Amorim e os EUA

http://i1.r7.com/data/files/2C92/94A4/2724/26B9/0127/253C/F53A/4CC8/BRASILhillaryamorim-hg-20100203.jpg

Sugestão: WI

Aos olhos do serviço diplomático dos Estados Unidos, em especial durante a era Bush, a posição independente do Ministério das Relações Exteriores, capitaneado por Celso Amorim, hoje ministro da Defesa, parecia uma constante provocação. Nos telegramas vazados pelo WikiLeaks, o MRE é acusado de dificultar as relações bilaterais por suas “inclinações antiamericanas”, definidas por um ministro “nacionalista” e um secretário-geral “antiamericano virulento” (Samuel Pinheiro Guimarães), e secundado por um “acadêmico esquerdista” (Marco Aurélio Garcia), conselheiro de política externa do presidente Lula.

“Manter a relação político-militar com o Brasil requer atenção permanente e, talvez, mais esforço do que qualquer outra relação bilateral no hemisfério”, desabafava o embaixador John Danilovich, em novembro de 2004.

Foi ele que, numa reunião em março de 2005, tentou convencer Amorim da ameaça “cada vez maior” que a Venezuela representava à região. A resposta “clara” e “seca” do chanceler desapontou o americano: “Nós não vemos Chávez como uma ameaça. Não queremos fazer nada que prejudique nossa relação com ele”. E cortou o assunto.

O sucessor de Danilovich, Clifford Sobel, teve mais sorte. O ex-ministro da Defesa Nelson Jobim era interlocutor contumaz do embaixador, a ponto de confidenciar sua irritação com o MRE, em especial com Pinheiro Guimarães. Tornou-se peça vital em uma estratégia diplomática americana que explorava a divisão dentro do governo em proveito próprio, como revelam os telegramas.

Em fevereiro de 2009, já com Obama na Presidência dos Estados Unidos, Sobel enviou uma série de três informes, sugerindo formas de contornar o triunvirato “esquerdista” da política externa brasileira. O jeito, afirma, seria fazer aliança com o setor privado, que tem “habilidade para conseguir aprovar iniciativas junto ao governo” e tentar uma aproximação direta com Lula e outros ministros que poderiam defender a causa americana.

Uma “estratégia testada”, afirma Sobel, citando entre outros exemplos o caso da transferência para o Brasil dos 30 agentes da DEA, a agência americana de combate às drogas, expulsos da Bolívia por Evo Morales no fim de 2008. “Apesar da recusa do MRE de conceder vistos aos agentes, conseguimos realizar a transferência com a ajuda da Polícia Federal, da Presidência da República e de nossas excelentes relações com o ministro da Justiça (Tarso Genro)”, gaba-se.

O segundo telegrama foca os minguados recursos humanos e financeiros do Itamaraty, apresentando-os como oportunidade para os Estados Unidos. Muitos cargos diplomáticos estavam sendo preenchidos por “trainees e terceiros-secretários” por falta de pessoal para as novas embaixadas brasileiras, observa o embaixador americano, acrescentando que seria “crucial influenciar essa nova geração”.

“Os franceses instituíram um programa de intercâmbio diplomático com o Itamaraty em 2008, semelhante ao nosso Transatlantic Diplomatic Fellowship, e agora têm um diplomata trabalhando no Departamento Europeu do Itamaraty. Uma proposta similar seria válida para conseguir um posto que nos permita observar de dentro esse ministério-chave e mostrar como os Estados Unidos executam sua política externa”, sugere.

No terceiro telegrama, Sobel afirma que, embora o MRE continuasse a ser o líder incontestável da política externa brasileira, o crescimento internacional tendia a erodir seu controle. Apesar da falta de hábito das instituições brasileiras em lidar diretamente com governos estrangeiros, alguns ministérios como o do Meio Ambiente e, principalmente, o da Defesa estabeleceram relações diretas com a embaixada norte-americana em Brasília, relata.

Um telegrama enviado em 31 de março de 2009, depois da visita do presidente Obama ao Brasil, dá um exemplo prático da eficiência dessa estratégia. Pedindo sigilo absoluto de fonte, o embaixador conta que Jobim pretendia contribuir com o combate ao narcotráfico na região, possivelmente através do Conselho de Defesa Sul-Americano (CDS) criado pela União Sul-Americana de Nações (Unasul). “Ele disse que o CDS poderia ser o canal perfeito para conseguir o engajamento dos militares dos outros países sem passar pelo MRE”, escreve, acrescentando que o então ministro da Defesa estaria disposto a envolver os militares no combate ao tráfico nas fronteiras brasileiras. “O plano de Jobim sinaliza um grande passo, uma vez que o assunto é altamente sensível internamente, no governo, e para o público brasileiro”, comenta.

Também durante as tratativas frustradas de compra dos caças, Jobim e os líderes militares agiram longe do Itamaraty, como mostram os cerca de 50 telegramas sobre o tema. Em um deles, Sobel relata a visita da comitiva presidencial à França e comenta, com ironia, as reportagens da imprensa brasileira que afirmam o apoio de Lula, Amorim e Jobim à aquisição dos caças Rafale: “Talvez isso seja mais um marriage blanc do que amour veritable”, diz. E explica: “Nos encontros privados com o embaixador, Jobim minimizou a relação com a França e manifestou um claro desejo de ter acesso à tecnologia americana. O obstáculo é o Ministério das Relações Exteriores”.

Sobel também se reuniu com os comandantes das Forças Armadas para pedir “conselhos” sobre as chances de os caças da Boeing vencerem a concorrência de quase 10 bilhões de reais. Ficou entusiasmado com o resultado: “Os apoiadores mais fortes do Super Hornet (o F-18 americano) são as lideranças militares, em particular o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito”, relata em telegrama de janeiro de 2009.

O embaixador também obteve “uma cópia não oficial” de uma Requisição de Informações da Aeronáutica (passada eletronicamente para Washington), que “permite planejar os próximos passos para os Estados Unidos vencerem a negociação”. Além de garantir que o preço não seria o principal critério da escolha, o documento informa que a Embraer, “principal beneficiária de qualquer transferência de tecnologia”, consideraria “desejável a oportunidade de estabelecer uma parceria com a Boeing”, principalmente se houvesse “a intenção de oferecer uma cooperação adicional na área da aviação comercial”.

À luz dos telegramas do WikiLeaks, o relatório apresentado em janeiro de 2010 pela FAB ao ministro Jobim, colocando a aeronave sueca como melhor opção, exatamente por causa dos custos, traz novas indagações. O Rafale francês foi classificado em terceiro lugar, atrás dos caças americanos, esse sim apontado como o de melhor tecnologia. Mas não era o preço que importava, não é?


Fonte: Carta Capital

50 Comentários

  1. Tem gente que disse que o almoço na França fez o jobim virá francês,têm gente que diz que o JObim ama de paixão a FRança, e que por isso e até fazia o jogo da frança.
    Das duas uma, ou os Estados Unidos na pessoa do seu ex embaixador não tem a mínima idéia do que fala ( o que eu acho pouco provável) ou é a nossa imprensa paga e aparelhada que não sabe de onde tira os seus relatórios e idéias.
    Bem eu fico com as impressões de Sobel, que não desmentiu o Wikileaks ao contrário dos citados.
    COmo vemos a imprensa desinformada deu um tiro no pé, pois conseguiu exatamente o que tentava evitar, ou será que realmente queria evitar????
    Sds
    E.M.PInto

  2. Algo que o Brasil também deveria fazer em todos os outros países em que tem interesses… negar isso ou não fazer não chega a ser ingenuidade e sim burrice.

  3. Mostra claramente a falta de alinhamento entre MRE E MD, esperemos que comecem a falar a mesma lingua, Politica de Estado e Estratégia. Sds

  4. entusiasmado com o resultado: “Os apoiadores mais fortes do Super Hornet (o F-18 americano) são as lideranças militares, em particular o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito”, relata em telegrama de janeiro de 2009.

