FX 2: Opinião

http://www.viapopuli.com.br/wp-content/uploads/2010/11/ponto-de-interroga%C3%A7%C3%A3o4.jpg

Autor:  E.M.Pinto

Plano Brasil

http://2.bp.blogspot.com/__A2VG2LiIPk/TNHRryF-MbI/AAAAAAAAAQQ/JtEF17Ag_kA/s1600/Roussef_lula.jpg

A ladainha

O assunto está mais que chutado e batido, não faltam versões na internet e nos corredores por ai afora. No epicentro das críticas está a postura do estado brasileiro e das instituições envolvidas no melindroso program de aquisição de caças pra a Força Aérea Brasileira.

Dúvidas, falsas alegações e a cada dia que passa surgem  novas datas para a definição porém,  os únicos atos e fatos concretos que cercam o programa FX 2, são os que envolvem a polêmica.

Para nós admiradores e contribuintes (eleitores), fica apenas o desejo de que o processo se resolva da melhor forma e que o passo seguinte seja mais ambicioso, pragmático e correto.

Após o FX 2 a FAB fatalmente necessitará de algo mais e não poderemos esperar mais 15 anos para decidir aquilo que chamamos o “pós” F X2.

É necessário decidir o atual e iniciar já os estudos e desenvolvimentos do “pós” F X2, para que na altura necessária se possa contar com algo concreto. Tecnologia de verdade não se compra nem se empresta e só há um caminho o do desenvolvimento, não há outro…

Atendendo ao pedido de muitos leitores, tentei aqui resumir e passar a minha impressão pessoal sobre o programa mediante algumas de suas questões as quais selecionei e espero poder elucidar, não prometo, mas poderei responder as outras questões em artigos futuros…

http://img406.imageshack.us/img406/3443/mirage06iz0.jpg

Para que o FX 2?

Antes de mais nada, destaca-se que a FAB não deseja pura e simplesmente trocar 120 caças de vários modelos e de diferentes estágios tecnológicos por um vetor mais moderno e de melhor performance. Há algo mais no programa FX2 que não se resume trocar 6 por meia dúzia.

A FAB quer se atualizar aos cenários atuais e se projetar para o futuro, adquirindo para isto capacidades que não dispõe, e para tanto é necessário desenvolver além dos sistemas, as doutrinas e capacidades de forma a absorver em alguns anos, todo o arcabouço técnico e doutrinário do qual esteve sem acesso e  conhecimento até então.

Destaca-se que, apenas agora a FAB considerou operacional a sua capacidade de combate BVR (beyond visual range) ou seja capacidade de combater a distância além do alcance visual. Este é um dos exemplos do quanto atrasados estivemos e o quão  necessário é desenvolver ao longo das próximas décadas  tudo o que envolve as doutrinas de emprego e os sistemas que ela necessita, até que se possa galgar espaço na vanguarda tecnológica e militar mundial.

Neste ponto, salienta-se que a problemática não se resume apenas aos problemas técnico e econômicos, mas também, de pessoal, treino, desenvolvimento e capacitação.

A Força Aérea Brasileira está “sucateada” e defasada. Os esforços e a luta diária para efetuar os upgrade nas atuais aeronaves são bastante positivos, mas é preciso encarar o problema com seriedade e sem paixões pois  estas são medidas paliativas e ainda insuficientes, necessárias, porém, não definitivas.

A FAB já perdeu faz muito tempo a liderança e supremacia aérea na América do sul. Nossos pilotos demonstram capacidade e adestramento em níveis internacionais, entretanto, vontade e treino não são os únicos fatores que decidem a superioridade de uma nação sobre a outra num eventual conflito.

Os upgrade efetuados nos A-1 e F5, tornaram nossos caças tecnologicamente atualizados à média mundial, a eletrônica embarcada é superior a muito do que se vê em potências militares mundo a fora. Porém, as quantidades são insuficientes e por se tratarem de vetores de projetos antigos (mais de 40 anos anos em alguns casos) estes caças não são pário para os desafios desta meia década, pos devido ao surgimento de caças de alto desempenho concebidos para os cenários atuais e futuros, não lhes deixam chnaces, pois possuem capacidades superlativas em relação aos nossos.

Se os nossos caças já são inadequados para os cenários atuais, o que dizer do futuro?

A FAB então necessita acompanhar a evolução dos sistemas de armas e eletrônicos embarcados, necessita dispor de vetores e armamentos capazes coibir toda e qualquer ameaça antes que ela se configure. Isto significa ser dissuasora e para tanto, faz-se necessário a evolução tecnológica e atualização às tecnologias vigentes.

Por sua vez, o programa do caça não se resume única e exclusivamente em comprar o que o mundo oferece, esta tem sido a prática do Brasil até então. Esta prática é sem dúvida uma das razões pelas quais a FAB encontra-se neste atual estágio “sucateado”.

Ressalta-se que quando FAB “comprou” os Mirage III, estes vetores eram considerados os melhores interceptadores da sua época, Israel e seus hábeis pilotos lograram vitórias e supremacia diante dos seus inimigos utilizando estes mesmos caças Mirage III, porém, sem um programa de atualização, sem revitalização sem poder acompanhar a evolução tecnológica , os M III tornaram-se num curto espaço de 20 anos em sucatas voadoras.

Neste mesmo período, a Dassault, Fabricante do M III desenvolveu o Mirage 5, Mirage F1, Mirage 2000, Mirage 4000 (projeto) e até mesmo o Rafale, na Suécia e EUA (ambos concorrentes do FX 2) ocorreu o mesmo, todos frutos da evolução constante dos programas.

Todos estes programas faziam parte do caminho necessário para se manter atualizado e moderno ao longo dos anos, e o Brasil? O que fazia neste mesmo período com os seus Mirage III? Operou-os quase que no estágio tecnológico em que se encontravam quando foram adquiridos.

http://asnovidades.com.br/wp-content/uploads/2010/09/Avioes-executivos-Embraer.jpg

Mas então para que serve o programa FX 2 além de substituir os atuais caças?

O programa FX 2 tem algo de bastante correto e objetivo, pois não se trata de um programa para única e exclusivamente substituir os caças da FAB e sim, de um programa do qual a FAB (e as empresas brasileiras envolvidas) além de substituir a sua frota geriátrica, deseja obter “alguma”, tecnologia ou capacidade, as quais pretende  empregar num futuro vetor nacional.

