-

      09/12/2013
      Protesto “espontâneo” contra a Copa. Quem organiza ?

      A Globo vai cobrir o caos, para instalá-lo

      Já se preparam protestos ”espontâneos” contra a realização da Copa.

      Indagações:

      Quais movimentos sociais estão se organizando?

      Vão protestar contra o quê, exatamente?

      Os comitês de mobilização estão sendo criados por quem?

      Quem são seus líderes que estão percorrendo o Congresso em busca de apoio?

      Para descobrir, fui procurar quem registra na internet o site “portalpopulardacopa.org.br”, principal central de articulação de críticas e protestos contra a Copa do Mundo, o que é legítimo fazer, ninguém discute.

      O site pertence a uma ONG chamada Justiça Global, igualmente legítima, embora seja sustentada – a crer nos seu último balanço divulgado na internet, o de 2008 – praticamente só por doações interacionais (R$ 831,9 mil, contra apenas R$ 4,5 mil de brasileiros).

      E quem aparece como um dos contatos registrados?

      O senhor James Louis Cavallaro, eleito para o Comitê de Direitos Humanos da OEA como candidato apresentado pelo Governo os Estados Unidos.

      Cavallaro tem uma longa história aqui, desde que divergiu com a tradicional Human Rights Watch e criou uma ONG própria, o Centro de Justiça Global, que dirigiu durante anos por aqui.

      Como ficaria o Brasil se o nosso representante, Paulo Vanucchi, aparecesse como responsável pelo site do Occupy Wall Street?

      Saia justa, não?

      • Alvez80

        Hoje pela manhã li um artigo em que falava sobre algumas ações estranhas de ONG’s este ano no Brasil. Infelizmente não consegui encontrá-lo agora para mostrar o link aqui.
        Mas a informação interessante é que associava esta provável articulação (para novas manifestações no ano que vem), com um suspeitíssimo aumento na presença de pessoas estrangeiras associadas a ONG’s chegando ao Brasil nos últimos meses. E não é pouca gente.
        Vou tentar achar o link novamente para citar aqui.

        Abs

  1. Consta que as Farc ainda não engoliram a “participação” do Brasil com o Super Tucano, do ataque militar em Angostura, Equador, em 2008, quando o então número dois da organização Raúl Reyes, foi morto. === Fato, os moradores próximos tem contatos c os mesmos e de maneira ñ mt agradável. Espero q o EB de um calorosobota fora aos mesmos a base de 7,62…esqueceram o último encontro…sds.

  2. para mim o que existe é muito mais pcc cv nos países colombia bolivia Paraguai e peru do que eles no nosso
    já que o texto puxou para o lado do narcotráfico pois eles são os países produtores e todos sabemos que quem ganha mais não é o produtor rural
    mas sim quem ganha é o entrujao e esses são todos brasileiros e ai envolve ate helicópteros de políticos da oposição ,ou aviões da fab recheados de narcóticos
    a hora do deixa !!!!
    o que nos podemos fazer pela colombia é ajudar no processo de paz entre os dois lados da colombia
    sobre quem pode estar usando nossas fronteias para biopirataria e usando mercenários como segurança pode ser os estados unidos com sua base na colombia e querendo fazer outra no Paraguai
    resumo o brasil tem que continuar a reforçar a segurança das fronteiras .discutir apenas farcs sendo que tem gringo junto também é apenas tampar o sol com a peneira

  3. “O governo colombiano que também sempre desconfiou das simpatias do Brasil dos últimos dez anos pela guerrilha, preferiu ignorá-lo.”

    Acho que quando nem a Colômbia confia no Brasil é hora de rever a política externa.

  4. Eu tenho um amigo norte americano, que serviu como “marine”, uma tropa quase que elite, mais de 5 anos. A tropa de elite e a Seal, mas marine nao fica muito atras. Disse me e mostrou fotos que serviu na Colombia, e que muitas vezes ele e a tropa a que pertencia, cruzou nossa fronteira em perseguicao de membros da FARC. Deduzi, que a FARC entra no Brasil, na fronteira com o estado do Amazonas, e que o esercito norte americano em sua perseguicao tambem o faz. Disse me que as vezes eles encontravam tropas brasileiras, que muitas vezes fazem vista grossas, outras vezes perguntam o que eles estao fazendo la, e que a resposta a sempre a mesma: Sorry, no understand, no speak.

