Escalada de protestos na Ucrânia obriga governo a discutir com a oposição

policia_ucrania
Polícia usou bombas de gás para tentar conter a multidão

Sugestão: HMS Tireless

Após mais de uma semana de manifestações reunindo cada vez mais gente, um megaprotesto tomou conta neste domingo da praça central de Kiev, capital da Ucrânia.

Os manifestantes estão nas ruas desde que o presidente Viktor Yanukovich desistiu de assinar um acordo que aproximaria o país da União Europeia (UE).

Diante das marchas, o representante do Parlamento ucraniano, Vlodymyr Rybak, disse que as negociações entre o governo e a oposição vão ter início nesta segunda-feira. Ele prometeu que todos os lados terão a oportunidade de expressar suas opiniões.

Os protestos deste domingo ficaram mais violentos e dezenas de pessoas ficaram feridas após manifestantes e forças de segurança entrarem em choque. A polícia usou gás lacrimogêneo para dispersar a multidão, que avançava lançando pedras e tijolos.

Segundo estimativas, havia entre 100 mil e 350 mil pessoas da Praça da Independência neste domingo. Elas foram às ruas mesmo após o governo banir a realização de manifestações.
Um dos organizadores do protesto, o campeão de boxe Vitaly Klitschko, culpou vândalos infiltrados pelas depredações e fez um apelo para que os manifestantes mantivessem o protesto pacífico.

131201190303_ukraine_304x171_n_nocredit
Protestos começaram quando o governo desistiu de acordo com a União Europeia

Negociações

Os protestos são os maiores desde a chamada Revolução Laranja, que em 2004 depôs o mesmo Viktor Yanukovich do cargo de presidente após eleições consideradas fraudulentas.

Os manifestantes pedem a saída do presidente Yanukovich, além da antecipação das eleições.

Na semana passada, Yanykovych anunciou que estava suspendendo os preparativos para assinar o acordo comercial com a UE, que seria um primeiro passo para abrir as fronteiras para produtos.

Ele disse que a pressão da Rússia o levou a tomar essa decisão e alegou que a Ucrânia não poderia colocar em risco suas negociações e negócios com os russos. Moscou é contra a entrada da Ucrânia no bloco.

O presidento do Conselho da UE, Herman Van Rompuy, disse que eles estavam “muito perto” de assinar o acordo com o governo ucraniano, e acrescentou: “Precisamos superar as pressões externas.”

Fonte: BBC

50 Comentários

    • A Europa Unida pode substituir a Rússia como fornecedora de energia?
      A Rússia mantém a Antonov e os seus empregos especializados em pé. A Europa Unida irá adquirir os An-70 e deixar de lado o A-400M?
      Irá a Europa Unida comprar os motores aeronáuticos e peças da indústria ucraniana?
      Comprará as commodities agrícolas da Ucrânia, como faz a Rússia?

      Não fará nada disso, mas empurrará os seus produtos, subsidiados, como forma de mitigar o seu fracasso interno…
      Bah! Nem era preciso uma pressão da Rússia para o governo ucraniano recuar da arapuca europeia…
      E mais uma vez fica provado, que quem sai a rua é idiota e descerebrado… Tanto lá, como cá.

      • “Irá a Europa Unida comprar os motores aeronáuticos e peças da indústria ucraniana?
        Comprará as commodities agrícolas da Ucrânia, como faz a Rússia?”

        E quem disse para você que a aliança com a EU impede a Ucrânia de continuar participando da construção de motores aeronáuticos para o An-70?

        E quem disse para você que a EU não comprará commdities agrícolas da Ucrânia?

        De onde você tira essas coisas?

      • Eu dialogo com pessoas em outros países, sabia?

        Eu sei, e a maioria dos analistas geopolíticos também sabem, que aqueles que sustentam a balança comercial ucraniana são pela ordem a Rússia, e a China.

        A Europa quer apenas uma nação no leste para importar os seus produtos.

        E tem mais, ofereceram os europeus 600 milhões de euros na forma de empréstimo… Que bela arapuca.
        O governo ucraniano recusou, pois fez uso da inteligência.

