XIAO XIAO bambinas…

http://2.bp.blogspot.com/_MsSh3EyzOEs/TBY1q-2efqI/AAAAAAAAFCQ/waWsK0UMTvo/s1600/1.jpg

ROMA E RIO – Os parlamentares italianos resolveram barrar a aprovação do acordo de cooperação militar entre a Itália e o Brasil. Segundo a agência de notícias Ansa, a medida é vista como uma retaliação à decisão do ex-presidente Lula de não extraditar o ex-militante italiano Cesare Battisti , condenado à prisão perpétua em seu país por quatro assassinatos cometidos na década de 1970, época em que integrava o grupo Proletários Armados pelo Comunismo (PAC).

(Entenda o caso Battisti)

A Câmara dos Deputados resolveu, por unanimidade, reenviar para a comissão competente o texto do acordo de cooperação militar, que prevê o desenvolvimento bilateral de projetos para a construção de navios e fragatas, além da realização de patrulhas. A aprovação do texto pelo Parlamento italiano é o último passo para a entrada em vigor do acordo, negociado em junho pelos ministros da Defesa da Itália e do Brasil.

Os deputados italianos também votam, no dia 18, uma moção apresentada pela União Democrática de Centro (UDC) pela extradição de Battisti.

Na semana passada, o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, disse que pretende levar a decisão do Brasil de não extraditar o ex-ativista à Corte Internacional de Justiça , em Haia. Berlusconi, no entanto, ressaltou que o episódio não afetará as boas relações entre os dois países.

Nota do blog

O título foi escolhido pelo editor como referência a possibilidade de negação das fragatas FREMM ao Brasil.

Esta medida abriria oportunidade as fragatas Francesas do mesmo programa seguidas de perto pelas britânicas Type 26, as espanholas do programa F 100 e às coreanas KDX 2.

Os italianos abririam mão ou será que toa esta bagunça acaba em pizza?

E.M.Pinto

Fonte: O globo

50 Comentários

  1. O STF va trazer sanidade ao caso… não se rasga acordos ..tratados … com nações amigas porque um agora expresidente megalomaniaco , aloprado, assim o quer.

    soberania não se confunde com anarquia… alias trouxeram esse termo.. soberania… a baila para insulflar pererecas bucha de canhão… rsrs

  2. Espero que o Brasil mantenha o Battisti aqui agora! E quanto ao veto, acho até bom. Existem opções melhores no mercado, como fragatas francesas e coreanas.

  3. Os ingleses tem tambem a situação do petroleo nas malvinas com argentina e complicado o brasil vai ajudar os ingleses
    comprando seus navios e sendo refem deles e arrumando problema com os vizinhos argentinos no caso das malvinas o brasil so se mete encrenca qualquer um agora ira retaliar o brasil o proximo pode ser frança,o brasil ta numa parceria com os argentinos no motor de submarino nuclear pode dar problema num futuro brasil decide somos a favor da inglaterra por causa dos navios e ai arruma problema com argentina ou fica a favor dos argentinos e desagrada a inglaterra

  4. Na minha opinião deveriam ser escolhidos os navios franceses
    seriam um agrado ja que sabemos que o brasil quer outro caça
    e não rafale se não o mesmo problema com a italia vai se repetir e vai ser no submarino nuclear e não adianta o ufanismo brasileiro de que estamos pagando e tão temos direito um exemplo e esse não ficam cantando que o brasil tera 50 a 100 submarinos pois o sonho virara pesadelo

    A frança ja deu um praso se cuida brasil arrogante

  5. “Respeito a contratos!” Países do terceiro mundo não cumprem contratos. Não há segurança para negócios. Será que o risco-Italia vai aumentar nas agencias de analise de risco-pais?

  6. Bom se uma parceiria estratégica com a Itália for baseada nesse passionalismo,amadorismo,é melhor deixarmos pra lá,vai ser melhor firmarmos parceirias com os Ingleses,e Franceses ou até os Americanos,se por causa de um carcamano desses o país se mobiliza contra o Brasil,se fosse o mesmo acontecido no caso do Irã,a Itália estaria em estado de Beligerancia com o Brasil.
    Quanto amadorismo,eles estão usando essa crise para esconder os problemas na Itália,quem vai perder são eles,os Franceses tem uma enorme vantagem pois as Freem são da mesma empresa que stá construindo o estaleiro no RJ,on ingleses ofereceram transferencia completa de tecnologia,eo desenvolvimento em conjunto,a proposta inglesa ao meu ver é a melhor,ficando os ingleses como segundo país forncedor de tecnologia militar,eu gostaria muito que fosse os Italianos,mas se for nesses termos é melhor não,é muito amadorismo!

