FX 2: Opinião

http://www.viapopuli.com.br/wp-content/uploads/2010/11/ponto-de-interroga%C3%A7%C3%A3o4.jpg

Autor:  E.M.Pinto

Plano Brasil

http://2.bp.blogspot.com/__A2VG2LiIPk/TNHRryF-MbI/AAAAAAAAAQQ/JtEF17Ag_kA/s1600/Roussef_lula.jpg

A ladainha

O assunto está mais que chutado e batido, não faltam versões na internet e nos corredores por ai afora. No epicentro das críticas está a postura do estado brasileiro e das instituições envolvidas no melindroso program de aquisição de caças pra a Força Aérea Brasileira.

Dúvidas, falsas alegações e a cada dia que passa surgem  novas datas para a definição porém,  os únicos atos e fatos concretos que cercam o programa FX 2, são os que envolvem a polêmica.

Para nós admiradores e contribuintes (eleitores), fica apenas o desejo de que o processo se resolva da melhor forma e que o passo seguinte seja mais ambicioso, pragmático e correto.

Após o FX 2 a FAB fatalmente necessitará de algo mais e não poderemos esperar mais 15 anos para decidir aquilo que chamamos o “pós” F X2.

É necessário decidir o atual e iniciar já os estudos e desenvolvimentos do “pós” F X2, para que na altura necessária se possa contar com algo concreto. Tecnologia de verdade não se compra nem se empresta e só há um caminho o do desenvolvimento, não há outro…

Atendendo ao pedido de muitos leitores, tentei aqui resumir e passar a minha impressão pessoal sobre o programa mediante algumas de suas questões as quais selecionei e espero poder elucidar, não prometo, mas poderei responder as outras questões em artigos futuros…

http://img406.imageshack.us/img406/3443/mirage06iz0.jpg

Para que o FX 2?

Antes de mais nada, destaca-se que a FAB não deseja pura e simplesmente trocar 120 caças de vários modelos e de diferentes estágios tecnológicos por um vetor mais moderno e de melhor performance. Há algo mais no programa FX2 que não se resume trocar 6 por meia dúzia.

A FAB quer se atualizar aos cenários atuais e se projetar para o futuro, adquirindo para isto capacidades que não dispõe, e para tanto é necessário desenvolver além dos sistemas, as doutrinas e capacidades de forma a absorver em alguns anos, todo o arcabouço técnico e doutrinário do qual esteve sem acesso e  conhecimento até então.

Destaca-se que, apenas agora a FAB considerou operacional a sua capacidade de combate BVR (beyond visual range) ou seja capacidade de combater a distância além do alcance visual. Este é um dos exemplos do quanto atrasados estivemos e o quão  necessário é desenvolver ao longo das próximas décadas  tudo o que envolve as doutrinas de emprego e os sistemas que ela necessita, até que se possa galgar espaço na vanguarda tecnológica e militar mundial.

Neste ponto, salienta-se que a problemática não se resume apenas aos problemas técnico e econômicos, mas também, de pessoal, treino, desenvolvimento e capacitação.

A Força Aérea Brasileira está “sucateada” e defasada. Os esforços e a luta diária para efetuar os upgrade nas atuais aeronaves são bastante positivos, mas é preciso encarar o problema com seriedade e sem paixões pois  estas são medidas paliativas e ainda insuficientes, necessárias, porém, não definitivas.

A FAB já perdeu faz muito tempo a liderança e supremacia aérea na América do sul. Nossos pilotos demonstram capacidade e adestramento em níveis internacionais, entretanto, vontade e treino não são os únicos fatores que decidem a superioridade de uma nação sobre a outra num eventual conflito.

Os upgrade efetuados nos A-1 e F5, tornaram nossos caças tecnologicamente atualizados à média mundial, a eletrônica embarcada é superior a muito do que se vê em potências militares mundo a fora. Porém, as quantidades são insuficientes e por se tratarem de vetores de projetos antigos (mais de 40 anos anos em alguns casos) estes caças não são pário para os desafios desta meia década, pos devido ao surgimento de caças de alto desempenho concebidos para os cenários atuais e futuros, não lhes deixam chnaces, pois possuem capacidades superlativas em relação aos nossos.

Se os nossos caças já são inadequados para os cenários atuais, o que dizer do futuro?

A FAB então necessita acompanhar a evolução dos sistemas de armas e eletrônicos embarcados, necessita dispor de vetores e armamentos capazes coibir toda e qualquer ameaça antes que ela se configure. Isto significa ser dissuasora e para tanto, faz-se necessário a evolução tecnológica e atualização às tecnologias vigentes.

Por sua vez, o programa do caça não se resume única e exclusivamente em comprar o que o mundo oferece, esta tem sido a prática do Brasil até então. Esta prática é sem dúvida uma das razões pelas quais a FAB encontra-se neste atual estágio “sucateado”.

Ressalta-se que quando FAB “comprou” os Mirage III, estes vetores eram considerados os melhores interceptadores da sua época, Israel e seus hábeis pilotos lograram vitórias e supremacia diante dos seus inimigos utilizando estes mesmos caças Mirage III, porém, sem um programa de atualização, sem revitalização sem poder acompanhar a evolução tecnológica , os M III tornaram-se num curto espaço de 20 anos em sucatas voadoras.

Neste mesmo período, a Dassault, Fabricante do M III desenvolveu o Mirage 5, Mirage F1, Mirage 2000, Mirage 4000 (projeto) e até mesmo o Rafale, na Suécia e EUA (ambos concorrentes do FX 2) ocorreu o mesmo, todos frutos da evolução constante dos programas.

Todos estes programas faziam parte do caminho necessário para se manter atualizado e moderno ao longo dos anos, e o Brasil? O que fazia neste mesmo período com os seus Mirage III? Operou-os quase que no estágio tecnológico em que se encontravam quando foram adquiridos.

http://asnovidades.com.br/wp-content/uploads/2010/09/Avioes-executivos-Embraer.jpg

Mas então para que serve o programa FX 2 além de substituir os atuais caças?

O programa FX 2 tem algo de bastante correto e objetivo, pois não se trata de um programa para única e exclusivamente substituir os caças da FAB e sim, de um programa do qual a FAB (e as empresas brasileiras envolvidas) além de substituir a sua frota geriátrica, deseja obter “alguma”, tecnologia ou capacidade, as quais pretende  empregar num futuro vetor nacional.