Isto significa que:

  • O Brasil não quer mais “comprar” aquilo que é oferecido, esta compra deve ser seguida de contrapartidas tecnológicas, comerciais e diplomáticas, pois espera-se uma contrapartida geoestratégica entre o país fornecedor e o Brasil como um todo.
  • O Brasil quer desenvolver tecnologias, mas para isso não adianta reinventar a roda. Forçosamente é necessário fazer parcerias e este é sem dúvida o caminho mais curto e prático, mas não, o mais desejável.
  • Neste caso específico da capacitação, não adianta adquirir pura e simplesmente o programa mais avançado e tecnologicamente superior sem se levar em conta a capacidade de absorção do off set, pois em 15 anos toda e qualquer tecnologia dele, estaria defasada. Caso a indústria nacional não tivesse capacidade ou pudesse contribuir para sua evolução, ela se perderia novamente. O caça em questão seria o que hoje é para nós os caças F 5 e Mirage 2000, plataformas passíveis de upgrade, mas infinitamente longe de ser o ideal para as nossas necessidade; Portanto, seria necessário mais um dispendioso programa de aquisição de um novo vetor e sistemas para substituí-lo.
  • O Brasil não desenvolverá um caça 5G ou 6G sozinho, pelo menos por um bom tempo não terá capacidade de fazer isto, portanto, o que se quer no FX 2 é tentar absorver tecnologias e adquirir know how naquilo que for possível, para então poder evoluir seu vetor (seja ele qual for) até um estágio tecnológico atualizado e com isto poder aplicar suas tecnologias nos futuros vetores.


Por esta razão o que se quer é um 4.5G pois a intenção é desenvolver ou adquirir um 5G-6G futuramente e ai sim, nele introduzir as tecnologias que se quer ou que se pode.

Há riscos de não haver transferência de tecnologia- (os offset)?

Sim há e é inerente ao vencedor, mais do que isso, é decorrente de inúmeros fatores que não dependem exclusivamente do vencedor (EUA, França, Suécia). Muito da limitação em absorver as tecnologias pretendidas são fatores que dependem do Brasil, gostaria de enumerar apenas algumas delas para fixar a ideia:

  • Continuidade orçamentária:Sem os recursos orçamentários necessários ao longo das décadas que virão, nenhum dos programas poderá sobreviver. No campo da defesa os investimentos de décadas são necessários para suas evoluções e adaptações.
  • Mão de obra e planta industrial capaz de absorver:Algumas tecnologias desenvolvidas por décadas requerem capacitação profissional da qual um punhado de países possui pessoal capacitado, por exemplo a tecnologia empregue nas turbinas militares ).
  • Aplicabilidade tecnológica:De nada adianta se capacitar em uma tecnologia se não houver escala de aplicação e ou produção. Exemplo: Tecnologias caras como a produção dos radares Eireye empregues nos E 99 não justificam a criação de uma empresa brasileira capaz de os produzir isto porque em sua melhor hipótese a FAB adquiriria 10 sistemas, sem possibilidades de empregar este sistemas em outros campos como o civil.
  • Interesse tecnológico:Nem todas as tecnologias são interessantes e muitas delas ainda que necessárias atualmente deixarão d eu ser nos próximos 10 ou 15 anos. Apenas para ilustrar, considere que determinada indústria esteja interessada em aprender a fazer válvula pois os sistemas atuais o exigem, porém nos próximos 10 anos todos os sistemas eletrônicos serão feitos de feito de transistores. Tempo e dinheiro perdido no intervalo de uma década ou duas.

A questão dos offset portanto é complexa e não é garantida apenas pela vontade ou boa intenção de quem cede, mas também e mais ainda pela capacidade e vontade de quem os recebe.

Porém neste quesito há um fator negligenciado nas discussões que cercam o FX 2 pois muitos se preocupam em perguntar “se” tal fornecedor realmente fornecem o que prometem, enquanto que a pergunta certa deveria ser “o que” será fornecido.

Explico, não se trata de questionar se “terá”, a questão básica na transferência de tecnologia com vista a nossa capacitação não reside não no que “deveria” (pois isto é indefinido e dependente por exemplo dos fatores acima assinalados), mas sim naquilo que certamente sabemos que não teremos acesso. Aquilo que certamente sabemos que não teremos apoio ou transferência de tecnologia será o nosso fator limitador num possível projeto futuro. Portanto, diante desta certeza o país deve se concentrar sobre esta, buscando desenvolvê-la com outros parceiros, buscando abreviar tempo.

É salutar esperar que o escolhido como vencedor do programa FX 2 possa ser um potencial parceiro em projetos futuros, porém, que esta não seja uma exigência de obrigatoriedade, que nos atenha a ele por um cordão umbilical.

O Brasil precisa buscar parcerias para poder caminhar no futuro com as suas pernas, mas não necessita assinar um matrimônio irrevogável com ninguém. O objetivo primordial deve ser a busca pela capacitação, desenvolvimento tecnológico, industrial, a renovação e atualização das nossas forças armadas.

http://www.papercraftcentral.net/wp-content/uploads/2010/10/Ornament-Dollar-Bill-Fighter-Jet.jpg
Possibilidades de exportação?

Esta é a minha visão pessoal e posso estar enganado mas creio que não.

Muitos vislumbram o programa FX 2 como possibilidades econômicas futuras, na esperança de que um dia o Brasil passe a ser um polo exportador do vetor escolhido.

Esta possibilidade não pode ser negligenciada porém, igualmente não se pode esperar que com a produção seriada do caça 4.5G no Brasil, o nosso país torne-se da noite para o dia um exportador caças para países da América do sul ou outros, recuperando os recursos investidos. Até porque, o cenário previsto para o fim desta década demonstra que esta possibilidade é remota. Na pior das hipóteses, a partir de 2018 haverá no mercado uma grande oferta de aeronaves 4 e 4.5G por um custo muito atrativo.

As grandes economias estarão se desfazendo de suas máquinas mais antigas e substituindo por vetores 5-6G. Neste cenário não vislumbra-se espaço para 4.5G novos, pois o fosso de custos entre os programas 5G novos e os 4, 4.5G usados será enorme e forçosamente as nações desprovidas de recursos optarão por máquinas de segunda mão recondicionadas e as providas de recursos, passarão para vetores 5 ou 6G.

Este cenário já é notado na Europa atual e pode-se exemplificar os casos da Noruega e da România , onde uma optou pelo salto para um 5G enquanto a segunda abriu mão de vetore 4 e 4.5 G novos trocando-os por 4 G usados a serem recondicionados.

Isto Não quer dizer que os 4.5G não terão espaço neste cenário, mas sim que seria mais atrativo recondicionar caças F 18 EF, F 16 Blok 60, SU 30, Rafale, Typhoon, Gripen CD e outros que por esta altura porventura poderão estar dando baixa, convertendo-os para padrões 4.5 do que aquirir 4.5 novos bem mais caros.

Neste cenário apresentado um 4.5 G novo não sobreviveria à algumas encomendas frente a avalanche de usados disponíveis, especialmente frente a oferta de segunda mão oriunda da Europa, que poderá estar saindo da crise por esta altura e portanto terá espaço para adquirir vetores mais modernos.

http://brainstormdeti.files.wordpress.com/2010/10/tecnologia1.jpg

Como recuperar o investimento então?

Apenas para citar uma possibilidade, o programa AMX drenou na altura o orçamento da FAB, galgando ganhos e perdas para a “FAB” o programa recebeu críticas ferozes dos economistas e dos meios de comunicação que consideravam um fracasso comercial retumbante.

