Investigação da ONU vincula Assad a crimes de guerra na Síria

Pillay e Assad (AP)A chefe do escritório de direitos humanos da ONU, Navi Pillay, afirmou que uma investigação reuniu evidências de que crimes de guerra foram autorizados por membros de alto escalão do governo sírio – incluindo o presidente Bashar al-Assad.

Essa é a primeira vez que o órgão de direitos humanos da ONU implica Assad de forma tão direta.

A alta comissária Pillay afirmou que seu escritório preparou uma lista de pessoas consideradas suspeitas no inquérito.

A ONU estima que mais de 100 mil pessoas morreram no conflito.

De acordo com Pillay, a comissão de investigação produziu “evidências massivas… de diversos crimes sérios, crimes de guerra, crimes contra a humanidade”.

“A escala da crueldade dos abusos perpetrados por elementos dos dois lados é quase inacreditável”, ela disse.

As evidências apontam para responsabilidade sobre os crimes “no mais alto nível do governo, incluindo o chefe de Estado”.

Rebeldes

A mesma comissão de investigação já havia afirmado ter evidências de que forças rebeldes da Síria também seriam culpadas de abusos de direitos humanos.

Entretanto, os investigadores sempre disseram que o governo sírio parecia ser responsável por grande parte dos abusos. Isso porque, em sua opinião, a natureza sistemática dos crimes apontavam para uma política governamental.

O vice-chanceler sírio, Faisal Mekdad, desconsiderou as afirmações de Pillay.

“Ela tem falado coisas sem sentido por muito tempo e não a escutamos”, disse ele à agência Associated Press.

Segundo a correspondente da BBC em Genebra, Imogen Foulkes, figuras de alto escalão do governo e das forças armadas estão na lista de suspeitos feita pela ONU.

Damasco (AP)Civis compõem mais de um terço das vítimas da guerra síria

Mas por enquanto as evidências específicas contra cada suspeito estão sendo mantidas em sigilo, até que autoridades do TPI (Tribunal Penal Internacional) decidam se elas serão processadas por crimes de guerra e contra a humanidade.

Anteriormente, Pillay já havia pedido ao Conselho de Segurança para levar o caso ao TPI. Isso porque a Síria não faz parte da corte internacional e por causa disso qualquer investigação estrangeira sobre o país depende de mandato do Conselho de Segurança.

Entretanto, Rússia e China têm direito a veto – o que torna muito complicada a aprovação desse tipo de pedido.

‘Mortos passam de 125 mil’

As declarações de Pillay são uma lembrança da gravidade da situação na Síria, enquanto são feitas as preparações para uma conferência de paz em Genebra, marcada para o próximo mês.

Tanto o governo quanto a oposião “Coalisão Nacional” afirmaram que participarão do encontro. Porém, o chefe do grupo rebelde Exército Livre da Síria, financiado pelo Ocidente, disse que seus combatentes continuarão lutando durante as negociações.

A Coalisão Nacional disse rejeitar categoricamente qualquer papel para o presidente Assad em um governo provisório. O regime, por sua vez, afirma que não negociará uma “transferência de poder”.

Também na segunda-feira, o Observatório Sírio de Direitos Humanos, um grupo contrário ao regime baseado na Grã-Bretanha, disse estimar que o número de mortos atingiu a cifra de 125.835 – sendo mais de um terço das vítimas civis.

Cerca de 28 mil rebeldes teriam sido mortos. Do lado do governo, as baixas teriam sido mas de 50 mil, incluindo forças regulares e milícias favoráveis ao regime. Os últimos números da organização ainda incluem quase 500 mortos nas fileiras do Hezbollah libanês e de outras milícias xiitas.

O grupo afirmou, porém, que essas estatísticas são inferiores ao número real de baixas, uma vez que os dois lados não costumam relatar todas as perdas que sofreram.

Fonte: BBC Brasil

28 Comentários

  1. por LUCENA
    .
    .
    .
    Já esta mais do que comprovado que no episodio da Síria,não há santos a não ser as inúmeras crianças mortas.
    .
    O que mais interessante é o nível da ONU,através do seus órgão intitulado “direitos humanos”,buscar mostrara só um lado da moeda.
    .
    Sabemos que essa entidade sempre fora tendenciosa quando há interesses ocidental em jogo,basta ver que eles falam dos indícios da participação de Assad naquela guerra e não falam nada das ações do governo Saudita,Israelenses,americano,europeu,etc.
    .
    É muito difícil saber se a ONU realmente está fazendo um papel honesto e sério no que se refere aos verdadeiros direito humano.

