FX 2: Opinião

http://www.viapopuli.com.br/wp-content/uploads/2010/11/ponto-de-interroga%C3%A7%C3%A3o4.jpg

Autor:  E.M.Pinto

Plano Brasil

http://2.bp.blogspot.com/__A2VG2LiIPk/TNHRryF-MbI/AAAAAAAAAQQ/JtEF17Ag_kA/s1600/Roussef_lula.jpg

A ladainha

O assunto está mais que chutado e batido, não faltam versões na internet e nos corredores por ai afora. No epicentro das críticas está a postura do estado brasileiro e das instituições envolvidas no melindroso program de aquisição de caças pra a Força Aérea Brasileira.

Dúvidas, falsas alegações e a cada dia que passa surgem  novas datas para a definição porém,  os únicos atos e fatos concretos que cercam o programa FX 2, são os que envolvem a polêmica.

Para nós admiradores e contribuintes (eleitores), fica apenas o desejo de que o processo se resolva da melhor forma e que o passo seguinte seja mais ambicioso, pragmático e correto.

Após o FX 2 a FAB fatalmente necessitará de algo mais e não poderemos esperar mais 15 anos para decidir aquilo que chamamos o “pós” F X2.

É necessário decidir o atual e iniciar já os estudos e desenvolvimentos do “pós” F X2, para que na altura necessária se possa contar com algo concreto. Tecnologia de verdade não se compra nem se empresta e só há um caminho o do desenvolvimento, não há outro…

Atendendo ao pedido de muitos leitores, tentei aqui resumir e passar a minha impressão pessoal sobre o programa mediante algumas de suas questões as quais selecionei e espero poder elucidar, não prometo, mas poderei responder as outras questões em artigos futuros…

http://img406.imageshack.us/img406/3443/mirage06iz0.jpg

Para que o FX 2?

Antes de mais nada, destaca-se que a FAB não deseja pura e simplesmente trocar 120 caças de vários modelos e de diferentes estágios tecnológicos por um vetor mais moderno e de melhor performance. Há algo mais no programa FX2 que não se resume trocar 6 por meia dúzia.

A FAB quer se atualizar aos cenários atuais e se projetar para o futuro, adquirindo para isto capacidades que não dispõe, e para tanto é necessário desenvolver além dos sistemas, as doutrinas e capacidades de forma a absorver em alguns anos, todo o arcabouço técnico e doutrinário do qual esteve sem acesso e  conhecimento até então.

Destaca-se que, apenas agora a FAB considerou operacional a sua capacidade de combate BVR (beyond visual range) ou seja capacidade de combater a distância além do alcance visual. Este é um dos exemplos do quanto atrasados estivemos e o quão  necessário é desenvolver ao longo das próximas décadas  tudo o que envolve as doutrinas de emprego e os sistemas que ela necessita, até que se possa galgar espaço na vanguarda tecnológica e militar mundial.

Neste ponto, salienta-se que a problemática não se resume apenas aos problemas técnico e econômicos, mas também, de pessoal, treino, desenvolvimento e capacitação.

A Força Aérea Brasileira está “sucateada” e defasada. Os esforços e a luta diária para efetuar os upgrade nas atuais aeronaves são bastante positivos, mas é preciso encarar o problema com seriedade e sem paixões pois  estas são medidas paliativas e ainda insuficientes, necessárias, porém, não definitivas.

A FAB já perdeu faz muito tempo a liderança e supremacia aérea na América do sul. Nossos pilotos demonstram capacidade e adestramento em níveis internacionais, entretanto, vontade e treino não são os únicos fatores que decidem a superioridade de uma nação sobre a outra num eventual conflito.

Os upgrade efetuados nos A-1 e F5, tornaram nossos caças tecnologicamente atualizados à média mundial, a eletrônica embarcada é superior a muito do que se vê em potências militares mundo a fora. Porém, as quantidades são insuficientes e por se tratarem de vetores de projetos antigos (mais de 40 anos anos em alguns casos) estes caças não são pário para os desafios desta meia década, pos devido ao surgimento de caças de alto desempenho concebidos para os cenários atuais e futuros, não lhes deixam chnaces, pois possuem capacidades superlativas em relação aos nossos.

Se os nossos caças já são inadequados para os cenários atuais, o que dizer do futuro?

A FAB então necessita acompanhar a evolução dos sistemas de armas e eletrônicos embarcados, necessita dispor de vetores e armamentos capazes coibir toda e qualquer ameaça antes que ela se configure. Isto significa ser dissuasora e para tanto, faz-se necessário a evolução tecnológica e atualização às tecnologias vigentes.

Por sua vez, o programa do caça não se resume única e exclusivamente em comprar o que o mundo oferece, esta tem sido a prática do Brasil até então. Esta prática é sem dúvida uma das razões pelas quais a FAB encontra-se neste atual estágio “sucateado”.

Ressalta-se que quando FAB “comprou” os Mirage III, estes vetores eram considerados os melhores interceptadores da sua época, Israel e seus hábeis pilotos lograram vitórias e supremacia diante dos seus inimigos utilizando estes mesmos caças Mirage III, porém, sem um programa de atualização, sem revitalização sem poder acompanhar a evolução tecnológica , os M III tornaram-se num curto espaço de 20 anos em sucatas voadoras.

Neste mesmo período, a Dassault, Fabricante do M III desenvolveu o Mirage 5, Mirage F1, Mirage 2000, Mirage 4000 (projeto) e até mesmo o Rafale, na Suécia e EUA (ambos concorrentes do FX 2) ocorreu o mesmo, todos frutos da evolução constante dos programas.

Todos estes programas faziam parte do caminho necessário para se manter atualizado e moderno ao longo dos anos, e o Brasil? O que fazia neste mesmo período com os seus Mirage III? Operou-os quase que no estágio tecnológico em que se encontravam quando foram adquiridos.

http://asnovidades.com.br/wp-content/uploads/2010/09/Avioes-executivos-Embraer.jpg

Mas então para que serve o programa FX 2 além de substituir os atuais caças?

O programa FX 2 tem algo de bastante correto e objetivo, pois não se trata de um programa para única e exclusivamente substituir os caças da FAB e sim, de um programa do qual a FAB (e as empresas brasileiras envolvidas) além de substituir a sua frota geriátrica, deseja obter “alguma”, tecnologia ou capacidade, as quais pretende  empregar num futuro vetor nacional.

