FX 2: Opinião

http://www.viapopuli.com.br/wp-content/uploads/2010/11/ponto-de-interroga%C3%A7%C3%A3o4.jpg

Autor:  E.M.Pinto

Plano Brasil

http://2.bp.blogspot.com/__A2VG2LiIPk/TNHRryF-MbI/AAAAAAAAAQQ/JtEF17Ag_kA/s1600/Roussef_lula.jpg

A ladainha

O assunto está mais que chutado e batido, não faltam versões na internet e nos corredores por ai afora. No epicentro das críticas está a postura do estado brasileiro e das instituições envolvidas no melindroso program de aquisição de caças pra a Força Aérea Brasileira.

Dúvidas, falsas alegações e a cada dia que passa surgem  novas datas para a definição porém,  os únicos atos e fatos concretos que cercam o programa FX 2, são os que envolvem a polêmica.

Para nós admiradores e contribuintes (eleitores), fica apenas o desejo de que o processo se resolva da melhor forma e que o passo seguinte seja mais ambicioso, pragmático e correto.

Após o FX 2 a FAB fatalmente necessitará de algo mais e não poderemos esperar mais 15 anos para decidir aquilo que chamamos o “pós” F X2.

É necessário decidir o atual e iniciar já os estudos e desenvolvimentos do “pós” F X2, para que na altura necessária se possa contar com algo concreto. Tecnologia de verdade não se compra nem se empresta e só há um caminho o do desenvolvimento, não há outro…

Atendendo ao pedido de muitos leitores, tentei aqui resumir e passar a minha impressão pessoal sobre o programa mediante algumas de suas questões as quais selecionei e espero poder elucidar, não prometo, mas poderei responder as outras questões em artigos futuros…

http://img406.imageshack.us/img406/3443/mirage06iz0.jpg

Para que o FX 2?

Antes de mais nada, destaca-se que a FAB não deseja pura e simplesmente trocar 120 caças de vários modelos e de diferentes estágios tecnológicos por um vetor mais moderno e de melhor performance. Há algo mais no programa FX2 que não se resume trocar 6 por meia dúzia.

A FAB quer se atualizar aos cenários atuais e se projetar para o futuro, adquirindo para isto capacidades que não dispõe, e para tanto é necessário desenvolver além dos sistemas, as doutrinas e capacidades de forma a absorver em alguns anos, todo o arcabouço técnico e doutrinário do qual esteve sem acesso e  conhecimento até então.

Destaca-se que, apenas agora a FAB considerou operacional a sua capacidade de combate BVR (beyond visual range) ou seja capacidade de combater a distância além do alcance visual. Este é um dos exemplos do quanto atrasados estivemos e o quão  necessário é desenvolver ao longo das próximas décadas  tudo o que envolve as doutrinas de emprego e os sistemas que ela necessita, até que se possa galgar espaço na vanguarda tecnológica e militar mundial.

Neste ponto, salienta-se que a problemática não se resume apenas aos problemas técnico e econômicos, mas também, de pessoal, treino, desenvolvimento e capacitação.

A Força Aérea Brasileira está “sucateada” e defasada. Os esforços e a luta diária para efetuar os upgrade nas atuais aeronaves são bastante positivos, mas é preciso encarar o problema com seriedade e sem paixões pois  estas são medidas paliativas e ainda insuficientes, necessárias, porém, não definitivas.

A FAB já perdeu faz muito tempo a liderança e supremacia aérea na América do sul. Nossos pilotos demonstram capacidade e adestramento em níveis internacionais, entretanto, vontade e treino não são os únicos fatores que decidem a superioridade de uma nação sobre a outra num eventual conflito.

Os upgrade efetuados nos A-1 e F5, tornaram nossos caças tecnologicamente atualizados à média mundial, a eletrônica embarcada é superior a muito do que se vê em potências militares mundo a fora. Porém, as quantidades são insuficientes e por se tratarem de vetores de projetos antigos (mais de 40 anos anos em alguns casos) estes caças não são pário para os desafios desta meia década, pos devido ao surgimento de caças de alto desempenho concebidos para os cenários atuais e futuros, não lhes deixam chnaces, pois possuem capacidades superlativas em relação aos nossos.

Se os nossos caças já são inadequados para os cenários atuais, o que dizer do futuro?

A FAB então necessita acompanhar a evolução dos sistemas de armas e eletrônicos embarcados, necessita dispor de vetores e armamentos capazes coibir toda e qualquer ameaça antes que ela se configure. Isto significa ser dissuasora e para tanto, faz-se necessário a evolução tecnológica e atualização às tecnologias vigentes.

Por sua vez, o programa do caça não se resume única e exclusivamente em comprar o que o mundo oferece, esta tem sido a prática do Brasil até então. Esta prática é sem dúvida uma das razões pelas quais a FAB encontra-se neste atual estágio “sucateado”.

Ressalta-se que quando FAB “comprou” os Mirage III, estes vetores eram considerados os melhores interceptadores da sua época, Israel e seus hábeis pilotos lograram vitórias e supremacia diante dos seus inimigos utilizando estes mesmos caças Mirage III, porém, sem um programa de atualização, sem revitalização sem poder acompanhar a evolução tecnológica , os M III tornaram-se num curto espaço de 20 anos em sucatas voadoras.

Neste mesmo período, a Dassault, Fabricante do M III desenvolveu o Mirage 5, Mirage F1, Mirage 2000, Mirage 4000 (projeto) e até mesmo o Rafale, na Suécia e EUA (ambos concorrentes do FX 2) ocorreu o mesmo, todos frutos da evolução constante dos programas.

Todos estes programas faziam parte do caminho necessário para se manter atualizado e moderno ao longo dos anos, e o Brasil? O que fazia neste mesmo período com os seus Mirage III? Operou-os quase que no estágio tecnológico em que se encontravam quando foram adquiridos.

http://asnovidades.com.br/wp-content/uploads/2010/09/Avioes-executivos-Embraer.jpg

Mas então para que serve o programa FX 2 além de substituir os atuais caças?

O programa FX 2 tem algo de bastante correto e objetivo, pois não se trata de um programa para única e exclusivamente substituir os caças da FAB e sim, de um programa do qual a FAB (e as empresas brasileiras envolvidas) além de substituir a sua frota geriátrica, deseja obter “alguma”, tecnologia ou capacidade, as quais pretende  empregar num futuro vetor nacional.

Isto significa que:

  • O Brasil não quer mais “comprar” aquilo que é oferecido, esta compra deve ser seguida de contrapartidas tecnológicas, comerciais e diplomáticas, pois espera-se uma contrapartida geoestratégica entre o país fornecedor e o Brasil como um todo.
  • O Brasil quer desenvolver tecnologias, mas para isso não adianta reinventar a roda. Forçosamente é necessário fazer parcerias e este é sem dúvida o caminho mais curto e prático, mas não, o mais desejável.
  • Neste caso específico da capacitação, não adianta adquirir pura e simplesmente o programa mais avançado e tecnologicamente superior sem se levar em conta a capacidade de absorção do off set, pois em 15 anos toda e qualquer tecnologia dele, estaria defasada. Caso a indústria nacional não tivesse capacidade ou pudesse contribuir para sua evolução, ela se perderia novamente. O caça em questão seria o que hoje é para nós os caças F 5 e Mirage 2000, plataformas passíveis de upgrade, mas infinitamente longe de ser o ideal para as nossas necessidade; Portanto, seria necessário mais um dispendioso programa de aquisição de um novo vetor e sistemas para substituí-lo.
  • O Brasil não desenvolverá um caça 5G ou 6G sozinho, pelo menos por um bom tempo não terá capacidade de fazer isto, portanto, o que se quer no FX 2 é tentar absorver tecnologias e adquirir know how naquilo que for possível, para então poder evoluir seu vetor (seja ele qual for) até um estágio tecnológico atualizado e com isto poder aplicar suas tecnologias nos futuros vetores.


