Amorim e os EUA

http://i1.r7.com/data/files/2C92/94A4/2724/26B9/0127/253C/F53A/4CC8/BRASILhillaryamorim-hg-20100203.jpg

Sugestão: WI

Aos olhos do serviço diplomático dos Estados Unidos, em especial durante a era Bush, a posição independente do Ministério das Relações Exteriores, capitaneado por Celso Amorim, hoje ministro da Defesa, parecia uma constante provocação. Nos telegramas vazados pelo WikiLeaks, o MRE é acusado de dificultar as relações bilaterais por suas “inclinações antiamericanas”, definidas por um ministro “nacionalista” e um secretário-geral “antiamericano virulento” (Samuel Pinheiro Guimarães), e secundado por um “acadêmico esquerdista” (Marco Aurélio Garcia), conselheiro de política externa do presidente Lula.

“Manter a relação político-militar com o Brasil requer atenção permanente e, talvez, mais esforço do que qualquer outra relação bilateral no hemisfério”, desabafava o embaixador John Danilovich, em novembro de 2004.

Foi ele que, numa reunião em março de 2005, tentou convencer Amorim da ameaça “cada vez maior” que a Venezuela representava à região. A resposta “clara” e “seca” do chanceler desapontou o americano: “Nós não vemos Chávez como uma ameaça. Não queremos fazer nada que prejudique nossa relação com ele”. E cortou o assunto.

O sucessor de Danilovich, Clifford Sobel, teve mais sorte. O ex-ministro da Defesa Nelson Jobim era interlocutor contumaz do embaixador, a ponto de confidenciar sua irritação com o MRE, em especial com Pinheiro Guimarães. Tornou-se peça vital em uma estratégia diplomática americana que explorava a divisão dentro do governo em proveito próprio, como revelam os telegramas.

Em fevereiro de 2009, já com Obama na Presidência dos Estados Unidos, Sobel enviou uma série de três informes, sugerindo formas de contornar o triunvirato “esquerdista” da política externa brasileira. O jeito, afirma, seria fazer aliança com o setor privado, que tem “habilidade para conseguir aprovar iniciativas junto ao governo” e tentar uma aproximação direta com Lula e outros ministros que poderiam defender a causa americana.

Uma “estratégia testada”, afirma Sobel, citando entre outros exemplos o caso da transferência para o Brasil dos 30 agentes da DEA, a agência americana de combate às drogas, expulsos da Bolívia por Evo Morales no fim de 2008. “Apesar da recusa do MRE de conceder vistos aos agentes, conseguimos realizar a transferência com a ajuda da Polícia Federal, da Presidência da República e de nossas excelentes relações com o ministro da Justiça (Tarso Genro)”, gaba-se.

O segundo telegrama foca os minguados recursos humanos e financeiros do Itamaraty, apresentando-os como oportunidade para os Estados Unidos. Muitos cargos diplomáticos estavam sendo preenchidos por “trainees e terceiros-secretários” por falta de pessoal para as novas embaixadas brasileiras, observa o embaixador americano, acrescentando que seria “crucial influenciar essa nova geração”.

“Os franceses instituíram um programa de intercâmbio diplomático com o Itamaraty em 2008, semelhante ao nosso Transatlantic Diplomatic Fellowship, e agora têm um diplomata trabalhando no Departamento Europeu do Itamaraty. Uma proposta similar seria válida para conseguir um posto que nos permita observar de dentro esse ministério-chave e mostrar como os Estados Unidos executam sua política externa”, sugere.

No terceiro telegrama, Sobel afirma que, embora o MRE continuasse a ser o líder incontestável da política externa brasileira, o crescimento internacional tendia a erodir seu controle. Apesar da falta de hábito das instituições brasileiras em lidar diretamente com governos estrangeiros, alguns ministérios como o do Meio Ambiente e, principalmente, o da Defesa estabeleceram relações diretas com a embaixada norte-americana em Brasília, relata.

Um telegrama enviado em 31 de março de 2009, depois da visita do presidente Obama ao Brasil, dá um exemplo prático da eficiência dessa estratégia. Pedindo sigilo absoluto de fonte, o embaixador conta que Jobim pretendia contribuir com o combate ao narcotráfico na região, possivelmente através do Conselho de Defesa Sul-Americano (CDS) criado pela União Sul-Americana de Nações (Unasul). “Ele disse que o CDS poderia ser o canal perfeito para conseguir o engajamento dos militares dos outros países sem passar pelo MRE”, escreve, acrescentando que o então ministro da Defesa estaria disposto a envolver os militares no combate ao tráfico nas fronteiras brasileiras. “O plano de Jobim sinaliza um grande passo, uma vez que o assunto é altamente sensível internamente, no governo, e para o público brasileiro”, comenta.

Também durante as tratativas frustradas de compra dos caças, Jobim e os líderes militares agiram longe do Itamaraty, como mostram os cerca de 50 telegramas sobre o tema. Em um deles, Sobel relata a visita da comitiva presidencial à França e comenta, com ironia, as reportagens da imprensa brasileira que afirmam o apoio de Lula, Amorim e Jobim à aquisição dos caças Rafale: “Talvez isso seja mais um marriage blanc do que amour veritable”, diz. E explica: “Nos encontros privados com o embaixador, Jobim minimizou a relação com a França e manifestou um claro desejo de ter acesso à tecnologia americana. O obstáculo é o Ministério das Relações Exteriores”.

Sobel também se reuniu com os comandantes das Forças Armadas para pedir “conselhos” sobre as chances de os caças da Boeing vencerem a concorrência de quase 10 bilhões de reais. Ficou entusiasmado com o resultado: “Os apoiadores mais fortes do Super Hornet (o F-18 americano) são as lideranças militares, em particular o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito”, relata em telegrama de janeiro de 2009.

O embaixador também obteve “uma cópia não oficial” de uma Requisição de Informações da Aeronáutica (passada eletronicamente para Washington), que “permite planejar os próximos passos para os Estados Unidos vencerem a negociação”. Além de garantir que o preço não seria o principal critério da escolha, o documento informa que a Embraer, “principal beneficiária de qualquer transferência de tecnologia”, consideraria “desejável a oportunidade de estabelecer uma parceria com a Boeing”, principalmente se houvesse “a intenção de oferecer uma cooperação adicional na área da aviação comercial”.

À luz dos telegramas do WikiLeaks, o relatório apresentado em janeiro de 2010 pela FAB ao ministro Jobim, colocando a aeronave sueca como melhor opção, exatamente por causa dos custos, traz novas indagações. O Rafale francês foi classificado em terceiro lugar, atrás dos caças americanos, esse sim apontado como o de melhor tecnologia. Mas não era o preço que importava, não é?


Fonte: Carta Capital

50 Comentários

  1. Sempre soube que sempre foi fácil para a FAB reposição de material americano. Já quando o material é francês fica mais difícil. Já pensaram? Taiwan tem um caça leve, mas é um caça que nota-se a tecnologia dos EUA nos acabamentos, teve participação pró-ativa dos americanos. Se houvesse de fato portas abertas para o Brasil. Seria perfeito para a Boeing e para a Embraer uma parceira. Este grupo rapidamente se tornaria lider na maioria dos setores da aviação. E os russos na minha opinião correm até hoje atrás da tecnologia americana. Aliás o mundo inteiro corre atrás. Mas saindo do sonho, os caras nem dão uma deixa de liberarem tecnologia!.. Aliás isto é complicado a longo prazo. Pois até que custo? Obteriamos tal tecnologia? Reserva Raposa do Sol? Ong’s? Pré-sal? … O jeito é comprar vários caças de prateleira, e adquirirmos a nossa tecnologia aos poucos, como deveria ter sido desde a época do xavante, e continuado em ritmo exponencial!