Isto significa que:

  • O Brasil não quer mais “comprar” aquilo que é oferecido, esta compra deve ser seguida de contrapartidas tecnológicas, comerciais e diplomáticas, pois espera-se uma contrapartida geoestratégica entre o país fornecedor e o Brasil como um todo.
  • O Brasil quer desenvolver tecnologias, mas para isso não adianta reinventar a roda. Forçosamente é necessário fazer parcerias e este é sem dúvida o caminho mais curto e prático, mas não, o mais desejável.
  • Neste caso específico da capacitação, não adianta adquirir pura e simplesmente o programa mais avançado e tecnologicamente superior sem se levar em conta a capacidade de absorção do off set, pois em 15 anos toda e qualquer tecnologia dele, estaria defasada. Caso a indústria nacional não tivesse capacidade ou pudesse contribuir para sua evolução, ela se perderia novamente. O caça em questão seria o que hoje é para nós os caças F 5 e Mirage 2000, plataformas passíveis de upgrade, mas infinitamente longe de ser o ideal para as nossas necessidade; Portanto, seria necessário mais um dispendioso programa de aquisição de um novo vetor e sistemas para substituí-lo.
  • O Brasil não desenvolverá um caça 5G ou 6G sozinho, pelo menos por um bom tempo não terá capacidade de fazer isto, portanto, o que se quer no FX 2 é tentar absorver tecnologias e adquirir know how naquilo que for possível, para então poder evoluir seu vetor (seja ele qual for) até um estágio tecnológico atualizado e com isto poder aplicar suas tecnologias nos futuros vetores.


Por esta razão o que se quer é um 4.5G pois a intenção é desenvolver ou adquirir um 5G-6G futuramente e ai sim, nele introduzir as tecnologias que se quer ou que se pode.

Há riscos de não haver transferência de tecnologia- (os offset)?

Sim há e é inerente ao vencedor, mais do que isso, é decorrente de inúmeros fatores que não dependem exclusivamente do vencedor (EUA, França, Suécia). Muito da limitação em absorver as tecnologias pretendidas são fatores que dependem do Brasil, gostaria de enumerar apenas algumas delas para fixar a ideia:

  • Continuidade orçamentária:Sem os recursos orçamentários necessários ao longo das décadas que virão, nenhum dos programas poderá sobreviver. No campo da defesa os investimentos de décadas são necessários para suas evoluções e adaptações.
  • Mão de obra e planta industrial capaz de absorver:Algumas tecnologias desenvolvidas por décadas requerem capacitação profissional da qual um punhado de países possui pessoal capacitado, por exemplo a tecnologia empregue nas turbinas militares ).
  • Aplicabilidade tecnológica:De nada adianta se capacitar em uma tecnologia se não houver escala de aplicação e ou produção. Exemplo: Tecnologias caras como a produção dos radares Eireye empregues nos E 99 não justificam a criação de uma empresa brasileira capaz de os produzir isto porque em sua melhor hipótese a FAB adquiriria 10 sistemas, sem possibilidades de empregar este sistemas em outros campos como o civil.
  • Interesse tecnológico:Nem todas as tecnologias são interessantes e muitas delas ainda que necessárias atualmente deixarão d eu ser nos próximos 10 ou 15 anos. Apenas para ilustrar, considere que determinada indústria esteja interessada em aprender a fazer válvula pois os sistemas atuais o exigem, porém nos próximos 10 anos todos os sistemas eletrônicos serão feitos de feito de transistores. Tempo e dinheiro perdido no intervalo de uma década ou duas.

A questão dos offset portanto é complexa e não é garantida apenas pela vontade ou boa intenção de quem cede, mas também e mais ainda pela capacidade e vontade de quem os recebe.

Porém neste quesito há um fator negligenciado nas discussões que cercam o FX 2 pois muitos se preocupam em perguntar “se” tal fornecedor realmente fornecem o que prometem, enquanto que a pergunta certa deveria ser “o que” será fornecido.

Explico, não se trata de questionar se “terá”, a questão básica na transferência de tecnologia com vista a nossa capacitação não reside não no que “deveria” (pois isto é indefinido e dependente por exemplo dos fatores acima assinalados), mas sim naquilo que certamente sabemos que não teremos acesso. Aquilo que certamente sabemos que não teremos apoio ou transferência de tecnologia será o nosso fator limitador num possível projeto futuro. Portanto, diante desta certeza o país deve se concentrar sobre esta, buscando desenvolvê-la com outros parceiros, buscando abreviar tempo.

É salutar esperar que o escolhido como vencedor do programa FX 2 possa ser um potencial parceiro em projetos futuros, porém, que esta não seja uma exigência de obrigatoriedade, que nos atenha a ele por um cordão umbilical.

O Brasil precisa buscar parcerias para poder caminhar no futuro com as suas pernas, mas não necessita assinar um matrimônio irrevogável com ninguém. O objetivo primordial deve ser a busca pela capacitação, desenvolvimento tecnológico, industrial, a renovação e atualização das nossas forças armadas.

http://www.papercraftcentral.net/wp-content/uploads/2010/10/Ornament-Dollar-Bill-Fighter-Jet.jpg
Possibilidades de exportação?

Esta é a minha visão pessoal e posso estar enganado mas creio que não.

Muitos vislumbram o programa FX 2 como possibilidades econômicas futuras, na esperança de que um dia o Brasil passe a ser um polo exportador do vetor escolhido.

Esta possibilidade não pode ser negligenciada porém, igualmente não se pode esperar que com a produção seriada do caça 4.5G no Brasil, o nosso país torne-se da noite para o dia um exportador caças para países da América do sul ou outros, recuperando os recursos investidos. Até porque, o cenário previsto para o fim desta década demonstra que esta possibilidade é remota. Na pior das hipóteses, a partir de 2018 haverá no mercado uma grande oferta de aeronaves 4 e 4.5G por um custo muito atrativo.

As grandes economias estarão se desfazendo de suas máquinas mais antigas e substituindo por vetores 5-6G. Neste cenário não vislumbra-se espaço para 4.5G novos, pois o fosso de custos entre os programas 5G novos e os 4, 4.5G usados será enorme e forçosamente as nações desprovidas de recursos optarão por máquinas de segunda mão recondicionadas e as providas de recursos, passarão para vetores 5 ou 6G.