Por esta razão o que se quer é um 4.5G pois a intenção é desenvolver ou adquirir um 5G-6G futuramente e ai sim, nele introduzir as tecnologias que se quer ou que se pode.

Há riscos de não haver transferência de tecnologia- (os offset)?

Sim há e é inerente ao vencedor, mais do que isso, é decorrente de inúmeros fatores que não dependem exclusivamente do vencedor (EUA, França, Suécia). Muito da limitação em absorver as tecnologias pretendidas são fatores que dependem do Brasil, gostaria de enumerar apenas algumas delas para fixar a ideia:

  • Continuidade orçamentária:Sem os recursos orçamentários necessários ao longo das décadas que virão, nenhum dos programas poderá sobreviver. No campo da defesa os investimentos de décadas são necessários para suas evoluções e adaptações.
  • Mão de obra e planta industrial capaz de absorver:Algumas tecnologias desenvolvidas por décadas requerem capacitação profissional da qual um punhado de países possui pessoal capacitado, por exemplo a tecnologia empregue nas turbinas militares ).
  • Aplicabilidade tecnológica:De nada adianta se capacitar em uma tecnologia se não houver escala de aplicação e ou produção. Exemplo: Tecnologias caras como a produção dos radares Eireye empregues nos E 99 não justificam a criação de uma empresa brasileira capaz de os produzir isto porque em sua melhor hipótese a FAB adquiriria 10 sistemas, sem possibilidades de empregar este sistemas em outros campos como o civil.
  • Interesse tecnológico:Nem todas as tecnologias são interessantes e muitas delas ainda que necessárias atualmente deixarão d eu ser nos próximos 10 ou 15 anos. Apenas para ilustrar, considere que determinada indústria esteja interessada em aprender a fazer válvula pois os sistemas atuais o exigem, porém nos próximos 10 anos todos os sistemas eletrônicos serão feitos de feito de transistores. Tempo e dinheiro perdido no intervalo de uma década ou duas.

A questão dos offset portanto é complexa e não é garantida apenas pela vontade ou boa intenção de quem cede, mas também e mais ainda pela capacidade e vontade de quem os recebe.

Porém neste quesito há um fator negligenciado nas discussões que cercam o FX 2 pois muitos se preocupam em perguntar “se” tal fornecedor realmente fornecem o que prometem, enquanto que a pergunta certa deveria ser “o que” será fornecido.

Explico, não se trata de questionar se “terá”, a questão básica na transferência de tecnologia com vista a nossa capacitação não reside não no que “deveria” (pois isto é indefinido e dependente por exemplo dos fatores acima assinalados), mas sim naquilo que certamente sabemos que não teremos acesso. Aquilo que certamente sabemos que não teremos apoio ou transferência de tecnologia será o nosso fator limitador num possível projeto futuro. Portanto, diante desta certeza o país deve se concentrar sobre esta, buscando desenvolvê-la com outros parceiros, buscando abreviar tempo.

É salutar esperar que o escolhido como vencedor do programa FX 2 possa ser um potencial parceiro em projetos futuros, porém, que esta não seja uma exigência de obrigatoriedade, que nos atenha a ele por um cordão umbilical.

O Brasil precisa buscar parcerias para poder caminhar no futuro com as suas pernas, mas não necessita assinar um matrimônio irrevogável com ninguém. O objetivo primordial deve ser a busca pela capacitação, desenvolvimento tecnológico, industrial, a renovação e atualização das nossas forças armadas.

http://www.papercraftcentral.net/wp-content/uploads/2010/10/Ornament-Dollar-Bill-Fighter-Jet.jpg
Possibilidades de exportação?

Esta é a minha visão pessoal e posso estar enganado mas creio que não.

Muitos vislumbram o programa FX 2 como possibilidades econômicas futuras, na esperança de que um dia o Brasil passe a ser um polo exportador do vetor escolhido.

Esta possibilidade não pode ser negligenciada porém, igualmente não se pode esperar que com a produção seriada do caça 4.5G no Brasil, o nosso país torne-se da noite para o dia um exportador caças para países da América do sul ou outros, recuperando os recursos investidos. Até porque, o cenário previsto para o fim desta década demonstra que esta possibilidade é remota. Na pior das hipóteses, a partir de 2018 haverá no mercado uma grande oferta de aeronaves 4 e 4.5G por um custo muito atrativo.

As grandes economias estarão se desfazendo de suas máquinas mais antigas e substituindo por vetores 5-6G. Neste cenário não vislumbra-se espaço para 4.5G novos, pois o fosso de custos entre os programas 5G novos e os 4, 4.5G usados será enorme e forçosamente as nações desprovidas de recursos optarão por máquinas de segunda mão recondicionadas e as providas de recursos, passarão para vetores 5 ou 6G.

Este cenário já é notado na Europa atual e pode-se exemplificar os casos da Noruega e da România , onde uma optou pelo salto para um 5G enquanto a segunda abriu mão de vetore 4 e 4.5 G novos trocando-os por 4 G usados a serem recondicionados.

Isto Não quer dizer que os 4.5G não terão espaço neste cenário, mas sim que seria mais atrativo recondicionar caças F 18 EF, F 16 Blok 60, SU 30, Rafale, Typhoon, Gripen CD e outros que por esta altura porventura poderão estar dando baixa, convertendo-os para padrões 4.5 do que aquirir 4.5 novos bem mais caros.

Neste cenário apresentado um 4.5 G novo não sobreviveria à algumas encomendas frente a avalanche de usados disponíveis, especialmente frente a oferta de segunda mão oriunda da Europa, que poderá estar saindo da crise por esta altura e portanto terá espaço para adquirir vetores mais modernos.

http://brainstormdeti.files.wordpress.com/2010/10/tecnologia1.jpg

Como recuperar o investimento então?

Apenas para citar uma possibilidade, o programa AMX drenou na altura o orçamento da FAB, galgando ganhos e perdas para a “FAB” o programa recebeu críticas ferozes dos economistas e dos meios de comunicação que consideravam um fracasso comercial retumbante.

Antes de mais nada um programa militar visa desenvolver tecnologia e possuir superioridade militar em seu campo, nunca pode ser pensado como prioridade econômica, o retorno econômico não é causa e sim consequência do programa.

Retornando ao programa AMX, bastaram 10 anos para que as tecnologias e o know how desenvolvido no programa retornasse economicamente na forma dos programas EMB 145 e sua família, foi de lá que o Brasil e não a FAB recuperou o investimento de uma década. Hoje o programa E Jet também oriundo dos avanços do programa AMX e ERJ lançam a EMBRAER como o terceiro maior fabricante de aeronaves do planeta.

Portanto, um programa militar desta envergadura não necessariamente necessita gerar retorno econômico direto, mas certamente gerará de forma indireta tal como o exemplo ilustrado. Para já, podemos considerar que os offset prometidos no programa FX 2 poderiam ser aplicados em tecnologias no programa KC 390, e deste de maneira mais imediata, ter-se-ia o retorno dos investimentos empregues no programa FX2, com retorno e efeito prático nas próximas décadas.


http://3.bp.blogspot.com/_9fNKRyQxUNw/TK3qiyhYawI/AAAAAAAAGn4/LVcPHmb5kfg/s1600/fx-2.jpg

Em que estágio se encontra o programa FX 2?

Pelo que sabemos dos órgãos oficiais, o FX 2 ainda não foi decidido, não há um vencedor e mais uma vez um falou-se de uma data possível, daqui a 3 ou 4 meses.

A decisão está nas mãos da presidente Dilma Rouseff e do conselho de Defesa, que pode decidir por um dos 3 concorrentes, por outro vetor que não seja estes, por nenhum deles ou simplesmente cancelar e reabrir o programa futuramente.