Antes de mais nada um programa militar visa desenvolver tecnologia e possuir superioridade militar em seu campo, nunca pode ser pensado como prioridade econômica, o retorno econômico não é causa e sim consequência do programa.

Retornando ao programa AMX, bastaram 10 anos para que as tecnologias e o know how desenvolvido no programa retornasse economicamente na forma dos programas EMB 145 e sua família, foi de lá que o Brasil e não a FAB recuperou o investimento de uma década. Hoje o programa E Jet também oriundo dos avanços do programa AMX e ERJ lançam a EMBRAER como o terceiro maior fabricante de aeronaves do planeta.

Portanto, um programa militar desta envergadura não necessariamente necessita gerar retorno econômico direto, mas certamente gerará de forma indireta tal como o exemplo ilustrado. Para já, podemos considerar que os offset prometidos no programa FX 2 poderiam ser aplicados em tecnologias no programa KC 390, e deste de maneira mais imediata, ter-se-ia o retorno dos investimentos empregues no programa FX2, com retorno e efeito prático nas próximas décadas.


http://3.bp.blogspot.com/_9fNKRyQxUNw/TK3qiyhYawI/AAAAAAAAGn4/LVcPHmb5kfg/s1600/fx-2.jpg

Em que estágio se encontra o programa FX 2?

Pelo que sabemos dos órgãos oficiais, o FX 2 ainda não foi decidido, não há um vencedor e mais uma vez um falou-se de uma data possível, daqui a 3 ou 4 meses.

A decisão está nas mãos da presidente Dilma Rouseff e do conselho de Defesa, que pode decidir por um dos 3 concorrentes, por outro vetor que não seja estes, por nenhum deles ou simplesmente cancelar e reabrir o programa futuramente.

Seja qual for a decisão do governo ela já é prejudicial a indústria nacional, à FAB e à soberania do país.

A FAB necessita dos caças, pois a obsolência dos vetores atuais é alarmante e latente, há a necessidade de substituir em curto prazo alguns vetores.

Para indústria que absorveria a tecnologia o atraso se torna mais ainda alarmante, muitas das tecnologias oferecidas na altura da reabertura do FX 2 já estão entrando em estado de obsolência o que não dará ganhos significativos para a nossa indústria.

A janela de oportunidades de negócios advindos dos offset e capacitação industrial está se fechando a medida que o tempo passa e que novas tecnologias afloram mundo afora. A demora no FX 2 certamente se refletirá na escolha do FX 3. Os 5G começaram a brotar no oriente e certamente chamarão a atenção dos potenciais clientes que teríamos num horizonte de tempo curto.

Fora isto, perdemos competitividade e capacidade frente a estes vetores mais avançados que os que pretendemos adquirir por agora.

Em suma, quanto mais o tempo passa, menos interessante torna-se o offset, mais dispendioso torna-se o programa, pois o que antes era investimento com vistas em retornos econômico e tecnológicos, tornam-se gastos, pois esmorece as chances de retorno de ambos.

O tempo tem sido o  inimigo do qual a Força Aérea e a indústria nacional repetidamente tem perdido o combate…

50 Comentários

  1. O Brasil na era atual é um órfão, não se cuidou, não investiu em pesquisas, perdeu cabeças pensantes para o exterior e hoje amarga uma posição aquém dos blocos evoluídos tecnológicamente falando. É um país que teve uma mudança substancial no quesito agricultura, é um dos maiores produtores de petróleo da América Latina, mas embora tenha todo esse potencial ascendente, possui ainda um dos piores índices IDH do mundo. No quesito segurança aí nem se fale, é um dos que menos investe em suas forças armadas. Sua segurança interna é também um zero à esquerda. Não acredito em mudanças de cenário a curto prazo.

  2. Na minha opinião, o Brasil está à pé de políticas administrativas, não há um mapeamento sério sobre as prioridades existentes e falta bom senso ao governo para diminuir o espaço entre a percepção e o exercício do poder. Há carências em setores primários que já não deveriam existir no país, como por exemplo, o saneamento básico. O INSS não é bem administrado e deixa lacunas incuráveis nas aposentadorias. Há Fome, miséria e analfabetismo, situações essas impensáveis para o século XXI. Há má distribuição de rendas e com isso, há o aumento da bandidagem. Não há uma postura séria em relação à justiça, o cidadão comum e sua família são ameaçados dentro de seu próprio território, seu lar, não podendo responder à altura. As leis favorecem a desonestidade, aos bandidos e isso traz à população uma intranquilidade sem precedentes. Há falhas incorrigíveis e isso tende a crescer, trazendo o caos ao cidadão. Esse FX-2 é uma mera azeitoninha na pizza. Esse nosso país precisa tomar uma postura e encarar seus problemas com mais seriedade. Essa ficha limpa que tramitou no senado e na camara já deveria ter sido estabelecida e não deveria ser em hipótese alguma questionada para o bem do país. Há muita hipocrisia no ar. Não há como iniciar uma reforma política ou administrativa, sem que haja uma boa faxina e isso deve ser iniciado com a maxima coerência possível. Acorda Brasil!…

  3. Para se construir uma casa, primeiro exige-se um projeto e inúmeros documentos para tal e ao se reconstruir um país com o Brasil, que se perdeu no tempo, faz-se rabiscos aleatoriamente? Onde se encontra a coerência, a ordem, a justiça? Que país é esse?

  4. Todo o pai de família tem o direito e dever de zelar, proteger sua família e uma invasão de domicílio por qualquer indivíduo não pode ser apoiada pelo Estado e hoje é o que ocorre, o bandido não poderá sofrer nenhuma agressão, não poderá ser morto, mas, poderá agir, machucar, agredir e sacanear com os componentes dessa família, um absurdo sem precedentes que não existe em nenhuma parte do mundo civilizado. Nossa legislação é falha. Há muita coisa errada. Há muito a se corrigir. Invada um lar americano prá ver se você sai de lá vivo. A família é sagrada e sagrado é o templo em que ela vive, portanto, a legislação atual é totalmente acéfala.

  5. Concordo com o Luiz Carlos Coutinho, é uma vergonha tudo isso. A nossa legislação precisa mudar e urgentemente. Pai de família que tem sua casa invadida e dá tiros nos bandidos não tem que ficar respondendo processos, é um direito de defesa legítimo. Afinal, onde é que o Código Penal Brasileiro desfavorece um bandido? Imaginem, ele tem direitos!…É o fim da picada!…Que bagunça é essa? Onde está o direito do cidadão?

  6. Existem vários aspectos negativos na administração de nosso país e o principal fator é a extensão territorial e a falta de vontade política para mudar o que já está errado. Em um país onde o petróleo é abundante, ainda se coloca alcool à gasolina e vende-se ao consumidor o pior combustível da América Latina. Em um país com território extenso como o nosso, não há uma força de persuasão convincente, enfim, estamos à pé em todos os aspectos e o governo teima em propagandear sua incompetência.