Este cenário já é notado na Europa atual e pode-se exemplificar os casos da Noruega e da România , onde uma optou pelo salto para um 5G enquanto a segunda abriu mão de vetore 4 e 4.5 G novos trocando-os por 4 G usados a serem recondicionados.

Isto Não quer dizer que os 4.5G não terão espaço neste cenário, mas sim que seria mais atrativo recondicionar caças F 18 EF, F 16 Blok 60, SU 30, Rafale, Typhoon, Gripen CD e outros que por esta altura porventura poderão estar dando baixa, convertendo-os para padrões 4.5 do que aquirir 4.5 novos bem mais caros.

Neste cenário apresentado um 4.5 G novo não sobreviveria à algumas encomendas frente a avalanche de usados disponíveis, especialmente frente a oferta de segunda mão oriunda da Europa, que poderá estar saindo da crise por esta altura e portanto terá espaço para adquirir vetores mais modernos.

http://brainstormdeti.files.wordpress.com/2010/10/tecnologia1.jpg

Como recuperar o investimento então?

Apenas para citar uma possibilidade, o programa AMX drenou na altura o orçamento da FAB, galgando ganhos e perdas para a “FAB” o programa recebeu críticas ferozes dos economistas e dos meios de comunicação que consideravam um fracasso comercial retumbante.

Antes de mais nada um programa militar visa desenvolver tecnologia e possuir superioridade militar em seu campo, nunca pode ser pensado como prioridade econômica, o retorno econômico não é causa e sim consequência do programa.

Retornando ao programa AMX, bastaram 10 anos para que as tecnologias e o know how desenvolvido no programa retornasse economicamente na forma dos programas EMB 145 e sua família, foi de lá que o Brasil e não a FAB recuperou o investimento de uma década. Hoje o programa E Jet também oriundo dos avanços do programa AMX e ERJ lançam a EMBRAER como o terceiro maior fabricante de aeronaves do planeta.

Portanto, um programa militar desta envergadura não necessariamente necessita gerar retorno econômico direto, mas certamente gerará de forma indireta tal como o exemplo ilustrado. Para já, podemos considerar que os offset prometidos no programa FX 2 poderiam ser aplicados em tecnologias no programa KC 390, e deste de maneira mais imediata, ter-se-ia o retorno dos investimentos empregues no programa FX2, com retorno e efeito prático nas próximas décadas.


http://3.bp.blogspot.com/_9fNKRyQxUNw/TK3qiyhYawI/AAAAAAAAGn4/LVcPHmb5kfg/s1600/fx-2.jpg

Em que estágio se encontra o programa FX 2?

Pelo que sabemos dos órgãos oficiais, o FX 2 ainda não foi decidido, não há um vencedor e mais uma vez um falou-se de uma data possível, daqui a 3 ou 4 meses.

A decisão está nas mãos da presidente Dilma Rouseff e do conselho de Defesa, que pode decidir por um dos 3 concorrentes, por outro vetor que não seja estes, por nenhum deles ou simplesmente cancelar e reabrir o programa futuramente.

Seja qual for a decisão do governo ela já é prejudicial a indústria nacional, à FAB e à soberania do país.

A FAB necessita dos caças, pois a obsolência dos vetores atuais é alarmante e latente, há a necessidade de substituir em curto prazo alguns vetores.

Para indústria que absorveria a tecnologia o atraso se torna mais ainda alarmante, muitas das tecnologias oferecidas na altura da reabertura do FX 2 já estão entrando em estado de obsolência o que não dará ganhos significativos para a nossa indústria.

A janela de oportunidades de negócios advindos dos offset e capacitação industrial está se fechando a medida que o tempo passa e que novas tecnologias afloram mundo afora. A demora no FX 2 certamente se refletirá na escolha do FX 3. Os 5G começaram a brotar no oriente e certamente chamarão a atenção dos potenciais clientes que teríamos num horizonte de tempo curto.

Fora isto, perdemos competitividade e capacidade frente a estes vetores mais avançados que os que pretendemos adquirir por agora.

Em suma, quanto mais o tempo passa, menos interessante torna-se o offset, mais dispendioso torna-se o programa, pois o que antes era investimento com vistas em retornos econômico e tecnológicos, tornam-se gastos, pois esmorece as chances de retorno de ambos.

O tempo tem sido o  inimigo do qual a Força Aérea e a indústria nacional repetidamente tem perdido o combate…

50 Comentários

  1. Já ouviram os nossos avós dizerem que fulano ou ciclano está “lambendo embira”? Nós brasileiros estamos assim, limpos que nem buracos de cobra, o fisco não deixa nem um centavo para trás, o leão está com uma fome avassaladora e o PT ainda pensando numa fórmula para cobrar mais impostos ainda. Lembro-me quando meu tio me contou que em Belo Horizonte o PT tinha estabelecido que todo o túmulo no cemitério tinha que pagar imposto predial, senão retiravam os cadáveres e os cremavam para cederem lugar a outros e fiquei pasmo, boqueaberto com o que ele me dizia e hoje, diante de todos esses desmandos, acredito em piores situações, o Brasil da atualidade está sendo fatiado e vendido aos pedaços, como se fosse um bolo de festas…A anarquia observada é triste e a cada momento soma-se novos disparates. O FX-2 é o pior dos pesadelos e esse alongamento de tempo abre um imenso corredor em nossa soberania nacional. O Brasil está totalmente desprotegido e colocado em uma situação preocupante no cenário mundial. Faz parte de um seleto grupo de produtores de petróleo e não cuida de seu Exército, de sua Marinha e sua Aeronáutica. O resultado desse descaso enxergamos lá na frente…Vai ser uma choradeira só, com certeza!…Aonde está a culpa desse descaso?