  2. Com certeza PE DE CAO, soldados apenas e tão sòmente cumprem ordens da melhor maneira possivel. Com certeza falamos das elites, das altas patentes. Mas não estou tão seguro quanto aos soldados que acreditam no Brasil de hoje, geralmente são analfabetos políticos, provenientes de escolas públicas fracas, destruídas pela política educacional que gerou um currículo escolar incompatível com as necessidades dos alunos e com professores mal pagos, desmotivados, despreparados e mediocres. Não poderia ser diferente, a qualidade do soldado de hoje ainda é muito ruim, todos eles são da geraçào coca-cola e rock & roll, não dão mais valor algum ao que é nosso!!! Nos quarteis e nas ruas lhes ensinam o patriotismo falacioso, passaram a valorizar a tudo que vem de fora, e não dão valor algum à patria que é “defendida” para a população(para ser compartilhada com os estrangeiros, que por sua vez já se apossaram e estão mandando nela há muito!)
    Um abraço amigo

  3. Os tre são bons aviões mas o contratos que vai sair deles será só pra pucos ganharem mesmo, principalmente a tal da embraer

  4. Para aqueles que cham que porque se fizeram poder e pensam que militares são algo de menor expressão e inferiorizados a uma submissão degradante ou humilhante ai vai um recadinho.Em todas as civilizações a classe militar é uma ou talvez a mais importante.Nada e nem ninguem se mantem no poder de forma alguma se não tiver-los como garantia por eles são os fieis da balança para se haver neutralidade e imparcialidade para se fazer justiça.Não se iludam PTzada voces não representam a maioria de nosso povo e a maioria de nosso povo não compartilha de seus pensamentos e impressões.Baixem a bolinha e se façam humildes ou não proxima eleição terão uma resposta que jamais esquecerão por todas as suas vidas pois voces jamais foram nada dentro de nossa sociedade e se hoje são alguma coisa agradeçam a grande maioria que não é PTista e que apenas votou em voces para não regredirmos o ´pais ao entreguismo vendido e nada mais alem disso tenham certesa.Estamos de olho heim e os rastros diarios que deixam produzidos por suas diarréias escandalosas de longe sentimos o fétido odor.

  5. JONNAS que grande vantagem temos em termos uma manutenção mais rapida e barata se sempre continuamos dependentes?E pior ainda,dependentes daqueles que boicotam e sempre se oporão a nosso desenvolvimento atomico,aeroespacial e na autosuficiencia tecnologica em aeronautica de caça tão imprescindivel que desejamos?Dizer que temos que investir em pesquisas e infraestrutura e todo o bla-bla-bla que ate uma criança neste pais ja esta careca de ter ciencia enquanto perdemos tempo nas etapas que necessitamos pularmos e ate na reversão tambem tão necessaria a avanço para termos condições de acompanharmos a evolução global.Do que adiantaria mesmo projetarmos um caça nacional recheando-o com aquilo que não temos adiquirindo no mercado externo se continuaremos dependentes e ate mesmo condicionados e poderiamos ja ter feito isso ja a muito tempo pois capacidade e poder de criação não nos faltam.Um pais com o potencial ascendente do Brasil deve ter autosuficiencia para não estar a merce de impossições que nos atraplhe de nos mantener-mos ou que sejam usadas para manipular-nos em outras coisas.

  6. Hoje os favoraveis ao Imperador Vampiro o IRMÃO CAIM DO NORTE é o PODER MANGUAÇA que ate se uniu a Elite Chincheira achando que facilitando aos EUA estarão perpetuados caso nossa sociedade deseje dar um basta em toda essa putada que dilapida vergonhosamente o Brasil atravez do banditismo na formação de quadrilha que se ramifica em muitas facetas de nossa sociedade.Todos verão que o Brasileiro não foge a luta e nem teme poder atomico porque o Brasil somos nós os Brasileiros e não minorias vendidas ou oportunistas.

  7. .
    .
    Vejam so como são as coisas, basta esperar algumas postagens que a INCOERÊNCIA VEM NOS VISITAR…
    .
    Blue Eyes:
    .————–
    “tirem esse arremedo de ministro do MD e coloquem um militar da area técnica…”
    .————–
    .
    Está sempre pregando que temos que seguir as normas OCIDENTAIS e ai solta uma dessas… no Ocidente praticamente todos os países tem um ministro da defesa CIVIL, um militar é exceção não regra… na CHINA, esquerdopata segundo o que o senhor está sempre dizendo, é que tem militar no comando do Ministério da Defesa o senhor Liang Guanglie… e agora quer fazer o mesmo que a esquerda faz, e contra o que vem sempre pregando por ai…
    .
    Vejo que a direita brasileira vai a deriva mesmo, não sabe fazer uma proposta coerente com os discursos direitistas… direitopatia cronica mesmo, criticar sem propostas, somente por criticar, chegam até a sustentar propostas de modelos da esquerda!!
    .
    Valeu!!

  8. 1maluquinho, concordo plenamente.

    Temos 3 opções né, rafale, gripen, f-18. Todos os 3, tem peças e tecnologias dos EUA em sua maioria de componentes. Não tem para onde correr.

    O “Sr.12 porta-aviões” está querendo os 150 milhoes de brasileiros como mercado-consumidor. Como o Brasil tem uma reserva boa em dolar. Se os americanos dançarem, a gente também dança. É uma oportunidade para negociar um possível acordo tecnologico com os EUA, e obter boa parte desta tecnologia que todos correm atrás! Nenhum outro país possui as riquezas que o Brasil possui. Nenhum outro país é tão avançado tecnologicamente como os EUA. É algo a se analisar. Resguardando nossas riquezas, e ao mesmo tempo oferecendo-as de forma sustentável e com valor agregado, e isto requer tempo! Por isto mencionei a compra de prateleira, enquanto se prepara o tapete. Mas desde que sejam caças modernos. Não tem mais como modernizar! “Vai por outra turbina agora encima do leme no f-5M?”

  9. Amigo Al Carvalho, dizem que o pior cego é que vê mas não quer ver. Estude os fatos, a realidade, a qualidade de serviços, dentre outros oferecidos pelo atual governo e verá, (se quiser ver) como as coisas realmente estão.

  10. Caramba! Depois de ler tantos bons comentários fiquei com preguissa de postar minha opinião de forma bem estrita. Para resumir:
    Nunca gostei do Jobim, pois o acho um quinta coluna. O sujeito é ministro da defesa e chama os colegas de ministério de idiotas. E veste roupa de camuflagem do exército, embora seja civil, o que é contra a lei. CONTRA A LEI.
    No Amorim, eu confio. Estão inventando aí uma falsa agitação nas forças armadas devido à sua escolha, pela Presidenta, para o MD. São os saudosistas do regime militar, ou seja, as velhas vivandeiras.
    Viva Amorim! E independência tecnológica já!

  11. Be careful Amorim, the US Navy Seals will “control” Latin America (Google translation):

    Um excelente relatório, por John Grant escritor / fotógrafo.

    Trecho: “Cultura Special Ops Facilita Into the Sistema

    Dois almirantes Special Ops apenas ter sido nomeado vice-comandantes em dois comandos crítica externa dos EUA. Vice-Almirante Robert Harward irá juntar-se Comando Central, que abrange o Oriente Médio e SW da Ásia, e vice-almirante Joseph Kernan irá juntar-se Comando Sul, que abrange América Latina. Ambos são Seals da Marinha. ”

    O novo rosto da WAR – por John Grant

    Special Ops: The New Face of War
    Domingo 14 de agosto de 2011

  12. militares raça do calharos tem que mandar eses malditos generais embora e formar uma nova crasse de militares mais adestrada.
    pois a unica coisa que eses miletares fiseroom foi uma ditadura rsrrs por incrivel que pareça pior que a do chili
    quato au lula e amorin siplismente esses homem fese o brasil quece

  13. Concordo com voce Al Carvalho quanto ao Chaves! Mas e uma pena que alguns como o maluquinho cairam na propaganda americana contra o homen!

