A China se opõe à venda de armas dos EUA a Taiwan

http://3.bp.blogspot.com/_HX7fdOmWsu8/TLR1iLr4WGI/AAAAAAAAAAM/ZnpqQ_ucxKY/s1600/101012-robert-gates-china-hmed-130a_grid-6x2.jpg

A oposição à venda de armas americanas a Taiwan sempre fez parte da política chinesa, declarou nesta segunda-feira em Pequim Liang Guanglie, ministre da Defesa da República Popular da China.

A venda de armas americanas a Taiwan, parte inalienável da China, “compromete os interesses fundamentais da China”, sublinhou Liang em resposta a uma questão sobre as eventuais conseqüências para as relações militares sino-americanas, em decorrência da venda de armas americanas a Taiwan.

As observações do ministro chinês foram feitas durante uma coletiva à imprensa conjunta com o secretário da Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates.

“Nós não queremos que essa situação se repita, não queremos que a venda de armas americanas a Taiwan crie mais problemas às relações entre a China e os Estados Unidos e entre as forças armadas dos dois países”, agregou o ministro chinês.

Em janeiro de 2010, os Etats-Unis decidiram vender armas a Taiwan no valor de 6,4 bilhões de dólares, o que provocou a suspensão de alguns programas de intercâmbios militares entre a China e os Estados Unidos e o adiamento da visita de Robert Gates à China, que só se concretizou agora, quase um ano depois.

Leia Também:

Presidente chinês recebe Robert Gates em Pequim

Fonte: China Daily, edição em francês via Vermelho

5 Comentários

  1. a China já canta de Galo, e os outros Países no minimo respeitam, já o nosso?
    enquanto nossos Políticos verem nossas Forças Armadas como um gasto que n atraem voto, iremos ficar como cão sem dente e sem voz ativa no mundo.

  2. tem que peitar….. os EUA deviam anunciar o desenvolvimento conjunto com Tawain, Coreia do Sul e Japão… de um avião caça de 6ª geração…. rsrsrs…

  3. sinceramente o USA tem muito a perder se vender essas armas, se eu fosse a china eu não falaria nd mais….. eu venderia caças e armas a coreia do norte ao iran e etc….


    … e outro se a china concidera taiwan seu territoria coloque logo o seu “PEQUENO EXERCITO” la em taiwan e pronto acabe com a farra do boi se eles estão comprando armas e por ausencia de poder militar no pais…

  4. não sei quando nem a hora mas que taywan vai voltar a ser da china isto vai,eles trabalham e se reforçãm militarmente para este fim a anos e estão perto do seu objetivo,e acredito plenamente que os americanos ficarão dizendo,aé aé aé,bem de longe e nada mudara jamais eles se meterão com a china,pois os chineses poderão causar muito prejuiso aos americanos,inclusive lançar bombas atomicas em seu territorio,sera que os americanos vão querer isto?

Comentários não permitidos.