  2. Brincar de fazer política é fácil, diz-se uma coisa, faz-se outra; finge que faz e não faz nada; promete e não cumpre; legisla em causa própria; cria-se impostos sem pensar nos resultados e suas consequências; encomenda-se pesquisas para se auto-afirmar; quando se erra diz que não sabia de nada e tira o corpo fora; não assume as responsabilidades; monta-se um circo prá dizer que está fazendo algo pelo país; usa de retóricas para encobrir as deficiências; abraça e reverencia chefes de estado e depois chuta-os e vira-lhes as costas; faz festas e reverências a bandidos; faz-se um auê em cima de um FX-2 e depois se esquece de tudo e faz de conta que isso nunca existiu…Também um país que tem a política de brinquedo, não pode ser um país verdadeiro, é apenas um castelo de areia e nada mais que isso, não é verdade? Ainda bem que isso tudo é só uma brincadeira, já pensou se fosse verdade? Estaríamos fritos!…

  3. As mães argentinas da Praça de Maio deveriam emprestar suas panelas para que fizéssemos um “panelaço” em frente à Praça dos Três Poderes em Brasília-DF…Quem sabe se fizéssemos barulho a turma acordasse!…Acorda, Brasil! Há muito o que se fazer, há muito à se corrigir!…FX-2 na cabeça e a segurança nacional no coração!…

  4. Depois de ler tudo o que se esvreveu nesse blog, gostaria muito, muito mesmo que um membro do governo ou um político brasileiro lesse também. É incrível como tudo isso aqui é o resumo da verdade, é justamente o que acontece na política brasileira. Isso é bom, mostra que o internauta está ligado, que o brasileiro não é um zero à esquerda e que os membros constituintes que nos representam precisam permanecer em alerta, há muita coisa errada e muita revolta nesse país e isso é perigoso para a nação como um todo. Essa insatisfação gera uma bola de neve que se contida no início, tudo se resolve, mas, se deixada de lado crescerá absurdamente e leverá tudo o que se antepor à ela. Um recado aos srs políticos: Cuidem melhor do Brasil!

  5. Quando se escolhe um político não há como advinhar que ele dará resultados negativos ao Brasil e ao brasileiro. Muitos já sentiram nessas eleições de 2010 o quanto o eleitor estava e está revoltado com os desmandos políticos desse país. O PT ganhou as eleições porquê não havia algo melhor para se votar e entre colocar um idiota e permanecer no rumo anterior, preferiu-se a segunda opção. Prá falar a verdade estávamos cheios do Lula e queríamos um novo J.K. ou um novo Getúlio Vargas, político honesto que governava pelo povo e para o povo, mas as opções foram mínimas e permaneceu-se na escala zero. Para que um presidente agrade o eleitor é necessário que ele governe com os olhos voltados ao bem estar da população e se formos pesar tudo isso, é o que realmente fica marcado por um estadista. O Brasil precisa se recompor tanto no cenário nacional , quanto no internacional e isso requer vontade política apenas. Esse FX-2 é uma vergonha nacional e requer pulsos firmes. Há dinheiro para se fazer mais de dez aquisições como essas e sabemos muito bem disso!…

  6. Quando Lula abraça os ditadores eu fico apreensivo, não sei o que vai na cabeça daquele barbudinho, uma hora amanheceremos em um novo regime sem nos dar conta do que aconteceu!…Quem deixa a democracia ser pisoteada pela ditadura, não tem noção do que está plantando…Até a China e a Rússia mudaram seus focos por verem que estavam em um barco furado, por quê o Brasil teima em namorar tais regimes? Vamos olhar para o que está dando certo! Prá quê remar contra a maré? Com que finalidade? Esse FX-2 precisa se concretizar à contento e esse é o foco brasileiro no momento. Cuidar de nossas fronteiras.

  7. Imaginem: “Encomendaram uma pesquisa para provar que o brasileiro paga baixos impostos” ainda bem que não somos bobos e lemos a primeira frase “encomendaram”…Será que esses políticos acham que somos idiotas? O Brasil tem o maior imposto do mundo e o pior resultado desse retorno ao contribuinte. Será que ainda há dúvidas disso? Os países citados nessa pesquisa “encomendada e tendenciosa”, são os de primeiro mundo, onde há total retorno à população, onde há transparência política e onde vale à pena visualizar o trabalho dos políticos locais. Há e tem mais uma: Ninguém ganha para exercer o cargo político!…Precisa se alongar mais?

  8. Crise política. Estamos vivenciando uma crise sem precedentes na área política. Há um continuísmo preocupante e sufocante nesse país. Dilma Rousseff ainda está tentando respirar em meio a tanto balbúrdia. Quem sabe em junho agora, como prometeu, solucionará de vez o impasse do FX-2?

  9. A democracia nos permite falar sobre política e isso é bom para os que ocupam os cargos públicos e saibam o que o eleitor está achando de suas atitudes, apesar que ao galgar o seu posto, o político acaba por se envolver em conspirações que o fazem fechar os olhos à população que o elegeu. Há dívidas com o partido, com os acessores de campanha, com os financiadores de sua candidatura, enfim, rabo preso por todos os lados…Quando o mesmo percebe o emaranhado, vai se corrompendo e por fim se infiltrando no esquema. Quando o governo deseja que um projeto passe incólume na câmara e no senado, joga seus aliados em uma nova campanha política para conquistar terreno e isso se torna uma bola de neve, com envolvimento de todos os militantes do poder. Para que o FX-2 tivesse um caminho mais proeminente, deveria haver uma frente parlamentar que o apoiasse e o colocasse em pauta constante até que tudo se entrelaçasse ao ponto de não mais se romper. A população que tem peso nas decisões políticas com seus abaixo-assinados, deveria se mobilizar no sentido de reaver a necessidade da complementação e finalização desse projeto. O Brasil precisa se conscientizar que assim não há como ficar. A soberania nacional não pode ser lidada como um simples rascunho e sua ausência ou a sua desconexão, só fará estragos ao país. O Brasil tem se posicionado como um líder regional mas, é uma posição fictícia, qualquer força local o dizima e isso não é considerado uma posição de liderança. Não há posicionamento que se fixa sem que haja pelo menos uma força persuasiva coerente. Um país que tem em seu subsolo as riquesas que posssui o Brasil não fica esperando o pior para se posicionar perante a comunidade internacional, se fecha, se arma e controla a delimitação de seu território. Essa estória de que o país é pacífico e possui aliados é uma retórica frágil, basta voltar há alguns anos e lembrar das Ilhas Falklands argentinas e, perguntar-se: Quem os ajudou? A Inglaterra massacrou a Argentina sem piedade. O que essas ilhas possuem? O Brasil arrisca-se muito com toda essa riqueza territorial e sem o devido controle sobre sua segurança.