  7. O melhor mesmo é inaugurar teleféricos nas favelas prá mostrar aos gringos o que os políticos fazem pelo Brasil em termos de habitação e qualidade de vida. E o ex-presidente Lula ainda disse: Saneamento básico? O que é isso? Vou dizer o que é isso: É onde o senhor deveria ter focado em seu governo, é a saúde de seu povo, é a vida do brasileiro, é o básico que jamais foi feito, é a vergonha que a política nacional não é capaz de definir…Esse Fx-2 também é a cara de nossos governantes: Indefinido, desorganizado e incompetente!…

  8. Tudo isso que está sendo dito nesse blog é a cara do Brasil, falta tudo e os políticos ainda teem a cara de pau de acharem que fazem alguma coisa pelo país.

  9. Quando leio coisas coerentes como essas fico feliz, passo a ter a convicção de que existe gente boa que está pensando, sendo visionária nessa labuta, pois para viver no Brasil não está sendo nada fácil, a máquina administrativa emperrou e tudo passou a ser uma lambança só. Há muita coisa errada. Os políticos deixaram de fazer política e pior, acham que fazem…

  10. Meu pai tem 65 anos, está se aposentando e muito tristemente vejo-o cabisbaixo, inconformado porquê o salário dele cairá vertiginosamente a um patamar insustentável. Esse é o nosso país, uma catástrofe político-administrativa. Vivemos com medo do futuro, com medo dos passos de nossos governantes e assistindo a incoerências atrás de incoerências. É o caos. FX-2? Um sonho em que o Brasil se cuidou pelo menos ma vez…

  11. A absolvição de Jaqueline Roriz, a permanência no país de Cesare Battisti, a não aprovação do ficha limpa no supremo e vem logo a pergunta: Que país é esse? Charles Degaulle dizia que o “Brasil não era um país sério” e tinha razão, não há coerência nas atitudes…O FX-2 encontra-se emperrado e vergonhosamente empurrado com a barriga para 2012 e tantos outros projetos que foram engavetados, enfim, o que se espera de um país assim?

  12. Hoje comemora-se nos E.U.A. os 10 anos dos atentados de 11 de setembro e esse marco deveria ser carimbado na testa de cada um de nossos políticos, que por razões ainda descohecidas não levaram à diante nosso programa de segurança FX-2. O Brasil encontra-se com atrasos nesse setor o equivalente a um século e isso é preocupante e extremamente irresponsável. Há terroristas para todos os lados e um dos mentores desse massacre nos E.U.A. vive incólume na cidade de São Paulo. O Brasil precisa investir pesado na inteligência do exército e também em tecnologias armamentícias para não ser engolido por esses extremistas. Há um imenso corredor vulnerável em nossa soberania nacional e isso é de pleno conhecimento mundial, o que o torna um país alvo de atentados terroristas e invasões hostis. Há muito a se fazer e pouca vontade política para se mudar esse horizonte. Que vença o bom senso.

  13. Cada vez que analiso o FX-2 e seus rumos fico pasmo, há muito blá-blá-blá e pouca ação política nesse importantíssimo programa de reaparelhamento da FAB. O governo encontra-se apático e o tempo engole o pouco que resta de nossa força aérea. Qualquer obsoleto caça invade nosso espaço aéreo com facilidade, basta que tenha uma velocidade próximo a mach3 e que o piloto tenha intenções de intimidação ao país e isso, na melhor das hipóteses, seria apenas um aviador extremista, habilidoso, que traria uma imensa saia justa ao nosso sistema defensivo, podendo até se dirigir à Brasília e causar um grande alvoroço no Palácio do Planalto. Convenhamos, a segurança nacional inexiste e é atualmente ineficaz ao país. Tudo é possível à partir daí. Nada se faz para mudar essa incômoda posição de submissão e ineficácia aérea. É um país que busca a liderança regional e não está preparado para um simples controle de seu próprio território. Tecnológicamente estamos anos-luz das nações de primeiro mundo e ainda pleiteia-se uma vaga ou uma cadeira cativa na ONU, é hilário!…Acorda Brasil! Acorda senhores políticos!…

  14. As riquezas nacionais pendem na balança e a soberania nacional não acompanha tal disparidade, é nota zero em todos os quesitos, é incompetência em todos os ambitos políticos, é a irresponsabilidade embrulhada prá presente!… A vagabundagem e a bandidagem sim, essas são premiadas e ovacionadas a cada esquina!…Parabéns Brasil, você ainda sobrevive a tudo isso!…FX-2? Um dia quem sabe!…

  15. srs bao noite:mas antes de 2012 nao sai ñ pois a crise ta no inico no mundo; ai qdo decidirem se encerra esse fx2;ou se começa otro fx3 ai começa outra novela: outra foalta de responsabilidade c/ a segunça do [pais] por falta de interesse de governantes no passado,e tbm por falta de criterio da fab.[pois nao souberam fazer o fx como a marinha fez c/ o sub br negociar] parabens a marinha por trab. em silencio sem o estardalhaço midiatico,qdo foi divulgado na midia, os contratos de fabricaçao dos subbr a tinham sido assinado.

  16. É inevitável que o Brasil se reaparelhe perante o mundo desenvolvido e em desenvolvimento, senão ficará na tangente do desenvolvimento tecnológico e com seu espaço aéreo aberto à todos os tipos de ações. Hoje os E.U.A. e a Rússia já mexem com o clima em termos de estratégia militar; já há no espaço aeronaves que desenvolvem velocidades próximas a mach 20; usam-se placas de absorção de ondas de radares; bombas inteligentes; laser para calar mísseis; satélites de monitoramento militar, enfim, uma gama de tecnologias que em princípio pensávamos serem fictícias e coisas de cinema…O Brasil está à pé de tecnologias porquê nunca investiu em programas científicos para a modernidade de seu espaço aéreo, terrestre e marítimo, ficando para trás em termos de desenvolvimento armamentício. Pacifistas entram em conflitos e também necessitam proteger seus territórios. O Brasil precisa urgentemente rever seus conceitos.

  17. A data de sete de setembro e os movimentos populares de protestos, mostraram o quanto o brasileiro encontra-se insatisfeito com seu país, seu governo e seus políticos locais. Esse basta precisa existir em uma democracia e precisa também ser ouvido pelo legislativo, executivo e judiciário. Que esse reflexo traga respostas em todos os ambitos.