    • A história de repetindo.
      A finada Liga das Nações foi sepultada justamente porque só atendia aos interesses da Inglaterra, EUA e França. A ONU, que veio a substituir, foi criada para reverter este quadro.
      Interessante notar que assim como na época em que a Liga das Noções estava perdendo sua importância, hoje o mundo também se prepara para uma guerra mundial.

    • por LUCENA
      .
      .
      .
      É uma coisa mais fácil colocar a culpa toda no Assad afinal, o barraco foi montado na sala da casa dele.
      .
      É difícil para ele não se comprometer com tudo isso que se passa na Síria,ou seja;
      .
      “Se corre o bicho pega e se ficar o bicho come” .

    • Realmente a PARCIALIDADE DA ONU ÀS POTÊNCIAS QUE A FINANCIAM ESTÁ ACABANDO COM A RAZÃO DE EXISTIR DA INSTITUIÇÃO…

      Mesmo assim o Irã não conseguiria mandar em nada na sorte da guerra além de enviar soldados “Voluntários” e os ativistas do Hezbollah pra combater.. Na mesa que decide a sorte da Síria sentam-se só os que já tem armas nucleares, mais ninguém, não importa estar ainda tentando!!

      Só a Rússia ou a China, ou os dois juntos podem vender a cabeça do Assad.. e não parecem intencionados a isso!!

      Valeu!!

  2. off topic:

    Outro dia alguém aqui postou um link para matéria repugnante, que fala sobra a reciclagem feita na China, por um mercado negro, de gorduras de esgoto em óleo reutilizado em barraquinhas de comida de rua…

    Más se engana quem pensa estar livre de imundícies ao ir comer em um MacDonalds…
    —————————————————-

    O chef britânico Jamie Oliver acaba de vencer uma batalha contra a mais poderosa cadeia de Junk Food do mundo. Uma vez que Oliver demonstrou como são produzidos os hambúrgueres, o McDonald’s anunciou que mudará a receita…

    De acordo com Oliver, as partes gordurosas da carne são “lavadas” com hidróxido de amônia e, em seguida, estas gordura são utilizadas na fabricação do “bolo” de carne para encher o hambúrguer.

    Antes deste processo, de acordo com o apresentador, essa carne já não era apropriada para o consumo humano.

    Oliver, chef ativista radical, que assumiu uma guerra contra a indústria de alimentos, diz:

    “Estamos falando de carne que tinha sido vendida como alimento para cães e após este processo é servida para os seres humanos. Afora a qualidade da carne, o hidróxido amônia é prejudicial à saúde.”

    Qual dos homens no seu perfeito juízo colocaria um pedaço de carne embebido em hidróxido amônia na boca de uma criança?

      • A crítica é valida, mas houve um comentarista que disse:

        Por Silvio Belbute
        .
        .
        .

        Acho que agora você (o repórter da notícia) pisou na bola.
        Sim, havia clamor, não a população mas de entidades, ONGs pressionando a empresa e governos.
        Porém, o Jamie Oliver se engajou e deu voz, amplificou as demandas destas entidades. Além disto, usou seu programa de TV e seu prestigio para divulgar os fatos. Levou crianças para visitar industrias e mostrou como determinados alimentos são processados. Graças ao seu trabalho incansável, o governo inglês mudou a alimentação nas escolas públicas.
        Sim, a noticia pode ser antiga e requentada. Mas é sempre oportuno relembrar fatos para nosso povo de memória curta, principalmente em relação a saúde.
        Por fim, cabe dizer que um alimento ou medicação não ser proíbida nos EUA não asseguram que estejam livres de problemas. Lembro que a talidomida foi usado em medicações para grávidas para combater enjôos matinais, aprovado e liberado pelo FDA (Food and Drug Administration).
        Gosto do e-Farsas e recorro muitas vezes aqui para sanar dúvidas. Mas desta vez acho que pisaram na bola.