  10. Atropelar a Constituição Federal já virou rotina nesse país. Na mesma Constituição não reza que é proibido a sobretaxação? Olhe tudo o que o governo cobra além do imposto de renda no município, no estado e na união…(é IPVA; ICMS; INSS; imposto predial e outros mais). Todo o cidadão tem o direito de ir e vir em território nacional e olhe o que os pedágios fazem, cortam, eliminam essa possibilidade se não houver pagamento. A cidade de São Paulo multa o motorista que se deslocar com um número de placa diferente da especificada para aquele dia e fere a Constituição Federal, inibindo o ir e vir do cidadão. Vejam quanto paga-se de impostos sobre os veículos automotores, um assalto à mão desarmada…Cada compra que se realiza, há impostos embutidos, uma vergonha, isso sim é uma sobretaxação!. Esculaxa-se a Constituição Federal em cada esquina, em cada ato público, em cada dependência do estado…Afinal, o que os políticos brasileiros esperam? Há sempre atropelos e desmandos nesse país. E o cidadão ainda aguarda uma luz que não se sabe onde virá! FX-2? Esse coitado já foi…Morreu com a soberania nacional. Forças de segurança? Prá quê, quem quer uma balbúrdia dessas?…

  11. Falar sobre caças aqui nesse blog já ficou ultrapassado, é melhor mexer em outras feridas, como política, por exemplo. O que fará com que o FX-2 se reerga é o tamanho do envolvimento político que está em meio à ele. Tudo depende de política e se o político corresponder, o casamento é certo. Há muita coisa errada no Brasil, isso é mais que batido, mas os rumos estão em sua própria população que ditará as regras de agora para frente. Os desejos do povo não podem ser ignorados pelos poderes públicos. Convenhamos, o governo (situação) não está fazendo jus ao que prometeu ao país e isso está desagradando em muito o eleitor. Há muita coisa descompassada e pouco se fez ao país até agora. Pensa-se apenas em impostos e nada mais, como se a população tivesse uma grande dívida com o fisco. Cerca-se de todos os lados o contribuinte, como se ele fosse um delinqüente e arranca-lhe até as entranhas se possível. Há tributações em excesso e falta muito empenho do governo em proporcionar serviços compatíveis à população (não há retorno algum). Todos os setores de serviços municipais, estaduais e federais se encontram estagnados. Além dos impostos federais sobre o que se ganha, inventam-se outros mais, uma cascata de inconstitucionalidades. O dia em que esse país se preocupar em fazer algo concreto pelo seu povo e sua soberania, haverá esperança de tempos melhores, senão permanecerá esse marasmo, essa falta de crédito político-administrativo. É bem por aí, todo o país precisa se conscientizar disso e exigir respostas de seus governantes.

  12. Sou um brasileiro que ainda acredita nesse país, mas com a participação direta da população e não simplesmente à espera de que a vontade política vá prevalecer e que os políticos tomarão atitudes para haver mudanças radicais!…

  13. La vai la vai la vai.La vem la vem la vem….Calma senhores não é o FX isso é narração de futebol Portugues.

  14. Hoje completa a soma de 700 bilhões em impostos que o brasileiro pagou e isso é só o que vemos superficialmente (a nata dos impostos), ali não está computado os impostos embutidos que pagamos em cada produto que compramos, nem o IPVA e nem os gastos com pedágios. E fica a pergunta: Que retorno há com todo esse montante se nada funciona à contento? Cadê a pavimentação e manutenção das estradas? A educação? A saúde? A habitação? O saneamento básico? O que foi feito do FX-2?

  15. O governo leva praticamente 40% de impostos brutos sobre os veículos automotores, não entrando com nada, não contribuindo com nenhuma peça e, portanto, passa a ser o sócio majoritário das indústrias automobilísticas nesse país e ainda tenta mostrar que o carro encarece por conta do lucro, por causa do custo Brasil, é o fim da picada!…E tem mais hein, imposto + IPVA + Combustível + peças + pedágio + óleo + oficina + pneus + estacionamento azul, tudo cobrado a preços de ouro = Carro de ouro (o carro mais caro do mundo). E você ainda pensa no FX-2?

  16. O governo sempre foi o que mais levou na indústria automobilística, é o maior empresário desse país porque seu lucro não fica só nisso, em cada nicho há um ganho e ganho real, sem custos, sem produção. Quando Guido Mantega diz que não tem dinheiro prá comprar os caças para a FAB, dá vontade de rir, como pode ser tão cara de pau?

  17. Não tem dinheiro mesmo, há outras saídas mais rápidas e menos escusas…Tá faltando vergonha!. O pior de tudo: sediará a copa de 2014. Vamos passar carão, não tenham dúvidas!…Nem arrumamos a casa ainda, o projeto FX-2 está engavetado; a nação está engavetada…A política engavetada pelos próprios políticos, é mole? êta nóis!…

  18. O orçamento anual de defesa dos E.U.A. é de US$ 881 bilhões; a India gasta com sua defesa US$37 bilhões anualmente; a China tem o seu orçamento de defesa em US$91,5 bilhões anuais e os 26(vinte e seis) países europeus, membros da OTAN, têm um compromisso de gastar 2% do PIB anualmente em defesa. Pergunta pertinente: Qual o orçamento anual do Brasil com sua defesa territorial?

  19. IPVA uma vergonha nacional; INSS uma vergonha sem precedentes; os pedágios mostram a incapacidade do governo em governar; os altos impostos são a irracionalidade de um governo perante o seu povo; baixíssimo ou nenhum retorno dos tributos pagos, uma vergonha sem limites; FX-2, esse sim é o reflexo de um governo incapaz de gerir sua própria segurança. Há muito a se fazer nesse país para que chegue a ser uma nação de primeiro mundo e ainda, se fala com a cara lavada em cadeira cativa na ONU. Esse país precisa acordar, está sonhando demais, precisa agir e produzir alguns frutos que valham à pena!…

  20. Tenho vontade de falar muitas coisas aqui, já li àcima o que várias pessoas disseram e ainda parece que não está completo, falta alguma coisa que não sei o que é…Acho que todo esse vazio que sinto também é o vazio político que o Brasil está sentindo no momento. O país está incompleto, acéfalo e isso gera uma crise existencial em seus habitantes. A crise da segurança (FX-2), a crise da saúde, a crise do abandono político, da falta de comprometimento com o país, a crise da educação, a crise da habitação, a crise da má gestão de nossas estradas, a crise dos aposentados, crises essas que fazem a gente pensar o quão o Brasil está abandonado, mal administrado, mal conduzido. É um país rico mas vive uma pobreza moral. É um país de grande potencial mas vive um pesadelo político-administrativo. Falta tudo e principalmente vontade política para modificá-lo para melhor. Onde está o amor por essa pátria que tanto comemoramos em sete de setembro?