Isto significa que:

  • O Brasil não quer mais “comprar” aquilo que é oferecido, esta compra deve ser seguida de contrapartidas tecnológicas, comerciais e diplomáticas, pois espera-se uma contrapartida geoestratégica entre o país fornecedor e o Brasil como um todo.
  • O Brasil quer desenvolver tecnologias, mas para isso não adianta reinventar a roda. Forçosamente é necessário fazer parcerias e este é sem dúvida o caminho mais curto e prático, mas não, o mais desejável.
  • Neste caso específico da capacitação, não adianta adquirir pura e simplesmente o programa mais avançado e tecnologicamente superior sem se levar em conta a capacidade de absorção do off set, pois em 15 anos toda e qualquer tecnologia dele, estaria defasada. Caso a indústria nacional não tivesse capacidade ou pudesse contribuir para sua evolução, ela se perderia novamente. O caça em questão seria o que hoje é para nós os caças F 5 e Mirage 2000, plataformas passíveis de upgrade, mas infinitamente longe de ser o ideal para as nossas necessidade; Portanto, seria necessário mais um dispendioso programa de aquisição de um novo vetor e sistemas para substituí-lo.
  • O Brasil não desenvolverá um caça 5G ou 6G sozinho, pelo menos por um bom tempo não terá capacidade de fazer isto, portanto, o que se quer no FX 2 é tentar absorver tecnologias e adquirir know how naquilo que for possível, para então poder evoluir seu vetor (seja ele qual for) até um estágio tecnológico atualizado e com isto poder aplicar suas tecnologias nos futuros vetores.


Por esta razão o que se quer é um 4.5G pois a intenção é desenvolver ou adquirir um 5G-6G futuramente e ai sim, nele introduzir as tecnologias que se quer ou que se pode.

Há riscos de não haver transferência de tecnologia- (os offset)?

Sim há e é inerente ao vencedor, mais do que isso, é decorrente de inúmeros fatores que não dependem exclusivamente do vencedor (EUA, França, Suécia). Muito da limitação em absorver as tecnologias pretendidas são fatores que dependem do Brasil, gostaria de enumerar apenas algumas delas para fixar a ideia:

  • Continuidade orçamentária:Sem os recursos orçamentários necessários ao longo das décadas que virão, nenhum dos programas poderá sobreviver. No campo da defesa os investimentos de décadas são necessários para suas evoluções e adaptações.
  • Mão de obra e planta industrial capaz de absorver:Algumas tecnologias desenvolvidas por décadas requerem capacitação profissional da qual um punhado de países possui pessoal capacitado, por exemplo a tecnologia empregue nas turbinas militares ).
  • Aplicabilidade tecnológica:De nada adianta se capacitar em uma tecnologia se não houver escala de aplicação e ou produção. Exemplo: Tecnologias caras como a produção dos radares Eireye empregues nos E 99 não justificam a criação de uma empresa brasileira capaz de os produzir isto porque em sua melhor hipótese a FAB adquiriria 10 sistemas, sem possibilidades de empregar este sistemas em outros campos como o civil.
  • Interesse tecnológico:Nem todas as tecnologias são interessantes e muitas delas ainda que necessárias atualmente deixarão d eu ser nos próximos 10 ou 15 anos. Apenas para ilustrar, considere que determinada indústria esteja interessada em aprender a fazer válvula pois os sistemas atuais o exigem, porém nos próximos 10 anos todos os sistemas eletrônicos serão feitos de feito de transistores. Tempo e dinheiro perdido no intervalo de uma década ou duas.

A questão dos offset portanto é complexa e não é garantida apenas pela vontade ou boa intenção de quem cede, mas também e mais ainda pela capacidade e vontade de quem os recebe.

Porém neste quesito há um fator negligenciado nas discussões que cercam o FX 2 pois muitos se preocupam em perguntar “se” tal fornecedor realmente fornecem o que prometem, enquanto que a pergunta certa deveria ser “o que” será fornecido.

Explico, não se trata de questionar se “terá”, a questão básica na transferência de tecnologia com vista a nossa capacitação não reside não no que “deveria” (pois isto é indefinido e dependente por exemplo dos fatores acima assinalados), mas sim naquilo que certamente sabemos que não teremos acesso. Aquilo que certamente sabemos que não teremos apoio ou transferência de tecnologia será o nosso fator limitador num possível projeto futuro. Portanto, diante desta certeza o país deve se concentrar sobre esta, buscando desenvolvê-la com outros parceiros, buscando abreviar tempo.

É salutar esperar que o escolhido como vencedor do programa FX 2 possa ser um potencial parceiro em projetos futuros, porém, que esta não seja uma exigência de obrigatoriedade, que nos atenha a ele por um cordão umbilical.

O Brasil precisa buscar parcerias para poder caminhar no futuro com as suas pernas, mas não necessita assinar um matrimônio irrevogável com ninguém. O objetivo primordial deve ser a busca pela capacitação, desenvolvimento tecnológico, industrial, a renovação e atualização das nossas forças armadas.

http://www.papercraftcentral.net/wp-content/uploads/2010/10/Ornament-Dollar-Bill-Fighter-Jet.jpg
Possibilidades de exportação?

Esta é a minha visão pessoal e posso estar enganado mas creio que não.

Muitos vislumbram o programa FX 2 como possibilidades econômicas futuras, na esperança de que um dia o Brasil passe a ser um polo exportador do vetor escolhido.

Esta possibilidade não pode ser negligenciada porém, igualmente não se pode esperar que com a produção seriada do caça 4.5G no Brasil, o nosso país torne-se da noite para o dia um exportador caças para países da América do sul ou outros, recuperando os recursos investidos. Até porque, o cenário previsto para o fim desta década demonstra que esta possibilidade é remota. Na pior das hipóteses, a partir de 2018 haverá no mercado uma grande oferta de aeronaves 4 e 4.5G por um custo muito atrativo.

As grandes economias estarão se desfazendo de suas máquinas mais antigas e substituindo por vetores 5-6G. Neste cenário não vislumbra-se espaço para 4.5G novos, pois o fosso de custos entre os programas 5G novos e os 4, 4.5G usados será enorme e forçosamente as nações desprovidas de recursos optarão por máquinas de segunda mão recondicionadas e as providas de recursos, passarão para vetores 5 ou 6G.

Este cenário já é notado na Europa atual e pode-se exemplificar os casos da Noruega e da România , onde uma optou pelo salto para um 5G enquanto a segunda abriu mão de vetore 4 e 4.5 G novos trocando-os por 4 G usados a serem recondicionados.

Isto Não quer dizer que os 4.5G não terão espaço neste cenário, mas sim que seria mais atrativo recondicionar caças F 18 EF, F 16 Blok 60, SU 30, Rafale, Typhoon, Gripen CD e outros que por esta altura porventura poderão estar dando baixa, convertendo-os para padrões 4.5 do que aquirir 4.5 novos bem mais caros.