  7. Azaro deles, a Europa esta em uma tremenda forca econômica.
    Eu não concordo com a presença do terrorista Batist no Brasil, mas a União Europeia e os Estados Unidos tem que entender que eles não dão mais as cartas por aqui…

  8. E também eu gostaria de pedir que os Bambinos Italianos, repatriassem os corpos de todos os Brasileiros que morrerão na Segunda Guerra, para que eles se tornassem um povo livre da sua própria escoria fascista….

  9. Por inferno com seus navios Itália, que seja da França ou da Coréia do Sul ambos superiores ao projeto italiano.
    E o maravilhoso e lúcido supremo tribunal fez foi joga o problema nas mãos do Lula, isso mesmo esse caso já passou pelas mãos deles, se o STF não fosse tão incompetente si quer teria o Lula opinado sobre esse assunto, simplesmente assinaria o que o fosse decidido e pronto. Mas já que é assim esse cara agora tem valor político e o Brasil não abre a mão dele mais.

  10. Temos que levar em consideração que o acordo ainda dependia do aval do congresso italiano e este barrou o mesmo, ou seja, não é este tipo de parceria adequada, se o próprio primeiro ministro diz que as relações não serão afetadas e um acordo desta magnitude que envolve bilhões de dólares em negócios é barrado fica difícil uma nova rearticulação do processo.
    Quanto aos demais concorrentes fica uma chance sem precedentes para ofertarem seus produtos e suas GARANTIAS de que ele saia do papel com todos os requisitos impostos pela Marinha do Brasil, como a Fremm italiana seria o modelo escolhido para ser nossa futura escolta não me surpreenderia se o modelo frances fosse o escolhido pela semelhança dos projetos, e mais uma vez sobra para os franceses que tem a faca e o queijo na mão para oferecer um execelente produto e levar esta concorrência.

    Grande Abraço,Lucasu.

  11. Eu acho que a Itália se equivocou nessa. Por outro lado, mesmo que voltem atrás, se eu fosse o governo brasileiro eu não fechava o negócio com eles mais. Ia atrás de outros parceiros, ou ingleses, ou franceses, ou espanhóis ou coreanos. Se a Itália quer retaliar, ótimo! sempre gostei mais dos navios ingleses mesmo…ou até mesmo a FREMM francesa cairia bem também. Enfim…

    abraços a todos

  12. Não sou a favor de mantê-lo no Brasil, ams também a criancice italiana chegou ao limite.
    Eles não deportaram o Cacciola e o Brasil nem por isso ameaçou a Itália.
    Eu defendia as Fremm Italianas- agora não defendo mais ( sou radical como eles) pior, não defendo nada do que venha da itália.
    Digo mais, não é a itália que quer isso, é o Berluscone que quer.
    Não se explica é por que os EUA e aFrança não querem a sua extradição, nem se explica a sua estadia por 10 anos na França do qual a itália não cortou relações nem suspendeu projetos.
    Bem depois dessa concordo com o Hornet, suspendam todas as negociações com a itália e vamos fechar com os Coreanos, Franceses Ingleses e todos aqueles que cumpram seus acordos e que não sejam manipulados por lobiies no senado ou por ditadoreszinhos de terceira categoria como o senhor Berluscone.
    Passar bem

  13. Eu não sou versado no caso Battisti e nem em direito internacional, mas a princípio eu acho que os italianos estão com a razão de estarem indignados.
    Se há um acordo de extradição entre os dois países, e se há um pedido formal de extradição desse cidadão suspeito de ter cometido crimes na Itália, o Brasil tinha que concordar, tendo em vista lá não ser uma ditadura e estar em pleno “estado de direito”, com instituições democráticas sólidas e até onde sei, respeitadoras dos direitos humanos. Ele que prove lá sua inocência e que tenha seu direito de defesa fiscalizado pelas próprias instituições italianas e internacionais.
    Acho que se a Itália fosse uma ditadura ou um país que tivesse punições consideradas por nós brasileiros como desumanas, tudo bem, mas não creio ser esse o caso.
    A questão não é os navios serem italianos, franceses ou ingleses, e sim o compromentimento internacional do Brasil frente à Comunidade Internacional.