  18. O Rafale F4 foi melhorado mas nunca se equivale a um F-18 Super Hornet, mesmo que básico. Há realmente um desencontro do PT com a Casa Branca. Hugo Chaves, o cobaia do PT para a implantação do regime comunista na América Latina, já percebeu e está sentindo na pele o furo de tudo isso (bem mais em baixo) e se for esperto, precisará fugir dessa armadilha o mais rápido possível…Qualquer cientista político percebe essa jogatina e qualquer bobo percebe que não há mais gás para um regime de tal natureza. A democracia e o capitalismo é o caminho e a China, juntamente com a Rússia, já perceberam isso com clareza, apenas Cuba permanece presa ao regime autoritário de Fidel e se sucumbe a cada dia, apesar da adulação de LULA & Cia…Um caminho sem volta. O PT ainda vive os anos da ditadura e teima em não enxergar a evolução do mundo atual, o que o torna um perigo intrínseco ao país. O FX-2 seria o passo ao futuro que estariam devendo ao povo brasileiro e à FAB, o resto seria pura consequência…Vamos esperar!…

  19. Está claro para qualquer pessoa que o PT caminha com o socialismo na cabeça e por isso enfia os pés pelas mãos em seu governo. O FX-2 é mais um projeto importante engavetado e que seria a grande chance de abertura tecnológica para o mundo moderno com seus off-set. Fechar os olhos ao problema é o que tem sido feito e o resultado de tudo isso virá mais dia ou menos dia. Política nacional ou internacional foi feita para ser exercida e o fato de não utilizá-la adequadamente só fará mal ao Brasil. É uma pena que o PT tem governado com venda nos olhos e não enxerga caminhos alternativos para melhorar esse país. A visão de guerrilheiros ainda faz parte do menu e só comungam com as diretrizes de Fidel. É difícil para o PT enxergar que o socialismo já se foi e que o capitalismo encontra-se à frente, abraçado à democracia e transpondo barreiras que eram intransponíveis!…Ninguém tolera mais governos autoritários, ninguém deseja para a sua família governos extremistas e ditatoriais. Que o PT amadureça e se conscientize que o mundo mudou e mudou prá melhor!…

  20. Esse blog deveria estar na primeira fila valorizando sua importância pois, aqui se diz a verdade crua e nua e não aquelas baboseiras que se diz nos outros. Parabéns!…

  21. Não gostaria de ver nosso país ser assaltado de um momento a outro e isso é totalmente possível perante o potencial inoperante de nossa força aérea. O Brasil vive um período de carência tecnológica e isso é extremamente ruim. Uma pergunta singular: – Como os “teco-tecos” ou seja, os “super tucanos” combaterão um F-16, um F-18 ou um simples Sukoi que invada nosso espaço aéreo? O Brasil ainda usa turbo – hélices em sua defesa acreditando que farão frente aos caças supersônicos, é brincadeira? Que tipo de estratégia militar é utilizada para que se turbine esses “tucanos” e eles atinjam velocidades mach 1, 2 ou 3? Hilário!…Êta país que sempre navega sem leme!…

  22. Gelado, muito gelado!…O Brasil ainda não se achou em meio à comunidade internacional. Há uma lacuna, um vazio, uma fossa que distancia o país de ambientes tecnológicos. Talvez tudo isso se explique quando analisamos as atitudes do PT frente aos ditadores, uma simpatia difícil de se explicar…Qual nação teria a coragem de transferir tecnologias destrutivas a um país sem identidade política?
    Que abraça Fidel, Hugo Chaves e outros mais? Que joga o tapete para Obama e puxa-o em seguida? Que faz uma política medíocre e tendenciosa? Só lunáticos fariam uma parceria harmoniosa!…Esse nosso Brasil está muito mal administrado.

  23. Há muitos indivíduos de nível superior, doutores, que brigam, discutem, são cabos eleitorais do PT, sem saber o que o partido realmente é e pior, sem saber qual o seu real objetivo no poder. É um partido que deseja a todo custo o socialismo e isso é claro, notório, inquestionável!…Será que essas pessoas filiadas não veem isso? Há muita segueira política nesse país, nesse nosso chão querido…Infelizmente a proximidade de Hugo Chaves e Fidel Castro não são apenas “fachadas”, há um plano real e mirabolante para se derrubar a democracia. Aqui felizmente discutimos política e também o nosso flamigerado FX-2. Não há consenso em nada e sim estratégias para se chegar a um objetivo escuso. O Brasil ainda não está enxergando o fundo desse imenso poço. Manipular a cabeça do eleitor é a prioridade máxima para se atingir o alvo prioritário: A democracia. Cuide-se Brasil!…

  24. FIM DO MUNDO EM 2012
    A ARCA DE NOÉ (brasileira)

    Um dia, o Senhor chamou Noé que morava no Brasil e ordenou-lhe:
    – ANTES DE 21.12.2012 , 6 meses antes ,( NOVO FIM DO MUNDO ) farei chover ininterruptamente durante 40 dias e 40 noites, até que o Brasil seja coberto pelas águas.

    Os maus serão destruídos, mas quero salvar os justos e um casal de cada espécie animal.
    Vai e constrói uma arca de madeira.
    No tempo certo, os trovões deram o aviso e os relâmpagos cruzaram o céu.

    Noé chorava, ajoelhado no quintal de sua casa, quando ouviu a voz do Senhor soar furiosa, entre as nuvens:

    – Onde está a arca, Noé?
    – Perdoe-me, Senhor suplicou o homem.
    Fiz o que pude, mas encontrei dificuldades imensas:

    Primeiro tentei obter uma licença da Prefeitura, mas para isto, além das altas taxas para obter o alvará, me pediram ainda uma contribuição para a campanha de eleição do prefeito.

    Precisando de dinheiro, fui aos bancos e não consegui empréstimo, mesmo aceitando aquelas taxas de juros …
    O Corpo de Bombeiros exigiu um sistema de prevenção de incêndio, mas consegui contornar, subornando um funcionário.

    Começaram então os problemas com o IBAMA e a FEPAM para a extração da madeira.Eu disse que eram ord ens SUAS, mas eles só queriam saber se eu tinha um “Projeto de Reflorestamento ” e um tal de
    “Plano de Manejo “.

    Neste meio tempo ELES descobriram também uns casais de animais guardados em meu quintal..

    Além da pesada multa, o fiscal falou em “Prisão Inafiançável ” e eu acabei tendo que matar o fiscal, porque, para este crime, a lei é mais branda.

    Quando resolvi começar a obra, na raça, apareceu o CREA e me multou porque eu não tinha um Engenheiro Naval
    responsável pela construção.

    Depois apareceu o Sindicato exigindo que eu contratasse seus marceneiros com garantia de emprego por um ano.
    Veio em seguida a Receita Federal, falando
    em ” sinais exteriores de riqueza ” e também me multou.
    Finalmente, quando aSecretaria Municipal do Meio Ambiente pediu o ” Relatório de Impacto Ambiental ” sobre a zona a ser inundada, mostrei o mapa do Brasil.

    Aí, quiseram me internarnum Hospital Psiquiátrico!
    Sorte que o INSS estava de greve…

    Noé terminou o relato chorando,

    mas notando que o céu clareava perguntou:

    – Senhor, então não irás mais destruir o Brasil?
    – Não! – respondeu a Voz entre as nuvens
    – Pelo que ouvi de ti, Noé,
    cheguei tarde!