        E aquele que disse, que caso a Ucrânia entrasse em acordo com a UE, esta veria todos os seus acordos tecnológicos suspensos com a Rússia, bem como produtos sobre-taxados, chama-se Vladimir Putin.

        Seja uma pessoa informada.

      • Pois é meu bom Ilya! Mas apenas dois países sustentando a balança comercial ucraniana criam uma situação muito perigosa para o governo de Kiev, que fica na dependência dos humores destes países, criando uma relação inaceitável de dependência e vassalagem….

        E, ao ameaçar de sobretaxa de produtos e suspensão de acordos, Putin mostra a sua verdadeira face de déspota que não aceita uma Ucrânia independente mas sim um mero satélite de Moscou mostrando também que o governo Ucraniano não usa de inteligência mas sim mostra a sua completa e inequívoca submissão.

      • “E aquele que disse, que caso a Ucrânia entrasse em acordo com a UE, esta veria todos os seus acordos tecnológicos suspensos com a Rússia, bem como produtos sobre-taxados, chama-se Vladimir Putin.”

        É, como eu disse a Rússia não passa de uma ex-potência corrupta e chantagista. Em nada é melhor do que os americanos.

      • A Potência corrupta e chantagista compra da Ucrânia…
        A UE, não.

        Portugal, Grécia, Espanha e agora Hungria e Romênia conhecem bem o nível mafioso do humor da UE.

        Você, como sempre, não sabe de nada Deagol.

      • “Eu dialogo com pessoas em outros países, sabia?”

        É mesmo?
        Só você tem essa capacidade, realmente admirável. Com certeza sabe muito bem o que é melhor para o povo Ucraniano.

      • “A Europa Unida pode substituir a Rússia como fornecedora de energia?”

        E a Rússia pode substituir a UE e os EUA como alguns de seus maiores importadores? Você sonha que a China pode absorver toda a produção russa?

        “idiota e descerebrado” são aqueles que não respeitam a democracia e a vontade do povo apenas para defender uma ideologia que nem existe mais.
        Isso sim é falta de cérebro!

      • Eu acho que você não sabe o mundo que vive:
        A UE é importadora de energia. Só isso explica tudo.

        A Ucrânia depende da Rússia como fornecedora de energia, e como mercado para os seus produtos.

        Se você não sabe disso, então é como os idiotas descerebrados que saem às ruas.

      • A Ucrânia nobre Ilya é um país de economia diversificada. Além de forte setor agrícola possui indústrias de ponta como é o caso da Antonov. Portanto, merece buscar o seu lugar no mundo, e não permanecer como eterno satélite lacaio de Moscou.No presente caso, ao que tudo indica o déspota Putin chantageou o indigno presidente ameaçando interromper o fornecimento de gás.

        E quanto ao povo, que medo ele desperta né? Mas por que esse medo, tanto lá quanto aqui, afinal quem não deve não teme…

      • KKKKKKKKKKKKKKK

        olha ai .. quem esta falando em lacaio

        hauahuahuahuahauhauhauha

        chega a ser inacreditavel tamanha desfacatez

      • A Europa Unida pode fornecer energia para Ucrânia, substituindo a Rússia?
        Não. Ela é também é importadora.

        A Europa Unida pode absorver a produção tecnológica da Ucrânia?
        Não, além de não ter interesse algum, pretende arrasar de vez empurrando a sua própria produção, movida pelo desespero causado pela crise social e econômica que atravessa.

        Daí você me vem com essa história de que a Ucrânia merece o seu lugar no mundo, e longe da influência de Moscou. Piada. É Moscou e Pequim que permite à Ucrânia manter ainda que as duras penas produção industrial e tecnológica…

        Assinar o acordo com a EU seria um abraço de morte, e o governo ucraniano percebeu a arapuca… Os idiotas descerebrados, não perceberam…
        Lá, como cá.

      • “Assinar o acordo com a EU seria um abraço de morte, e o governo ucraniano percebeu a arapuca… Os idiotas descerebrados, não perceberam…
        Lá, como cá.”