Seja qual for a decisão do governo ela já é prejudicial a indústria nacional, à FAB e à soberania do país.

A FAB necessita dos caças, pois a obsolência dos vetores atuais é alarmante e latente, há a necessidade de substituir em curto prazo alguns vetores.

Para indústria que absorveria a tecnologia o atraso se torna mais ainda alarmante, muitas das tecnologias oferecidas na altura da reabertura do FX 2 já estão entrando em estado de obsolência o que não dará ganhos significativos para a nossa indústria.

A janela de oportunidades de negócios advindos dos offset e capacitação industrial está se fechando a medida que o tempo passa e que novas tecnologias afloram mundo afora. A demora no FX 2 certamente se refletirá na escolha do FX 3. Os 5G começaram a brotar no oriente e certamente chamarão a atenção dos potenciais clientes que teríamos num horizonte de tempo curto.

Fora isto, perdemos competitividade e capacidade frente a estes vetores mais avançados que os que pretendemos adquirir por agora.

Em suma, quanto mais o tempo passa, menos interessante torna-se o offset, mais dispendioso torna-se o programa, pois o que antes era investimento com vistas em retornos econômico e tecnológicos, tornam-se gastos, pois esmorece as chances de retorno de ambos.

O tempo tem sido o  inimigo do qual a Força Aérea e a indústria nacional repetidamente tem perdido o combate…

50 Comentários

  1. O governo do PT sempre teve fome de impostos e isso já era conhecido nos municípios que ele governava (até impostos prediais de túmulos nos cemitérios de Belo Horizonte passaram a ser cobrados) e agora no planalto, piorou : Estão estudando se cobram o ar que respiramos. A China deu o grito do IPI, porquê estava entrando com seus carros (carroças) no país a preços de banana mas, de certa forma, já serviria para equilibrar a concorrência…O governo ficou com medo dessa mexida, pois é sabido que quando os chineses entram no mercado arrasam pelos baixos custos e os 40% de impostos automotivos já estavam garantidos, prá quê complicar?…O retorno social dos impostos é que não sai da cabeça dos brasileiros, a carga tributária é a maior do mundo e os resultados disso são totalmente nulos, onde vai tanto dinheiro? O Brasil não tem nada, é um país favelado, não tem estradas, aeroportos, metrôs, ferrovias, portos, o pior atendimento à saúde, a educação sendo a pior do mundo, ainda há esgotos a céu aberto, má pavimentação de ruas, energia elétrica insuficiente, taxas altíssimas de analfabetismo, IDH baixíssimo, o setor de habitação um zero à esquerda, falta tudo, inclusive vergonha na cara desses políticos que não sabem explicar onde vai todo esse imposto cobrado. Políticas administrativas? O que é isso? Esse FX-2 nasceu no lugar errado, talvez se fosse na India…

  2. Há um funil imenso nas contas públicas, onde o dinheiro do contribuinte some e não há a mínima possibilidade de reavê-lo em forma de serviços. A sociedade está atenta, vendo tudo isso e aguardando o momento de cobrar do governo, dos parlamentares e todos que estejam envolvidos nessa tramóia. Cabeças rolarão com certeza e não serão poucas. As prefeituras, o estado e a federação estão envolvidos e não há nada que possam fazer para evitar essa exposição. Há radio-transmissores captando tudo o que se fala em celulares há muito tempo; telefones fixos e todos os meios de comunicação há muito são monitorados; há também gravações “in loco” por aparelhos importados sofisticados de escuta eletrônica e imagens utilizados largamente por detetives; hakers especializados em invadir pastas sigilosas; monitoramento de satélites através de intervenções nanotecnicas altamente sofisticadas e por aí vai…O acúmulo de documentos é espantoso e o número de pessoas envolvidas é descomunal. O alto escalão do governo está enterrado até a testa com tanta sujeira. Aguardem amigos!…

  3. Martinelli, já vi falar de tudo isso e inclusive já presenciei o que pode fazer um radio comunicador potente. Sei que há setores sociais sigilosos trabalhando isso há anos e há um rastreamento imenso em cima de prefeituras, camaras, estado e união. Conheço também hackers programadores que entram em qualquer computador e vasculham o que querem sem deixar rastros. Tudo o que você disse tem sentido e há muito “zum-zum-zum” nesse aspecto. Estou ciente. Abraços.

  4. Martinelli, bom dia! Já tinha lido sobre as nanotecnologias para acesso e manipulação de satélites através de simples antenas de TV a cabo ou no captador da SKY e achei uma loucura, qualquer um com conhecimento eletrônico mais avançado poderá se apossar de um satélite para monitoramento individual, sem ser detectado. Legal, gostei de suas palavras!…

  5. Há um movimento popular em torno de se fazer uma averiguação inquestionável em cima do governo e há até um escritório jurídico famoso em São Paulo por traz desse trabalho. Sei que existe uma situação complexa envolvendo várias areas tecnicas do país (com monitoramento e tudo o mais) mas não tenho o conhecimento preciso para falar aqui nesse blog e talvez não haja permissão para isso. Há uma névoa no ar!…

  6. Legal mesmo Martinelli!…Essa cambada que está no poder precisa ser monitorada até o limite pois, são macacos velhos e fazer tramóias com o dinheiro público é a especialidade deles. Apoio qualquer coisa que possa desmascará-los. Que o FX-2 fique prá depois, o país precisa varrer seu quintal. Abraços.

  7. Olha, eu ouvi dizer, não sei se é verdade, mas dizem que esse pessoal está mais equipado que o nosso exército ou a polícia federal. Estão a fim de mostrar a lambança toda! Há gente grande por trás disso tudo, podem apostar que chegam lá. Senhores, não me comprometam!…Fui.

  8. Por quê vocês estão entregando de bandeja esses futuros heróis da pátria? Se há sigilo é porquê isso é importante para as averiguações e isso aqui é um furo que não deveria estar existindo, vocês estão colocando em risco essas operações, portanto, calem-se e vão fazer seus serviços, pombas!…

  9. Acho tudo isso absurdo e sem sentido. Vocês estão ouvindo coisas, não acredito que haja nada nesse sentido sendo trabalhado e se houvesse, vocês estariam caquetando e colocando em risco as operações que deveriam ser sigilosas.

  10. Quando vejo o Brasil tomando os rumos que está fico triste, primeiro porquê não vejo luz no fundo desse túnel e tenho a certeza que tudo isso permanecerá intocado, indefinido, sem uma politica administrativa consistente e, em segundo, que o brasileiro é muito passivo e não toma atitudes que possam mudar esse horizonte. Esse FX-2 está em pauta por quanto tempo e sem solução? Um programa tão importante como esse deveria estar sendo trabalhado com mais atenção por toda a equipe do governo. Um vexame!…

  11. O PT não é a cara do Brasil, está longe de sê-lo. O Brasil parou, a maquina pública emperrou e tudo anda a passos de tartaruga. O próximo governo terá muito trabalho para recompor esse país. A carga tributária absurda é o rabo incômodo que o partido deixará para trás. Os brasileiros estão cabisbaixos, a passos trôpegos esperando as próximas eleições e com a certeza de que o PT não terá mais o seu lugar nesse espaço, não fará a festa novamente. Chega de tanta corrupção, chegou no limite máximo tudo isso. O FX-2 mal direcionado é parte desse despreparo político. Há muita agua a ser derramada. O Lula saiu do governo derrotado, não conseguiu fazer as reformas necessárias ao país e foi melhor assim, há pessoas mais competentes para direcionar essas mudanças. Seu governo foi fraco, corrupto e longe de uma politica administrativa coerente. Deixou o país pior do que quando entrou e ainda se diz o tal, administrando palestras por aí, imagine o que dirá:-Não, eu não sabia de nada…Olhem na internet o seu patrimônio atual e antes da presidência, uma pouca vergonha, ladroagem pura e simples!.Tenho vergonha desse nosso país e os rumos de nossa política e quanto aos políticos, nem falo mais nada, é um protíbulo dos piores…