    ===================================================================
    Se isso for verdade nois APENAS TARIAMOS TROCANDO DE DINOS um bicudo da Epoca mesozoica por um antes do periodo Glacial . que decepicao

  5. A mim Jobim jamais enganou ´pois sempre tive a certesa que ele recebia soldo da CIA e quanto a Saito Jaspion tambem jamais me iludi com ele.Temos uma parcela minoritaria militar e politica pró-Yankee engrossadas por uma forte tendencia midialitica e empresarial que por beneficios e oportunidades tendem a Washington.A pergunta é essa,essas pessoas pensam na sintese da essencia do FX que é capacitação,autosificiencia e propria tecnologia ou seus beneficios são mais importantes que a independencia tecnologica Brasileira?Titia roda o Saito Jaspion.

  6. “e um secretário-geral “antiamericano virulento” (Samuel Pinheiro Guimarães), e secundado por um “acadêmico esquerdista” (Marco Aurélio Garcia), conselheiro de política externa do presidente Lula.”… não se pode chamar esta colocação exatamente de elogio… mas é exata em sua descrição dos arroubos ideologicos que circulam o PODER MANGUAÇA ((R) by 1maluquinho)… o Jobim não tinha outra alternativa senão tentar concretizar a compra loge dos tentaculos nocivos dos pantaleões do Rio Branco… deu no que deu… ou seja, como sempre, neste governo, em nada… é mentira Terta?… saudações…

  7. .
    .
    Ser independente é seguir a ideologia de que o próprio país não precisa seguir nenhum outro em sua estrada… fará ele mesmo a própria estrada!
    .
    E assim o ministério da Defesa estava fora do interesse do MRE, pois este era do “Triunvirato” esquerdista, que tinha objetivos e prioridades diferentes das dos USA, e o Jobim queria mesmo era o Caça Yankee… bem, agora vemos que está tudo nas mãos dos esquerdistas, e que os USA estará fora do páreo, já que o odiado Amorim, que veio do Repugnante MRE, independente demais para os interesses dos USA, foi parar próprio no Ministério da Defesa… a coisa foi bem programada pela Dilma, o ultimo bastião da resistência Pró-USA caiu nas mãos do governo esquerdista!
    .
    E vemos que a imprensa nacional é a maior mentirosa do mundo… pra mim tinha que ser bem regulada a imprensa brasileira, falou e não conseguiu provar dançou… Caluniou e não conseguiu demonstrar, Dançou de novo, e ainda perde o registro se vier provada mentira em má-fé… por que não, a busca pela verdade democrática so tem a ganhar com regras assim!!
    .
    Pra mim melhor um nacionalista dominando do que um entreguista com alinhamento automático aos interesses de uma nação estrangeira… não são de acordo??
    .
    O Brasil não se alinhou com outros países, simplesmente não se alinhou com os USA, o que já demonstra independência, por que ir contra o Chávez se não estamos perdendo nada, os USA sim perderam, mas o Brasil so está ganhando… melhor assim pra nós, os problemas deles são deles, não nossos!!
    .
    Valeu!!

  8. Não defendo nem A nem B, já disse minha opinião sobre o Ex ministro e não me furto de repetí-la pois é a minha opinião, cada um tem a sua.
    Porém , vejo apenas um problema aqui, na tentativa de remover alguém que alegadamente atuava em causa própria (ou dos Franceses, segundo alguns), a mídia e algumas outras vozes, fizeram de tudo para tirá-lo, agindo assim em causa dos seus interesses.
    Ou seja, indo contra os interesses pessoais de alguns, comprometeram os interesses de um país inteiro, isto só por não gostar, achar ou desejar isso e aquilo…
    Espero que Celso Amorim seja um ministro bem melhor, mas sinceramente, não creio que haverá surpresas, nem mesmo do wikeleaks. Portanto, se tamponarem a FAB, a Marinha e o Exército com sucatas e porcarias já será alguma coisa pra se comemorar pois a coisa pode ainda piorar.
    Sds
    E.M.Pinto

  9. Em muitos casos, é melhor um “entreguista” bem equipado do que um “nacionalista” sem nada… o contrario parece pura verborragia…

  10. Vejamos… Será mesmo que Jobim fez tudo isso ou os americanos ACHAM que ele fez? Ou alguém aqui nunca ouviu falar de agente duplo? Além do mais, segundo alguns defendem, o Gripen é mais americano que o F/A-18. De qualquer forma, como os últimos acontecimentos provaram, todos sabemos que Jobim tem a lingua solta, não mede as palavras e o ego não cabe no país. Se falou e propos tudo o que dizem que propos e disse, não duvido… Ele odeia mortalmente o Amorim, é metido a tudo posso, não sabe trabalhar em equipe e só respondia ao Lula (algumas vezes, pelo que soube). FOI um bom ministro enquanto manteve a boca fechada e trabalhou, fora isso… É de transformar qualquer um em religioso… A expressão mais ouvida era “Meu DEUS! Ele NÃO disse isso, disse?”.

  11. A prioridade do Brasil hoje, é acabar com a corrupção e impunidade no meio político. Depois vamos pensar em equipar as Forças Armadas.
    Viram a Dilma recebendo orientação do Lula, para abafar a corrupção do PMDB no Ministério do Turismo ? Eu não aceito isso,em hipótese alguma. Dilma merecia o Impeachment. Seria melhor termos um Hugo Chávez no país, pois a política brasileira está na latrina.

  12. Quanto mais anti-americano Amorim for melhor,
    Que ele estrague todos os planos que os americanos tem em nossa região,
    Até hoje os americanos não nos deram nada de bom, só rasteiras uma após a outra.

  13. E.M.PINTO meu nobre eu nem me preocuparia se Jobim fazia lobby para esse ou aquele vetor pois dentro de governo e tambem na iniciativa privada isso é prache em comercio embora não sendo o imparcial a uma licitação mas é inadimicivel que uma pessoa faça parte do quadro de governo e repasse a extrangeiros informações sobre companheiros de governo e sobre o sistema,isso é traição e não so traição ao governo mas ao Brasil.Fora varios indicios de que o X9 ingeria e induzia na politica e justiça deste pais a uns 30 anos.Não so por ter a lingua solta mas tambem por nutrir vontade de ser Rei Jobim transformou-se na figura mais PEÇONHENTA desta Republica e assim como Americanos taxam a todos que destoam do sistema deles de Potenciais Terroristas Jobim a meu ver é UM PONTENCIAL GOLPISTA.Carater,sigilo e discrição é a alma em assuntos de Estado.Traz umas fotos bonitas e videos do T-50 o desejado de nossos Bravos e Audazes pilotos ..Abraços……….BLUE EYES meu nobre que vantagem teriamos sendo entreguistas e quintal Yankee?Eramos entregistas e quintal Yankee e não eramos bem armados ou seja so nos vendiam suas sucatas.Os unicos paises no mundo que tem restrições de adiquirirem qualquer armamentos são Venezuela,Irã e Coreia do Norte.Os demais paises uns adiquirem armamentos e tecnologias dos outros.So aqui no Brasil que ainda existe uma mentalidade atrofiada que dizem e que acham que se adiquirirmos tecnologia e armamentos Russos venderemos nossas almas ao Capeta e seremos POTENCIAIS SUBVERSIVOS COMUNISTAS.A Sindrome do Viralatismo é reconhecer alguem como o dono do canil,não latir quando ele dorme e fazer xixi so no arbusto do fundo do quintal e abanar o rabo alegresinho com uma unica porção parca de ração de baixa qualidade.Uma Nação independente e soberana se faz com um povo corajoso e dono de suas proprias vontades e idealizador de seu proprio destino.Na comunidade de nações so se agrada quando se sede o que o outro deseja…AOS BRASILEIROS O QUE É DOS BRASILEIROS E AS RATAZANAS CHUMBINHO rsrs

  14. BRAZ Jobim era agente duplo,triplo,quadruplo e sei la mais o que.O cara é Polivalente,joga em todas as posições.Abana o rabinho para quem estiver em evidencia achando que assim sempre sobrara espaço para ele.Assim como eu penso que repassar informações de governo e de Estado a extrangeiros como tambem roubar dinheiro publico deveria ser considerado ato de alta traição com pena de fuzilamento.Desta forma não teriamos tantos entreguistas,vendidos e ladrões entre nós.