Neste cenário apresentado um 4.5 G novo não sobreviveria à algumas encomendas frente a avalanche de usados disponíveis, especialmente frente a oferta de segunda mão oriunda da Europa, que poderá estar saindo da crise por esta altura e portanto terá espaço para adquirir vetores mais modernos.

http://brainstormdeti.files.wordpress.com/2010/10/tecnologia1.jpg

Como recuperar o investimento então?

Apenas para citar uma possibilidade, o programa AMX drenou na altura o orçamento da FAB, galgando ganhos e perdas para a “FAB” o programa recebeu críticas ferozes dos economistas e dos meios de comunicação que consideravam um fracasso comercial retumbante.

Antes de mais nada um programa militar visa desenvolver tecnologia e possuir superioridade militar em seu campo, nunca pode ser pensado como prioridade econômica, o retorno econômico não é causa e sim consequência do programa.

Retornando ao programa AMX, bastaram 10 anos para que as tecnologias e o know how desenvolvido no programa retornasse economicamente na forma dos programas EMB 145 e sua família, foi de lá que o Brasil e não a FAB recuperou o investimento de uma década. Hoje o programa E Jet também oriundo dos avanços do programa AMX e ERJ lançam a EMBRAER como o terceiro maior fabricante de aeronaves do planeta.

Portanto, um programa militar desta envergadura não necessariamente necessita gerar retorno econômico direto, mas certamente gerará de forma indireta tal como o exemplo ilustrado. Para já, podemos considerar que os offset prometidos no programa FX 2 poderiam ser aplicados em tecnologias no programa KC 390, e deste de maneira mais imediata, ter-se-ia o retorno dos investimentos empregues no programa FX2, com retorno e efeito prático nas próximas décadas.


http://3.bp.blogspot.com/_9fNKRyQxUNw/TK3qiyhYawI/AAAAAAAAGn4/LVcPHmb5kfg/s1600/fx-2.jpg

Em que estágio se encontra o programa FX 2?

Pelo que sabemos dos órgãos oficiais, o FX 2 ainda não foi decidido, não há um vencedor e mais uma vez um falou-se de uma data possível, daqui a 3 ou 4 meses.

A decisão está nas mãos da presidente Dilma Rouseff e do conselho de Defesa, que pode decidir por um dos 3 concorrentes, por outro vetor que não seja estes, por nenhum deles ou simplesmente cancelar e reabrir o programa futuramente.

Seja qual for a decisão do governo ela já é prejudicial a indústria nacional, à FAB e à soberania do país.

A FAB necessita dos caças, pois a obsolência dos vetores atuais é alarmante e latente, há a necessidade de substituir em curto prazo alguns vetores.

Para indústria que absorveria a tecnologia o atraso se torna mais ainda alarmante, muitas das tecnologias oferecidas na altura da reabertura do FX 2 já estão entrando em estado de obsolência o que não dará ganhos significativos para a nossa indústria.

A janela de oportunidades de negócios advindos dos offset e capacitação industrial está se fechando a medida que o tempo passa e que novas tecnologias afloram mundo afora. A demora no FX 2 certamente se refletirá na escolha do FX 3. Os 5G começaram a brotar no oriente e certamente chamarão a atenção dos potenciais clientes que teríamos num horizonte de tempo curto.

Fora isto, perdemos competitividade e capacidade frente a estes vetores mais avançados que os que pretendemos adquirir por agora.

Em suma, quanto mais o tempo passa, menos interessante torna-se o offset, mais dispendioso torna-se o programa, pois o que antes era investimento com vistas em retornos econômico e tecnológicos, tornam-se gastos, pois esmorece as chances de retorno de ambos.

O tempo tem sido o  inimigo do qual a Força Aérea e a indústria nacional repetidamente tem perdido o combate…

42 Comentários

  1. QUEREMOS JUSTIÇA!…QUEREMOS DESVENDAR OS CRIMES AO ERÁRIO QUE O PT PROMOVEU!…ESSA BANDALHEIRA NÃO PODE FICAR NO ESQUECIMENTO DO BRASILEIRO.LULA TEM QUE SE PRONUNCIAR E SER LEVADO À JUSTIÇA URGENTEMENTE. HÁ IMPROBIDADES ADMINISTRATIVAS NA GESTÃO DO EX-PRESIDENTE QUE PRECISAM SER ESCLARECIDAS.

  2. Uma pergunta ao ex-presidente Lula: Sua consciência não dói quando você se depara com a precariedade que deixou o país? Olhe para o povo brasileiro!… Você não tem consciência de que sua equipe de governo promoveu uma improbidade administrativa, usurpando o erário, dinheiro público, através de José Dirceu & Cia, para nada fazer à população que confiou em sua idoneidade? Você tem a consciência do que esse povo passa? De suas necessidades? Onde se encontra o seu civismo? O seu patriotismo? Por acaso você acha que será feliz com essa fortuna que você acumulou indevidamente? Dinheiro suado do povo brasileiro? Sua consciência não o deixará tranqüilo e isso estenderá a toda a equipe de seu governo que nada fez para mudar a cara desse país sofrível. A consciência é um incômodo não? Quantas vezes ela lhe cobrou um posicionamento, uma postura de estadista e você preferiu se aninhar ao lado de seus companheiros de PT, com outros planos mirabolantes para avacalhar um governo que poderia ser um exemplo para a sociedade brasileira. O que a nova geração, seus netos, por exemplo, dirá de tudo isso? Você teve as chances nas mãos entre ser um bandido ou um espetacular estadista, um herói…Você tem a consciência do caminho que você escolheu para si e para os outros? Você ainda está vivenciando o seu apogeu financeiro e ainda não acordou para a realidade que o espera, não é verdade?. Todos os seus dias e de todos os outros serão marcados por essa lama que atingiu o seu governo, um governo corrupto e vergonhoso ao país, infelizmente. A honra é o maior bem que um homem carrega consigo e é o que lhe confere valor. Onde se encontra sua honra, sr ex-presidente? Acredito que ninguém no Brasil, em sã consciência, lhe creditaria um título de honradez, de orgulho nacional, de reconhecimento público. Você agora está só neste caminho que você mesmo traçou. Um grande abraço sr ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

  3. Uma frase que reflete bem a atualidade …

    Frase da filósofa russo-americana Ayn Rand (judia, fugitiva da revolução russa, que chegou aos Estados Unidos na metade da década de 1920), mostrando uma visão com conhecimento de causa:

    “Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada”.

  4. Infelizmente não há seriedade nesse país quando se trata de política e nada, absolutamente nada é feito sem que a mesma seja a ponte de tudo. Os políticos estão fazendo com que todos nós percamos a confiança na política e isso não é honesto. Com a política podemos mover montanhas, desenvolvermos grandes feitos sociais. O que não foi feito na era Lula ou no tempo do PT? Politicagem não é fazer política; manipulação de dados também não é fazer política; enganar o eleitor não é política; criar impostos sem que haja retornos devidos não é política; não saber o que é saneamento básico não é política; dizer não onde todos viram e disseram sim, não é política; mensalão não é política; corrupção não é política; cobrança de sobretaxações não é política; enfim, nada do que foi feito durante oito anos não foi política e provavelmente nesses próximos quatro anos ficaremos a ver navios ou melhor caças!…Acorda Brasil!.