  14. Os italianos podem estar com a razão, seria o caso de pensar se esse terrorista fosse de extrema direita, o GF reteria ele aqui. Agora, denunciar o acordo militar em função disso, no mínimo é dar um tiro no pé. São US$ bilhões em jogo, e segundo os fontados, os favoritos nessa concorrência.

    []’s

  15. pq o brasil extaditou aqueles cubanos aqui no brasil naquela epoca, e agora nao extradita o battisti.
    sera que a indicios de ideais pacatos comunistas ainda?
    acho desnecessario o governo brasileiro fazer isso , acho tb que o governo italiano esta muito enraivecido, mas creio que a maior parcela da culpa disto seja do governo brasileiro.
    sds a todos

  16. Amiguinhos…Coisas habitam no invisivel da geopolitica.Eles ja sabiam do nosso interesse por belonaves Sul Coreanas e ja vão tarde.Pra mim de la somente a area de telecomunicamos me desperta interesse quanto ao mais nem os canelones eu quero.Vamos aguardar as definições.Temos a frança e as Freem,a nossa tradição nautica de gostar de belonaves Britanicas e a Corea que eu ja que ja ta na fita assim como o PAK-FA tambem.Me resta apenas uma duvida quanto ao FX,se Gripen ou Rafale,embora eu ache que teremos SUs.E assim seguimos a vida.Tenham calma,nesse momento a cautela é prudencia em tão importantes decissões que tomaremos…ABAIXO A CICCIOLINA E VIVA A MARCELA TEMER.

  17. Se o governo italiano desconsidera o contrato dos escoltas, quer dizer que tal venda não é importante para eles. Eles deixam claro isso tomando essa atitude.
    Não entendi a arrogância do rogério. O Brasil usa três fragatas que foram empregadas na Guerra das Malvinas e não tem problema diplomático com a Argentina. A crise desse pedaço de terra é deles. E outra, a compra dessas unidades não é para “agradar” gregos ou troianos e sim para os defender os interesses do Brasil. Onde ja se viu? Adquirir equipamentos de x país para agradar n país, ou para não desagradar t paìs.
    Ainda teriam fragatas alemãs nessa lista de opções, mas eu não gostaria de parceira com eles, á exemplo dos problemas com os submarinos. No caso das fragatas coreanas (não seriam destróier?) o projeto é derivado de tecnologia americana, o que poderia incorporar até o aegys, quem sabe?

  18. O governo italiano resolveu falar ”grosso” porque achou que o governo brasileiro iria acatar calmamente suas ordem! porem o Brasil não pode extraditar ninguém sem antes dar chance de defesa ao réu em questão. os italianos mostram um amadorismo tremendo ao retaliar dessa maneira,pois o caso Battisti ainda cabe recurso. esse se por hipótese a Itália perca o recurso oquê farão?

  19. Type 26?!?!?!?!

    Depois que proibiram o navio inglês de aportar no Brasil, sei não…..

    Estão acabando as opções. Já pensou se onão comprarmos os Rafales. Risca a França da lista tbem.

  20. Em primeiro lugar a Italia ja logo depois do julgamento no Supremo dizia que nao aceitava nada além da extardição isso soou como uma ordem, uma faca no pescoço do Lula, agara falando na tão propagada democracia italiana, cá eu tenho minha duvidas quanto a seriedade dessas instituições tão solidas quanto se dizem, exemplo quantas vezes o Primeiro ministro mudou a lei para continuar no poder? Isso é democrático? eu nao era nem a favor nem contra a permanencia do pseudo terroista aqui mas agora sou contra a sua extradição é questao de soberania o Brasil não é mais aquela republiqueta das bananas que outrora que quando coagida ate pelos pequenos soberbos do hemisferio norte enfiava o rabo dentre as pernas e abaixava a orelha e fica pelos cantos choramingando. esse tempo passou hjvc tem que respeitar Brasil, se aItalia tivesse feito isso talvez a decisao do Lula tivesse sido diferente

  21. Esse STF não decide nada, só aqui no Brasil o presidente passa por cima do STF, eles gostam de ficar encima do muro.
    Abraço.

  22. O Brasil é uma potencia soberana, já a itálio é um pobre coitado, até os EUA estão arregando vender sua tecnologia para obrasil a italia é um nada.

  23. Sei que alguns não admitem, mas a verdade é que o Brasil faz parte do BRICS. Sendo assim, esta deve ser a origem preferencial de seus armamentos. Se continuar adquirindo equipamentos dos EUA e de seus servos vai ficar sempre suscetível a embargos, boiolices e coisas afins quando disser o famoso NÃO.