  15. FRANCOORP meu amigo não é so a imprensa nacional não e sim toda a imprensa continental GDA uma unica fonte que filtra,manipula e repassa e ai entra em cena as PIGadas locais retocando e induzindo.

  16. Falta de isenção é notoria. que pessoas essas que parecem que estão a negociar para o seu quintal. Não sao dignos de estar à frente de uma Nação

  17. Ao que parece cada um terá mil motivos para dizer sim ou não para um avião + tecnologia de um ou outro, ocorre que o tempo está passando rápido neste processo, e teremos que correr o risco, não podemos deixar o Brasil refém de opinião pessoal ou doutrina, isso interessa a alguém menos ao Brasil.

  18. “E vemos que a imprensa nacional é a maior mentirosa do mundo… pra mim tinha que ser bem regulada a imprensa brasileira, falou e não conseguiu provar dançou… Caluniou e não conseguiu demonstrar, Dançou de novo, e ainda perde o registro se vier provada mentira em má-fé… por que não, a busca pela verdade democrática so tem a ganhar com regras assim!!”
    .
    E você meu caro não desiste de defender a mordaça aos meios de comunicação no Brasil, bem ao gosto do partido governista e dos esquerdopatas de plantão, que apenas admitem a sua sua verdade a ser difundida por uma imprensa aparelhada, amestrada e submissa…..e já que falamos em verdade democrática, seria ela pérolas do tipo “o mensalão não existiu, foi uma armação da mídia”…..
    .

  19. Falou e disse Francoorp, espero q o BRASIL agr compre uns caças de qlq país, serve até os J10B da China, + ñ podemos ficar sem um vetor à altura do n país. E temos sim q manter relações pura/ comerciais com os iankSS, eles lá e nós aki,militar nunca. Sds.

  20. Disso tudo o que se tira é que a ABIN, que deveria monitorar a ação dos interesses dos paises estrangeiros no Brasil está dormindo de touca!Esse tipo de ação tem que ser monitorado pelo governo, pois precisamos saber o que eles querem e porquê querem!Isso só demonstra o gigantismo do paquiderme Estado brasileirio que é dividido em facções de interesses, e pelo visto, eles não tão nem aí pra nação, pro povo, querem destilar Poder e é tudo que importa!lamentável!

  21. Com as recentes declarações do Jobin no Roda Viva, onde ele afirmou que teria que reabrir o processo depois do Dia do Rafale em 07/09/2009, e mais esses dados, podemos entender que o Jobin era um agente duplo 🙂

    Nos holofotes pró-França, e nos bastidores pró-EUA. hahahahahahah!!!!

    E Amorim já tem uma boa reputação por esses vazamentos. Mas cabe lembrar ao Celso Amorim, que o titular do MRE agora é o Patriota. Na sua missão atual, sua briga é com o titular da Fazenda e do Planejamento de um lado, e com o Congresso do outro. Esses são são os fronts onde os embates do MD tem que acontecer.

    []’s

  22. Fica claro que o general Heleno está errado, não é a esquerda petista e o Celso Amorim que querem transformar o Exército numa Polícia, mas os americanos.
    São os americanos que o general Heleno NUNCA CRITICA, quem estão tentando enfraquecer as Forças Armadas brasileiras.
    .
    Digo mais uma vez: militar não é sinónimo de nacionalista.
    .
    Devemos analisar as posições dos nossos militares em forma pragmática, aquele que se omita de criticar os americanos não passa de alguém que ficou na época da guerra fria, um subserviente dos americanos.
    .
    Militar não é sinónimo de nacionalista, ainda tem muito general pro-yankee e parece que brigadeiros também.
    .
    Eu torço pelas Forças Armadas, mas que sejam nacionalistas que se correspondam com com a ambição do país ser uma das principais potências mundiais.
    .
    Vamos ler mais uma vez a palavra de um nacionalista colaborador deste blog:

    É intenção dos EUA e aliados que as FAs da América do Sul deixem a defesa externa em suas mãos, voltando-se para as novas ameaças e liberando-os para a concretização de interesses prioritários.
    Quem nos protegeria dos novos protetores?

    A transformação do País numa das cinco maiores potências militares, num lapso de duas décadas, deve ser política de Estado, pois antes desse horizonte temporal seremos um dos cinco maiores PIBs do planeta.
    Alcançado esse patamar, a única ameaça militar à segurança do território e à exploração soberana do patrimônio, interesses inegociáveis do País, viria de conflitos com os EUA, isolados ou coligados a outras potências.

    Coronel Paulo Ricardo Rocha Paiva

  23. “E vemos que a imprensa nacional é a maior mentirosa do mundo… pra mim tinha que ser bem regulada a imprensa brasileira, falou e não conseguiu provar dançou… Caluniou e não conseguiu demonstrar, Dançou de novo, e ainda perde o registro se vier provada mentira em má-fé… por que não, a busca pela verdade democrática so tem a ganhar com regras assim!!”
    .
    Quem deve exercer o papel repressivo de coibir eventuais abusos na liberdade de informar e de imprensa, como em qualquer país democrático que se preza, é o judiciário. No caso específico do Brasil o Poder Judiciário não tem se esquivado de apreciar eventuais abusos. Ironicamente, quem tem tido maiores problemas no judiciário é justamente o maior expoente da mídia aparelhada atual, o bo-blogueiro da corte:
    .
    BO-BLOGUEIRO DA CORTE PROCESSADO
    Paulo Henrique Amorim responde ação penal por racismo