  5. Esse FX-2 é uma enganação, não há como acreditar que uma licitação internacional dure tanto tempo, não tenha qualidade e que ainda desrespeite os concorrentes dessa forma. No final restaram três países, sendo que a sueca Saab não fabrica o caça, ele se encontra apenas no papel e ainda há um consórcio para a composição de peças da possível aeronave; a francesa Dassault está fechando as portas (à falência) porque não há compradores para o Rafale, por ser um caça velho, um simples upgrade obsoleto (pouco eficaz) e a única que está em ação, inclusive no Afeganistão e que faz negociações com o mundo moderno é a Boeing, com seu F-18 Super Hornet, que já fabrica versões mais modernas para uma guerra futurística. Esse ultimo é o “cara”. Os EUA e seu respectivo Congresso já deram o aval para os offset, o que o Brasil espera? A FAB optou por um caça monoturbinado que nem existe no mercado e jamais esteve em testes para se observar sua eficácia e o ex-presidente Lula, piorou as coisas indicando o velho Rafale…O que há com esse povo? Cadê a responsabilidade? Brincar assim com a soberania nacional? É assustador tudo isso!…Cadê a vontade política?

  6. 01/11/2011 – 09h01
    Lucro do Itaú é o maior da história dos bancos brasileiros
    O Itaú Unibanco anunciou nesta terça-feira (1º) que teve lucro líquido de R$ 10,940 bilhões de janeiro a setembro deste ano. Com isso, obteve o maior lucro para o período na história dos bancos brasileiros de capital aberto, segundo levantamento da consultoria Economática.
    O resultado superou o lucro do próprio banco registrado em 2010: R$ 9,433 bilhões.
    Entre os dez maiores lucros para o período, cinco são do Itaú Unibanco, três são do Bradesco e dois, do Banco do Brasil, de acordo com o levantamento.
    Confira quais foram os dez maiores lucros de janeiro a setembro, segundo a Economática.
    Maiores lucros, de janeiro a setembro de 2011, na história dos bancos brasileiros de capital aberto
    Posição Banco Lucro líquido (em bilhões R$) Ano em que aconteceu
    1 Itaú Unibanco 10,940 2011
    2 Itaú Unibanco 9,433 2010
    3 Bradesco 8,302 2011
    4 Banco do Brasil 7,701 2010
    5 Bradesco 7,035 2010
    6 Itaú Unibanco 6,854 2009
    7 Itaú Unibanco 6,444 2007
    8 Bradesco 6,015 2008
    9 Banco do Brasil 5,992 2009
    10 Itaú Unibanco 5,932 2008

    Isso é Brasil!…Só o governo e os Bancos lucram absurdamente. Impostos,taxas,sobretaxas e juros extratosféricos fazem a grande diferença. Uma política errática e tendenciosa.Falar o quê?

  7. O governo do PT enlouqueceu de vez com relação aos tributos pagos pelo contribuinte, ou melhor, pelo massacrado cidadão. O que é pior: Os tributos mudam de valor dependendo do Estado em que eles são aplicados. Em resumo: O governo é um sócio majoritário nas empresas, sem ter produzido absolutamente nada, muito pelo contrário, aumentou a burocracia e consequentemente fez com que os ganhos diminuíssem.

  8. Pesquisa encomendada / Brasília – Os brasileiros estão tão felizes com a sua vida quanto populações muito mais ricas, como os alemães, belgas e islandeses. Em uma escala de 1 a 10, a população do país deu nota 6,8 para sua vida, enquanto os alemães acreditam que seu dia a dia merece 6,7, os belgas e islandeses, 6,9, e os noruegueses – país com maior IDH no mundo – 7,6.
    Como sempre há essas pesquisas irrealistas encomendadas pelo governo para dizer que o país é bem conduzido, uma forma de amenizar o desgaste político que já é bem aparente.
    A falta de lideranças à altura das necessidades do país é o ponto capital para que se remende o irremendável.
    O país é um dos piores do mundo em IDH; não conhece saneamento básico há séculos; além de massacrar o aposentado com seu salário de fome, ainda cobra-lhe impostos indevidos; a educação é crítica; a saúde vergonhosa; a defesa do país é um verdadeiro caos; os políticos são corruptos e não exercem uma política compatível; não há planejamento no exercício do poder; falta tudo e para todos.
    É uma pena que um país com o potencial do Brasil, ainda viva com problemas sociais tão gritantes. Que tenha uma gestão tão desastrosa e que tenha ainda os cofres públicos esvaziados por inescrupulosos como esses que passaram pelo poder. A FAB continua seu trajeto tentando remendar as aeronaves obsoletas que estão em seus hangares. Há um vazio político irreparável. O judiciário não leva a ferro e fogo, deixando que o país se desmanche a cada dia. Serão doze anos perdidos, doze anos no retrocesso político-administrativo. É patético tudo isso!….

  9. José Carlos,

    Realmente o Brasil é um pais com enorme potencial, pode-se dizer que é o Pais mais rico do mundo e com maior potencial para ter o IDH melhor do mundo!!! É verdade também, que o povo brasileiro e a economia brasileira jamais esteve tão bem quanto está hoje. Não tenho nenhuma simpatia por governos entreguistas de esquerda ou de ditaduras entreguistas militares. Mas vamos e venhamos, comparando-se com os demais governos civis de ladrões e também com a ditadura assassina de questionavel honestidade, é inegavel o fato de que as gestões dos esquerdistas tem sido muito melhor para o Brasil e o povo brasileiro do que qq gestão de direita no País!!! Pode-se criticar algumas coisas, claro que sim, ninguém é perfeito e a roubalheira e corrupção já existiam e até eram muito maiores nos governos anteriores as PT. A realidade é que o “PiG” e seus comparsas satanizam a situação atual do País, para justificarem….Ainda bem que o povo brasileiro há muito já deixou de ser bobo e manipulavel por essa imprestável mídia e orgs crims brasileiras, não acreditando nesses anti-brasileiros e palhaços mercenários da desinformação!!!! Concordo que o poder judiciário nos deixa muito a desejar e nos dá até muito mal exemplo de credibilidade, com as estúpidas decisões que muitas vezes toma. Quanto a FAB, ela está assim por sua própria escolha!!! Agora quanto à felicidade do povo brasileiro, ele tem toda a razão, nunca esteve tão bem, muito embora possa melhorar muito. Se quisermos melhorar mais, precisamos de mais nacionalistas civis em todas as esferas de poder, lembrando que FFAA necessariamente tem que ser Nacionalistas, por excelência. O patriotismo atual do tipo avestruz é desastroso para a nação. Nenhum dos partidos atende a este quesito e por isso o IDH do brasileiro ainda é baixo e sua capacidade de defesa de seu rico território e demais recursos tecnologicos, financeiros e de mercado ainda está estremamente débil. Se, portanto, quisermos apontar os responsaveis por esse estado de coisas, claramente chegaremos aos Vira-Latas, de um modo GERAL, que mandam neste País!!!!!