    O governo do PT- já se encarregou de fazer isso!

    ___________________________________________________________________

  25. O desarmamento do brasileiro é o maior engôdo que já vi acontecer em um país. Armam-se os bandidos e desarmam-se os cidadãos. Por trás dessa hipocrisia ainda se diz que o indice de criminalidade cairá. Basta olhar para os países desenvolvidos como a Suécia e Dinamarca, que não se desarmaram e possuem o menor indice de criminalidade do mundo, explicação para isso? Investimento em educação. E o FX-2? Coerência. O Brasil precisa conhecer a coerência.

  26. Poderia ser outro partido, não necessariamente o PT, mas que a coisa anda ruim não há qualquer dúvida. Sou apartidário, não me interessa se esse ou aquele partido está no poder, o que me interessa mesmo é se há resultados e isso é o que não vemos desde a presidência do LULA. Há muita conversa e pouquíssima ação. Há uma dívida crescente com o eleitor. O Brasil não está nada bem. Há carências em todos os setores produtivos. Há carências político-administrativas. O FX-2 é uma pequena peça desse tabuleiro, basta que seja colocada no lugar certo.

  27. O governo, seja ele da sigla PT, PMDB ou outros mais é o mesmo, uma lástima total em políticas administrativas ao país. Desde de Lula não se vê algo grandioso que possamos dizer que foi um governo atuante. Zero para o executivo , o legislativo e o judiciário. Uma máquina emperrada que não anda, não dá caldo ou suco há muito tempo. O que se faz com uma máquina que não produz e só dá gastos?

  28. É lamentavel , mas infelizmente é verdade…
    São Leopoldo tem um dos menores índices de analfabetismo e de mendicância do país, talvez por causa de homens como este!
    EMPRESÁRIO DE SÃO LEOPOLDO
    Silvino Geremia é empresário em São Leopoldo, Estado do Rio Grande do Sul.
    Eis o seu desabafo, publicado na revista EXAME:

    “Acabo de descobrir mais um desses absurdos que só servem para atrasar a vida das pessoas que tocam e fazem este país: investir em Educação é contra a lei .Vocês não acreditam?Minha empresa, a Geremia, tem 25 anos e fabrica equipamentos para extração de petróleo, um ramo que exige tecnologia de ponta e muita pesquisa.Disputamos cada pedacinho do mercado com países fortes, como os Estados Unidos e o Canadá.Só dá para ser competitivo se eu tiver pessoas qualificadas trabalhando comigo.Com essa preocupação criei, em 1988, um programa que custeia a educação em todos os níveis para qualquer funcionário, seja ele um varredor ou um técnico.Este ano, um fiscal do INSS visitou a nossa empresa e entendeu que Educação é Salário Indireto.Exigiu o recolhimento da contribuição social sobre os valores que pagamos aos estabelecimentos de ensino freqüentados por nossos funcionários, acrescidos de juros de mora e multa pelo não recolhimento ao INSS.Tenho que pagar 26 mil reais à Previdência por promover a educação dos meus funcionários?Eu honestamente acho que não.Por isso recorri à Justiça.Não é pelo valor em si , é porque acho essa tributação um atentado.Estou revoltado.Vou continuar não recolhendo um centavo ao INSS, mesmo que eu seja multado 1000 vezes.O Estado brasileiro está completamente falido.Mais da metade das crianças que iniciam a 1ª série não conclui o ciclo básico. A Constituição diz que educação é direito do cidadão e um dever do Estado. E quem é o Estado?Somos todos nós. Se a União não tem recursos e eu tenho, acho que devo pagar a escola dos meus funcionários. Tudo bem, não estou cobrando nada do Estado. Mas também não aceito que o Estado me penalize por fazer o que ele não faz. Se essa moda pega, empresas que proporcionam cada vez mais benefícios vão recuar.. Não temos mais tempo a perder. As leis retrógradas, ultrapassadas e em total descompasso com a realidade devem ser revogadas. A legislação e a mentalidade dos nossos homens públicos devem adequar-se aos novos tempos. Por favor, deixem quem está fazendo alguma coisa trabalhar em paz. E vão cobrar de quem desvia dinheiro, de quem sonega impostos, de quem rouba a Previdência, de quem contrata mão-de-obra fria, sem registro algum. Eu Sou filho de família pobre, de pequenos agricultores, e não tive muito estudo.Somente consequi completar o 1º grau aos 22 anos e, com dinheiro ganho no meu primeiro emprego, numa indústria de Bento Gonçalves, na serra gaúcha, paguei uma escola técnica de eletromecânica.Cheguei a fazer vestibular e entrar na faculdade, mas nunca terminei o curso de Engenharia Mecânica por falta de tempo. Eu precisava fazer minha empresa crescer. Até hoje me emociono quando vejo alguém se formar. Quis fazer com meus empregados o que gostaria que tivessem feito comigo. A cada ano cresce o valor que invisto em educação porque muitos funcionários já estão chegando à Universidade. O fiscal do INSS acredita que estou sujeito a ações judiciais. Segundo ele, algum empregado que não receba os valores para educação poderá reclamar uma equiparação salarial com o colega que recebe.. Nunca, desde que existe o programa, um funcionário meu entrou na Justiça. Todos sabem que estudar é uma opção daqueles que têm vontade de crescer… E quem tem esse sonho pode realizá-lo porque a empresa oferece essa oportunidade. O empregado pode estudar o que quiser, mesmo que seja Filosofia, que não teria qualquer aproveitamento prático na nossa Empresa Geremia. No mínimo, ele trabalhará mais feliz. Meu sonho de consumo sempre foi uma Mercedes-Benz. Adiei sua realização várias vezes porque, como cidadão consciente do meu dever social, quis usar meu dinheiro para fazer alguma coisa pelos meus 280 empregados. Com os valores que gastei no ano passado na educação deles, eu poderia ter comprado Duas Mercedes. Teria mandado dinheiro para fora do País e não estaria me incomodando com essas leis absurdas . Mas infelizmente não consigo fazer isso. Eu sou um teimoso. No momento em que o modelo de Estado que faz tudo está sendo questionado, cabe uma outra pergunta. Quem vai fazer no seu lugar? Até agora, tem sido a iniciativa privada. Não conheço, felizmente, muitas empresas que tenham recebido o mesmo tratamento que a Geremia recebeu da Previdência por fazer o que é dever do Estado. As que foram punidas preferiram se calar e, simplesmente, abandonar seus programas educacionais. Com esse alerta temo desestimular os que ainda não pagam os estudos de seus funcionários. Não é o meu objetivo. Eu, pelo menos, continuarei ousando ser empresário, a despeito de eventuais crises, e não vou parar de investir no meu patrimônio mais precioso: as pessoas. Eu sou mesmo teimoso!… Não tem jeito…
    ————-
    “No futebol, o Brasil ficou entre os 8 melhores do mundo e todos estão tristes.
    Na educação é o 85º e ninguém reclama…”

    EU APOIO ESTA TROCA

    TROQUE 01 PARLAMENTAR POR 344 PROFESSORES

  29. O FX-2 está abandonado assim como o Brasil de uma forma geral, não há políticas administrativas que possam salvar o país e fazer dele um exemplo democrático, aliás, o PT caminha contra a maré, abraça os dirigentes ditatoriais e finge que faz alguma coisa aos brasileiros com essa imensa carga tributária, uma vergonha!…Onde está indo o nosso dinheiro?