  12. Quando o Dinho, vocalista do Capital Inicial, falou no “Rock in Rio” sobre a corrupção e o coronelismo que reina nesse nosso país fiquei arrepiado, é tudo o que o brasileiro gostaria de falar ou ouvir. Parabéns à você que é politizado e não se cala perante essa balbúrdia!.O Brasil está à pé de políticas administrativas, é o país mais caro do mundo ao contribuinte, o que menos oferece em retorno social e o mais corrupto do mundo, o que poderemos esperar? Esse FX-2 foi um engano do governo, aquele papel que veio em meio a uma festa, onde todos estavam regados a bebidas importadas e foi assinado sem intenção, como o FHC relatou aos repórteres bem recentemente!…A responsabilidade é assim, acontece bem à queima-roupa!…Charles Degaulle, por favor, diga alguma coisa!…

  13. Chega de impostos!…Chega de impostos!…Fim aos impostos!..Chega! Agora queremos o resultado, o retorno social de tudo isso que já pagamos!…Onde está a resposta? Hein?

  14. O Brasil virou banquete dos políticos e é fatiado a cada segundo!…O povão? Agora está enxergando isso, pode apostar!…A voz do povo é a voz de Deus e a voz de Deus, ouve-se, porquê é forte e de bom tom!…Esperem as eleições!…O poder vem de Deus e com certeza Ele não tardará!…

  15. STJ, cadê a lei do ficha limpa? Engavetaram também? O melhor à fazer ao Brasil é abrir todas as penitenciárias e colocar todos os presos em campanha política, assim fica coerente!…Honestidade, caráter, brio, razão, vergonha, são palavras do passado, o Senado, a Camara e o Palácio do Planalto não precisam disso!…

  16. O MENSALÃO EXISTIU, OCORREU NO GOVERNO LULA DO PT, ELE JÁ SABIA E NÃO HÁ COMO APAGÁ-LO DO MAPA E FIM DE PAPO! QUAL O SINÔNIMO DE CORJA, BANDIDO, SALAFRÁRIO? NÃO HÁ COMO MUDAR!…TODA A SOCIEDADE VIU, PRESENCIOU, COM CLAREZA ABSOLUTA, POR QUÊ NEGAR?

  17. O Lula recebeu sete títulos de “Dr hororis causa” porquê ficaram pasmos com sua habilidade em dizer que nada sabia do mensalão e outras tramóias de sua gang!…É um verdadeiro cara de pau, basta olhar para seu patrimônio antes e depois da presidência!…Cara de pau também quando contactou o Sarkozy e direcionou a compra do Dassault Rafale!…

  18. Estamos sendo assaltados desde que o PT entrou no poder, parece que o partido ficou deslumbrado com o potencial do país e quis logo encher os bolsos, meias, cuecas, panetones, mensalão e por aí vai…Nada sério foi feito no governo Lula, só fachada!…No final sobrou teleféricos para inaugurar em favelas, atitude própria de quem não tem mais o que falar. Pensam que durarão no poder eternamente, grudados às tetas do herário…Turma desprovida de patriotismo, de honra, de sensatez!. Vocês não merecem o Brasil, corja de bandidos!. O FX-2 espera mais um pouco…

  19. A GANG vive rindo, já repararam? Assaltaram , reassaltaram e novamente voltaram a assaltar o país sem que o judiciário se pronunciasse, sem que a sociedade gritasse!…O Collor fez muito menos e foi decaptado do poder…É para esse tipo de oposição que o PT brigava pelo poder? Para encher os próprios bolsos? Cambada de salafrários!…Há muito a se fazer pelo Brasil e ninguém arreda o pé. Há muitos projetos importantes engavetados. Há muita má fé no pedaço!…O que posso dizer mais?

  20. Ladrões…Ladrões…Ladrões…Ladrões… Ladrões…Ladrões…Ladrões…Ladrões…Ladrões…Ladrões….Ladrões…Ladrões…Ladrões…Ladrões…Ladrões…Ladrões…Ladrões…Ladrões…Ladrões…Ladra!!!!!….

  21. QUE PAÍS É ESSE? QUE DEIXA BANDIDOS GOVERNAREM; QUE FINGE QUE EXPULSA TRAFICANTES NO RIO DE JANEIRO; QUE DÁ EM TROCA DE FAVORES ESCUSOS TELEFÉRICOS; QUE O JUDICIÁRIO CONFUNDE POLÍTICA COM JUSTIÇA; QUE A VELHICE É UMA DOENÇA E O INSS SÓ PAGA FAVORES (APOSENTADORIAS DE MERDA); QUE COBRA IMPOSTO SOBRE APOSENTADORIAS (QUE RENDA AFINAL?); QUE COBRA UM MILHÃO DE IMPOSTOS SOBRE O MESMO PRODUTO (SOBRETAXAÇÕES); QUE APOIA GOVERNOS CORRUPTOS; QUE ABRAÇA DITADORES; QUE FINGE QUE FAZ…

  22. Há uma movimentação governamental para apagar o mensalão do horizonte do PT e o judiciário, juntamente com a cúpula do partido, estuda inocentar José Dirceu. Será que essas manobras apagarão também a imagem negativa que se formou na cabeça do eleitor, do brasileiro em geral? São situações que jamais se apagam, basta que haja algo negativo para que se busque essa palhaçada no baú da infelicidade. Esse governo deixou uma marca indelével e sabe o que é isso, uma marca eterna e não adianta tentar tapar o sol com a peneira…O que o PT poderia fazer é mostrar serviço, quem sabe essa imagem minimizaria.

  23. Há tantos disparates na política administrativa do país que fico pensando cá com meus botões: Por quê não se resolve questões tão intrigantes e traz à população melhores condições de vida? Há muito a se fazer e pouca, muito pouca vontade política. Aposentados, professores, médicos, cientistas, aguardam há muito uma resolução de seus problemas, por quê prolongar isso? O FX-2 é ou não é prioridade ao país? Acorda Brasil!…

  24. Ficamos sempre esperando…Precisamos aproveitar o crescimento do país para sanar problemas e não postergá-los até que haja uma avalanche de desempregos e oscilações monetárias. Esse nosso crescimento não foi responsabilidade do Lula e sim o resultado de um plano cruzado nascido no PMDB, que obteve sucessos, portanto, criou-se condições para que o país se estabilizasse, agora é aproveitar essa bonanza e aplicar a capacidade administrativa para obter-se resultados sociais. Esperar o quê mais?

  25. Assalto ao banco… IMPERDÍVEL……….só podia ser Luís Fernando Veríssimo

    – Alô? Quem tá falando?

    — Aqui é o ladrão.

    — Desculpe, a telefonista deve ter se enganado, eu não queria falar com o dono do banco. Tem algum funcionário aí?

    — Não, os funcionário tá tudo refém.

    — Há, eu entendo. Afinal, eles trabalham quatorze horas por dia, ganham um salário ridículo, vivem levando esporro, mas não pedem demissão porque não encontram outro emprego, né? Vida difícil… mas será que eu não poderia dar uma palavrinha com um deles?

    — Impossível. Eles tá tudo amordaçado.

    — Foi o que pensei. Gestão moderna, né? Se fizerem qualquer crítica, vão pro olho da rua. Não haverá, então, algum chefe por aí?

    — Claro que não mermão. Quanta inguinorânça! O chefe tá na cadeia, que é o lugar mais seguro pra se comandar assalto!

    — Bom… Sabe o que que é? Eu tenho uma conta…

    — Tamo levando tudo, ô bacana. O saldo da tua conta é zero!