      • Concordo com a crítica da crítica 🙂

        Más uma coisa tenho certeza: O “junk food” do MacDonalds e congêneres é mesmo um lixo tóxico , prejudicial a saúde…

  3. Espero que o Assad tenha guardado um” trunfo” na manga para usar depois de ter entregado o arsenal químico, pois se a Síria estiver desarmada a OTAN vai fazer a festa !

    • Quem possui um trunfo na manga eh a Persiaxiita , as chances dos americanos trocarem um acordo nuclear com a Persia, pela cabeça de Assad eh minima, eu espero que nao troquem !

  4. Ninguém vai vir aqui defender crimes de guerras, mas eu gostaria de ver a ONU vincular os crimes de guerras cometidos no Iraque e no Afeganistão.

    • Perfeito Melkor!! Cade a ONU, Tribunal Internacional e o “escambau” que não apontam e intimam os TODOS criminosos de guerra que promoveram verdadeiras destruições e morte em massa no Iraque, Afeganistão, etc…. que financiaram ditaduras nas AL como as sanguinárias do Chile e Argentina… e que agora financiam grupos terroristas para desestabilizar e destituir governos como a Líbia e a tentativa na Síria???? Assassinar chefes de estado como o Saddam e o Kadaffi sem um julgamento imparcial pode!!!!?
      A ONU deixou de ser um órgão sério quando perdeu totalmente sua função ao ser simplesmente pária de apoio aos EUA e à OTAN.
      Se alguém invadisse meu país com mercenários, terroristas e “exilados de hotel 5 estrelas” cometendo crimes, matando minha população, crianças, destruindo a infraestrutura de minha pátria certamente não retribuiria com flores…. a ordem seria matar todos e os que sobrevivessem teriam tratamento com “cal e gasolina” !
      Abraços,

  5. Melkor
    3 de dezembro de 2013 at 12:10

    Ninguém vai vir aqui defender crimes de guerras, mas eu gostaria de ver a ONU vincular os crimes de guerras cometidos no Iraque e no Afeganistão.===Falou e disse amigo. Os crimes de guerra dos iankss/judeuss …eles
    se punem e meses depois tá td bem e o cara volta à ativa p repetir os mesmos crimes, deveriam ser julgados pela leis dos países onde foram cometidos…..Sds.

  6. O tal “Relatório” nada mais é que uma arma política dos EUA, contra Assad… Querer culpar o regime sírio, que é a parte legal daquela guerra civil, e passar batido, sem levar em conta os inúmeros mercenários jihadistas, do Qatar e da Líbia, que estão literalmente decepando as vidas sírias, é contar uma piada sem graça…

    Piada, aliás, repetida… Esta mesma senhora esteve à testa da comissão, que praticamente apontou de qual quartel sírio haveria saído os obuses com gases químicos para o famoso ataque em Damasco, isso até ser confrontada pela Rússia, que disse ter provas do contrário (de que seria Bandar, o indiscreto, o responsável pelo ataque), o que motivou um escandaloso silêncio da ONU…

    A ONU é uma instituição lacaia dos EUA e da Europa Unida. Sinceramente… Eu não sei por que motivo perdemos tanto tempo naquele lugar…

    • Que estao tentando criar um engodo para favorecer os terroristas sunitas na siria nao ha duvida, porem as chances desta tentativa estarem sendo influenciada pela frança sao grandes, tentaram atrapalhar o acordo com o Irao , alem de estarem de namoro promiscuo com a arabia saudita !

    • QUANDO o sistema Feudal Moderno irá analisar e investigar os crimes de guerra dos Yankes e Aliados? Chega de notícia dirigida e palhaçada… a ONU e muitos outros órgãos, incluindo a mídia, só sabe olhar em uma direção, porém eu pergunto: e o resto do mundo?
      Quem quiser soberania neste Sistema Feudal Moderno que se arme até os dentes e jamais retroceda um centímetro. Assad retrocedeu e vai pagar caro por isso. A lógica é a seguinte: Os Yankes não tem como bancar uma guerra se o adversário for mediamente forte. Não que não tenham meios para ganhar a guerra, lógico que irão esmagar o inimigo, mas o pós guerra arrebenta a economia deles. Atualmente não são mais o império de antigamente, o elefante cresceu tanto que para sua alimentação consome quase tudo o que produz. As riquezas mundo afora que antes eram saqueadas a vontade estão mais escassas pois a maioria dos outros governos, bem ou mal, estão de alguma forma tentando controlar suas riquezas. Só não controlam mais porque a corrupção não permite.
      Podem observar: são inimigos do império e será aplicada a dita Lei Internacional e os Direitos Humanos para os países que não se articularem e ou forem vassalos do Senhor Feudal Yanke. Neste contexto quem pode mais chora menos, foi assim no passado (até mesmo quando o homem morava nas cavernas), é assim no presente e será sempre no futuro.