    • JOJO, eu só não entendi essa parte de seu comentário:

      “…que muitas vezes fazem vista grossas, outras vezes perguntam o que eles estao fazendo la, e que a resposta a sempre a mesma: Sorry, no understand, no speak.”

      Quem fazia vista grossa, os soldados dos EUA ou do Brasil?

      • As tropas brasileiras pretendiam que nao viam nem os colombianos nem os americanos. Mas muitas vezes eles, as tropas brasileiras paravam o o pelotao em que meu amigo pertencia, e lhes perguntavam em portugues o que quem sao eles, o que eles estavam fazendo la, territorio brasileiro, os gringos respondiam no understand, no compreendo. Mas meu amigo que fala portugues e espanhol compreendiam muito bem as questoes, mas a ordem que eles tinham era para dizer que nao compreendiam portugues.Isso ocorreu na decada 1990.

    • Isso nao pode ser Verdade, se for mas porque nossos soldados que são Brutalmente Treinado para o Combate em selva, nao Desceram fogos nas FARC e nesses Seals que nunca concluiram o Treinamento do CIGS ?

      • Nem eu nem esse amigo norte americano sao jornalistas. Meu trabalho e manual, e estavamos trabalhando junto, e saimos para tomar cerveja apos o trabalho. E uma vez, lhe perguntei se tinha sido soldado. Tipo fisico. Tambem fui milico por 5 anos. E dessa pergunta que surgiu essa conversa. Nao creio que estava exagerando, nao havia razao para isso. E me mostrou fotografias dele na Colombia com o pelotao a que pertencia. Porque nossa tropa nao passaram fogo… Bem nao lhe posso responder, mas posso g.arantir que ha mais coisas entre o ceu e a terra que nossa van mente pode imaginar

  5. Vamos mais uma vez discutir as FARCS no BRASIL, e repressão que é bom nada,só falácia, esta na cara que as FARCS estão na Amazônia brasileira,essa parte do país esta abandonada é uma terra de ninguém !

    O BRASIL tem sérios problemas ”psicológicos ” esta sempre querendo ser reconhecido ao invés de se fazer enxergar,esta sempre querendo um Oscar,um Nobel, ser chamado para um tanto de clube, tudo por pura vaidade !

    O BRASIL tem que zelar pelo seu território e deixar os outros países cuidarem de seus próprios problemas !

  6. Quer dizer que nem a Colômbia confia no Brasil.
    Mas quem é mesmo a colômbia?
    A sim, é aquele capacho dos EUA que ficam aqui do lado.
    Mas a verdade é que o Brasil cuida mal de suas fronteiras e isso abre espaço para invasões de grupos criminosos e ate mesmo de forças regulares de outros países.
    Como resolver isso? É só o governo tomar vergonha na cara e equipar melhor nossas Forças Armadas para que estas possam cumprir suas funções.
    Como todos já sabem, “respeito não se ganha, respeito se conquista”. Às vezes é preciso conquista-lo à força.
    Sds.

  7. E fato dizer q o governo atual do Brasil considera as FARCs um movimento político uma duvida … as farcs n surgiram no mesmo período q o nossa ”Guerrilha do Araguaia” ?? os q sobreviveram ..uns viraram políticos ….alguns hj no poder …. ligações com políticos brasucas do atual gov .. q são abafadas …e só mero ”acaso”..a propósito .. o Brasil ”luta” pela politização da FARC (virar um partido político colombiano …).q coisa n …
    E seguro dizer q as FARCs atuam no Brasil .. e fato n ha como negar … de maneira direta e indireta … e cada x mais frequente encontrar acampamentos (restos) dessa guerrilha em território brasuca .(ha tb quem afirme q são frequentes troca de tiros entre nossas forças armas e membros dessa guerrilha .. mais uma x abafado pela midia .. n da ibote dizem uns ) .tb ta deixando de ser raro encontrar plantações de ”coca” e ate maconha .. em reservas indígenas (.a um tempo atrás por decreto de ”reserva indígena” nem o exercito podia entrar nessas áreas ….. q coisa n (2) ….(o STF corrigiu parcialmente esse .. absurdo …. ) ….. mais se hj uma ligação com FARC – PT .. (pq n CV e PCC ) e visível ..na mais cara de pau possível …n se preocupem .. n e so o PT … mesmo no GOV PSDB … FHC por exemplo .. o diplomacia tb n considerava as FARCs um movimento de guerrilha … e sim ”partido político” hehehhehhe …. independente do partido .. nosso politicos possuem uma ligação com essa guerrilha .por exemplo .. as forças armas n podem .. n são autorizadas … fazer revista de ”jatinhos” particulares de ”’autoridades”’ … nem a PF pode … ”carteirada” rola solta …. entre outras coisas …a politica brasuca e podre …..como um todo …
    nossa realidade na fronteira e essa aki q saiu no G1 … ‘http://g1.globo.com/brasil/noticia/2013/12/soldados-que-defendem-fronteiras-da-amazonia-vivem-na-idade-da-pedra.html … .”.pega o Fuzil e vamos rodar .. selva!! ”’ hehehehe n ha nada .. nada q facilite o deslocamento das tropas .. helis ..por exemplo … o patrulhamento se da pelo único e simples esforço humano ..”via canela’ e so …. o Brasil ta e perdido ….