    — Não, isso eu já sabia. Eu sou professor! O que eu queria mesmo era uma informação sobre juro.

    — Companheiro, eu sou um ladrão pé-de-chinelo. Meu negócio é pequeno. Assalto a banco, vez ou outra um seqüestro. Pra saber de juro é melhor tu ligá pra Brasília.

    — Sei, sei. O senhor ta na informalidade, né? Também, com o preço que tão cobrando por um voto hoje em dia… mas, será que não podia fazer um favor pra mim? É que eu atrasei o pagamento do cartão e queria saber quanto vou pagar de taxa.

    — Tu tá pensando que eu tô brincando? Isso é um assalto!

    — Longe de mim pensar que o senhor está de brincadeira! Que é um assalto eu sei perfeitamente; ninguém no mundo cobra os juros que cobram no Brasil. Mas queria saber o número preciso: seis por cento, sete por cento?

    — Eu acho que tu não tá entendendo, ô mané. Sou assaltante. Trabalho na base da intimidação e da chantagem, saca?

    — Ah, já tava esperando. Você vai querer vender um seguro de vida ou um título de capitalização, né?

    — Não…já falei…eu sou… Peraí bacana… hoje eu tô bonzinho e vou quebrar o teu galho.

    (um minuto depois)

    — Alô? O sujeito aqui tá dizendo que é oito por cento ao mês.

    — Puxa, que incrível!

    — Incrive por que? Tu achava que era menos?

    — Não, achava que era mais ou menos isso mesmo. Tô impressionado é que, pela primeira vez na vida, eu consegui obter uma informação de uma empresa prestadora de serviço pelo telefone em menos de meia hora e sem ouvir ‘Pour Elise’.

    — Quer saber? Fui com a tua cara. Acabei de dar umas bordoadas no gerente e ele falou que vai te dar um desconto. Só vai te cobrar quatro por cento, tá ligado?

    — Não acredito! E eu não vou ter que comprar nenhum produto do banco?

    — Nadica de nada, já ta tudo acertado!

    — Muito obrigado, meu senhor. Nunca fui tratado dessa…

    (De repente, ouvem-se tiros, gritos)

    — Ih, sujou! Puliça!

    — Polícia? Que polícia? Alô? Alô?

    (sinal de ocupado)

    — Droga! Maldito Estado: quando o negócio começa a funcionar, entra o Governo e estraga tudo!

    (Luís Fernando Veríssimo)

  26. O Executivo, o Legislativo e o Judiciário são poderes que se somam em uma administração governamental e se atuantes, fazem o país caminhar com passos sóbrios. O que está havendo no Brasil é uma incoordenação desses três poderes e isso faz com que tenhamos um período amargo e sem projetos compatíveis. Por quê o FX-2 está parado? Porquê há dentes fraturados nessa engrenagem pública. A burocracia é também um entrave ao crescimento. O partido governista ainda se acha em campanha política e é incapaz de gerir o que quer que seja. Esse movimento em torno do mensalão é uma tentativa frustrada de se apagar o obvio e deixar a sala limpa, mesmo que às custas de dívidas com a oposição. Tudo é um mexido de interesses partidários e um risco premente à democracia. A fome bestial de impostos é outro fator preocupante porquê não há retorno e gera insatisfação social. Existem no país projetos governamentais inacabados que geraram e geram custos estratosféricos ao contribuinte. O governo tenta apagar a todo o custo o reflexo negativo da corrupção, mas é incapaz de anulá-la em definitivo porquê a própria máquina pública é a maior inflacionária dessa doença gerencial. Há uma roda viva que teima em não parar e pior, tudo chegou a um ponto que nada é invisível ao cidadão, tudo acontece às claras, na bucha mesmo. Não é só o brasileiro que se envergonha, toda a comunidade internacional assiste de camarote a essa bandalheira. Há muito o descrédito e a antipatia se encontra presente. O canteiro de obras está constantemente inacabado e pedindo verbas e o povo cada vez mais pobre, com um IDH vergonhoso. Alguém vive bem em um país assim?

  27. O cidadão brasileiro não quer acreditar que haja tamanha cafajestagem e ainda tenta justificar atitudes políticas não condizentes com a realidade e isso demonstra o quanto tudo isso incomoda e traz vergonha. Jamais haverá um momento de redenção dessa corja que está aí, é muita ladroagem para se colocar no papel, são milhões, bilhões, trilhões, quaquilhões de dólares que vão para o ralo e nunca mais se vê, uma patifaria sem tamanho na história do país. Corrupção é pouco diante dessas somas estratosféricas. O PT é uma mancha irreparável na política brasileira, no sistema gerencial do país. Há muita, mas muita sujeira mesmo nesse governo e o judiciário está muito frouxo perante tanta desordem. A democracia está sendo solapada a cada minuto que passa sem que haja uma atitude fiscalizadora do herário ou das frentes parlamentares. Há muito se vê as falcatruas e desmandos políticos, há muito a improbidade administrativa se fez presente e nada aconteceu. Que mundo que nós estamos? Onde está nosso país? A quem entregamos o Brasil?

  28. Quando o ex-presidente Lula assumiu o poder percebi que havia uma aurea no ar, o PT se mobilizava para exercer a política como convém, visando a seriedade, com o desejo de superar o antecessor em feitos, carisma, idoneidade, méritos…Aí começou aquela catástrofe: Dólares nas meias, nas cuecas, no sanduíche, no rabo…E o Brasil parou! Nada mais funcionou, somente a Receita Federal sobrevive!…Buscou-se a todo o tempo massacrar o eleitor, o contribuinte, o empresariado, enfim, uma descomunal falta de preparo administrativo. E esse mesmo ex-presidente que nada sabia, achou que sairia do poder com a mesma aurea anterior, com o mesmo deslumbre da sociedade que o elegeu, com o mesmo respeito em que assumiu e caiu do cavalo categoricamente. Esse homem hoje para o brasileiro consciente, politizado, não passa de uma fraude, de um chefe de quadrilha que se apossou de um “status quo” que não lhe pertencia. Faltou patriotismo (amor ao Brasil), valores morais e uma gama de predicados que se achariam mais facilmente no próprio Morro do Alemão ou outros lugarejos menos favorecidos, mas nunca no Palácio do Planalto. Isso tudo que digo agora é um desabafo pelo que presenciei, pelo que li, pelo que senti durante essa trajetória de oito anos e que tenho que tolerá-la por mais quatro. Não existem projetos de governabilidade e o FX-2 é a prova cabal da irresponsabilidade com o país. Sou agora a imagem da apatia quanto à política brasileira e não acredito que possa existir uma reversão a curto prazo, principalmente porquê nessa área não há milagres. O que vejo no horizonte são movimentos do PT e do judiciário para tornar o Brasil uma “persona non grata” para a sociedade brasileira e a própria comunidade internacional que assiste boquiaberta a tudo e a todos. Não há mãos a medir nesse país, pés descalços são inúmeros e cabeças pensantes a minoria. O que se quis construir na base de tropeços, para uma simples fachada, está ruindo a cada dia e daqui a pouco nada restará, o PT não construiu nada sólido ao Brasil e em nada contribuiu até o momento para que a sociedade brasileira o reverenciasse. Usurpar é a palavra do momento.