  14. Al Carvalho, Francoorp e cia, “O viagra fez mais pela humanidade do que 200 anos de marxismo.” (Luiz Felipe Pondé)… e digo mais… “Poucos ateus não são descendentes de uma criança infeliz e revoltada. A prova disso é que ateus gostam de falar mal da igreja, de Deus, ou do pai que o obrigava a orar. Se você acha que, se formos todos ateus, o mundo será melhor, você é um rancoroso.(Luiz Felipe Pondé)… ao que parece faz-se necessaria uma ida ao analista… saudações…

  15. swr, seria state wagon racing? rsrsrsr…. que minininho lindxu… onde vc aprendeu essa coisicas xuxu… gugudada… criança não pode falar palavrão… fese?… chili é pimenta nenem… mas não preocupa não… o brasili vai quece, nenem… gugudada… papai era militar nenem? dai a revolta? homi mau… homi mau… bua, bua, bua…

  16. Caríssimo Marconi Rageli,

    Estás completamente equivocado! A sua maneira de pensar que infelizmente é assim, estás perfeitamente ciente e consciente de que poderia ser melhor, mas és oposicão por ser oposição, trabalha para atrapalhar o que está sendo feito de bom, numa vã esperança que o povo va se revoltar contra tal estado de coisas e votar nos anti-brasileiros. O povo é sábio, a voz do povo é a voz de Deus, como dizia o “velho guerreiro” e saudoso Abelardo Barbosa, mais conhecido como “Chacrinha”. Sabes que poderia ser muito melhor, se a oposição não atrapalhasse, mas a ausência do nobre sentimento nacionalista o leva a ser oportunista, egoista, casuista, excessivamente materialista, imediatista e a trair(a propria nação e a si mesmo!!!)… o faz ser miope e se recusar a enxergar a verdade. Viva a nação Brasileira, politicamente independente, soberana, democratica, capitalista, bem de vida, livre, porque pode, deve e merece ser feliz, mais do que qualquer outra!!! Te convido a ser pro-brasileiro e não anti-americano, experimente e conseguirás enxergar a vida como ela realmente é, pode e deve ser. Gostaria de contar com a sua ajuda em restituir a cidadania ao povo brasileiro.
    Um abraço amig

  17. Caro Bom de briga,

    Muito bom dia! Sobre o 01 Maluquinho, procure ter paciência com êle que êle já se modificou muito. Lembre-se nada é permanente nesta vida, estamos sempre aprendendo algo e assim modificando nossa maneira de pensar. Isso é muito comum aqui neste blog, muitos de nós já mudamos nossa maneira de ver as coisas. Ninguém é dono da verdade, ela existe para todos, o que temos que ter sempre em mente é que todos buscamos a felicidade e ela é encontrada em Deus – única verdade é o amor ao próximo como à nos mesmos. Assim, o amor ao próximo nos leva à tolerância, nos leva a desejar o bem aos nossos semelhantes e à nação!!!Se cada nação cuidar de seu próprio bem estar, com certeza teremos um mundo melhor. Se cada nação, destituída do egocentrismo e egoísmo, desejar o bem a todas as demais nações como a si mesmas, o mundo será um mundo ainda melhor!!!! Eu, pessoalmente, não tenho a menor dúvida que o NACIONALISMO, ou seja, um sistema social onde haja um governo do povo, pelo povo e para o povo é o que leva o melhor para a nação, cria as condições para que a felicidade da nação possa se tornar uma realidade. Aquí está implícito a democracia pluripartidaria, o sistema econômico capitalista (com Estado e governo suficientemente forte para intervir e corrigir as imperfeições do sistema capitalista), amplas liberdades religiosas e de livre expressão oral e escrita – posse vedada para empresas estrangeiras com forte legislação preservando a moral e os bons costumes da nação, especialmente quanto a veracidade das informações.
    Então meu amigo, paciência com 01 Maluquinho, êle é o nosso semelhante, parte dessa nossa rica nação.
    Um abraço

  18. Blue eyes, estás perdendo sua compostura e sendo anti-democrático. Talvez seja a cor dos seus olhos, tente um Brown Eyes, com certeza se sairá melhor, você tem potencial, está apenas mal direcionado. Não que a tradicional esquerda ou direita sejam as direções, absolutamente. Estás caindo nas mãos do inimigo ao ver o mundo nessa dualidade e escolhendo a direita. É como dizia o saudoso Ex-Governador Leonel Brisola – ” Estás me dando para escolher entre o diabo e o coisa ruim”. Tanto a direita como a equerda, por si só não prestam. Seus direitos terminam exatamente onde começam os dos outros !!! Este é um princípio dos verdadeiros democratas. Você deve aproveitar algumas das virtudes das duas para assim obter uma síntese do que há de melhor, ideologicamente – como espressa na ideologia nacionalista. Experimente os “Brown Eyes” e verás que é muito superior e resistente até mesmo à miopia.

  19. rsrs não tentem me compreenderem pois ficarão loucos rsrs rsrs Infelizmente muitos de voces são acometidos da sindrome imunologica adiquirida da visão canina de um mundo em duas cores e não enchergam e nem adimitem uma terceira via ou seja são todos ORTODOXOS rsrs rsrs Onde a ortodoxia é a crença em algo e a voluntaria aceitação exclusiva e a ORTODOXIA é que alem de contentarem-se extritamente com vossas crenças tornam-se intransigentes rsrs rsrs Então amar o IRMÃO CAIM DO NORTE tem de odiar o CURUMIM DESBOTADO ENCANTADOR DE RATAZANAS ou vice-versa né rsrs rsrs Sabem amiguinhos do fundo do meu coração da profundeza da minha alma EU SOU ASSUMINDAMENTE ANTI-AMERICANO E ANTI-BOLIVARIANO pois entendo que a primeira opção é a subjugação voluntaria e prostituida que traz beneficio proprio e nada mais e a segunda opção é regredir o Brasil e a America Latina a uma condição MEDIEVAL ALBANIZADA.Ate mesmo em espiritualidade não tentem me compreender pois tambem ficarão malucos ASSUMIDAMENTE ODEIO RELIGIÕES pois aquele que me espelho foi perseguido,preso,toturado e executado pela religião por bater de frente com a Elite,o Poder Publico,a Sociedade,a Familia e acima de tudo a Religião.A unica coisa que amo é um Tonho e nem Tsunami,explosão Atomica ou o ceu caindo sobre a Terra seria capaz de impedir o trato rsrs rsrs

  20. A fala mansa na hora exata é muito conveniente, meu caro AL… quando Pedro, querendo agradar ao mundo e desviar o foco da missão do Cristo, também foi repreendido, apesar das “boas intenções” que trazia em aparencia nas suas palavras: “Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens.”… claro está que Pedro não era o maldito, mas, naquele momento não era reto o seu coração, pois maquinava, ainda que com aparente amor ao proximo, o desvio da verdade… então meu grande amigo, “quem comigo não ajunta, espalha”… saudações vocacionais…

  21. AMORIM eu criei um premio para agraciar personalidades da vida publica aja visto que Brasileiro é excluido do Premio Nobel então criei um generico ao invez de Nobel o Bostel e foi quando MRE foi agraciado com o primeiro BOSTEL o Bostel da Sapiencia.O segundo Bostel foi concedido a Jobim o Bostel do Embusteiro e agora meu caro ja estas concorrendo ao terceiro Bostel no seu caso sera o segundo.Estas vendo como Deus é misericordioso e em tão pouco tempo da criação do Premio Bostel ja te comtempla com a possibilidade de ter um segundo.O Bostel é um Touleitão recolhido no Piscinão de Ramos,altamente ecologico e não agride a naturesa.