  8. Os esquerdopatas, como de costume, desconversam… rsrsrsrsrsrs… o tema aqui é as farc e não ongs e congêneres… muito bem, é inconteste a relação entre as farc e o narcotráfico nacional… mas também é inconteste a estreita relação entre o pt que é governo atualmente e as mesmas farc… a muito se revelou tal relação a ponto do molusco, então presidente, mandar representantes do estado brasileiro manter “conversações” com os “lideres” das farc, para não dizer chefes terroristas… a conivência entre o pt e as farc revelam uma relação entre o pt e o narcotráfico nacional, usando as farc como ponte para essa relação para não levantar suspeitas… mas isso é fácil de ser levantado e a Abin deve ter conhecimento disso… como já contei anteriormente, tive acesso a um cidadão que foi preso em território boliviano e entregue a autoridades brasileiras por ter mandado de prisão contra o mesmo… contou-me ele que era um “soldado” do PCC e que foi mandado a Bolívia para dar cabo de um boliviano… lá ele foi tão bem sucedido que outros “serviços” lhe foram dado… assim ganhou fama na Bolívia… aqui ele revelou que era de origem nordestina mas morava em Diadema, cidade onde o pt tem suas raízes… muita coincidência, né ???… mas não quis falar mais que isso… ah sim: revelou-me também que quem lhe apoiava na Bolívia, tanto com dinheiro como com armas eram pessoas a mando das farc… uma coisas se liga a outra no final… é a máfia bolivariana que penetra toda a AL e os partidos esquerdopatas… TRÁGICO para nosotros…

  9. por LUCENA
    .
    .
    .
    Com muita certeza as FARCS estão aqui,infelizmente !
    .
    O narcotráfico está mais do que comprovado que entrou no cenário político do Brasil,contaminou toda as instâncias e nas esferas de governo.
    .
    Não tenho dúvidas nenhuma que há políticos envolvidos até a tamba com narcotraficante,o Brasil está vivendo uma situação catastrófica,em uma guerra civil que se alastra a décadas por causa dessa horda satânica de narcotraficantes !
    .
    O maior desafio do Brasil é acabar com o narcotráfico,mais isso é só Jesus,pois com os narcotraficantes,políticos safados e americanófilos é tudo farinha do mesmo saco.
    .
    Há muitos governos estrangeiros que ganham com o narcotráfico pois só com as armas que se vende para os traficantes e as politicagem que rolam em torno deste assunto coo bandeiras falsas,assim com está sendo com a temática do terrorismo internacional para justificar a bisbilhotice americana.

    • por LUCENA
      .
      .
      .
      “Soldados que defendem fronteiras da Amazônia vivem na ‘idade da pedra’
      .
      .

      (…) “Grande parte da Amazônia ainda vive como se estivesse na idade da pedra, pois o poder público não está presente. Quem visita estas unidades volta com um sentimento de indignação”, diz o general Guilherme Theophilo de Oliveira, responsável pela logística nos estados de Rondônia, Acre, Amazonas e Roraima. “Eu não admito hoje, no século XXI, que um pelotão sobreviva da caça e da pesca, como os índios viviam”, afirma.(…)

      .
      .
      *********************************
      .
      (*)fonte:[ assuntosmilitares.jor.br/2013/12/soldados-que-defendem-fronteiras-da. ]

  10. é só perguntarem para os índios..principalmente os que vivem próximo das fronteiras…procurem saber porque estão tudo se suicidando….saber todo mundo sabe…o problema é a negação,faz de contas e vistas grossas…passam mais tempo aqui do que na terra lá deles….rs…

  11. É sabido que a FARC atua em departamento colombianos distantes da nossa fronteira, e a presença delas na Amazônia brasileira é discreta, realizada por agentes que promovem o abastecimento logístico da guerrilha. É evidente que atrair atenção para a fronteira brasileira não é do interesse do grupo combatente, que utiliza os rios amazônicos em sua cadeia logística.