  24. Na minha opinião o Brasil nem eve se importar com isso e simplismente anunciar outro parceiro…
    APESAR DE ACHAR QUE O BRASIL ESTA FAZENDO MUITOS ACORDOS E MUITOS EQUIPAMENTOS FRANCESES…
    acho que a frança seria uma boa ja que eles são os unicos que estão interresados e não são alienados aos USA é o Pais mais independente tecnologicamente e o mais disposto…

  25. 1.Rasgamos um contrato, ao não extraditar o Battisti.
    2.A Itália não rasgou um contrato, simplesmente não aceitou ratificá-lo. Para que ratifificar contrato com quem não cumpre?
    O assunto é esse, o mais são elocubrações.

  26. Leandro de Mello disse:
    “Em primeiro lugar a Italia ja logo depois do julgamento no Supremo dizia que nao aceitava nada além da extardição”.
    Bem lembrado Leandro.
    ===============
    Envolver comércio em um caso de justiça. A Espanha tá gostando dessa lambança, assim com França, Alemanha…
    Que eu me lembre em todos os casos de discordancia entre as justiças brasileira e italiana sempre houve dialogo entre as duas instituições.
    O que esta havendo é um desrespeito ao Brasil.
    Afora alguns facistas dizerem que o Brasil na Italia é mais conhecidos pelas suas putas que pelos seus jurista e por ai vai…
    É o uso do Brasil como fuga da crise economica e politica por que passa a Itália.
    Tetaram nos sacaniar, foram até pedir apoio para o Conselho da Europa.
    ————–
    Guerra comercial….bem podemos começar pela Fiat..Iveco..
    a relação é grande
    ————–
    E ai vamos fazer o que ficar com os rabos entre as pernas????
    Abs

  27. A Itália já deveriam saber que o Brasil não é uma colônia, que este tipo de pressão só atrapalha. A decisão foi soberana e deve ser respeitada, não somos obrigados a abrir as pernas só porque eles assim acham. Podemos comprar návios de qualquer nação, quem vai sair perdendo são eles. Sinto muito ver que num mundo globalizado ainda exista este tipo de mentalidade imperialista e prepotente!!

  28. O Brasil não pode mais uma vez abaixar a cabeça a nenhum país, não deportem Battist e mostrem a força do Brasil, comprem fragatas de outros países, a França por exemplo.
    Mostrem que o Brasil não é mais uma Nigéria da vida.

  29. MANDA O CARA EMBORA!!!! O Batisti era fugitivo na franca e no mexico, e ai entrou e ficou ilegalmente no Brasil ate a policia encontrar o cara (veio pro lugar certo, afinal, pensou em fugir da policia, pensou em Brasil ne!!!). Se estivesse com a razao tinha pedido asilo politico assim que chegou e nao ficaria se escondendo. E se é fugitivo italiano entao que o sistema italiano va julgar o cara… só espero que ele tbm nao venha a ganhar passaporte diplomatico deste governo. Sds

  30. Nossa, não acreditei quando ouvi esta notícia hoje. O Parlamento Italiano é tão estúpido assim a ponto de comprometer uma parceria de bilhões de dolares por bandido como este?
    Não acreditei. Os Franceses estouraram champagne hoje, assim como os ingleses foram tomar uma Guinness e o coreanos, bem os coreanos abriram uma lata de miojo :D.
    É muita estupidez italiana entregar de bandeja um acordo como este a ingleses, franceses e por que não americanos.
    Agora que eles subiram a barra, só resta ao Brasil manter o bandido aqui. Sou contra isso, mas também não podemos aceitar esta atitude italiana colocando o Brasil contra a parede. Agora que o cara não sai mesmo daqui. Aguarde os próximos capítulos. Quem sabe vc repense aquela compra de um FIAT ou um Iveco?
    O EB pdoeria responder no mesmo nível e cancelar o Guarani, e ir atrás um Patria/Piranha, porque não?
    Coitado dos italianos, não entenderam ainda o papel no Brasil neste novo mundo.
    [ ]s

  31. O melhor final para isso seria devolver o terrorista e no mesmo momento cancelar qualquer acordo comercial de monta entre Brasil e Itália. Pronto. Todos ficaríamos contentes.
    Não precisamos em nada destes caras. Nada, absolutamente nada.
    [ ]s