  21. É 1maluquinho, é a pura verdade, a gente espera…espera…pensa que agora vai…vem o Guido Mantega e diz que não. Essa espera tá me matando!…Esse FX-2 é apenas o sonho dos que querem um Brasil legal, mas virou pesadelo, tá difícil, tá ruim!…

  22. Sr Guido Mantega, sabe o que é offset ou o pacote que caminha junto com os caças? Ir à compra assim, com um retorno debaixo dos braços é bom, muito bom mesmo…Raciocine comigo: O Brasil não está gastando, está investindo em seu parque industrial e gerando empregos. O país não precisa enfiar a mão nos bolsos para comprar os caças, eles se pagarão e tecnologias virão e deixarão nosso parque industrial mais competitivo. Não diga frases como essa (não temos dinheiro para comprar caças para a FAB), é como se dissesse que o PIB brasileiro é fictício, que só existe no papel, é feio para um ministro não saber que é vantajoso ao Brasil adquirir esses caças.

  23. O ar fica rarefeito quando os próprios políticos não sabem onde estão pisando ou assinam papéis sem ao menos olharem o que estão assinando, não é FHC? É duro para o brasileiro ler uma frase dessas na mídia!…Onde está o nosso Brasil?

  24. É um azzzzno! Como assina papéis sem ler? E se lá tivesse escrito para entregar a Amazônia para os E.U.A.? Que o petróleo descoberto na bacia de Campos estava sendo doado para entidades de caridades para toda a Europa? E pior ainda: Já pensou se fosse a extradição de Cesare Battisti? Um arraso total!…Será que ele pensou que era apenas um rolo de papel higiênico?

  25. ADOLPHO compartilho contigo da tristesa de ver nosso pais entregue as traças e nas mãos de politicos bandidos que priorizam as riquesas do Brasil para beneficiarem empresarios nacionais e tambem extrangeiros desde que se afinem com eles e tudo com o selo do BNDES…Quanto ao FX2 meu amigo é muito mais complexo do que a justificativa de contenção de gastos ou de esmiuçado estudo da melhor tecnologia e beneficios.Era para ser uma escolha tecnica ate que politicos cresceram os olhos em lobbyes e gratificações.Agora descambou para o lado estrategico e menos ruim assim.Hoje temos consciencia que não temos amigos e que ninguem repassa tudo pra ninguem.E tambem cansamos de sermos enganados pelo irmão Caim do Norte e as duvidas acerca da estrategica aliança de Lula com o queijo fedorento tambem desandou em desconfianças ate mesmo extrapolando para suspeitas de outros assuntos e muito serios.EU COMO NUNCA ANTES NA HISTORIA DESSE PAIS jamais tive tanta certesa que não sera escolhido nenhum dos tres da lista do FX2 e sim um que não esta na lista e ainda poderemos ter outras novidades complementares tambem.Hoje o FX envolve alem dos topicos relacionados,segurança nacional,soberania e estrategia geopolitica.Precisou uma mulher para enxergar estas coisas aja visto que o barbudo chapado na branquinha se deixava influenciar pelas sutis sugestões do MD-X9 Yankee.

  26. LUIZ CARLOS, o custo brasil é alto e determinado pelo próprio governo que o coloca em um patamar absurdo em decorrência dos próprios impostos estipulados pelo mesmo. Não há mãos a medir à partir do momento em que o PT assumiu o poder, é uma fome descomunal de impostos e isso gera uma situação de estresse na população e riscos desnecessários ao país. A democracia pode estar em corda bamba por conta de uma administração contraditória. O preço dos carros no Brasil é descomunal e sua sobretaxação fere os direitos do cidadão na própria Constituição Federal. Há muita coisa orripilante caminhando sob o olhar do eleitor e isso não vai passar batido. Os políticos estão armando armadilhas para eles próprios e se sucumbirão nas próximas eleições. Há muita coisa às claras e muitas inverdades sendo ditas. Não há como esconder falcatruas, mais dia menos dia aparecem e mancham indelevelmente aquele político e quando isso acontece, jamais haverá retorno para sua vida pública e privada. É como se jogassem veneno em seu próprio alimento. O Brasil precisa desmascarar os não comprometidos com o país e lutar por uma eleição justa, limpa e que os políticos não tenham pendengas judiciais nas costas. Há muita sujeira para serem limpas. Acredito que o FX-2 se fortalecerá com a proximidade da copa de 2014 e acredito também, que a Dilma Rousseff deseja isso para o Brasil, embora seu partido tende a empurrá-la para outros objetivos menos nobres.

  27. O auê em torno do ex-presidente Lula se foi com o mesmo, havia um misticismo em torno de um indivíduo que veio da classe proletariada e assumiu o poder mas, ficou apenas a fumaça de tudo isso, o período longo não teve os avanços políticos consistentes e pleiteados pelo PT, faltou uma noção gerencial, demonstrando que o período de oposição era bem mais comoda e muito mais fácil criticar.

  28. Uma pergunta: O Ministro Nelson Jobim ainda é o chefão responsável pela segurança nacional? Parece que tudo parou no tempo!…O FX-2 precisa ser ressuscitado e levado à frente, a soberania de um país é coisa muito séria para se brincar dessa forma. Já deram os estilingues, os barquinhos de pau e as pipas para o Exército, Marinha e Aeronáutica? Qualquer dinheirinho compra isso, só não compra as altas festas promovidas por aí…

  29. Quero legislar em causa própria, há muito preciso comprar uma Ferrari só prá dar umas voltas por aí e assanhar a mulherada!…Quem sabe um político me ajuda!…Existem por aí os sem teto, os sem terra e agora, no meu caso, um sem Ferrari!…Ô turma me ajude!…Acho que a FAB está assim também, são os sem caça!…