  29. A partir do momento em que um governo cria uma bolsa-família; inaugura teleféricos em favelas; cobra impostos de aposentados dizendo que a aposentadoria é uma renda; nega o mensalão & cia na cara limpa; utiliza-se da ilegalidade de um IPVA para se auto-sustentar; coloca álcool na gasolina e não garante a sustentabilidade do projeto; muda IPI como se muda uma roupa; não retorna à sociedade o que lhe é devido (saúde, educação, etc…); só pensa em aumento de impostos; faz uma licitação internacional irresponsável como o FX-2; tenta apagar as sujeiras de governo utilizando-se do próprio judiciário; apóia a ilegalidade de um bandido, de um assassino no país (Cesare Battisti); utiliza-se da máquina pública para fazer propaganda política; paga propinas para que o Congresso aprove suas falcatruas; que trata o aposentado como um cachorro pulguento; que subestima a inteligência do eleitor; que empurra com a barriga a educação e a saúde da população; que não tem capacidade para gerir suas próprias estradas, o transporte no país; que não possui uma política administrativa para seu próprio povo; que não sabe o que vem a ser um saneamento básico, mostra com isso sua total incompetência administrativa e deveria entregar o cargo para uma equipe que fizesse algo pelo país. O PT provou por A + B que é incapaz de governar o Brasil. Pra falar a verdade, lula não é bom nem para se comer!…

  30. Não vou aqui falar de PT, “Partido dos Trabalhadores”, porquê não importa aqui essas sinonímias, importa sim, o que essas pessoas vinculadas a esse partido fizeram e ainda fazem ao Brasil. Há em minha cabeça um “eco” que não para de se repetir: “Meus companheiros!”…Será que não seria melhor : “ Meu bando”? O Brasil não precisava passar por isso tudo, bastava que essa turma desconexa fosse apenas uma “equipe” que trabalhasse em prol do país, que trouxesse uma luz à sociedade brasileira, que respeitasse o eleitor que os elegeu, bastaria isso e ficaria bem melhor em nossos livros de História. Sempre quando a população brasileira olhar para a fotografia do ex-presidente Lula haverá a imagem manchada pelo mensalão e outros desvios paralelos do dinheiro público. Uma história que não gostaria de contar a meus netos e que nas escolas deixassem também essa matéria de lado. Não há graça nenhuma ler ou ouvir sobre improbidades administrativas ocorrendo no próprio Palácio do Planalto. Não há graça nenhuma ver os rumos que o Brasil toma e menos ainda quando presenciamos um FX-2 “capenga” como esse, onde a FAB é apenas expectadora de um imenso desmando político. Há um sincronismo de incapacidades gerenciais nas Prefeituras, Estado e União. Há uma falta de educação política nesse país. Há um horripilante sorriso de desdém para o cidadão brasileiro. Há uma incapacidade de se diagnosticar onde o Brasil está se desmanchando moralmente. Cadê a honra à nossa pátria, à nossa bandeira, onde está esse civismo no meio político de nosso país? O valor que dou nessas pessoas é bem menor do que a um ladrão que explode um caixa eletrônico para roubá-lo. Sou um eleitor como todos os outros, mas, com um pequeno diferencial : Sou politizado e consigo enxergar a bandalheira em que estamos no momento. “Finjam que estão no jogo e eu fingirei que pagarei para ver as cartas”. Será que ainda acreditam que fizeram e estão fazendo toda essa sujeira sem que todos sabiam ou saibam? A ingenuidade ainda faz parte do cardápio!…As eleições estão aí e espero ansiosamente para depositar meu voto. Sou mais Brasil!…

  31. Charles Degaulle, ex-presidente da França, esquerdista ao extremo, um socialista nato, ao se referir ao Brasil disse com essas palavras: – “esse não é um país sério”. Se o mesmo tivesse vivo hoje, porquê infelizmente faleceu de câncer, diria o mesmo com certeza. Como um país pode ser sério elegendo o PT (Lula & cia), colocando na camara o Tiririca ou o Romário e tantos outros mais despreparados para o cargo? Não basta ter carisma, é necessário o preparo, o aprendizado, a carreira política do candidato. Romário e Tiririca foram em algum momento vereadores, prefeitos ou exerceram uma posição política? Não. Essas pessoas sempre serão peixes fora da água ao votarem leis e tomarem decisões importantes ao país. Como candidatos assim podem ajudar o Brasil? Como candidatos como Maluf, Sarney, José Dirceu, Daniel Dantas, Jader Barbalho, Romeu Jucá, Collor e tantos outros se encontram engatilhados para exercerem a política novamente? Que tiro no escuro é esse? Que tamanho de pizza é essa? Que país é esse? Essa falta de seriedade é gritante, preocupante e irresponsável. Onde foi cair a lei do ficha limpa? Por que ainda não foi aprovada? Já sei : Qual o bandido que gosta de polícia? O FX-2 é a pedra no sapato do governo porquê ele não consegue defini-lo por pura incompetência. O melhor caça indiscutivelmente é o Boeing americano mas, o problema é mais em baixo: Não pagam propinas…

  32. Todos nós estamos buscando nossas bases, como Dilma Rousseff está fazendo na Bulgária, tentando reaver o ambiente de familiaridade de seu pai, só que no Brasil, por mais que gostemos dele, a vontade é mudar, começar nova vida, ir para um país que dê mais valor em seus cidadãos. Um psicólogo me disse uma certa época que o centro do universo psicológico está em nossa própria casa e concordo com essa sua colocação. O difícil é encarar esses desmandos políticos e permanecer apático. Nada nesse nosso país anda a contento. Há uma crise existencial no cidadão de bem e uma crise moral em meio aos gestores desse país. Há uma falta de planejamento que beira a irresponsabilidade. Há uma sede descomunal e inexplicável de impostos, pois, nada se vê, não há qualquer tipo de retorno do que se paga. O aposentado é massacrado, o professor alijado de suas atribuições e a saúde um caos, esses são apenas alguns dos pontos desse iceberg que detonam a cabeça do eleitor. A burocracia é a típica “burrocracia” brasileira que freia o crescimento do país e estressa a população. Uma licitação internacional (FX-2) que nunca se define. Uma lei no STF sobre a ficha limpa que nunca decola, denotando que se quer manter a qualquer custo as “gangs”que destroem a democracia. Revoltante. Quero buscar meu centro do universo, importante para o meu ego, mas, quero também estar centrado e ciente do que acontece à minha volta, o que a política me proporciona. Em dado momento penso que os nossos governantes acham que o Brasil é repleto de analfabetos políticos e já nem escondem as improbidades que ocorrem em cada canto do país. O eleitor está atento e já não é tão bobo como antes. Espero uma próxima eleição mais coerente. Que esses vazios de inverdades e incertezas sejam preenchidos.

  33. Acho uma vergonha o que o PT fez em oito anos ao Brasil e ainda teima em fazer em quatro, o que não fez em oito, aliás fez: Enfiou dólares para todo o lado (cuecas, meias, nos sacos de panetone, no mensalão, nas propinas, nos sócios de campanha, e por aí vai…) raspou o caixa que o contribuinte tentava encher para ter o retorno que a sociedade sempre pediu. O descaramento é demais. O eleitor se equivocou, mas, isso costuma acontecer uma vez só. As coisas estão às claras e nessas próximas eleições nem o dinheiro fará com que ganhem. Toda essa robalheira tem um fim e esse fim está próximo, só que tem uma pequena coisinha…O Orestes Quércia pisou na bola uma vez só e nunca mais conseguiu se reeleger, ficou marcado. O Lula é um f.d.p., cínico, que acha que o povo é tapado, que acreditou nele, que está agora na bonanza, deixe ele pensar assim!…Abram a internet e vejam o patrimônio que ele e o seu filho Lulinha possuem! É brincar com o eleitor, com a confiança do brasileiro!…Não honrou a sua classe trabalhadora e deu um grande golpe na nação em que nasceu, aliás, ele não sabia de nada, quem roubou foi sua “gang”(Palocci, José Dirceu & cia…). Tadinho, tão inocente!…Agora se mete a palestrante para ensinar como se dá o nó em fumaça. Deixa ele… chegará seu dia… assim como chegou odia de todos os outros…Parabéns, você é o gênio da malandragem e não venha com conversas prá boi dormir, sei onde vai meu voto nessas próximas eleições e sei onde estarei pisando, no solo desse nosso Brasil que você deveria ter a vergonha de pisar. O FX-2 espera. Tudo é uma questão de tempo.