  10. Será que o Lula e o PT achavam realmente que as riquezas adquiridas durante os oito anos de poder não seriam vistas ou que poderiam ser “abafadas”? O que o Ministério Público Federal está fazendo estacado em Brasília-DF? Vá ver o que o Sr. Luiz Inácio Lula da Silva e seu Filho Lulinha adquiriram!…Há laranjas? Pode até ser, mas, há justiça ou nem isso temos aqui? A fazenda do Lulinha é simplesmente um palacete rural no interior do Estado de São Paulo e adquirida à vista por R$ 55.000.000,00 . Para um ex-funcionário de um zoológico oito anos antes é impressionante, não é mesmo?. Onde está a transparência de tudo isso? A Procuradoria da União; a Ordem dos Advogados do Brasil e todo o sistema judiciário brasileiro precisa apurar isso ou não se dá a importância a esses desmandos? Por quê o Ministro Guido Mantega em meio a tantos desvios, ainda diz ao país em alto e bom tom, que não existe dinheiro para se comprar os caças para a FAB? Ainda não cito aqui os desvios de José Dirceu, de Antonio Palocci e toda a quadrilha do PT, já pensou no restante que saiu desse caixa dois? O patrimônio do PT é outro mistério para quem tinha o caixa liso como sabão no início desses oito anos de poder!…Esse país está realmente num lamaçal sem tamanho. Onde vamos parar com isso? Ainda se fala em liderança política. Onde está essa liderança que não vejo no horizonte nacional? Um antro de bandidagem estamos vendo a cada segundo e está abarrotado de improbidades administrativas que não são apuradas. Que vazio jurídico é esse? O contribuinte paga, paga e paga!…Essa conta não tem fim. A saúde, a educação, a habitação, as estradas, os calçamentos urbanos, as redes de água e esgotos, as construções fantasmas…Uma enganação total ao povo brasileiro que vê tudo isso com muita, mas muita tristeza e revolta. Tudo isso não será esquecido. Tudo isso está gravado em nossas memórias. Tudo isso não passa de uma apologia à baderna. Salvem o Brasil, pelo amor à Deus e a essa pátria querida!…..

  11. É incrível que a Controladoria Geral da União (CGU); o Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção; a Advocacia Geral da União; a Polícia Federal; o Ministério Público Federal; a Corregedoria Geral da União deixaram passar batidas as improbidades administrativas decorrentes da era LULA, ou seja, oito anos de esvaziamento dos cofres públicos e uma gama de absurdos como o mensalão, os dólares nas cuecas, nos panetones, nas maletas, nas meias, nos sacos para se comprar votos, nos bolsos!…Tudo foi muito bem documentado pela revista Veja; Isto É Senhor; TV Globo e toda a rede televisiva do país; Revista Manchete; Jornais de todo o Brasil; toda a mídia falada e escrita documentou essas improbidades administrativas; de formação de quadrilha; de posse do erário público!…Tudo foi muito descaradamente à mostra. Houve gravações de todo o tipo comprovando a bandidagem que se apossou do poder. Toda a população brasileira ficou boquiaberta com tamanho cara-de-pau desses políticos do PT, que deveriam dar exemplo de conduta ao país, principalmente por terem saído da esquerda radical que tanto cobrou transparência do Governo Federal e seus segmentos políticos. A falta de retorno ao país foi o que mais pesou à sociedade, principalmente pela excessiva carga tributária que se estabeleceu no período. A saúde ficou no abandono; a educação virou uma sucata; a habitação se tornou um amontoado de favelas; o INSS mudou de função e se tornou um ninho de malandragens; a cobrança de impostos dos aposentados, caracterizando o ganho ínfimo como renda, se tornou o maior absurdo dessa gestão; os pedágios, caracterizando a incapacidade do governo em concluir obras viárias; o saneamento básico que se tornou uma piada; o IPVA, o IPI e tantos outros absurdos (sobretaxações) que teimam em ficar e “azucrinar” a cabeça do brasileiro; a negação de Lula quando foi perguntado se sabia dessas falcatruas em seu governo; tudo muito bem orquestrado para dar o tombo no caixa e enriquecer o PT!…O que mais precisa para se entrar com uma ação de improbidade, de malandragem, de posse de dinheiro público? Esse silêncio incomoda muito.

  12. Aind aresta-nos uma esperança.Passemos a todos na espada enquanto ainda resta-nos algo para mudar-mos nosso pais em beneficio daqueles que o desenvolvem e o sustentam,o povo Brasileiro.Não existe outra forma que não seja executarmos a todos.Bolsa familia né,tem ate bolsa preso.E por falar em presos um preso comum custa ao contribuinte Brasileiro mais ou menos 800 reais,um preso especial bem mais e um preso de alta periculosidade em carcere federal custa 4 ou 5 vezes mais.Um trabalhador Brasileiro não ganha 800 reais.Um trabalhador Brasileiro faz concurso para limpar latrinas.Porque esses escrotos da vida publica,analfabetos,podem serem presidente,deputados e senadores?É realmente uma REPUBLICA DE RATAZANAS e essa QUADRILHA DOS IRMÃOS MANGUAÇAS que todos acreditamos ser diferentes dos outrora entreguistas e vendidos Yankees é ainda pior pois rouba descaradamente na cara de pau e ainda faz o jogo do entreguismo e da subjugação ao IRMÃO CAIM DO NORTE achando que este vira garantir a governabilidade deles quando nós resolvermos derruba-los.Estejamos preparados para lutarmos pela liberdade de nossa patria mesmo que com paus e pedras ate a morte se preciso for.Eles compram com o dinheiro que roubam do povo a impunidade e a complacencia ate da justiça e dos meios de segurança.A insatisfação é geral e a maioria de noosos policiais e soldados tambem não aguentam mais de verem tanto banditismo e tantos trairas.Precisamos logo de uma vez termos realmente o Brasil para os Brasileiros antes que outros o tomem para eles.