  32. o caso volta ao STF sobre novo prisma.
    a nao observancia de um tratado entre os países ..com uma alegação estapafurdia que o assassino esta sendo perseguido..etc etc…
    o STF pode anular o que o ex presidente e sempre aloprado fez e despachar esse lixo italiano de volta…
    quanto aos navios … nao vetaram so botaram em banho maria… estrategia política para a populacao de la … bater palmas…

  33. Duvido que os italianos deem pra trás. Isso é só jogo de cena, tão jogando pra torcida. Caso eu esteja errado, temos várias outras opções tão boas ou melhores que a italiana. Existem vários países loucos pra nos vender, é uma questão simples de comércio, eles tem o produto e nós o dinheiro.
    Sou contra a permanência do Battisti aqui, porém a decisão cabia ao ministro da justiça e ao presidente da república, o Supremo não tem nada a ver com isso. Já é uma ilegalidade manter o tal do Battisti preso. Cada um na sua, democracia é isso, independencia entre os poderes. E no caso em tela, a competencia era da poder executivo, o judiciário e legislativo não tem que meter o bico.
    Mesmo não tendo sido a melhor; a medida tomada pelo presidente lula é juridicamente perfeita.
    Agora se a itália quer cancelar a “parceria” que cancele, não podemos ter por parceiro um país que não aceita ser contrariado. Chega de dizer sempre sim e sim senhor. devemos tomar nossas próprias decisões sem melindres de magoar quem quer que seja.

  34. Além das viúvas dos tucanos que adoram fala do ex presidente Lula, ninguém deu razão aos italianos… até aí sem novidades.
    Concordo com o E.M.Pinto se eles não querem vender os navios ótimo não compremos mais nenhum material militar deles… afinal se eles não são de confiança é melhor procura alguém mais serio.
    E eu não tiraria os ingleses ainda dessa jogada esses não são negociadores amadores como os italianos sabem separar as coisas, sabem que por alguns bilhões de dólares da pra agüenta algumas coisas.

  35. A Itália ainda acredita que é Roma, coitado deles,enquanto os italianos são passionais, os ingleses, franceses e coreanos são racionais, fazer o que né.

  36. Os franceses agradecem.
    Mas, isso é só cena de político jogando para o público, é só esperar a poeira baixar e tudo volta a ser como antes.

  37. Caro AJ, o que todos esquecem é que o Battisti ganhou status de refugiado político… logo, o acordo com a Itália é relativo e não determinante… por isso o STF jogou a bola para o Lula… sendo refugiado político, só o Presidente da República tem o poder de repatria-lo… a questão é política e não necessáriamente legal… acordos não se sobressaem à CF, onde a figura central é a dignidade humana (não estou entrando no mérito se o Battisti merece ou não sua condição de exilado)… lembando que, segundo nossa constituição, o exílio é uma politica de estado que o Estado brasileiro, na figura do seu governante, exerce sem dar satisfações a ninguém…

  38. Se a Embraer fez lobby pelo Saab Gripen NG, espere pelo lobby do Eike Batista aos navios sul-coreanos. Já está construindo diques no Nordeste em parceria com eles e é conselheiro muito próximo da Dilma.

  39. Os Italianos não são nada inteligentes. O Brasil não permitiu o navio Ingles atracar no nosso porto e o que os ingleses disseram “respeitamos a decisão soberanda do Brasil”. Devem estar putos da vida, mas duvido que os políticos de lá anulem uma possível futura venda de navios para o Brasil.
    Outra coisa, como vai o que diz o presidente mafioso Belusconni?

  40. Amigos,
    Quem garante que o acordo com os italianos realmente estaria fechado? Todos nós temos a experiência do projeto FX-2, que se tornou uma novela sem fim, e agora com outro (a)protagonista.
    Por outro lado, acho que os italianos estão de birra devido a possíbilidade do Brasil em menos de um ano, passar as economias, tando da própria Itália, assim como da Inglaterra e da França. Portanto, que fechem negócio com a Coréia do sul e suas KDX-II ou quem sabe KDX-III.

    Abços a todos.

  41. Essa idéia de não comprar material italiano já não é viável. Já contratamos mais de mil ivecos para o exército e parceria como o país da bota, o AMX, já desencadeou uma sequência de eventos positivos para nós: Jungle Jets. E a alitália já decidiu usar 20 ERJ-190 da EMBRAER além dos que possuia.
    Que se decida, as compras, pela melhor oferta com TT, e não por mudanças repentinas de humor.
    Já o batisti, vamos empalalo e enviar como churrasquinho pra bota. Terrorista por terrorista que fiquemos com os nossos.

Comentários não permitidos.