  22. Ideologia eu quero uma pra viver rsrs Cazuza pensava assim e morreu com o Tonho purgando HIV rsrs e o que tem de subversivo que exilado torrou umbaseadinho,desmunhecou,foi ENTONHADO e gostou e quando retornou ou voltou acenando folhinhas verdes ou continuou na radicalização que lhes faz lembrarem-se de seus parceiros dominadores gringos e dos esquizofrenicos e freneticos extases regados a Marijuana e entonhadas sadomasoquistas rsrs rsrs

  23. Não tenho a mínima intensão de converter ninguém ao cristianismo, cada um acredita naquilo que quer e é responsável por seus atos, tem o libre arbítrio. Me refiro a dois Mandamentos de Deus, mais especificamente o primeiro e segundo Mandamentos, porque estão em conformidade com minhas convicções políticas, como Cristão Nacionalista que sou, sem fanatismo e/ou xenofobia!!!. O amor ao próximo, ou ao nosso semelhante levanos ao nobre sentimento de empatia. Ficamos tristes ao vermos alguém e/ou grupo de pessoas estúpida, injusta e desnecessariamente sofrendo, uma vez que queremos ver nossa sociedade se desenvolvendo e vivendo bem, em conformidade com a sua realidade, seus recursos financeiros e econômicos.
    Como Nacionalista, quero o melhor para o meu povo, a nação da qual sou parte, para o Estado ao qual sou parte, sempre atento às minhas obrigações, deveres e direitos para com o Estado e a reciprocidade do mesmo com relação
    a mim e à nação. Meu posicionamento político ideológico já é conhecido de longa data neste blog e sempre procurei mostrar como deveriam ser as relações sociais da nação brasileira, sempre tendo em mente a crucial e indispensável independência política garantida pelo poderio militar e demais dimensões de poder do Estado brasileiro, para que tenhamos uma sociedade mais justa, vivendo em conformidade com suas reais possibilidades, feliz e com grandes expectativas sobre seu futuro no universo das nações.
    Agora, gostaria de saber o que a oposição aos Governos Lula e Dilma já fizeram e tem a oferecer de melhor à nação brasileira – lembrando que o Brasil é gigantesco e e o País mais rico do mundo, em recursos tanto naturais como humanos e razoavelmente bem dotado de recursos tecnológicos e financeiros. Você acha que temos a necessidade de sermos inferiores ao povo norte-americano e/ou entregarmos todos as nossas riquezas, inclusive o nosso povo a êles???? A economia brasileira jamais, na história deste País, esteve tão bem como está hoje e não foi graças à oposição, que estúpidamente, a mando dos ianques tem procurado atrapalhar em tudo, inclusive causando instabilidade política constantemente(um desserviço à nossa incipiente democracia e ao povo brasileiro). O povo brasileiro jamais pode viver tão bem como hoje vive, em toda a sua história e desfrutando de amplas liberdades políticas, apesar de um sistema político partidário medíocre, num total descompasso com o Brasil de hoje, em pé de igualdade com o caótico estado de nosso sistema de defesa, mas mesmo assim melhor em ambos os aspectos(político e defesa), do que em outros governos, especialmente durante a desastrosa ditadura. Meu caro, gostaria de saber o que, de BOM PARA A NAÇÃO, PARA O PRESENTE E PARA O FUTURO, a oposição pode oferecer ao povo brasileiro???Em termos de defesa nacional, minhas espectativas da Presitente Dilma são as melhores – ela é Nacionalista e seu Ministro da Defesa também!!!! O combate a corrupção a Presidenta Dilma já faz e só não faz mais pela precariedade de nosso sistema político, com a oposição corrupta, burra, leviana, mediocre, oportunista tentando marcar ponto e enfraquecer a base do governo da Presidenta, para deixar o tio Sam e a vira-lataiada do PSDB+Demos+PPS+PP+Militares e segmentos do setores industriais civis felizes???? Tirar o povo da miséria, também já está fazendo( incorporou uma Espanha na classe média). Está educando o povo brasileiro, abrindo escolas técnicas e faculdades federais como nunca antes na história deste País, sem precedentes e está oferecendo, pelo menos 75 mil bolsas de estudos para brasileiros no exterior. Se ela pudesse, acabaria com a corrupção(não o faz, devido a limitações puramente políticas, porque competência e moral tem de sobra), não tenho a menor dúvida que ela faria uma faxina completa na administração pública, passaria o Brasil a limpo!!!!Enfim, meu propósito não é fazer propaganda de nenhum partido e sim apontar o que está sendo feito de BOM ao povo brasileiro, à nação brasileira, venha de onde vier,não sou esquerda nem direita, apenas pró-brasileiro, SOU, ACIMA DE TUDO, UM NACIONALISTA!!!!
    Meu caro, enquanto os idiotas ficam nessa de direita e esquerda, nossos inimigos roubam todos os nossos recursos, inclusive a própria nacão brasileira, que para a alegria do tio Sam, hoje é mais vira-lata do que nunca na história deste País. Não temos armas e nem tampouco soldados que prestem, pois lhes falta não só armas,propriamente ditas, mas o principal – uma razão para lutar. A razão é muito mais do que a sobrevivência da nação, é ser livre, politica, social e economicamente independente: é deixar de ser vira-latas, subserviente, deixar o servilismo e ser um cidadão honrado, virtuoso e orgulhoso de ser cidadão brasileiro. Os inimigos, atravez do patriotismo falacioso, deliberadamente sequestraram a bandeira brasileira, substituindo-a fisica e cultural e linguísticamente pela ianque; tamanho foi o estrago que as FFAA e as demais auto-proclamadas “elites” fizeram com este maravilhoso País. Note que é raro um local onde se ve uma bandeira brasileira, enquanto os ianques nos esfregam a dêles em todos os confins deste País!!!
    Meu amigo, te convido novamente a empunhar a bandeira nacional e estar comigo, na defesa da nação brasileira, do nosso invejavel, vasto e rico patrimonio cultural, histórico, linguístico, natural, economico e financeiro. Indiscutivelmente, é flagrante a necessidade de que você reveja seus conceitos, você tem um vasto potencial amigo. Sem nenhuma espécie de preconceito contra Blue Eyes, tente seus Brown Eyes e com certeza estaremos no mesmo lado da trincheira, juntamente com a nação brasileira!!!

  24. É muito fácil criticar, usar palavras de baixo calão e agredir pessoas leviana e estúpidamente. Mas lembrem-se, para serem respeitados, devem necessariamente respeitar aos demais. Em hipótese alguma sou contra críticas, desde que sejam procedentes. Mas igualmente importante é se oferecer alternativas/respostas viáveis, exequiveis aos problemas sendo tratados. Não simplesmente partir para a baixaria da critica desmetida, inescrupulosa e inconsequente da oposição burra, ensinada pelo tio Sam ou qualquer outro oportunista, que em nada de positivo trazem à nossa sociedade, especialmente no bom momento que estamos vivendo econômica e financeiramente, comparando-se com a vasta maioria das nações. O grande desafio da nação brasileira é interno, é vencer aos brasileiros a serviço do império, é converter aos vira-latas e entreguistas à ideologia Nacionalista – a serviço do desenvolvimento, do bem-estar no presente e no futuro da nação brasileira, nem destra nem tampouco sinistra. Essa é indiscutivelmente a maior das batalhas a ser vencida pela Presidenta e o Ministro Celso Amorim. A arma a ser cuidadosamente empregada é de natureza ideológica e não de equipamentos, propriamente ditos. O aperfeiçoamento da segunda é decorrente dos avanços da primeira e não ao contrário – as armas de nada adiantam ou servem para um soldado que acredita na derrota e/ou não tem uma razão plausivel para lutar, até porque não haverá “peças de reposição” à altura, conforme as baixas vão ocorrento!!!!