  13. 09/11/2011 – 13h36
    Senadores aprovam nesta 4ª. Feira, na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) texto-base da PEC da DRU, igual ao da Câmara Federal, permitindo ao governo usar livremente 20% das receitas da União, em torno de R$ 62 bilhões, até 2015.
    Camila Campanerut
    Do UOL Notícias
    Em Brasília-DF
    Será que esse dinheiro todo é para comprar os caças para a FAB?

  14. Todos nós brasileiros nos sentimos traídos pelos políticos que estão nos três poderes. Pelo nosso voto os colocamos lá esperando que eles nos dessem uma resposta política à altura. Foram oito anos de enganação da era Lula e mais quatro que se arrastam até os dias de hoje. Nada foi realizado, foi um governo muito previsível, com a preocupação na reeleição e muito, muito longe de ser o governo atuante que o país precisava. Houve muita corrupção, muito além do que se imagina. O Brasil se encontra fatiado e como nação ainda há muito caminho a se seguir. A população é mal servida pelos serviços públicos, os tributos se encontram nas alturas e não há um planejamento administrativo para se chegar a algum lugar. Há falhas gerenciais; falhas políticas; falhas humanas e falhas de gestão. Não há um mapa organizacional do país. Há um caos em todos os âmbitos, desde prefeituras, estado e união. Não há um inter-relacionamento entre os poderes executivo, legislativo e judiciário. Tudo acontece por acaso, sem uma diretriz e com a seriedade devida Nosso sistema defensivo é outro problema preocupante e muito vulnerável; a FAB é a que mais precisa de investimentos por ser a de maior abrangência no território nacional. Há pedras nos sapatos e pouca ação governamental para se solucionar esse vazio político-administrativo. A habitação, a saúde, a educação é uma vergonha e o resto ainda se arrasta tentando se recompor. Qual o brasileiro que se encontra feliz com tudo isso?

  15. Já se tornou normal falar de política e principalmente a política que não ocorreu no período LULA, politicagem sim, aconteceu em cada esquina e corrupção, em cada centímetro quadrado desse país. Uma pena que nada se fez para que a população brasileira tivesse um IDH à altura. As falhas são conjunturais e se encontram nos Municípios, no Estado e na União. O contribuinte está cansado de assistir a inoperância do governo federal e cansado também de pagar essa conta que nunca se fecha. Onde se encontram os resultados?

  16. O PT deve estar perdendo algum parafuso no meio dessa caminhada no poder porque pensa que o brasileiro é cego, surdo e mudo. Como abafar tanta sujeira? O mensalão & Cia existiram e jamais serão apagados de nossas mentes. Essa questão é ponto pacífico!…………………..

  17. Como foram os maiores produtores de leis que favoreciam suas improbidades administrativas, passando por cima da própria Constituição Federal, o PT nadou de braçada e encheu os cofres vazios, tanto do partido, quanto de seus filiados…Um banho de transgressões!….

  18. O FX-2 está como no início de sua criação: PARADO!…Essa frase serve também para o governo; para as ações governamentais; para os compromissos de governo; para as políticas administrativas que nunca existiram; para o caos educacional; caos na saúde; caos na habitação; caos jurídico; caos nos resultados sociais advindos da excessiva carga tributária; caos político; caos da balança comercial; caos na cobrança de juros ao produtor; caos das instituições governamentais; enfim, ficaríamos aqui enumerando infinitamente o descaso com o Brasil!…O pouco que falo é o pouco que se fez ao país.

  19. 18/11/2011 – 14h52
    Arrecadação de tributos chega a R$ 88,7 bi e bate recorde de outubro
    PUBLICIDADE
    MAELI PRADO
    DE BRASÍLIA
    A arrecadação de tributos federais atingiu R$ 88,7 bilhões em outubro, um crescimento de 9% em relação ao mesmo período do ano passado e recorde para o mês, de acordo com a Receita Federal. Em relação a setembro, a alta foi de 17,6%, já descontada a inflação do período.
    De janeiro a outubro, o crescimento é de 12,2% (comparando com o mesmo período do ano anterior), quase a mesma elevação do período anterior, que foi de 12,6% de janeiro a setembro na comparação com o mesmo período do ano passado. O total arrecadado soma R$ 794,3 bilhões.
    A receita atribuiu o bom desempenho ao aumento das vendas de bens e serviços, da massa salarial e da elevação do valor em dólar das importações, além do fim das desonerações relativas ao IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) dos automóveis e de um recolhimento de R$ 5,8 bilhões da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) por conta do fim de uma disputa judicial.
    GASTOS
    Diante disso e da redução da estimativa de repasses obrigatórios a Estados e municípios, o limite de gastos discricionários (ou seja, de quais o governo tem controle) dos três Poderes da União será ampliado em R$ 12,153 bilhões
    A receita maior vai permitir ao governo ampliar gastos em R$ 12 bilhões.
    O limite do Executivo, que é o maior, subirá R$ 11,963 bilhões. A ampliação foi anunciada hoje pelos ministérios do Planejamento e da Fazenda, no quinto relatório bimestral de receitas e despesas do orçamento deste ano.
    A receita de 2011 será maior do que a imaginada há dois meses apesar da queda da projeção de crescimento da economia, anunciada no relatório da quinta avaliação de receitas e despesas do governo. O documento mostrou redução na previsão para o crescimento da economia neste ano, de 4,5% para 3,8%.
    O documento é assinado pelo Ministério do Planejamento e Tesouro Nacional.
    A estimativa de inflação subiu de 5,8% para 6,4%.

  20. Esse livro que se abriu na era Lula está difícil de se fechar, as páginas ressecaram, o encadernamento falhou, as letras se apagaram e o mofo deu!…O Fx-2 é o velho parafuso que entrou torto no concreto e fraturou ao ser girado, conclusão: Tirá-lo seria difícil, consertá-lo impossível e recolocá-lo seria desastroso. Um Europhygter Thyphoon 2020 seria de bom tamanho. Quanto aos políticos brasileiros, nada os consertaria. Horizonte difícil!…

  21. O Eurifigter Thyphoon 2020 (F4) realmente poderia ser um ótimo vetor para o Brasil, assim como o Boeing F/A F-18 Growler (F4). A Índia está mais avançada em suas negociações e pode passar a nós brasileiros, alguma dica de como escolher o melhor caça para a FAB. Existe uma interação Índia x Rússia interessante e que precisamos ficar de olho, principalmente no projeto PAK/FA de 5ª geração. O que não pode ocorrer é a inoperância da FAB e o silêncio de Amorim. O Japão está para renovar sua frota aérea e certamente não escolherá o Dassault Rafale (F3) e qual será seu vetor preferido? Se não me engano há também um país do Oriente Médio fazendo compras de caças e me parece que descartou o Rafale (F3) após testá-lo. Perspicácia essa é apalavra de momento, ou seja, ouvir, ouvir e ouvir antes de adquirir. Será que Dilma Rousseff e nossos políticos se encontram empenhados? Nosso corredor aéreo se encontra vazio e cada vez mais se amplia, um risco à soberania nacional. Acorda Brasil!…

  22. Cria-se um expectativa política em torno do FX-2 e pensa-se: Será que ainda ocorrerá? O ano todo de 2011 foi-se e nada se fez. Estamos em 2012 e o mundo girou, mudaram-se os vetores, a economia, projetos que se encontravam na prancheta foram guardados, enfim, qual será o momento? Onde foram parar as planilhas de avaliação dos caças em licitação?Gira-se ainda as hélices, os turbofans ou parte-se para projetos mais ousados? Será que a prioridade do Brasil no momento seria aquele avião cargueiro KC-390 ou um projeto de um caça de 5ª geração? Não estamos patinando na maionese?