    O episódio do Rio Traíra foi atípico, e aconteceu devido a repressão dos pelotões de fronteira a exploração ilegal de ouro de aluvião. Apoiadores da FARC, com alguns membros combatentes da FARC foram os responsáveis pelo famoso ataque, cuja reação brasileira, muito pesada, fez com que a FARC viesse a atuar adentro do território colombiano, afastando-se da fronteira com o Brasil, que lhe é estratégica para o trânsito de suprimentos.

    Portanto, a presença das FARC como força combatente, é um mito. A presença na forma de agentes logísticos, é conhecida.

  12. Pra que! Ir tão longe… A polícia federal apreende um helicóptero com 450 kg de pasta de cocaína do deputado estadual Gustavo Perrela.

    E a grande mídia nem um pio.

    • Pois é… Cocaína apreendida no helicóptero, e na fazenda de um certo Senador e dirigente de clube de futebol, amiguíssimo e apoiador, de outro Senador por Minas Gerais, que também é candidato a Presidência de República… E a mídia não dá um pio, antes se preocupava com um certo auxiliar de escritório panamenho que aparece com constância como presidente de empresas off-shore… Até descobrirem que ele também preside uma empresa da Abril…

      Fecha o pano… Rápido.

      Piada.

  13. Depois de várias respostas, dos colegas debatedores, vou ‘quota’ algumas nos quais achei muito interessante (com algumas modificações que fiz):

    Aqueles que acreditam na presença das FARC no Brasil:
    .
    .
    .
    “Vamos mais uma vez discutir as FARCS no BRASIL? E repressão que é bom nada, só falácia.”

    “O narcotráfico está mais do que comprovado que entrou no cenário político do Brasil, contaminou todas as instâncias e nas esferas de governo.”

    “Esta na cara que as FARC estão na Amazônia brasileira, essa parte do país esta abandonada é uma terra de ninguém!”

    “Não tenho dúvidas nenhuma que há políticos envolvidos até a tanta com narcotraficante, o Brasil está vivendo uma situação catastrófica, em uma guerra civil que se alastra a décadas por causa dessa horda satânica de narcotraficantes !”

    “É só perguntarem para os índios..principalmente os que vivem próximo das fronteiras…procurem saber porque estão tudo se suicidando….saber todo mundo sabe…o problema é a negação,faz de contas e vistas grossas…passam mais tempo aqui do que na terra lá deles….rs…”

    “O maior desafio do Brasil é acabar com o narcotráfico, mais isso é só Jesus, pois com os narcotraficantes, políticos safados e americanófilos são tudo farinha do mesmo saco.”

    Aqueles que desacreditam nas FARC no Brasil:
    .
    .
    .

    “É sabido que a FARC atua em departamentos colombianos distantes da nossa fronteira, e a presença delas na Amazônia brasileira é discreta, realizada por agentes que promovem o abastecimento logístico da guerrilha. É evidente que atrair atenção para a fronteira brasileira não é do interesse do grupo combatente, que utiliza os rios amazônicos em sua cadeia logística.”

    “O episódio do Rio Traíra foi atípico, e aconteceu devido à repressão dos pelotões de fronteira a exploração ilegal de ouro de aluvião. Apoiadores da FARC, com alguns membros combatentes da FARC foram os responsáveis pelo famoso ataque, cuja reação brasileira, muito pesada, fez com que a FARC viesse a atuar adentro do território colombiano, afastando-se da fronteira com o Brasil, que lhe é estratégica para o trânsito de suprimentos.”

    “Portanto, a presença das FARC como força combatente, é um mito. A presença na forma de agentes logísticos é conhecida.”

    “Consta que as FARC ainda não engoliram a “participação” do Brasil com o Super Tucano, do ataque militar em Angostura, Equador, em 2008, quando o então número dois da organização Raul Reyes, foi morto. === Fato! Os moradores próximos têm contatos c os mesmos e de maneira não muito agradável. Espero q o EB de um caloroso bota fora aos mesmos a base de 7,62… esqueceram o último encontro… sds.”

