Defesa & Geopolítica

XIAO XIAO bambinas…

Posted by

http://2.bp.blogspot.com/_MsSh3EyzOEs/TBY1q-2efqI/AAAAAAAAFCQ/waWsK0UMTvo/s1600/1.jpg

ROMA E RIO – Os parlamentares italianos resolveram barrar a aprovação do acordo de cooperação militar entre a Itália e o Brasil. Segundo a agência de notícias Ansa, a medida é vista como uma retaliação à decisão do ex-presidente Lula de não extraditar o ex-militante italiano Cesare Battisti , condenado à prisão perpétua em seu país por quatro assassinatos cometidos na década de 1970, época em que integrava o grupo Proletários Armados pelo Comunismo (PAC).

(Entenda o caso Battisti)

A Câmara dos Deputados resolveu, por unanimidade, reenviar para a comissão competente o texto do acordo de cooperação militar, que prevê o desenvolvimento bilateral de projetos para a construção de navios e fragatas, além da realização de patrulhas. A aprovação do texto pelo Parlamento italiano é o último passo para a entrada em vigor do acordo, negociado em junho pelos ministros da Defesa da Itália e do Brasil.

Os deputados italianos também votam, no dia 18, uma moção apresentada pela União Democrática de Centro (UDC) pela extradição de Battisti.

Na semana passada, o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, disse que pretende levar a decisão do Brasil de não extraditar o ex-ativista à Corte Internacional de Justiça , em Haia. Berlusconi, no entanto, ressaltou que o episódio não afetará as boas relações entre os dois países.

Nota do blog

O título foi escolhido pelo editor como referência a possibilidade de negação das fragatas FREMM ao Brasil.

Esta medida abriria oportunidade as fragatas Francesas do mesmo programa seguidas de perto pelas britânicas Type 26, as espanholas do programa F 100 e às coreanas KDX 2.

Os italianos abririam mão ou será que toa esta bagunça acaba em pizza?

E.M.Pinto

Fonte: O globo

shared on wplocker.com