        Apenas pq a Rússia é uma péssima perdedora e precisa partir para o jogo sujo e chantagem para garantir a pouca influência que tem.

        Somente fanáticos pseudointelectuais como você para defender essas coisas.

        Não se preocupe Ilya, se a Ucrânia se alinhar com a EU os russos darão um jeito de eliminar seu presidente. É assim que eles jogam.

      • Eu tenho informação, você tem a penas uma retórica vazia, portanto, és descerebrado, tal como os idiotas que saem as ruas…

        Lá, como cá.

  1. Nem a Ucrânia aceita ficar de fora do mercado da UE. Lamentavelmente para o governo esquerdopata e míope o que importa é a permanência no poder e não consegue colocar o país a frente de seus interesses (http://www.planobrazil.com/brasil-pode-ficar-isolado-com-acordo-entre-eua-e-ue/).

    Mas observando apenas a questão nacional, como ficariam os acordos bilaterais se o atual governo ucraniano cair? Será que tínhamos informação tratando o atual cenário político com este parceiro tecnológico?

    • não é bem assim não, cicero

      não estamos falando aqui da conspiração de Catilina…..

      MAIS DA METADE DA UCRANIA É A FAVOR DA RUSSIA…

      O Pais esta dividido… e entrar na UE geraria um raxa serio demais no país… ademais, esta bem claro que a Ucrania esta sendo apenas usada pela UE e pelos EUA pra isolar a Russia e deixar a OTAN bem mais perto das suas fronteiras

      Além disso, historicamente, a Ucrania sempre foi sim parte da Russia

      a Ucrania esta mais pra provincia do que para um país !!!

      • “ademais, esta bem claro que a Ucrania esta sendo apenas usada pela UE e pelos EUA pra isolar a Russia e deixar a OTAN bem mais perto das suas fronteiras”

        Aonde está claro isso?

        A rússia perdeu, ninguém mais quer ser aliado deles, apenas países rebeldes rejeitados pela comunidade internacional.

    • A Ucrânia correu do mercado da UE, visto que percebeu que não colocaria os seus produtos, e perderia o mercado que lhe compra, que é o Russo.

      A Rússia fornece energia à Ucrânia, e junto com a China, é capaz de financiá-la. A UE ofereceu como ajuda à Ucrânia, 600 milhões de Euros… Na forma de empréstimo.
      Ah que lindo!
      Receberam um sonoro não, de que sabe das coisas.

      Agora, os europeus, ficam a financiar a oposição na Ucrânia, e a promover a baderna…

      Mas, por aqui, alguns ficam a berra “esquerdopatia”…
      Deveriam se informar primeiro.

  2. Cicero
    4 de dezembro de 2013 at 9:31

    Nem a Ucrânia aceita ficar de fora do mercado da UE. Lamentavelmente para o governo esquerdopata e míope o que importa é a permanência no poder e não consegue colocar o país a frente de seus interesses (http://www.planobrazil.com/brasil-pode-ficar-isolado-com-acordo-entre-eua-e-ue/).

    Mas observando apenas a questão nacional, como ficariam os acordos bilaterais se o atual governo ucraniano cair? Será que tínhamos informação tratando o atual cenário político com este parceiro tecnológico?=== A Ucrânia sempre esteve atrelada ao Russo por + de 300 anos…logo, gás custa caro e mt outras coisinhas…Sds.

  3. Um bando de idiotas nas ruas da Ucrânia…
    A UE fala muito, promete, mas não cumpre… O governo ucraniano sabe e conhece muito bem a ladainha da Europa Unida…
    É a Rússia que compra da Ucrânia, de alimentos a produtos industrializados, inclusive mantém de pé a Antonov e os empregos especializados desta… E tudo isto sem falar do gás…
    Ora, ora, no momento que a Rússia diz claramente que irá restringir importações da Ucrânia se esta assinar um protocolo comercial/aduaneiro com a UE, e sabedores que a UE não irá substituir as compras russas, nem supri-la com energia, a Ucrânia tomou a única decisão sensata.
    Aqueles que saem na rua por toda a Ucrânia são os imbecis de sempre. Tivemos a nossa cota de descerebrados em julho…

    • Pois é.. e quem compraria as quinquilharias da Ucrania?