  25. Al Carvalho, primeiramente teriamos que ter um espaço mais adequado que esse honoravel blog, até por questão de espaço, para podermos discutir, topico a topico e chegarmos a uma conclusão plausivel sobre a realidade e o futuro que queremos para o pais que escolhemos amar… ademais, analisando outros posts vossos, vejo algumas incongluencias e indefinições que permeiam vosso discurso… partindo do pressuposto que apoias o governo de esquerda (por que é importante frizar a ideologia do PT? vamos precisar dessa informação mais a frente) e esse governo adota politicas de dominio populista empregados e idealizados pelo movimento revolucionario socialista internacionalista… de duas, uma… ou vc não tem conhecimento dos fatos (o que eu não acredito) ou se equivoca na formação ideologica e politica vossa, misturando as estações sem sabe-las separar… se a conclusão for essa, o resultado será que “não podeis servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um, e amar ao outro; ou se devotará a um e desprezará ao outro”… fica dificil para eu entender um socialista,que seja nacionalista, que creia em um deus, que acredite que a oposição ao PT não seja socialista, que os norte-americanos (ai não sei o que achas, se se trata do povo, governo ou alguma instituição americana) interveem na politica nacional, que todas as nossa desgraças foram causadas pelos mesmos, e até mesmos nossos militares são alinhados com os norte-americanos… são tantas incoerencias, se analisadas sob a luz da historia, que não sei por onde começar meu caro… mas vamos lá… primeiramente, tenho para comigo que o governo do PT so conseguiu o poder por dois motivos: um foi antes da sua criação, na figura do General Golberi… ele é o verdadeiro fundador do PT (informalmente) junto com o clero da igreja catolica e sindicatos diversos… o outro foi FHC (aquele que vc tanto combatem)… ele preparou o solo para o lulinha “paz e amor” (lembra?) pudesse concorrer pela troxesima vez e ganhar… as nuances são tão pequenas entre os fatos que realmente é muito dificil uma analise mais concisa… qndo vc se refere aos americanos, creio estar se referindo ao stablishment economico que domina o cenario politico dos EUA… realmente… eles querem mandar não é só no pais, mas no mundo todo… mas, assim como eles, o stablishment eurasiano (leia-se russia e china) também o querem, assim como a teoclacia islamica… ou seja, é um tripe… atualmente os eurasianos e islamicos andam juntos (por enquanto, não significa eternamente) e querem impor-se perante o ocidente (neste caso representado pelos stablishment capitalista de Wall Street) e temos uma guerra de poder em que se usa todos as vias (de 1ª a 4ª forma) com intuito de angariar simpatizantes e solapar o poder do outro… observe que, os socialistas patrios tem seguido a cartilha americana quanto a economia e negocios, mas segue a eurasiana quando se trata de implementar politicas publicas internas… ou seja, para fora vale o praguimatismo americano, para dentro o absolutismo russo… ou vc acredita mesmo que o comunismo morreu?… os russos na verdade não acabaram com o comunismo, mas sua elite governamental, que enriqueceu durante 70 anos que forçaram o fim da politica intervencionista do estado comunista, pois os mesmos queriam poder empregar suas riquezas,adquiridas com o suor do povo russo e demais, no ocidente… ou seja, queriam liberdade… vc notou que apenas alguns anos após o fim do URSS apareceram milhares de russos ricos, todos ligados a KGB e o governo russo?… coincidencia, não?… então, meu caro, politica é poder e é coisa muito suja… é isso que o PT quer: enriquecer como a nomenklatura russa fez… se o PT fosse a solução para o pais, não teriamos tantos casos de corrupção no atual governo… e não se iluda… Dilma, Lula e Amorim sabiam o tempo todo dos roubos e foram coniventes… o porque, vc tem que perguntar a eles… eu tenho minha opinião sobre o caso, mas vc deve saber qual é… conclusão de parte do problema: nem esse, nem outro governo que tenham esse tipo de politico vai salvar o pais de nós mesmos… por enquanto, NÃO TEMOS SALVADORES DA PATRIA… saudações…

  26. Bom dia Blue Eyes!

    Realmente precisariamos de um espaço mais adequado do que esse honoravel blog. Vou sintetizar para ser menos maçante.
    Primeiramente não sou petista, nem tampouco socialista, comunista ou neonazista. Talvez um tanto por força das circunstâncias ou necessidade, devido à precariedade de nosso sistema democrático vejo com sipatia o populismo e muito grato a êle nesses ultimos dois mandatos e no atual do PT . Sabe-se que com a oposição burra e as frequentes ameaças de golpe pelas próprias FFAA, a única forma de se governar e implementar politica de gover é através do populismo – passa-se por cima dessas org crim que se auto-proclamam part políticos. Daí a frustração dos golpistas e anti-brasileiros.
    Um presidente só governa se tiver amplo apoio das massas, Lula só o fez porque tinha o respaldo da nação. Assim pode fazer coisas muito boas para o País. Como já disse,
    como nacionalista, me preocupo simplesmente com o bem-estar e segurança da nação, tanto no aqui agora como para futuras gerações, de forma compativel com as possibilidades do País que no nosso caso são excelentes, apesar da aculturação de nossa sociedade e claro domínio sobre nossas FFAA pelos ianques. Sem dúvidas que nossas FFAA são extremamente deferentes ao ” establishment anglo/europeu-americano” Tenho elogiado às políticas do PT, pelo bem que tem feito à nação e até mesmo a audácia de desenvolver uma END que nem mesmo os milicos tiveram a competencia para isso, da mesma forma que desgovernaram o País por mais de 20 anos . Acho que você já sabe a história e é desnecessária uma análise sobre isso, bem como as implicações no Brasil de hoje, realmente foi um fiasco e um grande tiro nos próprios pés.
    Portanto o que tem me agradado no PT foi ter conseguido fazer algo de bom para a nação, enquanto aqueles que o criticam nada de bom foram capazes de fazer, alem de práticas de flagrantes atos de corrupção à portas abertas e fechadas(ditadura). O mal que a oposição fez à nação é incalculável e de desastroso e longo alcance para a nação, Hoje já sentimos o problema e deverá persistir ainda por muito tempo – alteraram negativamente o comportamento do próprio povo brasileiro (efeitos do colonialismo), a ponto de não prestarem se quer para serem Soldados, com algumas excessões logicamente.
    Portanto, não sou petista mas reconheço que algumas coisas importantes para a nação foram feitas durante os governos petistas, indubitavelmente. Por isso que digo que algumas coisas do socialismo podem ser aproveitadas – algumas empresas estatais – Petrobras, e muito provavelmente, num futuro a Vale, com maior controle estatal, bancos Brasil e CEF e mais algumas, inclusive na área de defesa, para implementação de políticas públicas especialmente em épocas de crise e para lidar com as contradicões do sistema capitalista. Da mesma forma, que o PT, não fosse o vergonhoso entreguismo do PSDB, essa organização poderia até fazer algo de bom para a nação, além de denúncias de corrupção que êles enquanto governo foram descaradamente coniventes(mensalão e outros casos no governo de SP.) Assim o que me agradou no PT foi o conteúdo nacionalista que levou a fazerem coisas boas à nação brasileira. Porém o nacionalismo do PT é ínfimo, não é a força motriz do partido, o que não me agrada e por isso há um grande número de corruptos nesse partido também. Meu nascionalismo é forte, é um tem fundamento não só Cristão, como também a total fidelidade e lealdade à nação, jamais verás um polítio verdadeiramente nacionalista governar traindo a nação, até porque estará traindo a si próprio e não conseguirá!!! O verdadeiro nacionalista pensa em garanti o bem-estar no presente e nas futuras gerações da nação e para isso não é negligente com a defesa nacional, como nos patriotismos falaciosos da vida, por si só este link já lhe diz alguma coisa sobre o “patriotismo” nas nossas FFAA, a saber: http://www.forte.jor.br/2011/01/31/pensoes-de-filhas-de-militares-custa-r-32729-milhoes-por-mes/. Será que cortariam da própria carne para defender à nação, enquanto o patriotismo falacioso existir, claramente que não, só o nacionalismo constroi!!!
    Assim, sintetizando, nacionalismo é o governo do povo, pelo povo e para o povo. Isso passa pela garantida liberdade oral e escrita dos meios de comunicação sobre rigoroso controle legal, sendo vedado o controle desses meios por empresas estrangeiras. Passa também por ampla liberdade de praticas religiosas e organizações polítcas. Passa ainda e não menos importante por um sistema capitalista rigorosamente controlado por um governo instituido e constitucionalmente forte, com FFAA verdadeiramente nacionalistas, fiel à nacão e ao cumprimento de sua missão constitucional, sob pena de prisão perpétua para aqueles que tentarem infringir a lei determinada pela carta magna. Portanto, é isso que precisamos para termos uma sociedade feliz, especialmente, no caso do Brasil – seguramente o País mais rico do mundo em todos os quesitos!!! Portanto, tenho que descordar de ti, não se trata de direita ou esquerda, o fato é que buscamos a realização da felicidade, lembrando que a plena só existe em Deus, mas enquanto na terra, ela consiste em extrair o melhor do conhecimento existente e/ou disponivel e a forma de fazer isso é através da ideologia Nacionalista – SÓ ISSO SALVA A PÁTRIA E POVO MALTRATADO!!!!Se não respondi alguma coisa, me desculpe mas estarei disponivel para maiores esclarecimentos.
    Caro Bom de briga, as coisas não são tão brabas assim de minha parte, mas para implementação do que pode e deve salvar a pátria é que não é muito fácil. Mas como um bom brasileiro, não desisto nunca!!!..rs..rs..
    Um abroço a vocês e à todos!