    A Justiça criminal do Distrito Federal vai decidir em poucos dias se o blogueiro Paulo Henrique Amorim deve ser condenado pelo crime de racismo ou injúria racial contra o jornalista Heraldo Pereira. A acusação é movida pelo Ministério Público. Réu em diversas ações civis e criminais, Amorim está cada vez mais perto da cadeia.
    A Ação Penal que já concluiu pela prática de discriminação corre na 5ª Vara Criminal de Brasília. Segundo o MP do DF, Amorim promoveu uma “campanha” racista e injuriante contra o jornalista da Rede Globo. O juiz Marcio Evangelista Ferreira da Silva recebeu a denúncia e determinou que o blogueiro retirasse os textos e comentários apontados como ofensivos, e negou a absolvição sumária pedida pelo blogueiro. “Analisando os autos, ao contrário do que argumentado pela defesa, vislumbro que há indícios necessários para o início da persecução penal em juízo”, disse o juiz. A audiência de instrução e julgamento foi marcada para o dia 23 de agosto.
    O que será decidido na Ação Penal contra Paulo Henrique Amorim, afirma o juiz, é se nos textos publicados no blog houve “a prática, incitação, indução de preconceito, bem como apreciação negativa com conotação preconceituosa”. Para depor sobre o tipo de jornalismo praticado por Amorim a Justiça convocou o diretor da TV Globo, Ali Kamel; o jornalista Reinaldo Azevedo; e o ministro do STF, Gilmar Mendes.
    Na decisão preliminar, o juiz apontou como fato incontroverso a prática de ofensas. “Se tais apreciações são crime de racismo ou de injúria racial é questão de mérito que deve ser decidida após regular instrução, pois como dito acima, há indícios da ocorrência dos crimes narrados na peça vestibular”, afirmou Marcio Evangelista.
    .
    MAIS ALGUNS DETALHES
    .
    Em junho do ano passado, a promotora Lais Cerqueira Silva, do MP do Distrito Federal, ofereceu denúncia contra o blogueiro, incluindo trechos de textos publicados no blog Conversa Afiada , em que Paulo Henrique Amorim faz comentários ofensivos ao jornalista e também advogado Heraldo Pereira.
    Em um dos trechos relacionados pelo Ministério Público, o blogueiro diz que “Heraldo Pereira, que faz um bico na Globo, fez uma longa exposição para justificar o seu sucesso. E não conseguiu revelar nenhum atributo para fazer tanto sucesso, além de ser negro e de origem humilde. Heraldo é o negro de alma branca. Ou, a prova de que o livro do Ali Kamel está certo: o Brasil não é racista. Racista é o Ali Kamel”. Ali Kamel, diretor de jornalismo da TV Globo, também processa o blogueiro.
    Em maio, a 18ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro manteve a sentença de primeira instância que condenou Paulo Henrique Amorim a indenizá-lo em R$ 30 mil por danos morais exatamente por tê-lo chamado de racista.
    Para a promotora, a expressão “negro de alma branca”, disfarçada em forma de elogio, revela conteúdo altamente racista. “Sugere que as pessoas de cor branca possuem atributos positivos e bons, ao passo que os negros são associados a valores negativos, ruins, inferiores. É o mesmo que afirmar que os brancos são superiores aos negros e, nesse contexto, um negro de alma branca seria aquele que, embora seja preto, tem a dignidade ou a distinção que seriam próprias das pessoas de cor clara.”
    Ao constatar os comentários publicados no site, a promotora conclui que o blogueiro não apenas foi preconceituoso como incentivou o preconceito, já que a expressão foi reproduzida em várias manifestações.
    A promotora também entendeu que houve ofensa ao jornalista da TV Globo quando Paulo Henrique Amorim respondeu um comentário publicado no site. “Ao afirmar que ‘Pereira se agacha, se ajoelha para entrevistar Ele [ministro Gilmar Mendes] ’, o denunciado está qualificando Heraldo como um serviçal, um subjugado, um subserviente, um bajulador, um “empregado” do ministro Gilmar Mendes, como, aliás, o denunciado já o tem chamado desde o mês de maio de 2009″, diz Lais Cerqueira. Entre as testemunhas arroladas pelo MP está o próprio ministro do Supremo Tribunal Federal, que também processa Paulo Henrique Amorim pelos textos publicados no blog.
    .
    A DEFESA DO BO-BLOGUEIRO
    .
    A defesa do blogueiro tentou convencer o juiz de que não foi praticado nenhum delito apontado pelo Ministério Público. Em uma longa peça de defesa, as advogadas de Paulo Henrique Amorim traçaram o histórico da carreira do jornalista, em que se tentou mostrar sua suposta dedicação para combater o preconceito racial.
    A defesa também argumentou que as críticas ao jornalista Heraldo Pereira foram publicadas em um contexto em que o alvo era a cobertura da empresa para a qual trabalha, a Rede Globo. Segundo a defesa, a expressão “negro de alma branca” deve ser lida no sentido de que Heraldo é um negro bem sucedido que desmente a necessidade de políticas públicas fomentadoras de igualdade racial.
    As advogadas também rechaçam a acusação de que houve crime de injúria. “A leitura do inteiro teor da matéria inquinada de ofensiva revela que o acusado estava criticando, de forma contundente, a postura de subserviência da Rede Globo, ao entrevistar o então presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes: ‘Globo se ajoelha diante de Gilmar’”, escreveu a defesa.
    Além de pedir a absolvição sumária do blogueiro, a defesa requereu a revogação da decisão que determinou a retirada dos textos e comentários do site. “A decisão acerca da licitude ou ilicitude dos escritos é matéria atinente ao próprio mérito da Ação Penal e, portanto, não pode ser aquilatado neste momento inicial da lide, de recebimento ou rejeição da denúncia”, diz.
    O juiz Marcio Evangelista afastou o argumento da defesa de que a decisão que determinou a retirada dos textos da internet representasse censura. “Como visto acima há indícios da ocorrência de crime, sendo perfeitamente legal a tutela cautelar para salvaguardar a honra do ofendido. Seria censura se houvesse uma determinação sem lastro, sem fundamento algum, somente pelo fato de que a manifestação é contrária aos interesses de alguém — o que não é o caso dos autos.”
    .
    A ORIGEM DOS PROBLEMAS JUDICIAIS DO BO-BLOGUEIRO
    .
    Desde que foi deflagrada a polêmica operação satiagraha, da Polícia Federal, o blogueiro deu início a uma espécie de campanha para desqualificar quem, segundo ele, está do lado do “mal”. O delegado Protógenes Queiroz, hoje deputado federal, passou a ser enaltecido junto com o então juiz da 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo e hoje desembargador Fausto De Sanctis. Já o ministro Gilmar Mendes, que apontou a ilegalidade da prisão do banqueiro Daniel Dantas, investigado na operação da PF, passou a ser atacado constantemente pelo blogueiro.
    Segundo os advogados de Dantas, Amorim foi contratado por concorrentes do banqueiro para mover uma campanha pública destinada a eliminar suas chances na disputa pelas teles. Além de Gilmar Mendes, passaram a ser alvo do blogueiro todos os que questionaram a legalidade dos métodos de investigação utilizados na operação. O Superior Tribunal de Justiça, por maioria, anulou as provas obtidas por meio da parceria, considerando-as ilegais.
    O próprio banqueiro ingressou com ação de indenização contra Paulo Henrique Amorim. O blogueiro foi condenado a pagar R$ 200 mil de indenização por danos morais, decisão mantida pela 1ª Câmara Cível do TJ fluminense. Os desembargadores entenderam que Amorim atua com o objetivo tático de apresentar “qualquer decisão que reconheça direitos do Sr. Daniel Dantas como decorrente de favorecimento ilícito, para impor custo de imagem a magistrados que julgaram com isenção”, enquanto decisões contrárias ao banqueiro seriam glorificadas. O principal exemplo dado foi o uso dos apelidos “Gilmar Dantas” e “Daniel Mendes” para insinuar que o banqueiro goza de privilégios com o ministro Gilmar Mendes e com outros ministros do Supremo Tribunal Federal.
    Amorim responde processos movidos também pelos jornalistas Fausto Macedo ( O Estado de S.Paulo ) e Ali Kamel (TV Globo) pelo ex-governador José Serra; pelos empresários Naji Nahas, Sérgio Andrade e Carlos Jereissati; pelo senador Heráclito Fortes, pelos advogados Nélio Machado e Alberto Pavie. Entre ações cíveis e criminais, Amorim diz ser alvo de 37 ações, mas do levantamento não consta o caso que será julgado em agosto em Brasília.
    Não consta também o inquérito que corre no Supremo Tribunal Federal, em que Paulo Henrique Amorim e o empresário Luís Roberto Demarco são arrolados na investigação que apura a prática de corrupção ativa. Nesse contexto, os ex-delegados Protógenes Queiroz e Paulo Lacerda são acusados de corrupção passiva, prevaricação e interceptação telefônica ilegal, no transcurso da “satiagraha”.
    .
    A possibilidade de Paulo Henrique Amorim ser condenado à prisão é muito grande. Se isso ocorrer, ele será o segundo jornalista preso. O primeiro foi o cronista esportivo Jorge Kajuru. Em desfavor de Amorim está o fato de que ele não ofendeu a honra alheia no papel de jornalista, mas como interessado em uma disputa comercial.
    .
    CONCLUSÃO:
    Como todos sabemos, o bo-blogueiro no passado foi um jornalista de respeito chegando a ser, inclusive, correspondente no exterior de uma grande emissora de televisão. Hoje em dia, entretanto, perdeu prestígio a ponto de apresentar programas de amenidades aos domingos em emissoras de bispos. Com o fim de manter-se em evidência passou a histericamente adular o partido no poder. E joga para a torcida: É de sua autoria a malfadada expressão PIG – Partido da Imprensa Golpista, frequentemente usada pelos esquerdopatas para justificar a censura aos meios de comunicação. Mas suas intervenções mais notórias em seu blog estão relacionadas ao ataque injurioso às pessoas das quais não gosta. Fica a esperança de que o judiciário possa cessar com isso.