      Portugal ?
      Espanha ?
      França?
      Grécia ?
      Inglaterra ?

      A Alemanha não ajuda nem os membros fundadores da UE.. quanto mais os ucranianos…

      Resumindo: o unico interesse da UE na Ucrania é cercar e isolar a Russia.. fora isso, a Ucrania não tem nada de atrativo

      • Só um ignorante semianalfabeto como você para dizer que a Ucrânia é um país sem atrativo algum…mas todo mundo aqui já se acostumou com suas asneiras e não as leva a sério, só o bicheirento pé de poodle…rs!

      • “o unico interesse da UE na Ucrania é cercar e isolar a Russia.. ”

        A UE recebeu a rússia como amiga depois do fim do socialismo inclusive com ajuda financeira dos americanos. Esse seu comentário só mostra como vocês não entendem nada de geopolítica.

        Se diz engenheiro mas se expressa como uma criança de 10 anos.

    • Bá, ILya.

      Você ainda não acordou da fantasia.
      A Rússia não segue mais seus ideais, hoje é um país extremamente capitalista, corrupto e com uma das piores distribuições de renda do mundo.
      Não sei pq você apoia essas ameaças russas, a Ucrânia tem muito mais a ganhar se unindo com a EU do que com os russos.

      Imbecis são aqueles que opoiam a chantagem russa, pois não enxergam que a Ucrânia é um país livre que deve escolher o que seu povo deseja.
      Se fossem os americanos fazendo chantagem seu discurso seria bastante diferente.

      Pô cara, acorde do mundo mundo da fantasia e deixe de ser puxa saco!

      • “Se fossem os americanos fazendo chantagem”

        .

        mas a vida deles foi fazer isso..

        quando não chantageiam, invadem e pilham para si

        o Pobre México que o diga

        .
        Ademais, e aquele velho jargão trilogiense de que os paises não tem amigos, mas interesse ?

      • Quem está vivendo um mundo de fantasia é você, Deagol, que nada sabe de geopolítica e não conhece o que se passa no mundo…

        Eu morro de rir de alguém que diz, com certeza nascida sabe-se lá onde, que a Ucrânia tem mais a ganhar com a UE do que com a Rússia…

        A Ucrânia depende do gás russo!
        Fui claro, agora?
        Fui claro o suficiente, parvo?

        Qual é o maior produto tecnológico da indústria ucraniana?
        Eu respondo: An-70.

        A UE possui no A-400M o rival deste avião, e governo algum da UE irá adquirir o produto da Antonov em detrimento do exemplar da Airbus; entendeu agora, infeliz, ou vou ter que desenhar?

        Exportar commodities agrícolas para UE é um estorvo conhecido, posto que o mercado europeu é o mais fechado e subsidiado do mundo. Isso é um fato conhecido por todos, menos pelos idiotas, é claro…
        Irá a UE deixar de lado os seu subsídios para adquirir as commodities agrícolas ucranianas?
        Faça-me rir!
        China e Rússia são os mercados de destino da produção agro-industrial ucraniana..

        Então, aqui vem um parvo, que nada sabe, e me chama de puxa-saco… Piada.
        Como é que uma pessoa, que não sabe nada de geopolítica quer opinar sobre algo que não sabe, da qual não dispõe de informações, e ´pior, ainda quer agredir aquele que se dispõe a informar?

        Parvos agem dessa forma, como sabemos…

      • Deagol… Você não sabe nada e diz aos outros para acordar do mundo de fantasia…
        Piada, a Alice aqui, meu caro, é você.

        Faz dez anos que a Ucrânia tenta contrabalançar com a Europa Unida, a influência econômica da Rússia, e não consegue. Na verdade, a nação que começou neste dez anos a importar de forma crescente dos ucranianos é a China…
        Aliás, os ucranianos vêem o Brasil com melhor perspectiva do que a Europa Unida…

        Quem adquire os produtos ucranianos é a Rússia, sejam eles agro-industriais, ou manufaturados. E a energia consumida na Ucrânia provém da Russia.