  23. Esse espaço voltado à política dentro do FX-2 é coerente, porque uma coisa depende da outra e não há como ser diferente disso. O fato de se poder dizer algo ou meter o pau na política também faz parte. Talvez seja o caminho para se mudar alguma coisa, acabar com esse silêncio, eliminar de vez a má gestão. O E.M.Pinto é um cara inteligente e já percebeu isso. Sou favorável ao questionamento. Já viu algo no Brasil andar sem que seja empurrado? Quando a sociedade quer e exige, os políticos se mobilizam e algo é feito. Precisamos nos unir nesse blog e gritar, mostrar o que está errado e exigir um posicionamento do governo e do ministro da defesa, Celso Amorim. Ver o Brasil atravessar todo esse tempo com a força aérea sucateada dá medo. O sistema defensivo não precisa ser de ponta, mas, pelo menos persuasivo, onde um país pensaria duas vezes ao tentar invadi-lo. Se não somos nós a mostrar, a pedir, a exigir, a pisotear, a gritar, quem mais se interessaria?

  24. A Sukhoi, após perder espaço para os F-15 e 16 americanos em campo de batalha, buscou a prancheta e rabiscou o futuro dos caças de 4ª e 5ª gerações, um show de aerodinâmica e tecnologia. Com a parceria da Índia também está sobrando no PAK/FA e o Brasil, naquela lama que sempre afunda: Rafale, Saab Gripen e Super Hornet. Podemos esperar o quê disso tudo? Estamos fartos de manobrar carroças!…

  25. Sou Eurofigter Thyphoon 2020, de 4ª geração, pelo seu custo-benefício ou o Su-50 PAK/FA stelth, por ser um caça de 5ª geração. O primeiro é o melhor vetor europeu e o segundo, é o caça à ser batido no século XXI. Ao pensar no FX-2 e suas propostas, só vejo sucatas e fico pensando em quê os técnicos da nossa aeronáutica estavam pensando no momento em que avaliavam esses vetores. Certamente só houve escolhas políticas. Penso que ao adquirir os caças para a FAB, o governo deve pensar que isso terá reflexo futuro e peso em nossa soberania nacional. Até que essas aeronaves sejam entregues, já se passaram bons anos e a 5ª geração estará próxima a ser substituída pela 6ª geração de caças. Tudo é uma questão de estratégia técnica em primeira instância e após isso, alguma movimentação política. O mundo está mudando em decorrência da escassez alimentar e de combustíveis, o que gera instabilidade nas fronteiras e isso é altamente preocupante para o nosso quadro atual, onde há falhas de reposição de tecnologias, principalmente no setor aéreo.

  26. Os Sukhoi -35 e 50 são caças de gerações mais avançadas (4ª e 5ª ) e de custo-benefício interessante ao Brasil, assim como o helicóptero MI-35, vetor fabuloso e de excelente performance para proteção de fronteiras ou enfrentamentos diversos. O Boeing FA/F-18 Growler é um upgrade do Super Hornet, mas, poderá funcionar bem em algum setor do país. Existe ainda o EADS Eurofigther Thyphoon, uma excelente plataforma para novos desenvolvimentos, enfim, o Brasil poderá escolher o melhor ou ainda os melhores vetores, bastando que tenha critérios e não seja por um simples “oba-oba”. Uma salada seria de bom tamanho.
    O Dassault Rafale F4, com o radar AESA seria também uma saída honrosa para esse FX-2. O stelth americano Lokheed F-22 Raptor é um bom vetor, mas, de alto custo-benefício. Outra saída seria o Lokheed Martin F-35 Lightning II e na pior das hipóteses, um F-15 Silent Eagle ou mesmo um J-20 chinês. O que não pode continuar é essa morosidade desconexa entre Celso Amorim x FAB x Governo. Nosso espaço aéreo está aberto. Socorro!…

  27. Quando os E.U.A. testaram o Falcom HTV-2, com velocidade Mach 20, pensei logo em nosso FX-2 : Tudo por agua à baixo!…A cada ano que entra, novas tecnologias são introduzidas e o setor aéreo é um forte candidato a renovações. Há uma corrida armamentícia silenciosa pós-gerra fria, mas, bastante vigorosa sendo que os E.U.A. como grande potência aérea quer se destacar frente à Rússia com seus Sukhoi stealth de 5ª geração e a China com seu J-20. O resto do mundo assiste passivamente a tudo isso e inclusive o Brasil, que mal se sustenta com seus teco-tecos. As definições para o FX-2 estão complicadas perante tudo isso, pois, as aeronaves de 5ª geração, mexeram muito com o horizonte aéreo desse século. Na realidade ninguém deseja ficar para trás e essa aquisição do Brasil precisa ser mais responsável, mais técnica e menos burocrática.

  28. O caça high-tech EA – 18G Growler da Boeing , um F-18 Super Hornet, preparado para guerra eletrônica (EWO) e bastante utilizado pelas Alas Aéreas Táticas da USAF, hoje designadas de VAQ -129 ; 132; 141 e outras mais, trazem para o espaço aéreo uma nova era futurística. Utilizando-se de mísseis teleguiados AIM-120 AMRAMM, radares exclusivos e um cockpit especial para esse tipo de aeronave, o piloto se sente frente a um videogame, com todo o controle do espaço aéreo em mãos. Agora olhemos friamente para o nosso FX-2 : O que os EUA nos ofereceu até agora? Um caça limpo e obsoleto, anunciado como a ultima tecnologia, Sem falar no Lockheed Martin F-22 Raptor que nem foi colocado em questão. Dá para confiar nesses norte-americanos?