  30. Esses recados mandados pelo Nelson Jobim, aos “ignorantes”, “palavras essas embaixo do pano”, “uma conversa atrás da porta”, ficou feio foi para ele, a pessoa para chamar o outro de ignorante precisa estar num patamar inalcansável e não é o cado dele, é um ministro muito limitado, uma cabeça limitadíssima e pouca, muito pouca influência no governo, basta ver o rumo que tomou esse vergonhoso FX-2. Como ministro das forças armadas, Nelson Jobim só dormiu, dormiu nas reuniões, dormiu no ponto e dormiu abraçado ao FX-2 e não tomou nenhuma atitude que pudéssemos parabenizá-lo, um zero à esquerda seria mais produtivo. Como ignorante que sou, sr. ministro, peço-lhe para não subestimar o brasileiro e começar a trabalhar e pensar na soberania nacional!…

  31. Para se colher frutos há a necessidade de se plantar, regar e cuidar da arvore frutífera e não é o que vejo nos políticos brasileiros, ninguém planta nada, ninguém rega nada e ninguém cuida de nada e pior, esperam colher frutos no futuro. Esse dinheiro embolsado sem suor derramado, sai fácil, não traz felicidades e sim desgostos, doenças…Já viu um político viver muito? Já viu um político feliz? O poder vem do povo e só se concretizará, só será perpetuado se retornar ao povo. Tudo o que se faz aqui, paga-se aqui!…Quando um olhar desses se firmar no FX-2 resultará em frutos, em valores, em progressos. Que cada político se interiorize e diga ao povo a que veio ou saia de vez e dê lugar a outros que desejam um Brasil melhor!…Abaixo a corrupção!…

  32. Meu ponto de vista sobre o FX-2 é inconclusivo, aliás a política brasileira é inconclusiva. Não se sabe o que quer, o que se faz ou por quê será feito. Há sempre uma incógnita no ar. Não existem predicados para essa lastimável conjectura. O país continua em seu caminho rumo ao nada. Alguém já ouviu um político falar de projetos senão os impostos? Há muita coisa errada nesse mundo de meu Deus, o Brasil está decaptado, acéfalo.

  33. Precisamos entrar com as vuvuzelas a todo o vapor na câmara, no senado e no palácio do planalto, quem sabe acordará essa turma que só dorme e não faz o que o Brasil precisa!…Nelson Jobim, não está na hora dedefinir esse FX-2, pombas!…

  34. Sou favorável a um basta popular para tudo o que não é feito e que o Brasil necessita; há muita bagunça nesse quarto!…Hoje vejo a morte de Itamar Franco com certa tristeza, foi um sonhador, um idealizador; autor de planos mirabolantes para conter a inflação; como vice de Fernando Collor de Melo, assumiu a presidência com coragem; tentou reaver o fusca como um ícone que sempre foi (atitude essa clara para alegrar os brasileiros); soube administrar a democracia como nunca; ouvia seus interlocutores com atenção; buscou equilibrar a balança comercial do país; levou o seu otimismo ao governo e foi um presidente bem popular em sua época, uma época difícil, onde a transição política era uma pedra no sapato após uma vergonhosa queda do presidente e ainda, havia uma fragilização à democracia. Sua irreverência marcou uma época e ditou rumos ao país, tanto é que foi aplaudido em seu velório, um reconhecimento pelos seus feitos. Foi um estadista, sem nunca querer sê-lo. Que os nossos presidentes sejam assim, comprometidos com o país, com o seu povo e marcados pela sensatez, pela simplicidade e alegria de servir à sua nação. Façam ao seu país o que tem que ser feito, amem-o de verdade, respeitem a sua soberania!

  35. Nesse cochicho (Lula x Rousseff) com certeza o Hugo Chavez e o Fidel Castro estão no apice do comentário…Ditadores sendo adulados pelo PT. Qual a resposta disso? Poderia ser o FX-2, mas ele não é tão importante como os dois ditadores!…Ser revolucionário é uma coisa, mas ser burro é de amargar!…O que o ex-presidente Lula está fazendo lá, abraçado à eles? Quer mostrar ao mundo nossa incoerência eterna ou nossa falta de seriedade? Por quê criticar o Obama em público, na Africa, em momento tão delicado, prá quê, com que finalidade? Rio ou choro?

  36. O corredor promovido pelo FX-2 em nossa soberania nacional é enorme, há um vazio político, um vazio de ideais, um vazio de comprometimento com o país, um vazio nas cadeiras da câmara e do senado, nada se faz, nada se pensa, nada se direciona!…A FAB está pulando amarelinha, brincando de bambolê, de trolinho, jogando bolinha de gude, brincando de rodopiar pião, soltando pipas, jogando finca, batendo figurinhas, até que Nelson Jobim se decida: ou faz alguma coisa ou sai da moita!. O mês de julho já está indo e nada de decisões, uma licitação sem objetivos, sem um planejamento, faltam cabeças pensantes para se definir o obvio, não há o que se contestar em termos de necessidades ao país e entre tão poucas tecnologias para se decidir, faltou o fôlego final, morreu-se na praia literalmente…O Guido Mantega está jantando com o Nelson Jobim e trocando idéias se casam os negócios dos caças ou compram uma bicicleta!…Dilma Rousseff só ouve e nada fala…

  37. Segundo uma pesquisa da ESALQ/USP, o brasileiro paga nos postos de combustíveis 23% de impostos sobre cada litro de etanol colocado em seu carro; está aí mais um dado para aumentar o custo brasil. Vocês já imaginaram o quanto o governo arrecada nesse país sómente com combustíveis? E Guido Mantega, com aquela velha cara de pau e a lingua prreesa em inverdades, diz que não há dinheiro para se comprar caças para a FAB…Faça-me o favor, sr. ministro!…

  38. Segundo estudos da consultoria Pricewaterhouse Coopers, encomendada pela ANFAVEA, o custo de produção de um automóvel no Brasil é de 60%, por conta da imensa carga tributária e também do câmbio que hoje gira em torno de 29%, enquanto que no México, o custo de produção desse mesmo veículo é de apenas 20%, temos portanto, o carro mais caro do mundo. Agora convenhamos, com essa carga tributária estratosférica que se encontra em todos os segmentos produtivos e mesmo improdutivos, não temos dinheiro para comprar os caças para a FAB?