        A UE não tem como substituir a Rússia como consumidora e fornecedora de energia. Ela não vai importar excedentes agro-industriais da Ucrânia em desfavor dos seus pesadíssimos subsidiados produtores agrícolas…

        E a Rússia, e a China, são os destinos daquilo que ainda resta na Ucrânia em termos de produção com valor tecnológico agregado…

        Portanto, antes de querer taxar alguém de fantasioso e puxa-saco, aprenda algo do mundo, para não passar vergonha, tal como acontece agora.

        Aprenda.

      • Ilya, já vi você escrever tantas bobagens anti-americanas. Que repito a afirmação: você é uma piada e um puxa-saco dos russos corruptos e chantagistas.

        A Rússia poderia muito bem continuar negociando com a Ucrânia mesmo com ela fazendo parte da EU, essa chatagem só serve par mostrar que tipo de aliado os russos são.

        Mas a opinião de alguém que defende os massacres de stalin e afirma que a NASA nada mais é do que uma coletânea de falhas e erros só releva seu patético fanatismo mentiroso.

  4. Só na cabecinha oca dos trilogienses é que a Ucrania é grande coisa…

    Surgiu um boato na Trilogia de que a Russia depense da tecnologia ucraniana… e isso tomou ares de verdade

    E o pior, é que essas Patacuadas vem de quem nunca abriu um livro de quimica analitica ou nunca ouviu falar, por exemplo, de Markovnikov ou Mendeleev…

    É extremamente deprimente quando a gente ve pessoas querendo dissertar sobre assuntos que, claramente, não são da sua alçada…

    .
    No mais, eu sinceramente não consigo entender a vontade da Europa de ter a Ucrania na UE…. a Ucrania é uma Economia fraca e sem expressividade nenhuma… é totalmente dependente da Russia…

    A Ucrania é uma Argentina na Europa… só tem soberba

    • Você fala de um livro de química analítica ou dos autores acima mas aqui todos sabemos que você não os leu. Aliás, a gente sabe que você sequer sabe de onde vem e para onde vai. Foi alguém do partido que te passou isso….

      Entretanto, todos aqui sabemos que esse “Rafa positron intelectual” é uma farsa, até porque falar que você teria uma réstia de verniz intelectual é uma tremenda contradição. De igual forma, o sedizente Rafa Positron engenheiro mecânico também é farsesco.

      Falando da Ucrânia, ao afirmar que a mesma seria a Argentina européia o trombadinha mostra de forma inequívoca seu caráter farsesco e a sua verdadeira face de indigente intelectual. Como todos sabemos a Ucrânia é um país de economia diversificada. Possui um setor agrícola forte onde se destaca a produçao de trigo e de outros cereais. Na indústria destaca-se a metalúrgia, a de máquinas, a aeronáutica e também a indústria naval, que nos tempos da antiga URSS era responsável pelos grandes navios de superfície da Marinha. Outrossim, eles também possuem bons trabalhos na indústria aerospacial.

      Historicamente, contudo, a Ucrânia sofreu forte ingerência russa a ponto dos deslocamentos forçados durante o Stalinismo terem provocado a presença de 20% de russos na população total da Ucrânia.

      Diante disso, se o atual mandatário tivesse um mínimo de altivez e tivesse de fato um projeto de Estado para o seu país, teria levado a cabo o acordo com a UE, que poderia ser o primeiro passo para novos dias para a Ucrânia como país independente e orgulhoso. Entretanto, ele preferiu enveredar pelo caminho fácil de aceitar a submissão a Moscou. Optou pela infâmia de ser mais um vassalo do déspota Putin quando poderia passar a história como um Estadista, um libertador…..

      Entendeu ou quer que eu desenhe Rafrutinha?

      • Tireless você se morde pelo fato dos cafajestes ocidentais terem perdido mais uma.

        A Ucrânia depende da Rússia e a UE não tem como substituir a Rússia. Ponto.
        Quer que eu desenhe?