      • Correção:
        “Podem observar: serão inimigos do império e será aplicada a dita Lei Internacional e os Direitos Humanos para os países que não se articularem e ou NÃO forem vassalos do Senhor Feudal Yanke. Neste contexto: quem pode mais chora menos. Foi assim no passado (até mesmo quando o homem morava nas cavernas), é assim no presente e será sempre no futuro.

  7. A geo politica mundial não e um convento, mas sim um puteiro, e somente um tolo acha que existem virgens neste puteiro.

  8. Ilya Ehrenburg
    3 de dezembro de 2013 at 14:06

    O tal “Relatório” nada mais é que uma arma política dos EUA, contra Assad… Querer culpar o regime sírio, que é a parte legal daquela guerra civil, e passar batido, sem levar em conta os inúmeros mercenários jihadistas, do Qatar e da Líbia, que estão literalmente decepando as vidas sírias, é contar uma piada sem graça…

    Piada, aliás, repetida… Esta mesma senhora esteve à testa da comissão, que praticamente apontou de qual quartel sírio haveria saído os obuses com gases químicos para o famoso ataque em Damasco, isso até ser confrontada pela Rússia, que disse ter provas do contrário (de que seria Bandar, o indiscreto, o responsável pelo ataque), o que motivou um escandaloso silêncio da ONU…

    A ONU é uma instituição lacaia dos EUA e da Europa Unida. Sinceramente… Eu não sei por que motivo perdemos tanto tempo naquele lugar…==== Vc está certo amigo.E o BRASIL se esforçando p entrar nesse clube de monstros, éramos p fundar um nova instituição nos moldes dessa necrosada ONU onde td seria resolvido pelo voto, e o secretário poderia “demorar” no máximo 7 dias p implementar td essas resoluções…Sds.

  9. ONU é uma sujeira .
    Essa comissão da ONU só ver crime de guerra nos países não alinhados aos EUA. Os EUA invadiram o Iraque mataram milhões de Iraquianos e no Afeganistão também. Isso não é crime de guerras? Sem falar no crime de guerra que Israel pratica todos os dias contra os Palestinos.

    Alguns anos atrás , Israel uso arma de fosforo branco contra os civis Palestinos deixando dezenas de crianças e adultos em estados graves. A ONU ensaiou uma investigação e simplesmente essa investigação parou e não deu em nada, além disso ninguém foi condenado ou punido. A ONU só quer mostra força contra países não alinhados ao EUA e a Europa.

  10. Essa mulher esta mais desacreditada que o exprimeiro ministro ingles Tony Liar Blair, depois que ela usou seu posto na ONU para expalhar boatos que dizia estar Quadafi massacrando seu povo e que os EUA usou como pretexto para atacar e destruir Libia. Repitos boatos, nada mais que boatos. Ela e apenas um daqueles agentes que os imperialistas colocam na ONU para fazer os trabalhos sujos que eles requerem naquela organizacao. Quanto a BBC, servico de desinformacao britanico, creio que so no Brasil ainda existe gente que ainda preocupa em ler ou ouvir o que eles tem a dizer.Para quem ler ingles, recomendo a ;leitura de dois artigos de Daniel McAdamns. Um, com o titulo, HUMANITARIAN WARS AND THEIR NGO FOOT-SOLDIERS, publicado no mises.org/daily/6549, do Ludwig Von Mises Institute, e o outro artigo, THE UNWELCOME RETURN OF NAVI PILLAY, publicado no http://www.rockwell.com, 03 Dezembro 2013. Os dois sites sao de gente Boa, gente de confianca, gente pro-market, de extrema direita. nos Estados Unidos.

Comentários não permitidos.