  24. Pessoal, estamos numa encruzilhada. A situação é grave graças as manipulações.
    Para os corruptos, está muito, muito fácil lavar o dinheiro e principalmente, suas mão.
    Se a Dilma cair, quem assumirá? Os justos e honestos ou serão justamente os próprios corruptos.
    Por favor, parem e pensem. Não permitam que o reino das sombras nos leve para outras décadas de ignorância.
    Eu “vivi”, em minha infância e juventude, o “milagre Brasileiro”. E quando ele “acabou”, foi uma das maiores desilusões de minha vida. Mas hoje, diferentemente, o desenvolvimento é de e nas bases do povo. Se perdermos essa chance… sei lá… talvez, nunca mais.
    Melhor sim, não ter nada e ser livre. Isso é muito melhor que ser escravo, receber migalhas e contentar-se com elas.
    Quem será que está mandando aqui??? A presidente ou as forças do mau??? E se ela cair???
    A quem queremos dar respaldo???
    Pensen nisso.
    Abraços.

  25. Folha
    O governo de Moçambique está oferecendo uma área de 6 milhões de hectares no norte do país para que brasileiros plantem soja, algodão e milho, informa Patrícia Campos Mello. A área, equivalente a quase três Estados de Sergipe, será ofertada em regime de concessão, válida por 50 anos e renovável por mais 50. Os agricultores pagarão pelo uso um imposto anual de R$ 21 por hectare.

  26. So falta um alinhamento do MD com MRE resultar num super ministro, neste caso o dancador de baile diplomatico Celso Amorin; aquele que levou 3 bailes americanos na diplomacia, por ser um comunista enrustido. Fi ele quem deu uma guinada a esquerda nos ultimos anos do Lula e levou ao deboche estrangeiro a casa de Rio Branco; Honduras Iran e Venezuela. Amorin nao conseguiu alinhar o Brasil com a Coreia do Norte nao sei como. Ficou faltando esse alinhamento para completar o Eixo do Mal.
    No caso do MD e MRE o Patriota que se cuide. Vai ter que por pe firme senao o rolo compressor Amorin/Fidel/Chavez/Ahmadinejad/MAG vem ai pra esculhambar o MRE.

  27. Como fico feliz em saber que nossa imprensa deu com os burros n’água, é incrível o desespero americano em não poder domesticar o MRE, quiseram financiar o Itamarati para cooptar os novos diplomatas para a causa yanque, isso é intromissão em assuntos internos do Brasil, sinceramente, cada vez fico mais feliz no voto dado ao PT, são nacionalista ,independentes que tem atitudes pró Brasil, é só olhar a nossa balança comercial com a Venezuela que cresceu muito e já está quase igual a Argentina. Só falta o tiro de misericórdia, caças Rafales para a FAB e o sucesso no lançamento do VLS agora em 2011.Sds.

  28. .
    .
    Valeu pessoal, somente disse a verdade e dei ideias para melhorar a informação no Brasil. Valeu a todos!!
    .
    Blue Eyes:
    .
    Melhor um nacionalista bem equipado, pois o entreguista vai conseguir somente esmola do patrão estrangeiro, como equipamentos usados ou estocados que não foram vendidos pagando um preço até mais alto, pois teria que pagar as despesas do período de armazenamento também…
    .
    Ja o nacionalista bem equipado, quer um país independente, com uma produção local, sem dependência estrangeira, o que pode aumentar os custos, mas a liberdade tem sempre um custo!
    .
    HMS:
    .
    Essa técnica ai de se “desfazer” das boas ideias para melhorar a democracia e a informação, utilizando clichês ou ainda sarcasmo não cola por aqui onde as pessoas pensam… em momento algum coloquei partidos ou disse que escândalos eram armação da mídia, alias foi o senhor que disse isso, o que faz com que no fundo concorde comigo mas não admite… se a mídia fizer jornalismo verdade regulamentar o Brasil e a democracia so tem a ganhar, MAS PERDE QUEM MENTE E NAO PROVA NADA DO QUE DIZ, pois assim a mentira seria punida, talvez seja isso que incomode alguns por ai… esses talvez queiram defender o “Direito de Mentir”, vendo a mentira como uma escolha pessoal de cada um, que não deveria ser calada, pois calando-a se violaria o direito democrático de se dizer o que diz, mesmo que seja uma mentira para pilotar as massas ingenuas… vendo assim até que seria compreensível a posição do elemento, mas que futuro teríamos defendendo a mentira???
    .
    Teremos ainda, com o jornalismo verdade, mais provas de escândalos de corrupção, transformando os escândalos em coisas certas, verdadeiras, e não em coisa de amigos de partidos dentro da mídia, os escândalos atingem todos os partidos em todos os estados e em todos os municípios do Brasil, alguns escândalos são verdadeiros, outros falsos…
    .
    E o Jornalismo verdade seria a primeira linha contra essas pragas do Brasil, a mentira pilotada, a Corrupção e o favoritismo!!! Mas o Jornalismo mentira é o que encobre, desvia a atenção, faz de conta que não existe com a omissão, fazem isso por razões mil difundindo ou protegendo essa praga brasileira da corrupção, do nepotismo, do favoritismo, revelação de segredo de oficio, imposição de vontades da elite econômica… dizendo que somente o “Partido”, o movimento, a empresa do outro é que faz isso tudo que é ruim, escondendo e omitindo o que o próprio ou o amigo faz!
    .
    E nisso vem ainda uma outra ideia, a obrigatoriedade de se levantar os precedentes históricos dos casos que se demonstra hoje, publicando-os junto com a matéria atual, assim pra refrescar a memória e reduzir o nível de parcialidade da reportagem jornalistica.
    .
    Com regras para obrigar a imprensa a falar somente a verdade dentro do que pode provar, os escândalos de corrupção teriam ainda mais credibilidade e o povo veria sem duvida a verdade dos fatos e não fofoca pilotada por editor de jornal amigo de Juiz ou de politico por ai… e os políticos ficariam sem formas de escapar ou negar os escândalos, sem possibilidade de contrastar a verdade, sendo que EXISTIRIAM PROVAS do que a imprensa diz, os políticos seriam os primeiros a não querer uma lei assim!!
    .
    O Mensalão existiu sim, e fez bem a imprensa em mostrar, com DOCUMENTOS, isso é fazer jornalismo verdade, e fazendo leis que impõe o jornalismo verdade o Brasil so tem a ganhar, nada de amordaçar não, somente punir quem mente e calunia!!
    .
    Ja que coloca o partidarismo, peço desculpas ao Blog por citar nomes e nomenclaturas partidárias, mas é somente para exemplificar a ideia dizendo que todos fazem coisas erradas….. Mensalão por mensalão todos os lados recebem, isso é que tem que ser combatido com o jornalismo verdade, e não com a mentira, pilotagem e omissão na imprensa, veja os exemplos: tem o mensalão do DEM também com o Aruda sendo seu simbolo, que recebeu $$$ até pra comprar panetone, TODAS AS MÍDIAS DE MASSA COBRIRAM O CASO, que eu me recorde, e o Mensalão do metro de SP que o PSDB recebeu ainda mais $$$ do que o mensalão do PT, mas o caso do Mensalão do PSDB foi mostrado em nível de explicação somente pela rede Record, a Globo e a Veja fizeram de conta que não existia, ou fosse coisa minima sendo pouco divulgada, tanto que muitos nem conhecem o caso se você perguntar, mas os dos outros é muito divulgada ao ponto de se ter até metade de um telejornal da Globo ou paginas e capa da Veja… viu, todos os partidos estão dentro, esse tipo de pilotagem da imprensa é que tem que ser regularizada, a Omissão dos Fatos também deveria ser punida!!
    .
    No mais acho que ja fui muito claro, não se trata de amordaçar a imprensa, mas sim quem não tem provas das afirmações que faz, quem está do lado da verdade tem como demonstra-la, e nunca seria calado segundo essas ideias que coloco aqui para os colegas de fórum!!!
    .
    E ja que ideia traz ideia, pensei em mais uma agora, o problema da pilotagem nos quadros “Opinião”, pra evitar isso deveria ser obrigatório o contraditório de opiniões, por exemplo: Qualquer opinião sobre um tema que fosse publicado na mídia, mesmo que sendo jornal ou revista, deveria ter um minimo de 4 versões diferentes, 2 delas contrastantes, uma oficial do estado ou da pessoa envolvida diretamente no tema, uma contraria à versão oficial, e outra a favor, e em caso de questões técnicas, como cronica policial ou processo legislativo, uma outra versão sobre resolução e modificação das leis, com um jurista técnico reconhecido explicando os meandros das legislações e processos legislativos, em outros casos técnicos seriam obrigatórios os cientistas, engenheiros, etc….. Mais uma ideia que nasce aqui das discussões do Plano Brasil, pra isso servem os debates de posições e ideias… e ter ideias claras e praticas assim incomoda muita gente por ai… se querem verdades absolutas onde não existem versões contrastantes, não frequentar, abrir, moderar fóruns na internet!
    .
    Tai mais uma ideia para a série dos meus Abaixo Assinados que planejo, e se conseguir 1% dos votos validos do Brasil o congresso vai ter que protocolar como lei popular, ai não tem jeito, seria a vontade popular democrática a falar mais alto… então vamos fazer esse projeto na realidade do nosso país utilizando o mais democrático de todos os métodos, uma lei popular, isso ai, mãos a obra ja, em breve disponível para todos!!
    .
    Ainda estou no inicio com este projeto de Abaixo Assinados que viram lei popular se alcançar 1% dos votos validos no país, e seus assinantes venham de pelo menos 5 estados da federação, mas aqui é a internet, a lei ficha limpa veio daqui, e no futuro será assim, nada de partidos políticos, sem políticos mandando, somente com administração Técnica de burocratas em carreira admitidos por concurso publico e tudo regido por leis populares votadas na internet, na chamada democracia direta…
    .
    Ainda não sei bem como conseguir divulgar a coisa na internet, mas com o tempo aprendo e ai teremos varias leis APARTIDÁRIAS sendo realizadas, com o voto direto do povo, se o povo decidir votar obviamente… mais democrático que isso eu desconheço!!
    .
    Valeu!!