  27. Erros de digitação, por favor leia-se discordar e abraço. Desculpem pelos demais que eventualmente ocorreram.

  28. Quando falo de americanos, estou me referindo ao complexo industrial e finaceiro que domina aquele grande e poderoso país. Aqueles lobbies da indústria bélica e os principais bancos que dominam as finanças do País, bem como da elites política e militar. O povo comum americano na verdade é ingênuo, acreditam em tudo que lhes é passado pela mídia que é padronizada pelos seus critérios de auto sensura e pelas informações que chegam do governo para a mídia, sempre deixando claro que eles vivem num paraíso e tudo fora dalí, exceto para alguns países da Europa, não presta, é um inferno na terra. O povo é levado a acreditar que não há democracia melhor do que a dos Republicanos e Democratas, ou ARENA e MDB do regimen militar do Brasil, mesmo com colégio ou estelionato eleitoral em ambos os casos. Mas tudo bem, está bom para êles,está bom para mim que não sou americano e não tenho nada com isso.
    Não sei se consegui esclarecer, mas tenho simpatia por socialismo e nem tampouco pelo comunismo. Acho ambas as coisas perfeitamente naturais, podem seguir seu curso naturalmente, como um resultado do desenvolvimento capitalista, os ajustes de tendencia socialistas sao feitos naturalmente, nas tentativas de se reduzir as selvagerias ou imperfeições ou contrdições inerentes ao sistema capitalista, mas que têm limites pois há tendencias para se tornarem nocivas ao desenvolvimento capitalista, à partir do momento que se tranformam em fonte de cabides de empregos e empresas estatais deficitárias. Um tanto mais adiante temos o comunismo, totalmente incompatível com as necessidades do ser humano, pela sua ineficiência em alocar recursos e também incompatível com o crescimento populacional, decorrente do fraco desempenho do incentivo, como força motriz de produção, além das restrições à liberdades individuais e políticas decorrentes do totalitarismo. As coisas para mim, ideologicamente estão bem definidas e a corrupção de políticos que existe no meio petista para mim é um ato anti-brasileiro e despresível para um nacionalista. Só exclarecendo essas coisas, para que eu não seja confundido com petista, já que o nacionalismo está muito longe de ser o forte do PT.
    Sds.

  29. Nem vou precisar responder, meu caro… era isso que eu pretendia lhe expor… nem tanto o céu, nem tanto a terra… logico que o capitalismo selvagem não tem nada de perfeito… o problema meu com a esquerda não passa necessariamente pelo modo economico e sim pela politica de estado na area do individuo… eles tem uma tendencia ao populismo e ao totalitarismo… eu disse tendencia, devido a “escola” que frequentaram… eles só entendem o estado forte e atuante… claro que é bom um estado forte e atuante, mas com limites qndo se tratar de direitos e garantias… agora, vc ha de convir que as politicas praticadas no ambito do particular pelo governo atual é deveras insidioso… querem tirar o patrio poder e da-lo ao estado… retalham a sociedade em guetos, criando sub-especies de pessoas, negros, indios, gays, ribeirinhos etc… até a familia querem separar… politicas de incentivo a separação do casal (nada oficial, mas criam legislação que praticamente obriga a separação e não a reconciliação), a uma politica de controle de natalidade equivocada (aborto, esterilização em massa) e isso tudo tem nome: EUGENIA… nada mais totalitario que isso… se não fossem estas politicas perpetradas pela esquerda (PT, PSDB,PC do B e outros) não estaria tão preocupado… me lembra 1984 de Wells… se não leu, vale a pena… pode parecer paranoia, mas ja vi isso acontecer em outros lugares… o nascimento do LEVIATÃ… o estado dominador totalitario… não importa se de esquerda ou direita… sempre acaba matando e destruindo… saudações…

  30. Quando as idéias de Adam Smith são levadas a ferro e fogo, juntamente com o liberalismo feroz, também encontramos o potencial para a desagregação familiar e social. A competição desmedida chega a afetar o relacionamento entre as pessoas de uma mesma família de forma cruel, colocando casais, irmaos, mães e filhas, por exemplo, em brutal competição, criando conflitos no seio das famílias levando a muitas separações entre casais e também adolescentes que deixam os lares precocemente. Nos EUA se divorcia, da mesma forma que se troca uma cueca…por assim dizer. Os norte-americanos frequentemente mensionam a familia sempre que possivel, como uma coisa muito importante para eles e que deve ser protegida. Isso é assim, exatamente porque ela está desaparecendo, virando um mito. A familia nuclear está se transformando num mito, uma figurinha um tanto rara. Alí, podemos notar uma grande tensão social, mas não só pelos motivos acima expostos, mas pelo envolvimento dos EUA em muitas guerras pelo mundo. Muitos voltam psicologicamente doentes para os EUA. Com armas facilmente adquiridas alí, frequentemente esses desequilibrados cometem crimes barbaros naquele País. Assim, esses elementos acima citados, bem como os de natureza política, com o Estado alarmando a populaçao de que os comedores de criancinhas estão vindo, trazendo seus misseis nucleares, as pessoas já nem sabem distinguir os alarmes de alerta de tornados e alarme de um missil caindo nos EUA. Acho que hoje em dia deve ser muito pior, deve ser horrivel morar nos EUA, especialmente depois do atentado de 11 de setembro. Há 50 anos atrás, se alguém comprava um radio de ondas curtas nos EUA, já levantavam a sua ficha e ficava fichado, tal era o controle sobre a vida das pessoas, imaginem hoje, depois de tanta água ter passado por debaixo da ponte. Também li George Orwell e realmente caminhamos a passos largos para isso mesmo. Basta ver as câmeras espalhadas pelas ruas e diversos locais públicos, estamos sendo vigiados o tempo todo. Aqui já estamos assim, imagine nos EUA a que ponto já chegaram no controle da vida das pessoas. Acho que aqui, também estamos caminhando para isso e o Estado totalitario pode vir de qualquer lado, até neste corporativismo tupiniquim…rs..rs..
    Abraço

  31. Enquanto voces medem conhecimentos ideologicos eu lhes pergunto,o que temos com isso e o que isso significa em beneficio ao Brasil?Sabe na realidade deveriamos esquecermos padrões extrangeiros de sistemas de governos fracassados CAPITALISMO E COMUNISMO o que chamo de uma terceira via que não esta em um padrão extrangeiro alheio aos anteriores mas na formação de um padrão ideologico proprio atravez de NACIONALISMO CIVICO com mudança de sistema com PARLAMENTARISMO presidencialista ou não onde o parlamento seria formado pelos melhores dentre os itens essenciais administrativos com uma parcela ativa da sociedade com poder de veto por vontade da maioria do povo.Somente isto ainda não seria tudo mas uma profunda reformulação na constituição e modernização e aperfeiçoamento de leis.Moralização dos serviços publicos,com fim de imunidades,fim da estabilidade publica,reformulação de soldos e salarios,extinção de partidos e ilegivibilidade de todos.Mudando o sistema,a mentalidade e com uma nova safra focada na unidade nacional,justiça social e desenvolvimento nacional.Somente desta forma poderiamos ter um Brasil mais justo e igual.Alguma coisa profunda tem de ser feita o quanto antes pois a paciencia de todos se esgotaram ou verão blindados saindo a rua com o povo encima empunhando a bandeira nacional dando um basta em todo banditismo e sera o cerol fininho.