      • Cara, vc fala fala fala o que te pagam pra falar, mas nao convence

        Ja li de peter aktkins, bredy, kotz outros que vc nem sabe que existe

        Agora, se vc term inveja de mim pela minha formação e fica querendo me diminuir nas suas perseguicoes patrulhescas nao posso fazer nada

        Fazer oq?

        Alguns nascem pra brilhar, outros nascem pra ficar na sombra

        .

      • Sério que você já leu tudo isso Rafrutinha? Como se nemao menos ler você sabe?

        E quanto ao seu brilho ou não duvido…você coberto de lantejoulas fazendo show de transformistas deve ser uma piada! o Gala Gay te espera!

      • Se vc fosse desenhar as idiotices que vc fala, vc teria que fazer uma XIFORIMPULA igual a do Chaves

        Eu duvido muito que vc saiba ao menos o que é um pêndulo de torção, quanto mais entender de industria espacial….

        .

        No mais, cada vez que vc me ataca, eu me sinto mais feliz….

        Ser alvo de ódio de uma masturbação desperdiçada como vc so me engrandece

        .

    • A Ucrânia é a Argentina do leste europeu…
      Da Europa Ocidental, é a Espanha…
      Rsrs.

      Realmente, argumentar que a Rússia depende em termos tecnológicos da Ucrânia é passar vergonha. é demonstrar que nada sabe…

      Lá, como cá…

  5. Outra coisa: a partir do momento em que eu Vejo John Karry dando pitacos, isso pra mim tira qualquer legitimidade do movimento

    qualquer coisa onde os EUA metam o dedo apodrece e perde os contornos sinceros..

    esta mais para conspiração implantada mesmo

  6. Uzamerikanu mascadores de chicletes ja estão la dando pitaco agora é que eu duvido a Ucrania ceder a eles e tomar uma patada bem dada do grande Urso.

    • “tomar uma patada bem dada do grande Urso.”

      Qual grande urso?
      Saiam do mundo mundo da fantasia, a Rússia não é mais superpotência.

      Só vocês mesmo para apoiar a chantagem russa, que nada mais prova que o governo russo além de corrupto é chantagista.
      E ainda tem trouxas sonham com esses caras como nossos aliados.

  7. “Eu acho que você não sabe o mundo que vive:
    A UE é importadora de energia. Só isso explica tudo.”

    ILYA,

    NINGUÉM ESTÁ QUESTIONANDO A IMPORTÃNCIA RUSSA COMO FORNECEDORÁ DE ENERGIA PARA EUROPA E UCRÂNIA!!!!!!!!!!

    O que eu estou criticando é a chantagem russa contra um de seus poucos aliados.

    PQ a Rússia não pode continuar negociando pacificamente com a Ucrânia assim como faz com a Alemaha ou França?

    Do que os russos têm medo, para tentar obrigar os Ucrânianos a não fecharem acordo com a UE?

    Acho que esse é o tipo de atitude que só prejudica a imagem russa na Europa e em todo mundo ocidental, pois os outros países estão vendo que o governo russo não é confiável.

    Talvez os Europeus percebam que desistir das usinas nucleares para depender das fontes russas seja um erro com graves consequências para o futuro.

    O acordo com a EU não impede que russos e ucrânianos continuem aliados, certamente a Rússia tem medo de alguma coisa.

    Qual o motivo ou justificativa para toda essa pressão e chantagem?
    Pq não respeitam a independência de outro país livre e democrático?

    • É preciso ser burro, ou insidioso, para não entender a posição da Rússia em se opor a UE.

      Eu não tenho tempo a perder com parvos, muito menos com quem age de má fé.

      • Desculpe mas aqui você está se comportando como um parvo (não que seja um). Admita, o recrudescimento da insatisfação do povo ucraniano com a intromissão russa simplesmente acaba com os seus argumentos. Até porque é difícil defender um país governado por um déspota.

  8. E quem não respeita nada e ninguém são os EUA, e os seus lacaios europeus, do clube da morte da OTAN.

    Matam, invadem, chantageiam, roubam, pilham, escravizam e manipulam.

    • E a Rússia, com seu déspota à frente, corrompe, manipula, chantageia e também mata! Conviva com isso meu amigo!

Comentários não permitidos.