  29. TIRELESS nobre amigo e por acaso a imprensa Americana é confiavel?A imprensa da America Latina recebe tudo filtrado por eles GDA e em cada pais praticam suas PIGadas segundo os interesses dos meios e nada mais.Correndo por fora temos tambem a parte midialitica que corrobora com o sistema omitindo noticias.Um Exemplo recente:a incursão de paramilitares Peruanos no Acre.Prenderam um Portugues que ja havia sido expulso por trafico de drogas.Não divulgaram nada de seu interrogatorio e nem os propositos dos invasores.Ainda mais estranhamente sairam do local deixando a equipe de indigenistas desprotegida e por suas contas e risco retornando dias depois ao Amapa com uma força tarefa de demagogos como se quisessem dar tempo AOS CAMARADAS de se retirarem e botarem panos quentes dizendo que tudo esta sob controle.Em nenhum outro governo se viu tanta omissão e tanta conivencia………J10 da China?Se for J15 e J16 para a FAB e MB ainda vai mas sorriam se depender desse governo MANGUAÇA e de nossa industria olho grande venderemos KCs e receberemos F18s carecas e banguelas para vivermos revitalizando-o por uns 50 anos no minimo e sem podermos vender a muitos outros paises.

  30. HMS TIRELESS disse:
    14/08/2011 às 09:29
    “E você meu caro não desiste de defender a mordaça aos meios de comunicação no Brasil, bem ao gosto do partido governista e dos esquerdopatas de plantão, que apenas admitem a sua sua verdade a ser difundida por uma imprensa aparelhada, amestrada e submissa…..e já que falamos em verdade democrática, seria ela pérolas do tipo “o mensalão não existiu, foi uma armação da mídia”…..” assim como o Dandolo quer ser reconhecido pela sua capacidade tecnica, nosso amigo, caro HMS, deve estar querendo ser cooptado pela nomenklatura do partidão… dai a demonstrar seus dotes de seguidor assiduo da cartilha verborragica petista… como grande amigo do dono, defende-lo, ainda que indefensável, faz parte do mitie para qual foi adestrado… saudações…

  31. Para podermos desfrutar das nossas tecnologias, sempre foram superiores a de muitos paises é admiro a garra dos brasileiros que num país desses conseguem algumas façanhas, vejam o Saber M60, o Guarani, nossos F5 melhores que os americanos é nossos pilotos apesar de ter um avião inferior mostrou-se melhor em combate, nos jogos militares, nosso biocomustivel, nossos guerreiros de selva se não fosse essa penúria cortes nas verbas para os militares, falta de investimentos em P&D educação esta muito longe da idéal, so com a morte do congresso esse país vai ser alguma coisa, nossos vizinhos, chile,venezuela, agora até mesmo a colômbia com ajuda dos EUA, estão melhores equipados que nosso militares, que isso não se repita é saudações ao novo Ministro da Defesa,arrega-se as mangas é meta o porrete nesses Yankees.

  32. a imprensa brasileira é o maior ovo de serpente que tem no territorio nacional jogam contra o povo brasileiro sobre jobim ja foi tarde os caças tem que ser é os russos logo se aliar logo com a china e etc e tal .Perdeu playboy agora é tudo nosso brasil para os brasileiros gosta de viver de joelhos porque tem medo de lutar há e se falaram do comandante da aeronaltica entao tem que colocar os estrelados da nova geraçao o exercito brasileiro tem que ser reformado ta atrazado tem gente com fralda geriatrica mandando ainda o gasto militar no brasil na sua grande maioria e de pensao por isso varios querem ficar vivendo de joelho e pedindo penico para gringo porque tem medo é da guerra a vida e dura com quem é mole reforma já

  33. Que isto sirva tambem para os que tiveram lavagem cerebral dos eua sobre Chaves .Desde quando ele seria um perigo ao Brasil?Por favor senhores!!! O minimo que ele poderia de dispor a fazer seria nos ajudar na defesa entre uma possivel ameaca americana de invazao , mas os eua trocaram totalmente a estoria e colocaram ele como mau

  34. Claro que o ideal seriam russos mas em segundo plano a melhor opcao poderiamos comprar uns 300 “J” dos chineses a preco de 1.99 . Acho esse plano simplesmente real e talvez ate melhor do que os russos ,

  35. “E ja que ideia traz ideia, pensei em mais uma agora, o problema da pilotagem nos quadros “Opinião”, pra evitar isso deveria ser obrigatório o contraditório de opiniões, por exemplo: Qualquer opinião sobre um tema que fosse publicado na mídia, mesmo que sendo jornal ou revista, deveria ter um minimo de 4 versões diferentes, 2 delas contrastantes, uma oficial do estado ou da pessoa envolvida diretamente no tema, uma contraria à versão oficial, e outra a favor, e em caso de questões técnicas, como cronica policial ou processo legislativo, uma outra versão sobre resolução e modificação das leis, com um jurista técnico reconhecido explicando os meandros das legislações e processos legislativos, em outros casos técnicos seriam obrigatórios os cientistas, engenheiros, etc
    .
    Mais uma vez o amigo se mostra na contramão da liberdade de imprensa. As colunas de opinião servem exatamente para o jornalista que a escreve trazer suas impressões pessoais sobre determinado assunto. Sua proposta tem como finalidade apenas oficializar o patrulhamento dos meios de comunicação já que obriga a inclusão da “versão oficial”. À Título de esclarecimento recentemente o STF, no Ag.Rg no Agravo de Instrumento n.º 690.841/SP, consagrou que algumas da prerrogativas de imprensa são: O Direito de informar, o Direito de buscar a informação, o Direito de opinar e o Direito de criticar. É como eu já disse: o executivo não tem o direito e a competência para querer regular a imprensa. Eventuais abusos devem ser reprimidos pelo Judiciário, que tem sido eficiente nesse mister como o bo-blogueiro da corte tem sentido na pele.