  32. Nobre colega 01 Maluquinho, de minha parte, o que tenho dito aqui, tem tudo a ver com o nosso querido Brasil!!!Minha proposta para consertar o Brasil, colocar este governo e sociedade que manda, bem como o povo que não manda nos trilhos, dos quais , aliás, nunca deveria ter saído, não fosse a miopia, a leviandade e irresponsabilidade de nossas elites, aceitando a subversão e corrupção das elites de um país como EEUU e assim traindo a nação brasileira por trinta dinheiros, cujas consequencias, eufemisticamente, são no minimo trágicas para um gigantesco e rico país em todos os quesitos como o Brasil!!! Se o nosso sistema político não presta e se temos essas FFAA que também não prestam e se temos esses impresários e industriais corruptos e que também não prestam, é porque nossas elites não prestam e não é de hoje, pelo menos e marcantemente desde a morte de Getúlio Vargas, sacramentada com o golpe de 1964, até os presentes dias. Meu antídoto para isso é a ideologia nacionalista – Partido Nacionalista Democratico. Com essa ideologia, meu caro, este rico Brasil é do povo brasileiro, suas FFAA brasileiras vão às ruas sim, mas para defender a nação brasileira, não para matá-la, subjugá-la, perseguí-la e expatriá-la. Elas não vão às ruas, como tropas de ocupação, para defenderem a pátria e demais interesses das elites norte-americanas!!! Caro 01 Maluquinho, numa palavra, você quase acertou – NACIONALISMO!!!! Isso é que falta em nosso meio, no seio do povo brasileiro. Se conseguirmos mudar isso, seremos a maior potência da terra, inclusive militar e muito feliz!!! Não tenho a menor dúvida que isso é o que Deus quer, então assim será!!! Portanto, estou pensando no Brasil sim, podes estar certo disso!!!
    Um abraço amigo

  33. Blue Eyes, na conjuntura política atual ou do pós ditadura, não vejo o populismo com mals olhos. Acho até mesmo que tem sido muito importante para a governabilidade do país. Lula jamais conseguiria fazer tão bem ao país se não fosse um lider populista. Diante de uma oposição anti-brasileira que temos, PiG, PSDB, Demos, PP, etc…e ainda FFAA golpistas, se não fosse o apoio das massas ao presidente Lula, teriamos tido um novo golpe militar!!! Os que mais reclamam do populismo, são os golpistas, meu caro, não tenhas a menor dúvida disso. O Populismo em si, faz mal só para um pequeno seguimento da sociedade, aliás, desprezivel, por sua leviandade, por seu egoísmo, por ser anti-brassileiro, para resumir. O Pig e demais organizações criminosas se encaixam como uma luva no esquema no esquema montado pelo tio Sam no uso dessas elites golpistas. Quanto ao totalitarismo, também o abomino, mas também não é um atributo exclusivo da esquerda!!!
    Sds.

  34. O falecido Brizola se referia AS FORÇAS OCULTAS e isso é a subserviencia as vontades de Washington e aos especuladores e sendo assim todos os governos que tivemos fizeram e fazem este jogo ou não teem sustentabilidade e consequentemente governança.Sendo assim meu caro é necessario uma mudança de mentalidade,moralização da maquina publica e acima de tudo postura independente e soberana.Não encontramos nada disso em mitos politicos,ideologias e sim na atitude que cabe a cada um de nós para unidade e coletivo.So o cerol fininho é capaz de produzir este milagre para o Brasil revoluir intelectualmente e materialmente o resto é balela e perda de tempo porque quem mama não vai deixar de mamar no papo.

  35. A única coisa que pode derrotar essas forças ocultas é o resurgimento do nacioalismo nas elites. Você mensionou o Ex-Governador Leonel Brizola, êste era tido como uma ameaça, um perigo pelas chamadas forças ocultas, elites cooptadas e aculturadas. O perigo para êles, não era tanto por Brizola ser um esquerdista(que não era), mas sim por ser um lider nacional-socialista tupiniquim – a raça superior era morena e de olhos castanhos, brasileira. Sem dúvida um lider populista corajoso e com forte sentimento nacionalista e ser das próprias elites. Eles sabem que no Brasil, significantes mudanças acontecem de cima para baixo e não do contrário. Portanto colocaram-lhe o rótulo de “homem perigoso”, embora muitos ignoravam e até hoje ignoram os reais motivos dele ser tido como perigoso. Por outro lado, tivemos o saudoso Ex-Presidente José Alencar, um grande nacionalista e não me venham dizer que ele era esquerdista. Só não o chamaram de esquerdista, porque êle era um homem íntegro, rico e poderoso – membro da elite empresarial e polítca e de quebra, vice-presidente da República. Fez declarações políticas importantissimas, típicas de um nacionalista, tremendamente minimizadas pelo vira-latas tucano da defesa insinuando que se tratava de declarações de um homem doente…. Portanto a guerra é declarada contra os nacionalistas, porque sabem que só o nacionalismo constrói e salva e não, necessariamente o nacional-socialismo. Sem dúvida e de longe, o nacionalismo do ex vice-presidente José Alencar é seguramente o mais idicado, meu caro amigo.
    Sds.

  36. Quando os politicos administrarem o pais imbuidos do espírito nacionalista e não com esse patritismo falacioso que permeia TODAS as elites, aí sim teremos uma nova postura e comportamento dessas elites. O sentimento nacionalista e responsabilidade social passa a dirigir o comportamento de todos, notadamente o dos políticos e burocratas corruptos, que se tornam políticos e burocratas para praticarem um bem para a nação e não para tomarem a nação de assalto. O que precisamos é de muitos José Alencar e alguns outros que não se mostram tão evidentes mas existem, com certeza.

  37. Não tomarem a nação de assalto e nem tampouco assaltarem a nação né amiguinho.Eu prefiro que tomem a nação de assalto,que não deem mole pra CUCARACHAS FDP,que passem o rodo no Gugo Chavez ao invez de vivermos nos iludindo por MANGUACEIROS contadores de estorinhas,favorecedores de RATAZANAS roubando descaradamente a nação e patrocinando com dinheiro publico enriquecimento extrangeiro enquanto o povo passa fome e morre nas portas de hospitais.