  30. 16/09/2011

    Carros caros por mais tempo
    O governo federal aumentou em 30 pontos percentuais o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente sobre carros importados, para, conforme alegou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, evitar a exportação de empregos para outros países. Medida acertada? Mais ou menos. É evidente que alguma coisa deveria ser feita para diferenciar veículos fabricados no Brasil de outros que geram empregos em outros países. Mas, por outro lado, o consumidor brasileiro bancará a proteção das montadoras aqui instaladas, porque haverá menos concorrência, o que vinha pressionando para baixo os preços absurdos cobrados pelos automóveis no Brasil. Mesmo descontada a excessiva carga tributária, os carros são mais caros no mercado brasileiro. Houve algum compromisso de a indústria automotiva manter, pelo menos, os preços hoje cobrados? Duvido. O caminho que mais beneficiaria o consumidor seria a desoneração da produção nacional, atrelada a medidas que incentivassem a fabricação de veículos mais seguros, econômicos e tecnologicamente avançados. Aumentar impostos, contudo, é sempre mais rápido e fácil para governos viciados em tributar a sociedade, sem contrapartida em serviços públicos de qualidade.

    Escrito por Maria Inês Dolci às 11h14

  31. Há uma trama, uma rede que se fortalece a cada período em que o PT governa e de difícil dissolução, afinal, há muito que ocorrem desvios nas meias, cuecas, panetones e por aí vai…Infelizmente há corrupção além da conta e é o partido que mais honerou o contribuinte. A carga tributária antes do PT era muito, muito menor. Acho um absurdo que o Guido Mantega, após todo esse embróglio venha à público dizer que não há dinheiro para se comprar os caças para a FAB. Temos um trilhão sòmente em impostos, fora os que giram sem serem contabilizados abertamente. Esse ganho do petróleo (pré-sal) terá o mesmo destino e não trará riquezas ao país como todos esperam, encherão sim, os bolsos sedentos dos parlamentares corruptos. A população precisa cobrar mais resultados e mais transparência pública com o dinheiro pago até então. Há excessos de tributos e baixíssimo retorno social.

  32. O PT está dando aulas de como se “surrupia” o herário. Há tramóias em todos os setores administrativos. Quando se chega a um levantamento mais profundo, o rombo é absurdo e incalculável…Há muito dinheiro do contribuinte sendo levado para contas “caixas dois” e manipulado visivelmente, como por exemplo, os jogos da Megasena (grandes prêmios acumulados) que estão saindo para indivíduos únicos e nunca para mais jogadores…O INSS que vive sendo fraudado e uma gama enorme de setores federais, estaduais e municipais com improbidades administrativas absurdas e a justiça não atua ou esclarece ao público tais anomalias. Hoje é muito fácil chegar-se aos “bandidos de colarinho branco”, basta que se queira colocar-se tudo à pratos limpos. Há prefeitos e deputados utilizando-se de laranjas para esconderem seus patrimônios ilícitos, há muita sujeira embaixo do tapete nesse Brasil.

  33. Estamos sendo assaltados diariamente, com uma carga tributária massacrante e cada vez mais não temos o suficiente para reinvestir em nossos negócios, com isso estamos caminhando à falência coletiva, essa é a triste verdade!…Há dinheiro de sobra para a FAB, assim como há dinheiro de sobra para a educação, a saúde e ao saneamento básico que o ex-presidente Lula nem sabia o que era isso. Há sim, falta de vergonha na cara!…

  34. Aumenta-se trinta pontos percentuais de IPI assim, em um estalido de dedos, sem uma análise profunda do que isso resultará ao comércio, é uma manipulação irrestrita e irracional do governo perante o empresariado. Chamo isso de irresponsabilidade e incompetência político-administrativa. Um assalto à luz do dia. Um absurdo sem precedentes na história. É por isso que ser bandido nesse país é muito mais fácil!…

  35. É sô…os talebans tinham suas razões ao jogarem seus jatos sobre os E.U.A, já estavam de saco cheio com as intervenções americanas e hoje sou eu quem está de saco cheio…jogo sem pensar os mesmos jatos sobre o Palácio do Planalto prá matar o ninho de baratas que ali se formou. Salvem o Brasil, pelo amor de Deus!…

  36. Depois saem pichando o indivíduo que saiu de casa revoltado dando tiros prá tudo quanto é lado!…Essa nossa política governamental insulta o cidadão de bem, revolta a população como um todo, deixa claro que não governa para o povo, para o bem da família, para o crescimento da nação. É sómente uma fachada ridícula e debochada de tudo o que é honesto e racional.

  37. Que esses F.D.P. sintam o gosto da derrota nas urnas nessas próximas eleições! O FX-2 seria uma justiça à FAB pelos seus feitos ao país até a presente data. Há muita merda nesse ventilador e é melhor que não haja eletricidade no momento, senão…

  38. O PT é a praga que a bíblia fala, devastando tudo o que encontra pelo caminho!…Só espero que no fim de tudo isso ainda reste algum resíduo que possa germinar e ainda produzir frutos!…

  39. Parece que reuniram uma verdadeira “gang” para governar o país, não salva um!…Dá arrepios só em pensar o que ainda podem fazer. A FAB é apenas uma expectadora, nada poderá fazer se os políticos não agirem e isso não é nada incomum no país. Fui.

  40. Cada dia que passa com o PT no poder é um pesadelo e nota-se a cada dia o Brasil à bancarrota. Não há ações político-administrativas, não há um horizonte diferenciado, não há retornos sociais e a cobrança de impostos está sempre ascendente. Tenho vergonha de ser brasileiro quando vejo a inauguração de teleféricos nas favelas e tenho a mesma vergonha quando vejo o que o executivo , o legislativo e o judiciário fazem pelo país. Quem está representando quem no congresso , na câmara ou no senado? Uma vergonha sem precedentes!…O FX-2 que deveria ser tratado com seriedade é mais um programa governamental engavetado e a copa de 2014 se aproxima sem que haja o básico ao país para receber os turistas (portos, aeroportos, rodoviárias, transportes, hotelaria, rodovias, estádios, segurança, etc…). O pré-sal ou é disputado entre parlamentares ou sorteado entre empresas petrolíferas internacionais, brincam com o que poderia trazer sustentabilidade ao país. Esse IPVA(Imposto Sobre Veículos Automotores) que é cobrado anualmente do proprietário de veículos é irregular, fere a Constituição Federal, é uma sobretaxação (Já pagamos próximo a 40% de impostos sobre esses mesmos veículos em fabricação) e o governo afirma com a cara de pau de sempre que isso irá para as rodovias, para a saúde…Já não pagamos os impostos, que beiram a R$ 1.000.000.000.000 para que ele nos dê exatamente isso? Uma vergonha, um roubo, um assalto à plena luz do dia. Fico revoltado com tudo isso e não só eu, todos os brasileiros se encontram inconformados com tudo isso e mais dia menos dia essa panela de pressão explode.