  36. “Caluniou e não conseguiu demonstrar, Dançou de novo, e ainda perde o registro se vier provada mentira em má-fé…”
    .
    Esse seu aresto, tal o conteúdo autoritário do mesmo, chamou a minha atenção. Mas devo lembrar ao amigo do disposto nos parágrafos segundo, terceiro e quarto do art. 223 da CF/88, no que tange às emissoras de rádio e TV.

    Art. 223…
    …..
    § 2º – A não renovação da concessão ou permissão dependerá de aprovação de, no mínimo, dois quintos do Congresso Nacional, em votação nominal.

    § 3º – O ato de outorga ou renovação somente produzirá efeitos legais após deliberação do Congresso Nacional, na forma dos parágrafos anteriores.

    § 4º – O cancelamento da concessão ou permissão, antes de vencido o prazo, depende de decisão judicial.
    .
    Como se vê, não pode o executivo decidir discricionariamente sobre outorga e renovação de permissão ou concessão de rádio e TV. E o cancelamento da concessão ou permissão antes do prazo apenas por decisão judicial. Desculpe lembrá-lo mas o Brasil (ainda) não é a Venezuela.

  37. Vc tá ruim de briga, meu caro… se deixarmos, até o Panamá invadiria o Brasil… não vou dizer que os gringos não queiram levar vantagem em relação a ignorancia brasileira em muitos casos… mas dai querer enfrentar uma resistencia belica consideravel, duvido muito… o huguinho é realmente um perigo… mas para seu proprio povo que, sem meias verdades, consegue ser pior que o nosso para escolher representantes… e isso, não precisa gringo algum proclamar, basta observar como anda a Venezuela ultimamente… foi ultrapassada pela Colombia, faltam energia (apesar de ser um grande produtor de oleo), até alimentação… o que esperar de um DITADOR? o mesmo que se espera de Fidel, Kim Jong-il e outros “defensores da patria”… vida boa para os partidarios e escravidão para o povo… onde será que é melhor residir? em havanna ou em Miami?… saudações…

  38. Que a midia é vendida todo mundo sabe e que a imprensa é comprada tambem todo mundo sabe e se eleras gastronomicas de Jobim que fazia lobby por Jantares e hospedagens como ele proprio afirmou que foi o unico agrado que recebeu embora eu não acredite nisso porque com certesa mordia uma grana mas que na realidade a midia vendida e a imprensa comprada encobriam a profundidade da coisa disvirtuando a atenção para babaquices quando o evid3nte passava desapercebido.Jobim alem de ter sido por 30 anos um manipulador da politica e justiça no governo Lula é espião para os Americanos como as evidencias do Wikileaqs apontam e que talvez muito mais coisa saberemos embora a Hilary Clinton tenha decretado silencio sobre isso.Jobim repassava informações de companheiros do governo e informações do governo Brasileiro e sabesse la mais o que ele repassava para eles.Isso é alta traição.Ele deveria ser acionado e responder judicialmente por estas coisas na forma da lei.Se fosse por mim ele seria fuzilado em praça publica para ser exemplo aos demais.O Sr.Nelson Jobim é a figura publica mais peçonhenta existente na historia dessa republica,um potencial golpista.Desde quando ele assumiu o MD eu vinha falando isso internet afora e fui taxado por muitos como Xiita Nacionalista e favorecedor de Comunista e eu odeio Comunismo que para mim tambem é uma forma de ditadura escravagista.

  39. .
    .
    Eu acho que está claro quem quer entrar na verborragia do partidão… pois vejo que sempre desconversam, não debatem os pontos colocados, fugindo do debate e se escondendo em velhos métodos do ataque ideológico contra a ideia do outro, e somente pregam o ódio politico, nada mais… propostas eu não vejo de alguns, nem mesmo ideias, somente a fuga do debate através de fugas, sarcasmo barato e ironias mil!!
    .
    Fugindo de debates e vindo com ataques baixos, vemos mesmo que é que trabalha para o partidão… o de direita obviamente!!
    .
    Não sou filiado a partido algum, não preciso disso para sobreviver ao contrario de muitos por ai da direita ideológica a serviço do engano generalizado… e vejo que fazendo somente ataques vis e repetindo sempre as mesmas mentiras, vemos que o ideologismo partidário nas postagens vem de quem acusa disso!!
    .
    Valeu!!

  40. BOM DE BRIGA Hu Chavez representa desestabilização continental.Ele não é amigo do Brasil como voce e o Lula pensam e sim um invejoso que disseminou entre nossos vizinhos que nós os Brasileiros somos Imperialistas Regionais.Hugo Chavez na realidade é tão babaca que mesmo indiretamente faz o jogo dos EUA que o que mais querem ver é uma desagregação regional e conflitos para que tenham embasamentos de invadirem os tolos como libertadores humanitarios.O alvo é comum a Americanos e Bolivarianos e chamasse BRASIL.

  41. Os defensores da liberdade DA imprensa nem tocam no ponto do direito de resposta, que também está no Art. 5º da CF do Brasil.

    Não cabe a mim discutir o quanto tal direito é espezinhado pela imprensa tupiniquim. Não espero honestidade intelectual nesse ponto.

    Nunca ninguém disse que a imprensa tem que ser imparcial em qualquer parte do mundo. Isso é utopia.
    Assim como outras coisas ‘ideais’ não existem. ‘Justiça’ é algo que não existe, o que existe é o Direito.

    O que é absurdo é uma imprensa ser militante, o que é nobre, e não assumir de forma clara a sua causa. Fingir que são imparciais, igualar versões a fatos, é desonesto.

    E chega de bla-bla-bla, a liberdade da imprensa é total no Brasil. Deixa eu ver… a imprensa pode criticar o governo e o governo não pode criticar a imprensa. Onde isso? Que conceito medíocre de democracia.

    Quanto ao fato de a imprensa apresentar artigos com vários pontos de vista, isto só depende de auto-regulamentação: seria o mínimo a se esperar na utopia da imprensa imparcial. Como sabemos, isto não ocorre.

    Ou uma coisa ou outra, não as duas: ou a imprensa atua engajada ou tenta pelo menos respeitar os ditames de uma imparcialidade ‘ideal’. No Brasil, a imprensa age da primeira forma, mas se vende como na segunda.

    E como é fácil inverter o raciocínio, qualquer parte da imprensa que tente dar outra versão aos fatos que não aquela do establishment da grande imprensa é considerado ‘cooptado’ ou ‘servil’. Ora, por amor ao debate, se isso é verdade, quer dizer que a dita grande imprensa não tem interesses? Em outras palavras, só existem duas formas de imprensa, contra e a favor do governo, sendo que a primeira é baseada na nobreza de ideais e a segunda nos vícios?

    Quanta ingenuidade.

    Socraticamente encerro o ‘post’.

