Defesa & Geopolítica

Irã decidiu financiar uma nova base militar na costa da Síria

Posted by

Presidente da Síria, Bashar al Assad, e o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejah

O Irã decidiu financiar uma nova base militar na costa da Síria para facilitar o carregamento de armas e outros componentes militares para o seu aliado, como indica relatórios de inteligência dos países ocidentais.

Os termos do acordo foram concluídos durante a visita de uma delegação de alto nível da Síria a Teerã. O Irã se comprometeu em colaborar com o desenvolvimento do complexo, no aeroporto de Latakia, que estará concluído no final de 2012.

Os agentes de segurança ocidentais acreditam que o acordo foi assinado depois de uma visita a Teerã do vice-presidente da Síria, Muhammad Nasif Jeirbek. O acordo contempla o envio de centenas de toneladas de equipamento miliar, que podem incluir desde mísseis de médio alcance, a metralhadoras.

Nos últimos meses, o Irã vem se mostrando preocupado com os protestos na Síria. Diplomatas do Ocidente asseguram que Teerã está facilitando a venda de equipamento policial para repelir as manifestações, bem como técnicas de inteligência e petróleo.

“Está se estabelecendo uma rota direta para o envio de armas avançadas e equipamentos do Irã para a Síria,” informa uma fonte da inteligência.

Segundo o jornal britânico ‘The Daily Telegraph, forças de segurança da Turquia já  interceptaram embarques iranianos de armas à Síria, lembra esta mesma fonte.

Além disso, equipes da Guarda Revolucionária iraniana estariam permanentemente estacionadas em Latakia, onde as operações serão coordenadas com a inteligência Síria. Este ano havia sido criado um comando central semelhante no aeroporto internacional de Damasco, mas Latakia é um local mais adequado, pois não está sujeito ao mesmo grau de vigilância.

Fonte:  Europa Press

37 Comments

shared on wplocker.com