    • Eu lembro do Perrella com o helicóptero recheado de cocaína…
      Silêncio na Globo, nada nas páginas de Veja…
      A culpa é do piloto!

      Pano rápido.

      Piada.

      • Mas que estava com a cueca recheada, ah, isso estava… porque será ???… deve ser um costume petralha desconhecido…

    • por LUCENA
      .
      .
      .
      Pulguento mais uma vez,você só ouviu a coruja piar e não sabe a onde ela estava.
      .
      O cara que estava levando o produto da corrupção,a prova do crime,foi o secretário do Irmão do Genuindo,também do mesmo ParTido que vocês quinta coluna adoram fazer propaganda,mesmo que seja para criticá-los constantemente e todo dia ,deve ser amor não correspondido…rsrsrsrsr
      .
      Além do mais, o secretário em questão,levou foi na cueca e não na ceroula,…tu é velho heim !…ceroula..é o novo !….Hehehehe…e não foi ao Pará e sim ao Ceará…puxa vida !!!!!

  14. Para onde ia a cocaína apreendida no helicóptero da família Perrella? Segundo a Polícia Federal, para a Europa. Os 450 quilos foram avaliados em 10 milhões de reais. Com o refino, pode chegar a dez vezes isso. É a maior apreensão já ocorrida no Espírito Santo, a segunda maior do ano.

    É uma operação milionária. O piloto avisou que receberia 60 mil pelo transporte. Quatro pessoas acabaram presas e foram levadas à Superintendência da PF, em São Torquato, Vila Velha. A polícia investigava a área. O sítio, que valeria 300 mil, teria sido comprado por cerca de 500 mil por um laranja, o que despertou a desconfiança da comunidade.

    O “grande” traficante, no Brasil, é visto ainda como o sujeito que mora no morro, tem cara de mau, torce para o Flamengo e vive numa “mansão” (a cada invasão de favela aparece uma jacuzzi vagabunda que os telejornais classificam como “uma das mordomias” de Pezão, Luizão, Jefão ou seja lá quem for).

  15. Há uma matéria no Globo sobre o tema, mencionando as suspeitas do Ministério Público, mas sem chamada na primeira página e sem qualquer citação ao partido do governo do estado, e às relações quase íntimas entre os Perrela e o provável candidato do PSDB à presidência da república, Aécio Neves. A reportagem informa que o senador Zezé Perrela (PDT-MG) também pagou com sua verba de gabinete o combustível usado no famoso helicóptero. Zezé e Gustavo, pai e filho, estão cada vez mais enredados no caso.

    O assunto não é interessante? Um possível presidente da república ser tão próximo de políticos suspeitos de serem grandes traficantes de cocaína não é do interesse da nossa imprensa “livre”, “independente”, “profissional”? Será que mais uma vez, os blogueirosterão que assumir a dianteira dessa investigação, com grande risco pessoal?

  16. Quando o funcionário tem alguma ligação com o PSDB, contudo, podem encontrar, em sua casa, plutônio enriquecido com capacidade para destruir metade de São Paulo, junto com uma mala contendo meio bilhão de dólares, um monte de cartas assinadas por comandantes da Al Qaeda. A mídia e a polícia irão concluir que o funcionário foi vítima de algum complô, e que, sobretudo, não há envolvimento nenhum do partido na história.

    De certa forma, tem sido assim com o trensalão. A quantidade de provas, confissões, testemunhas, documentos, auditorias, investigações internacionais, e-mails, é impressionante. Todas confirmam o envolvimento de autoridades de governos tucanos nas mutretas (que alguns chamam cartel) das empresas que forneciam trens e acessórios ao estado de São Paulo. Esta semana, a IstoÉ aparece com novas revelações. A grande mídia, no entanto, permaneceu muda. Quer dizer, no domingo, a Folha atacou a… testemunha e hoje a única notícia no jornal O Globo é que a “comissão de ética” pediu explicações ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que cometeu o “crime” de encaminhar uma denúncia à Polícia Federal.

    Para completar o quadro de beatitude tucana, um delegado da Polícia Federal, Leonardo Damasceno, afirmou ontem que a família Perrella não tem ligações com a droga

    PS: Por onde anda o domínio do fato

  17. Impressionante como a PaTrulha PeTralha é rápida em querer desviar do foco. O que está a discutir aqui é a presença dos narcoguerrilheiros das FARCs em território nacional, posto que além das fronteiras norte estarem não muito bem vigiadas, tais elementos terroristas contam com a simpatia de elementos do governo PeTralha.