  41. Vale xingar nesse blog? Nós brasileiros só queremos xingar no momento, acabar com a sem vergonhice que alçou o poder, acabar com a insensatez, acabar com a irresponsabilidade que se apoderou de nossos políticos, acabar de vez com a corrupção, com o sinismo, enfim , com tudo o que está errado e destrói a democracia. Governo F.D.P.!…

  42. Queria um país diferente para a minha família (filhos, netos, bisnetos…), um país que valorizasse seus cidadãos, que estimulasse o patriotismo, que orgulhássemos orgulhosos para os feitos de nossos políticos, que tivesse uma educação à nível internacional, que a saúde fosse tratada com respeito e responsabilidade, que o saneamento básico fosse a prioridade máxima, que ninguém passasse fome ou fosse analfabeto, que a honestidade não fosse ovacionada e sim que fizesse parte do nosso dia-à-dia, que ao falar do Brasil todo o planeta se reverenciasse, que na aposentadoria todo o brasileiro tivesse um resto de vida honrado, que toda a nação se prontificasse a atender qualquer brasileiro que tivesse em situação de catástrofe ou de dificuldades…Enfim, gostaria de ser tratado como gente, porquê até agora sou tratado como um indigente e cobrado como a um rei. Tenho dito.

  43. Não é o PT que é o problema, são as pessoas que compõem o partido, que não são comprometidas com o país. Essa questão de sigla é só uma pequena parte do problema. Que o FX-2 e todos os programas de governo sejam levados a termo e que o Brasil seja uma nação soberana.

  44. 19/09/2011 – 07h35
    Com alta de imposto, governo compensou extinção da CPMF
    Publicidade
    GUSTAVO PATU
    DE BRASÍLIA

    Três expedientes usados pelo governo para compensar parcialmente a extinção da CPMF acabaram por permitir que a receita da União, hoje, supere a de 2007, último ano da cobrança sobre movimentação financeira.
    De lá para cá, foram elevadas as alíquotas do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido), além das parcelas dos lucros das empresas estatais repassadas ao Tesouro Nacional.
    Presidente da CNI pressiona deputados contra volta da CPMF
    Dilma conta com Senado para criar imposto para saúde
    Depois de esforço, emenda da saúde entra na pauta da Câmara
    Uma análise das projeções do Orçamento deste ano mostra que a arrecadação conjunta dessas fontes deverá chegar, ao menos, a R$ 101,3 bilhões, equivalentes a 2,5% do PIB (Produto Interno Bruto), ou seja, da renda nacional.
    Há apenas quatro anos, IOF, CSLL e dividendos das estatais não rendiam aos cofres da União mais do que R$ 49,5 bilhões, equivalentes a 1,9% do PIB de então.
    Apesar de agudo, esse aumento não seria capaz, sozinho, de repor a perda da CPMF no Orçamento se os demais tributos federais mantivessem o desempenho de 2007, já considerado muito favorável na época.
    No entanto, a melhora da economia, com expansão de consumo e investimentos, provocou alta generalizada das receitas federais nos últimos anos, tornando praticamente imperceptível a ausência do antigo imposto.
    A arrecadação se manteve estável ao longo do segundo governo Lula e, neste ano, deve contabilizar um salto.

    RECEITA

    Pelas estimativas oficiais, a receita total da União deverá somar algo entre 19,7% e 20% do PIB, já descontados os repasses obrigatórios para Estados e municípios. Em 2007, com a CPMF nas contas, foram 19,3%.
    A diferença entre patamares de um ano e outro é, portanto, muito similar à variação da arrecadação conjunta de IOF, CSLL e dividendos.
    Em outras palavras, o aumento da arrecadação dessas fontes superou o necessário para manter constante a receita do governo como proporção da renda do país.
    A relação entre a receita e o PIB é particularmente importante nesse caso, porque gastos em saúde, finalidade da extinta CPMF, são reajustados anualmente conforme o crescimento da economia.
    O maior responsável pela recuperação do caixa federal é, de longe, o IOF, que, originalmente, não tinha função arrecadatória trata-se, na teoria, de tributo regulador, destinado a estimular ou restringir o volume de crédito, a entrada de dólares e outras transações financeiras.
    Três dias após a extinção da CPMF, alíquotas do IOF sobre operações como crédito, seguros e câmbio foram elevadas em 0,38 ponto percentual, mesma alíquota do tributo derrubado.
    Já em 2008, a receita do IOF mais que dobrou, saltando de 0,3% para 0,7% do PIB.
    Houve ainda ganhos adicionais, de menor montante, depois que o imposto passou a ser elevado com a justificativa de deter o ingresso de capital estrangeiro no Brasil e a valorização do real.
    No mesmo ano, foi de 9% para 15% a alíquota da CSLL incidente sobre lucros dos bancos, e o governo passou a cobrar volumes crescentes de dividendos de empresas controladas pelo Tesouro.

  45. A fome do governo em impostos é inversamente proporcional ao que ele retorna à população em termos de prestação serviços. É chocante quando se pensa: – onde vai tanto dinheiro? Cadê o retorno de tudo isso? Saneamento básico, educação e saúde já são previstos na arrecadação do Leão que beira a um trilhão de reais…É mole?

  46. A India está preferindo o EADS Eurofighter modelo 2020 para a sua frota de 126 caças e a preços competitivos, por quê o Brasil teima em se firmar no Dassault Rafale e na pior das hipóteses no Saab Gripen (que ainda não saiu do papel)? Só pode estar havendo dinheiro por baixo do pano nessa aquisição!…Esse nosso FX-2 está mais enrolado que bebê recém-nascido!…

  47. Gostaria de ver parlamentares mais atuantes nesse FX-2, parece que a recomposição da FAB não interessa a ninguém e pior, nem o próprio ministro da defesa fala ou promove esse programa de reaparelhamento. Há a necessidade de política forte em meio a essa licitação e aliás, pessoas que entendam que o Brasil necessita de tecnologias de ponta nesse setor. O que a camara federal, o congresso federal e o senado federal estão fazendo para que o FX-2 se concretize?

  48. Prá todo o lado que corremos o PT pega e faz com que engulamos goela à baixo sua carga tributária!…Por quê ele não tem a mesma presteza em devolver à sociedade serviços de qualidade? Que retorno há em tudo isso? Esse FX-2 é o engodo do século, nunca será complementado!…Há seriedade nesse país?

Comentários não permitidos.