  39. O Brasil se torna o primeiro país a inaugurar um teleférico para mostrar as favelas em passeio turístico, exatamente isso, para mostrar a incapacidade político-administrativa do município, estado e união juntos; todos sabem que existem favelas por não existir um plano de habitação à contento e o cinismo é tanto que os políticos posam para fotos, como se fosse um evento inaugural de peso político…uma vergonha nacional!…O FX-2 também se tornou uma vergonha, um vexame, uma licitação sem dono. Tenho vergonha disso tudo perante a comunidade internacional, uma palhaçada sem tamanho!…

  40. Meu Deus, onde estamos!…Olhem a cara do prefeito e o governador do Rio de Janeiro dentro do teleférico inaugural no Complexo do Alemão e pior, com o apoio da presidente Dilma rousseff!…O município, o estado e a união, conferindo sua incapacidade político-administrativa e mostrando o quão estão ligados no desenvolvimento do país. A maior prova de um governo quanto a sua má administração gerencial é visualizar a quantidade de favelas existentes em seu próprio território. Agora cá entre nós, quem inaugura a própria incompetência, fará a conclusão desse FX-2?

  41. Em 2011 a Coréia do Sul, abriu concorrência para o seu FX3. Foram classificados: Boeing F-15 Silent Eagle, Typhoon, Lockheed F 35 Lightning II, o russo Sukhoi PAK FA 50. Notem que o Rafale não foi colocado na concorrência da Coreia do Sul. Segundo a Dassault, Sarkozy e o Ministro da Defesa Nelson Jobim o Rafale é o caça com tecnologia em estado de arte. Só se for com tecnologia em estado de arte abstrata, pois de concreto o Rafale não tem nada, muito menos tecnologia avançada. O Rafale não opera sistema de visão IR, não tem integração com HMD, não tem integração com o sistema de guiagem de armas ar solo não tem radar AESA operacional e tem ainda sérios problemas de sistema de geração de energia, problemas estes que a Dassault ainda não resolveu em uma decada (desde 2002)
    Somos nos brasileiros que vamos pagar com nossos impostos, o custo dessa Jaca, chamada Rafale por 7 mandatos presidenciais. Só para os Bolivarianos Petistas poderem fazer birra infantil com os americanos(F18 SH e Gripen NG), e poderem ganhar uma polpuda propina para o partido. A Dassault foi acusada de subornar e dar mimos a politicos em concorrências internacionais para a venda do caça Rafale que participou. Mesmo assim o caça Rafale por mais de 10 anos perdeu todas as concorrências. Só a França o tem e usa. O Rafale esta para ser o grande fracasso da industria aeronautica militar, a mais de 10 anos, ninguem quer comprar a Jaca Rafale. E segundo o governo frances, caso o Rafale não ganhe no Brasil a Dassault pode falir.
    Quando se trata de escolher o que é bom para o país ou bom para a politica, prefiro o que é bom para o Futuro do País. O Partido do PT ( patido dos trabalhadores) quer ser o Khmer Vermelho do Brasil e o LULA sonha em ser o Fidel Castro do Brasil (Ditador/Presidente vitalicio).

  42. Um aspecto que chama atenção é que os Coreanos esperam adquirir 60 caças modernos de quinta geração com um orçamento de 7,86 bilhões, enquanto nosso FX-2 prevê apenas 36 caças de quarta geração por valores bem mais altos, chegam a 10 bilhões de dolares, mesmo considerando a transferência de tecnogia. Percebe-se que corrupção do governo federal chegou ao FX. Empresas americanas não participam de nossas licitações federais porque são proibidas por lei de pagarem propina

  43. Paises que investem no reequipamento de suas forças armadas com tecnologia avançada de ultima geração e novos. O fazem por terem em seu horizonte inimigos externos perigosos, como o caso da India, Emirados Arabes Unidos, Paquistão, Coreia do Sul, EUA, etc.
    No caso do Brasil (politicos, militares e elite brasileira), o inimigo o qual temem, não é nenhuma nação externa, mas sim o propio povo.
    Por esse motivo que sempre compram sucata militar ( caso de aviões, navios, etc.)
    Só compram helicopteros novos, pois estes precisam estar em condições de combater o inimigo que mais temem e querem combater: O POVO BRASILEIRO.

  44. A presidente Dilma Rousseff fez menção em organizar alguns setores e afastar algumas “personas non gratas” do poder e sinto em todas essas ações, um simples orquestramento para se encobrir setores defasados e mais críticos. Dos males o melhor: Afastar o Nelson Jobim foi bom para o nosso sistema de defesa. O Brasil sempre esteve e ainda se encontra no ponto zero em se tratando de segurança. Está faltando vergonha na cara e um trabalho sério, objetivo e conciso para que o país se iguale aos seus possíveis oponentes.

  45. Nosso sistema de segurança nacional encontra-se da mesma forma desde o descobrimento do país até os dias de hoje, uma lástima total. Será que o país se acha invulnerável?

  46. Hoje o mundo da segurança foi quebrado com o lançamento do HTV-2,americano,com velocidade Mach 20 e ainda busca apoio para não cair da tontura repentina…Que parâmetro à partir daí para que tenhamos um território protegido? Ainda vamos trabalhar pensando em caças de 3a. e 4a.gerações? O Brasil ficou anos-luz atrás das tecnologias desenvolvidas pelos países de primeiro mundo e tudo hoje é imediatista, ocorre na proporção de uma média geométrica, não há como compensar o tempo perdido, ficaremos cabisbaixos à frente dos americanos como sempre? Acho que é a sina de um país que esqueceu-se da educação de seu povo e deixou de investir na ciência em busca de novas tecnologias. Essa apatia será paga com muitos sacrifícios futuros. Há nesse país a AUSÊNCIA onipresente em todos os setores sociais e o parque industrial existente é caótico, defasado e irrecuperável. O FX-2 ou sei lá qual sigla persistirá, estará fadado ao fracasso porquê o Brasil perdeu o seu poder de reação e se encontra na posição de subjugado tecnologicamente falando. O regime feudal ainda faz parte da raiz desse povo e persiste ao longo dos anos. Há muito a se fazer, há muito a se compor para que o país ocupe uma posição de destaque internacional. Quem já viajou para fora do Brasil sabe o quanto estamos defasados e sabe também o quanto o país tem de riquesas e potencial de crescimento, só que nada é feito, nada tem resultados palpáveis, a política caminha aquém das necessidades de seu povo e assim não vamos mudar esse horizonte tão cedo…As bolsas-família, as favelas, só crescem e demonstram incompetência político-administrativa. É o verdadeiro caos.

Comentários não permitidos.