    Diante desse fato a PaTrulha começa a falar do suposto cartel dos trens e do helicóptero recheado de pó. Expediente diversionista clássico, mas manjado…..

    E fica a pergunta: Quanto o Tio Rui e o Tio Franklin pagam para os macaquinhos amestrados ficarem aqui fazendo esse tipo de coisa?

    • por LUCENA
      .
      .
      .
      Hipócrita !!!……são vocês que sempre desviam o foco e buscam ParTidarizar as coisas aqui em especial, quando a vaca-sagrada de vocês está na berlinda ou alguma sacanagem sionista é exposta ao público. 😉
      .
      Você é o primeiro que adora jogar fumaça para encobrir as americanalhices e as safadezas sionistas e agora vem reclamar desse tipo de coisas….está agora cuspindo do cocho onde você se alimenta ?… 🙂

      • Mas não há como não vincular TUDO o que não presta nesse país aos PETRALHAS e seus asseclas… tá explicado, militonto ???…

  18. Agora, voltando ao que interessa, o problema FARC não será resolvido aqui se não for resolvido antes na Colômbia. Só que para isso é preciso lidar com os paramilitares colombianos, o DEA e toda a política externa dos EUA para a América Latina. O mesmo vale para o Peru, que me parece que tem menos disposição de lidar com o problema do tráfico na fronteira do que a Colômbia. Seria ingenuidade não levarmos em consideração que o tráfico e produção de drogas é fator de desestabilização na América do Sul, e que esta desestabilização interessa a muitos países fora daqui.

    De qualquer modo, não vão ser as forças armadas no Brasil que terão de resolver a maior parte do problema, mas as estruturas policiais. E aí é outra conversa principalmente se levarmos em consideração que parte do executivo e Legislativo estão aliciados ao tráfico de drogas. A cada ano aumenta o volume de drogas apreendido nas fronteiras, mas não resolverá nada se nos estados os governadores não incrementarem suas políticas de segurança. Governadores no Brasil gostam muito de mostrar as viaturas que compram, como se elas, por si só, fossem resolver o problema de segurança pública. E adoram se escorar na desculpa de que o governo federal não dá apoio necessário, o que é uma grande mentira desde a década de 1990. Mas investimento em um policial bem formado e qualificado é coisa inexistente nos estados. E se tivermos de falar de setores de inteligência, a preocupação maior é com os manifestantes, estes “terroristas” da democracia que, pelo que se vê no comportamento das policias estaduais, são infinitamente mais perigosos do que um traficante. De fato, a maior parte das polícias no Brasil se comporta como esquadrões da morte. Como exigir competência de gente assim?

    Então o problema das FARC não se limita as fronteiras e exige um pacto de responsabilidades, coisa que a tradição política brasileira não admite. É notória a prática de desmonte das ações anteriores por parte do último mandatário eleito. Enquanto este quadro persistir, continuaremos culpando as FARC por algo que é nossa responsabilidade: o tráfico de drogas em cidades e escolas brasileiras.

    Abs

    • Grande RobertoCR!

      Ainda tem o problema das drogas sintéticas, tipo ecstasy entre outras que são fabricadas em países desenvolvidos. Este é um problema mundial e antigo….

      • Olá Nascimento

        A coisa de dois, três anos atrás, fiz esta mesma afirmação que você em um comentário dentro de outro blog, mas com relação a origem de maconha potencializada que nada tinha a ver com a planta nativa. E dei nome aos bois, pois a nova planta havia sido desenvolvida anos antes na Holanda. Qual não foi minha surpresa ao ver a resposta de um português me acusando de levantar informação falsa. Coisa de outro mundo.

        Abs

  19. Poema mineiro

    NO MEIO DA COCAÍNA

    No meio da cocaína tinha um político
    tinha um político no meio da cocaína
    tinha um político
    no meio do cocaína tinha um político.

    Nunca me esquecerei desse acontecimento
    na vida de minhas narinas tão farinhadas.
    Nunca me esquecerei que no meio do cocaína
    tinha um político
    tinha um político no meio da cocaína
    no meio da cocaína tinha uma político.

Comentários não permitidos.