  38. SENHORES…rsrsrs… vcs estão querendo construir a casa pelo telhado… a ideologia que agora grassa o pais começou nas universidades enfronhadas por interesses alienigenas… vcs devem saber de quem se trata… não havera ruptura, seja de carater ideologico ou pragmatico, seja junto aos EUA, Russia, China, não importa… o povo nacional não esta preparado para caminhar com as proprias pernas, ereto, sem muletas, sejam na esquerda ou na direita… a mudança requer uma profunda mudança nas bases educacionais do pais… nesse ponto, sou obrigado a concordar com o Cristovam Buarque… só havera uma revolução neste pais atraves da educação… o povo não tem condições de avaliar o que e melhor para si sem conhecer os fatos e para isso faz-se necessario as ferramentas do conhecimento: educação basica e P&D… saudações…

  39. Seu posicionamento claramente indica que não és nacionalista, do contrario terias um posicionamento mais compativel com os interesses nacionais. Nacionalista que se prese jamais tomam a nação de assalto e nem tampouco assaltam a nação, isso coisa de vendilhões traidores inescrupulosos da mais baixa categoria!!! Hugo Chavez vai bem, está salvando o povo venezuelano e a grande maioria dos venezuelanos estão muito felizes. Quem não está feliz é uma minoria do PiG venezuelano e imorais vendilhões associados aos EUA. Mas o povo está vivendo melhor e ainda desfruta de uma democracia invejavel. Tá bom para os venezuelanos, tá bom para mim, da mesma forma que se está bom para o povo norte-americano, está bom para mim.
    Sds. nacionalistas amiguinho.

  40. BLUE EYES fazer colegios e universidades aos 4 cantos e melhorar o padrão da educação isso tudo é o essencial que qualquer governo deve proporcionar a seus cidadões que pagam impostos e no nosso caso altas taxas tributarias.Que me desculpe o Cristovam Buarque mas ele ta é com uma visão muito limitada e superficial.As pessoas confundem Educação com Cultura é semelhante ao Tonho e a caça Jeans que embora convivam juntinhos e ate se esfregando são distintos rstrs CULTURA o problema do Brasil é falta de cultura,o problema da America Latina é falta de cultura,que não so vem da iniciativa do estado mas de um complexo trabalho de conscientização e vontade propria porque Cultura não se aprende e sim se busca.Politicos e lideres religiosos são todos enganadores de tolos.Não me importa quem estiver no poder que seja o Tiririca o Presidente,mas é inaceitavel ter um pais rico em recursos e um povo trabalhador que mesmo roubado de todas as formas e de todo jeito por todo o sistema ainda consegue por essa nação como setima economia quase que ja pulando pra quarta direto.É inaceitavel essa roubalheira escancarada enquanto se enriquessem,emprestam dinheiro pra Ratazanas comprarem armas,intentam pavimentar e desenvolver Ratazanas que so depedram a nossa sociedade e o nosso povo morre nas portas de hospitais e passa fome no maior produtor de carnes e grãos.Não existe argumento ou sera que eu sou o unico que comi Cogumelo alucinógeno e to VIAJANDÃO?Ver os simples iludidos com estorinhas e inocentes morrendo doi o coração de qualquer um.Bandidos são nossos Policiais Federais,nossas forças de seguranças da Fronteira que trabalham sucateados e fazem de tudo para impedirem a saida de riquesas e entrada de ilicitos e quando botam a mão em peixe-grande ainda se sentem indignados.Indignados estamos nós com toda essa poca vergonha…PELO RONCO DESSE BERRO LOGO LOGO VÃO TOMAR$ É FERRO…Não tem que prender essa Putada tem é que largar o aço na cara deles todos….Esse papinho de Educação e P&D ja virou é retorica amiguinho….Marxismo,Social-Democracia,Capitalismo vão tudo pra PQP rsrs rsrs…É O RODO NELES TODOS COBRADA.

  41. Concordo plenamente contigo Blue Eyes, falou e disse. Todavia, só um nucleo dirigente de caráter nacionalista iria se preocupar em educar o povo brasileiro e essa política passa necessariamente pela vontade das elites, pelo telhado, como diz você. Mas sem dúvida o ensino é o grande meio de transformação, começando pelo ensino basico, fundamental e médio da rede pública de ensino. É por aí que a vasta maioria da nação poderá ter acesso aos cursos de nivel superior das universidades públicas, tanto estaduais como federais. Este é o caminho, realmente para a nação se tornar mais forte e ser senhora do seu próprio destino, em conformidade com seus recursos humanos e naturais.

  42. CULTURA, caro maluco, É UM COMPLEXO DE CONHECIMENTOS… qual seria então, a cultura adequada ao Brasil? a tupiniquim, a cubana ou a de miraflores?

  43. All Carvalho, é isso mesmo… basicamente é a revolução (essa palavra me da calafrios) pela educação e não pela cultura… cultura é somente o verniz que esconde as reais necessidades do ser humano em possuir ferramentas de transformação que são oriundas do conhecimento… o conhecimento produz cultura e não o contrario… saudações…

  44. Cultura BLUE EYES não se encontra e nem se adiquire e sim se busca por propria iniciativa e onde este tolo povo alguma vez na vida se interessou em algo que não seja para rebolar a bunda rsrs para poder-se por em pratica tudo o que voces estão discutindo so é possivel com uma mudança de postura e mudança de mentalidade e não é ideologia ou teologia que fara isso e sim conscientização porque todos teriam de cederem em algo para haver um consenso que se traduzisse em pratica com consequencia de resultados porque de estorinha,prognosticos,maquetes,graficos e numeros A SACOLINHA ESTA LOTADINHA rsrs

  45. rsrs rsrs e sempre a salvação esta condicionada ou a sermos RATAZANAS BOLIVCARIANAS ASSUMIDAS ou ESCRAVINHAS SADOMASOQUISTAS ADORADORAS DO VAMPIRO YANKEE rsrs rsrs sera que vossos raciocineos não produzem nada fora dessa visão canina de ver o mundo em duas cores?PÇolitico bom é politico morto e dissecado para serem mostrados futuramente a estudantes para que todos saibam como eram os corruptos.Pouco importa que esteja no poder,se usa calcinha de flozinha lilaz ou não.O otario povo Brasileiro trabalha 4 meses de graça para o governo,tem a maior carga tributaria do planeta (45% do PIB) e uma exportação medieval de commodities.Produz um veiculo automotivo que vende ao extrangeiro 50% mais barato do que é vendido em nosso mercado.E voces acham que todos os descasosm,roubalheiras,deficiencias e incapacidades se resolveram com as teorias que defendem rsrs rsrs So o fogo e o aço por dentro da cara de toda esta putada pode mudar essa pouca vergonha que ja se fez filosofia…TIRIRICA PRA PRESIDENTE PIOR DO QUE ESTA NÃO FICA rsrs rsrs

  46. Tem de ter O TONHO ROXO para ter a plena convicção de que Hugo Chavez tem a aceitação da maioria do povo Venezuelano e pensar de que ele desenvolve a Venezuela se 93% das noticias que temos de la são produto estatal,tendencioso,manipulado e não idoneos e nem tampouco confiaveis.É o mesmo que achar que o povo Boliviano esta satisfeito e aprova as esquisofrenias de Evo Morales.Façam um plesbicito em Santa Crus de La Sierra para verem se eles preferem continuarem pertencendo a Bolivia ou passarem a pertencer ao Brasil….Eu passo creme de leite no Tonho e fico de 4 na esquina pra tudo o que é cachorro viralata lamber se o povo Brasileiro aceitaria ter um governo Medieval Albanizado.Desistam,ate a Russia ja desistiu disso e so as Ratazanas insistem rsrs rsrs

  47. 1Maluco, não sei se vc se enquadra em algum esteriotipo… o unico que me vem a cabeça é o personagem maluco do mauricio de souza…rsrsrsr… também não sei se tens excesso ou desvio de cultura… fico na incognita… a unica coisa que considerei no seu comentario foi em relação ao huguinho vermelhinho e a questão da robalheira institucionalizada via 45% de impostos indiretos e diretos… agora, se matarmos todos os politicos, quem vamos colocar no lugar? democracia direta com 90 milhões de jecas votantes, meu caro, é impossivel… o desprovimento ideologico não é possivel, ao meu ver, ao ser humano… se sabes como, me diga…

Comentários não permitidos.