    []s

  42. Para mim, Lula, Dilma e Celso Amorim foram e são um presente de Deus ao povo brasileiro. Disso eu não tenho a menor dúvida!!! De longe, exceto pelo ex-Presidente Getúlio Vargas, Lula/Dilma foi o melhor governo, dentre todos os outros em todos os quesitos, inclusive para a defesa nacional e na apuração de atos de corrupção política.
    Quanto à Venezuela, a única coisa que eu concordo com o 01 maluquinho é que o Hugo Chavez é um bocudo, fala demais, inclusive de dizer que o nosso Congresso Nacional não passa de um “papagaio de washington”. Muito embora, isso aparentemente foi verdade, até o governo do Presidente Lula, mas já nem tanto hoje, a composição daquela casa felizmente mudou. O PSDB e comparsas já não são mais a maioria. Quanto a ameaça venezuelana, ela simplesmente não existe. Ela só é uma ameaça para os EUA , para os vira-latas de plantão, PiG e demais partidos anti-brasileiros como PSDB, Demos. e PPS. A Venezuela de Hugo Chavez promove uma luta feroz contra os imperialistas ianques, isso sim é verdade , mas não contra o Brasil. Mesmo que fosse verdade, a Venezuela jamais seria uma ameaça para nós, como Cuba não é para os EUA. Se fosse o caso, seriamos capazes de vencê-los facilmente de todas as formas!!! A Venezuela de hoje é o Paraguay de outrora, os EUA estão querendo nos usar, como a Inglaterra nos usou contra o Paraguay, podem estar certos disso!!! Mas isso felizmente não cola mais, só a direitalha abraça essa, a Venezuela e pro-latino-americanos, portanto inclusive brasileiros. Os governos Lula e Dilma tambem são primeiramente pró-brasileiros e pró-latino-americanos !!! Essa de dizer que fulano é anti-americano ou anti-brasileiro é coisa da estupida direitalha vira-latas! Quanto ao Irã, temos interesses ligados à áreas comerciais com os persas e demais países do oriente médio , sobretudo concernentes ao desenvolvimento da estratégica indústria nuclear – nossas provaveis gigantescas reservas de urânio, o mercado bilionário para o urânio enriquecido como fonte de energia e sobretuoo o potencial da industria nuclear levar a fabricação de armas que levam à paz, a dissuasão!!! Concluindo, o que a oposição à Dilma, Celso Amorim e Patriota tem a oferecer ao povo brasileiro ??? Mais corrupção, inflação, desemprego, míséria e analfabetismo, baixa auto estima, desrespeito ao povo brasileiro doméstica e internacionalmente, dívida externa, entrega de todo o rico patrimônio nacional incluindo-se lingua e cultura, bem como a renúncia a um futuro digno ao povo brasileiro??? A história nos mostra que isso vem de duas formas : autocraticamente com o psdb+demos+pig+militares ou então só com os militares – Ditadura. Portanto, pensem bem, esses que criticam Lula, Dilma e Celso Amorim quere isso para o Brasil, simplesmente a desgraça do povo brasileiro, uma vez que não tem nada de bom a oferecer, exceto mentiras e a morte de uma rica nação com potencial enorme de ser uma superpotencia em todos os quesitos !!!

  43. .
    .
    Ter a versão oficial é somente para aumentar os pontos de visão, censura é omitir a versão oficial e demonstrar somente o viés político isso sim seria coisa de censurador! Seria um problema para a democracia se fosse somente a versão oficial, ou somente como é hoje a versão da critica, melhor aumentar as versões e principalmente aumentar as OPINIÕES, e fazer isso de forma legal!! Isso sim seria uma melhoria, teríamos muitas opiniões, até mesmo as criticas e as favoráveis, ai sim se escaparia da visão unica para se ter varias posições!
    .
    “O Direito de informar, o Direito de buscar a informação, o Direito de opinar e o Direito de criticar.”
    .
    E a tua sumula do STF também está dentro do que eu disse, pois tem todas elas ali, tem a oficial, a critica, a favorável e a técnica, mas passava a ser dever e não direito… não vejo o problema, a liberdade seria respeitada integralmente, variação obrigatória das posições dos opinionistas em um mesmo artigo !!
    .
    Bem, em momento algum eu disse que seria o executivo a tirar a concessão, mas obviamente procurou e achou a brecha, mas essa cai rapidinho, por que obviamente estamos falando de processo legal aqui, ninguém seria caçado não, seria julgado e o executivo não tem essa competência para esse casos… obviamente seria depois de processo judicial , pois eu citei PROVAS, e provas vão julgadas no judiciário, somente validas em tribunais para que se tenha uma efetividade, depois do contraditório, e ampla defesa, essas são prerrogativas claras dos direitos fundamentais que a lei não vai mudar em nada!!
    .
    O executivo não tem prerrogativa de julgamento nestes casos que citei, pois estão fora da administração publica, quem julga os membros da sociedade é o judiciário e não o executivo, não estamos na Arabia Saudita aqui, e sendo que não se trata de um ato disciplinar dos funcionários públicos do executivo, ai sim teria do executivo a competência de julgamento, mas no caso que citei não, não teria a competência, mas foi bom lembrar isso assim pra frisar de vez que é o judiciário que julgaria, os leigos poderiam confundir-se achando que esse meu novo projeto mudaria o processo penal, e não é assim!!
    .
    Tudo o que o STF disser pode ser mudado por força lei posterior que regulamente o ponto em questão, e vamos ver se faremos isso por lei popular…
    .
    Eu acho que aqui deveria parar de imitar os USA e começar a punir a mentira, e não ficar ai protegendo-a!!
    .
    .
    topboy:
    .
    Concordo, e podemos fazer algo!!
    .
    Valeu!!

  44. PROPOSTA BOA: tirem esse arremedo de ministro do MD e coloquem um militar da area tecnica… pronto… 90% resolvido… os outros 10% é só o governo não atrapalhar, usando seu vies esquerdoide esquizofrenico revanchista e abrir os cofres em 3% do PIB por ano a defesa da soberania nacional… pronto caro patrick estrela vermelha… saudações…

  45. Brasileiros Brasileiras estejam atentos e não se enganem O PODER MANGUAÇA uniu-se A ELITE CHINCHEIRA.Ate mesmo meios contrarios midialiticos e corporativos se enganjaram na festança do deguste do defumado pernil.Dinheiro,oportunidades,favorecimentos,vantagens,transformam adiversarios em integrantes mesmo que por baixo dos panos e na penumbra pois o ideal é reciproco e comum,a mordeção dos cofres publicos,contratos de serviços de um governo que espera o contratado assumir o onus e ficou no vacuo e o tempo não para e ja que se propuseram facilitam para não ficarem na pista…REPUBLICA DE RATAZANAS…Bordunada neles todos minha Cobrada.

  46. MILTON seu danado acorda Milton rsrs O Gen.Heleno não criticar abertamente os EUA não significa que ele é favoravel ou conivente com o mesmo.Ele como Ex-Comandante da Amazonia e experiente em tatica e extrategia militar assim como a grande maioria de militares COMO NUNCA ANTES NA HISTORIA DESTE PAIS ESTÃO CONVENCIDOS que o IRMÃO CAIM DO NORTE e seus BASTARDOS HIPNOTIZADOS DA OTAN são a real ameaça a soberania nacional e a nossas riquesas.Militares meu amigo não são como nós que saimos aos 4 ventos proclamando nossas abobrinhas e preferencias,eles respeitam as leis e a constituição que os priva disso e seguem o regulamento militar que tambem os limita a se expressarem publicamente.Eles são o exemplo para a sociedade e não exemplo de incitação mas mediador e cumpridor.

  47. Antes de 1964, até que os militares gozavam de alguma moral, hoje, depois da sujeira que fizeram contra o povo brasileiro, além de provarem a incompetência total para governar o País, ainda desarmaram e entregaram o País e o povo a estrangeiros traiçoeiramente. Aqui não tem nada de revanche é apenas história.
    O povo brasileiro jamais faria isso de novo – deixar o País cair nas mãos desses assassinos entreguistas a serviço de washigton ou quem quer que seja, até porque sabemos muito bem que não precisamos de ninguém!!!!!!!!
    D

  48. quando nos falamos em militares que jogaram contra a naçao na epoca da ditadura nos estamos falando da elite militar e nao dos praças que naquela epoca eram mais ainda massa de manobra sem estudo quase jagunços hoje esta bem diferente os praças tem mais estudo tem ideologia e acreditam no Brasil de hoje

Comentários não permitidos.