  34. Steve Jobs é “o cara”, merece essas homenagens pós-morten e o Lula é “a estampa do cara de pau”!…Estará nos livros de história do país para sempre ser lembrado que é assim que se destrói um país!…

  35. Sabem por quê esse plano de defesa FX-2 não está dando certo? É porquê o Brasil não está preocupado com o que vem de fora nos atacar, está mais preocupado com o que já existe aqui dentro, uma bomba-relógio social; uma bomba administrativa que teima em destruir o país; uma gang que vive enfiando a mão no bolso do contribuinte; um bando que vive bolando uma forma de aniquilar com o brasileiro estipulando mais tributos além do IPVA, IPI, ISS,IPTU, IOF, INCRA, etc, em um total de 68 (sessenta e oito) tributos, enquanto nos E.U.A. paga-se apenas 06(seis) tributos; um ex-presidente que nunca soube de nada e uma presidente que trilha os mesmos caminhos do antecessor…Uma ameaça externa seria pequena demais diante desse perigo constante que ronda o país. Precisamos de caça, mas com uma pequena diferença: caçamos bandidos e principalmente de colarinhos brancos.

  36. É verdade Levy, pagamos 68(sessenta e oito) tributos ou impostos se assim o preferir. É uma carga tributária muito além da razão, uma aberração contábil, um vexame, é revoltante. Os E.U.A. que é um país de primeiro mundo, que oferece aos seus cidadãos um retorno transparente de impostos, cobra apenas 06 (seis) tributos dos americanos e ainda pensa em reduzir sua carga tributária por achá-la exorbitante. Onde vamos chegar com isso?

  37. Quando vejo a polícia federal atrás de bandidos e por sinal, muito positiva, muito atuante e objetiva, a mando do governo federal é claro, me pergunto: – Será que é uma jogada para desviar as atenções sobre o governo que é o maior bandido de todos os tempos? Deixo para que vocês me respondam…Por quê a polícia federal ainda não pegou José Dirceu, Palocci e tantos outros? Outra pergunta que fica: – A Constituição Federal não é a ultima palavra em determinação da lei? Por quê é tão desrespeitada e principalmente pelo governo federal? E a ultima e intrigante pergunta: – Aonde vai o dinheiro do contribuinte? Cadê a transparência que tanto se fala? Qual o retorno? Onde se fez algo que justificasse tamanho gasto? Onde está a vergonha?

  38. 68 (sessenta e oito) impostos ou tributos se preferirem é abusivo, irracional, absurdo. O brasileiro trabalha muito para pagar essa carga tributária pesada e sem nexo porquê nada recebe em troca, a saúde é péssima, a educação é pior, basta dizer que a melhor escola do Brasil que é a USP e se encontra em 173 lugar no ranking mundial. Saneamento básico é outro, nunca existiu como se precisava. FX-2? Depois dessa nossa conversa, sobrou algum espaço?

  39. Só no Brasil: “-Vou apoiar alguém ou ser candidato”(Paulo Maluf). Nessas próximas eleições penso que todos serão candidatos, mas poucos chegarão, pode ter a certeza!…Você está com o rabo preso na justiça esqueceu-se sr.Maluf? A lei da ficha limpa fará uma peneirada na Câmara, no Congresso e no Senado. Só será candidato quem tiver o nome limpo realmente e isso é mais que justo para o país, para o eleitor e também ao cidadão de bem. A mentalidade é de se limpar o quintal e isso é mais que positivo. Se não houver uma conscientização de que a corrupção faz estragos indeléveis ao país, não haverá futuro, não haverá horizontes a se alcançar. As ações da Polícia Federal no Brasil é mais que correta e enche o peito do brasileiro de orgulho. Há muita coisa a se fazer, é claro, mas a vontade política deverá estar presente nos momentos em que há a necessidade de ação. O FX-2 caiu no momento errado, onde se busca organização, onde ainda se arrastam os móveis e pregam-se os quadros na parede…O momento certo virá e será ovacionado com certeza. Uma pressão da FAB não seria ruim. Celso Amorim não é bobo e como ministro da defesa deixará o país redondinho.

  40. Capa da revistaVEJA: “85 (oitenta e cinco) bilhões de reais surrupiados pelos corruptos brasileiros no ultimo ano”. Que país deixaria barato tudo isso? Onde no mundo civilizado a população deixaria isso passar batido, em branco, sem uma resposta? No Brasil sim, isso persiste e deixam-nos à flor da pele, revoltados, bravos de verdade. Essa cafajestagem precisa acabar. Nosso povo precisa receber o que a política exige do contribuinte no imposto de renda. Essa pressão de fiscais do fisco, prisões, etc, não se justifica porque o brasileiro é o que mais paga impostos do mundo e não vê o mínimo resultado disso. Essa revoltante situação é a mesma do FX-2, sem uma solução, sem um horizonte e totalmente sem nexo. Há muito tempo que o brasileiro vem mascando e engolindo tudo isso, um dia a casa cai e haverá certamente reclamações. Tudo tem seu limite e o limite há muito foi ultrapassado. Chegamos ao estresse máximo!…

  41. Não gosto de falar de pessoas sem que estas possam se defender, mas, aqui estamos falando de política, ou melhor, políticos sujos, que fizeram e estão fazendo com que o Brasil tenha um resultado social negativo por conta das corrupções, das falcatruas, dos desmandos políticos, das improbidades administrativas, então nada mais é que ladroagem, portanto, fico com a consciência mais livre, porque se tratam de bandidos e não de pessoas íntegras que merecem alguma consideração. O ex-chefe de quadrilha Sr. Lula passou o cargo para a pistoleira Dilma, mas, no ar, ainda ficou pairando as mentiras, a falta de caráter, o anti-patriotismo, a ausência e a irresponsabilidade político-administrativa. Oito anos de enganação ao povo brasileiro. Agora, por trás dos bastidores, ainda controla a marionete por quatro anos que faz o que ele quer ou que a cúpula partidária deseja. Um continuísmo da baderna; um continuísmo doentio e vergonhoso ao país. Oitenta e cinco bilhões de reais surrupiados dos brasileiros é a conta desse ultimo ano nas mãos dessa corja de marginais que subiram ao poder. É revoltante ver e sentir que o Brasil com todo esse potencial perdeu o comando de tudo e encontra-se à deriva nesse mar revolto de corrupção. A soberania nacional que sempre foi tratada com respeito pelo exército, marinha e aeronáutica, é hoje a sola do sapato desses colarinhos brancos que se encontram com a bunda colada nas cadeiras da Câmara e do Senado Federal, indivíduos esses que não conhecem e nem querem conhecer as dimensões dos problemas brasileiros. Ignorar essas questões é muito mais fácil, muito mais cômodo e isso, com o tempo, vai consolidando a inoperância gerencial do país. No planalto, na cúpula, se faz os planos para se limpar os cofres públicos e dali saem as diretrizes para aniquilar o que resta do país até as próximas eleições. Todos nós politizados, sofremos e nos revoltamos com tamanha irresponsabilidade do STF em permitir que pessoas de índole duvidosa exerçam cargos políticos que possam comprometer as diretrizes do Brasil. A sociedade cobra e aguarda respostas. Todos nós brasileiros já reconhecemos esse fundo do poço em que estamos e pretendemos resgatar o que sobrou de nosso país.