  29. Não sei se compro uma arma de fogo ou uma Katana, só sei que cabeças lá em cima tem que rolar!…Essa licitação internacional já virou piada e há môfo em toda essa papelada (se é que existem). É melhor a FAB repensar seu papel na soberania nacional, talvez um boteco de esquina faça bem ao ego da tropa!…Deitar na cama e contar carneirinhos, talvez seja a outra opção, assim, evita-se colocar a farda nesse verão quente. Que os super-tucanos tenham vida longa!…

  30. O Brasil tem uma tendência a ser um museu a céu aberto e não poderia ser diferente ao lidar com o FX-2, onde os aviões a hélices seriam substituídos por caças supersônicos. Na cabeça do brasileiro, essa compra seria um desperdício, pois, o país é pacífico, não possui inimigos, enfim, há pouca massa cinzenta sendo trabalhada nessa licitação. O país não está comprando caças para ser agressivo ou porque possui ou não inimigos e sim, para ter uma força persuasiva convincente para desestimular qualquer ofensiva futura. Acho que essa demora nessa licitação internacional é um caso de polícia, um descaso com a nação, um ultraje à nossa soberania nacional. A força persuasiva mais rápida e atuante na defesa de um país é a aérea e qualquer ignorante sabe disso. Esse tempo de análise das aeronaves é um absurdo sem precedentes na história do país. Tudo isso mostra o quanto a política está antenada com as necessidades básicas do Brasil.

  31. Curiosamente é aprovado o caça francês da Dassault pelo palácio do planalto, sobrepondo aos comandos militares que optaram tecnicamente pelo Saab Gripen NG e à ver navios sobrou a americana Boeing que trazia o F/A 18 Hornet. Na realidade nenhum desses caças são de 4ª ou 5ª gerações e pior, o Gripen NG nunca foi construído, nunca voou, encontrava-se apenas no papel e seria um caça monoturbinado, totalmente obsoleto para os dias de hoje. A Dassault estava falindo, como poderia honrar com seus compromissos com seus Rafale F3? Como pode uma licitação internacional pisar tanto na bola como essa? É impressionante a falta de responsabilidade, de qualidade técnica e falta de visão futurística para essa aquisição. Vejo aí uma brincadeira e de mau gosto, pois, brinca-se com a soberania nacional e o nosso espaço aéreo brasileiro. A FAB tem sido conivente com esses absurdos e é triste quando se olha para o horizonte aéreo brasileiro. Um exemplo que poderíamos seguir nesse FX-2 seria a Índia que tem optado pelo EADS Eurofigther Typhoon 2020, um caça de 4ª geração, que participou ativamente na guerra do Golfo e, recentemente, fez também uma parceria com a Rússia na construção do caça de 5ª geração do programa PAK/FA, o Sukhoi T-50. Se formos analisar quem realmente possui boas tecnologias aéreas nesse século XXI, seria a Rússia e os E.U.A. A Europa encontra-se estagnada e não possui projetos de 5ª geração e a China, com seu J-20, ainda engatinha no setor. O que realmente o Brasil quer?

  32. Perguntas intrigantes que ficam: O FX-2 está fazendo quantos aniversários? A soberania nacional há quanto tempo está órfã? Existe alguém ainda interessado em ver a FAB voar? Quantos ministros da defesa serão necessários até que se resolva essa licitação internacional? Dilma Rousseff ainda fala na Boeing ou mudou de paradigma? Afinal quais offset seriam os mais interessantes ao país? Caças de 3ª, 4ª ou 5ª geração? Onde se encontram os técnicos que analisaram as primeiras propostas e por que eliminaram a Rússia? Por que os EUA disseram que o FA/F18 Super Hornet da Boeing, era a primeira e a melhor tecnologia de ponta que tinham a oferecer? Qual a melhor tecnologia mundial que supriria a distância continental do Brasil? Há alguma movimentação política em torno do FX-2? Se o governo brasileiro não ia comprar, por que estabeleceu essa licitação internacional para tal? Tudo isso é uma grande piada ou existe algum fundamento técnico-burocrático? Celso Amorim é realmente o ministro da defesa ou isso tudo não passa de uma encenação? Há algum resíduo do FX-2 ou isso foi uma simples divagação do governo? Será que um museólogo não seria mais indicado para sanar os problemas da FAB? Os “sem aviões” seriam equivalentes aos sem teto existentes no país ou seriam meras suposições?

  33. O caça da empresa russa Sukhoi designado de 35 (SU-35) é um vetor interessante ao Brasil, assim como o PAK / FA / T-50 com a parceria da Índia, caças esses de 4ª e 5ª gerações. O EADS Eurofigther Thyphoon 2020, de 4ª geração, também tem sido cobiçado no mercado mundial, assim como o Boeing FA / F-18 Growler, de 4ª geração. Permanecer focado no Dassault Rafale e no Saab Gripen NG, caças de 3ª e 2ª gerações consecutivamente, é um grande perigo, pois, logo entrarão no mercado caças de 6ª geração e a FAB continuaria como está hoje, com um quadro obsoleto de caças. A Saab apresentou ao Brasil um caça que nunca foi construído ou testado, pertencente a um consórcio e pior, ainda monoturbinado. A Dassault tentou acrescer o radar AESA para turbinar pela décima vez o Rafale e estendê-lo a uma 4ª geração, ou seja, permanece com um projeto arcaico e sem condições para melhorá-lo no futuro. Afinal, qual é a posição do Brasil com essas escolhas desastrosas? Há ainda conserto para o FX-2?

  34. O Lockheed Martin F-35 está bastante cotado para suprir a força aérea do Japão, não seria uma boa escolha para o Brasil? A Índia tem preferido o EADS Eurofighter thyphoon pelo seu custo benefício, esse não seria também um bom vetor? Cadê a Rússia com seus Sukhoi? O MI-35 adquirido recentemente não está respondendo a altura? Por que o descarte dos americanos tão repentinamente? FX-2, cadê você?

  35. O FX-2 está parecendo com uma cobra mal matada, mexe, mexe, mexe e a gente sempre tem dúvidas se está vivo. Alguns falam em FX-3 e outros dizem que tudo acabou, afinal, o que realmente sobrou dessa experiência do governo? A FAB nunca esteve tão quieta e o ministro da defesa, Celso Amorim, é o silêncio em forma de silêncio. Uma coisa é certa: Os vetores escolhidos já não são tão perfeitos para os dias de hoje e que dirá dos offset. Há um ligeiro zum-zum-zum em torno da Saab com a parceria da EMBRAER, isso seria o caminho? Quem já ouviu falar do caça supersônico stelth que a Argentina está desenvolvendo (FMA SAIA 90)? Alguém gostaria de falar sobre isso?

  36. uma pequena duvida sobre esse site, ele é totalmente brasileiro? por q recebe tanta visita de gringos ?
    mais votando ao assunto acho o f-x2 RUIM, esse caça ñ é bom para o BRASIL com tantas terras ,mais sim o T-50 ou SU-35 , abraços para todos .

Comentários não permitidos.