  42. A cadeia é o lugar dos bandidos e esses aí que estão no poder, deveriam estar lá e não no Palácio do Planalto, na Câmara ou no Senado Federal. Há um engrenamento não político, um encaixe de precisão da malandragem, da corrupção e esse descompaço político é bastante claro nos desmandos do PT. O Brasil não tem políticas administrativas em pauta, não há um planejamento social, não há obras em andamento que mudem a cara do país que hoje é favelado, pobre em IDH e rico em assaltos, mortes e desigualdades sociais. O que se cobra do contribuinte é muito além da razão (68 tributos ou mais) e ainda há sobretaxações como o irresponsável IPVA que fere a Constituição Federal. A proibição de movimentação de carros na capital de São Paulo e os pedágios ferem o direito de “ir e vir do cidadão brasileiro”. Há desencontros de leis, há improbidades administrativas que se encontram muito às claras para ser verdade. A roubalheira está absurda nas mãos desse partido que está no poder. Lula, Palocci, José Dirceu & Cia. são os maiores bandidos que já passaram pela rampa do Palácio do Planalto. O brasileiro está abismado com tamanha cara-de-pau. A sociedade, o país está abandonado e não existem atitudes políticas para se mudar esse horizonte negro. O FX-2 é o exemplo clássico da irresponsabilidade com o Brasil, pois, deixa claro e evidente o vazio que se tornou a soberania nacional. O ministro Guido Mantega aparece na imprensa falada e escrita dizendo que não há dinheiro para se comprar os caças para a FAB e a população brasileira fica quieta, embora pasma com tamanha inverdade. É claro que o dinheiro foi para o ralo, mas, o contribuinte é “sugado até o caroço” e sempre há disponibilidades de recursos para sanar quaisquer necessidades do país. Se o dinheiro é ou não bem empregado, haverá o dia em que o Tribunal de Contas da União, fará um rastreamento e essa irresponsabilidade aparecerá. O poder vem de Deus e a ele retornará, podem estar certo disso. Todos esses desmandos políticos aparecerão e serão cobrados de uma forma ou outra.

  43. Indiscutivelmente o melhor caça para a FAB é o Boeing F/A-18F-EA-18G Growler, é um F-18 melhorado, mais eletrônico, mais letal e portanto, pode-se dizer: imbatível até o momento. O congresso americano deu o aval para a negociação e a abertura de off sets, esperar o quê? Os E.U.A. não pagam propinas, não sustentam a bandidagem e portanto, são os mais transparentes para se negociar uma transação desse porte. Um recado ao PT: Pare de limpar o bolso do contribuinte e pense apenas no retorno devido à sociedade brasileira!…

  44. É uma pena que o PT não emplacou porque se isso ocorresse, seria ovacionado e colocado em um pedestal pela população, primeiro porque tinha o Lula, um assalariado como tantos outros, um semi-analfabeto, o Suplicy muito carismático e o Mercadante, uma figura séria, sensata, mas aí vieram o José Dirceu, o Antonio Palocci & Cia e a festa foi longe demais. Os codinomes mudaram radicalmente, ou seja, de “equipe de governo” para “bando”. Atrás disso vieram o mensalão, os dólares na cueca, nas meias, nos panetones e a robalheira virou um rolo compressor, todos queriam participar!…Hoje vemos patrimônios absurdos, fazendas e inúmeras barbaridades que todos nós brasileiros estamos assistindo. Ficaram milionários da noite para o dia. Morrerão pela boca porque a sede é absurda para aumentar os ganhos e cada vez se mostram mais. Durante todo esse período de “governo” não foi movido uma palha para marcar a passagem pelo poder. O Brasil parou. A máquina emperrou. Nada se fez à população, não houve o mínimo de retorno social pelo que se pagou ao imposto de renda. Programa de governo zero, saúde zero, educação zero, saneamento básico zero, habitação zero!…
    Zero para o FX-2 e nota zero para o governo Lula no âmbito político-administrativo. Em nossa história escolar só ficará gravado os narizes de palhaços dos brasileiros que foram assaltados descaradamente por esse partido de merda. Que as urnas possam falar nas próximas eleições e que o brasileiro politizado possa respirar novamente no meio desse lamaçal.

  45. Roberto é isso aí, parabéns pela clareza das palavras! Esse bando que está no poder está enfiando os pés pelas mãos e quando acordarem estarão em uma bela de uma enrascada. O brasileiro precisa de explicações. O PT precisa explicar tudo isso e com a maior transparência possível, porque isso é crime e crime tem que ser esclarecido. Perguntas: Sr Lula, como conseguiu ficar tão rico assim em oito anos de governo? Palocci, a metade dos imóveis de Ribeirão Preto-SP já são seus, como conseguiu essa proeza tão rápida? Lulinha, como você ficou tão rico rapidamente? Partido PT, como você explica seu caixa e caixa II tão alto, sendo que na campanha o caixa estava zerado? José Dirceu, e as fazendas? Puxa!…Que turma competente, um dia quero ganhar dinheiro rápido assim como eles!…Bom, só se eu for político e do PT por sinal…FAB acho que você vai esperar!….

  46. TRANSPARÊNCIA, essa é a palavra chave para a democracia. O PT caminha como se fosse um partido comunista ou ditatorial, escondido, na moita, no silêncio e principalmente quando está agindo para embolsar dinheiro público ou abafando sujeiras no governo e não é o que fizeram José Dirceu, Palocci e Cia? Não existe no judiciário um órgão controlador dos gastos e ações governamentais? Por que não há ações jurídicas em andamento sobre esse partido que tanto lesou e ainda lesa o erário? O Lula saiu incólume e ainda continua leve e solto por aí, administrando palestras. O Palocci e o José Dirceu deram nó até em fumaça e nada aconteceu. O eleitor encontra-se pasmo com tamanha improbidade administrativa sem que a Controladoria da União tomasse partido. Houve um verdadeiro escândalo dentro da máquina pública sem que o judiciário tomasse a mínima posição e por isso houve dúvidas quanto a seu envolvimento com o governo. Tudo foi abafado. Será que esse pessoal se esquece que o eleitor está assistindo a tudo isso? Que a população se encontra atenta? Que a mídia não deixou passar nada? Que o contribuinte está assistindo a esses desmandos político-administrativos? Todas essas ações escusas foram captadas pelo brasileiro e muito claras ao judiciário. Por que não houve pronunciamento sobre essas questões extremamente críticas no âmago do poder? Por que o Ministério Público não se pronunciou? Por que o Congresso Nacional se calou? Por que a Ordem dos Advogados do Brasil não se pronunciou? Por que as caras pintadas silenciaram? O Fernando Collor de Mello fez muito menos e foi destituído do poder. Há um complô político para se calar e manter o que aí está. O PT está usando o plano cruzado que deu certo, para dizer que o Brasil cresceu em suas mãos; está manipulando tudo e a todos para permanecerem imunes diante da justiça e opinião pública; há um verdadeiro ninho de ratos que aumenta vertiginosamente no Palácio do Planalto; há um descaso absurdo com a população; há um plano mirabolante para se massacrar o contribuinte no próximo ano; todos indistintamente aumentaram seus patrimônios muito acima do racional; há sempre uma fome avassaladora para se buscar mais provisões monetárias para alimentar a cadeia de propinas; há manipulações de dados para que seja passado à população só falsas idéias de crescimento; o pré-sal não passa de uma manipulação descarada da falta de políticas administrativas e nada somou ao povo brasileiro até agora; o FX-2 é o engodo do século e a FAB continuará com seus obsoletos cacos que só fazem volume na contagem de aeronaves; a saúde , a habitação, o INSS, a educação e a base de tudo que é o saneamento, jamais estiveram tão abandonados; não há políticas protecionistas para salvar o brasileiro do caótico comércio exterior; não há quaisquer planejamentos no sentido de se fazer desse país uma grande nação; falta tudo e principalmente o nacionalismo. Será que não há alguém com vergonha na cara para mudar tudo isso?

Comentários não permitidos.