Defesa & Geopolítica

Atualizado: Líbia adquire 14 Dassault Rafale

Posted by

Texto Plano Brasil -E.M.Pinto & Lucas Urbanski

Conforme divulgado anteriormente, a Líbia manifestou interesse em adquirir o caça Francês Dassault Rafale  (Clique aqui para ler). As negociações entre  o governo Líbio e a Dassault Aviation acabam de ser finalizadas e o contrato prevê a aquisição de  14 caças  com a opção para mais 36 aeronaves por parte do país africano, segundo informou uma fonte do Plano Brasil.

As negociações desta aquisição passaram silenciosas na imprensa nacional na altura em que foram iniciadas, porém o site Lesechos confirmou a referida negociação, cuja a assinatura é aguardada para qualquer momento.

Nesta tarde a notíca da negociação com a Líbia foi também confirmada no Le figaro ( Clique aqui para Ler) que afirma:

Um acordo teria sido também fechado na Líbia para a venda de 14 Rafale, e está aguardando a assinatura do coronel Kadafi.

Informação também corroborada pelo Yahoo (CercleFinance.com) que em sua nota afirma:

Ele também parece indicar finalmente o que fora apresentado pelos Les Echos, que as negociações sobre a venda para a Líbia, de 14 Rafale com uma opção de 36 aeronaves adicionais foram concluídos desde final de Novembro. Mas o chefe do Estado líbio tem ainda de ratificar o acordo.

O grupo francês de empresas do ramo da defesa, Dassault Aviation e Thales, bem como o grupo europeu MBDA estiveram em Tripoli durante duas semanas para negociar grandes contratos de vendas de armamentos.

Adicionalemnte a mesma fonte informou que inúmeras outras negociações estão em curso e que na recente visita a Paris, feita pelo Sheikh dos emirados árabes unidos Mohammed bin Zayed Al Nahya  foram retomadas as negociações entre o fabricante Francês e o país Árabe.

Em sintonia com esta notícia o ministro da Defesa francês afirmou no mês passado que um acordo para vender Rafales para os Emirados Árabes Unidos estava sendo finalizado, negando que o custo de atualização da aeronave exigida pelo país Árabe havia aumentado, segundo  foi divulgado por inúmeros periódicos e jornais internacionais.

Mais informações a respeito da matéria lançada em primeira mão no Brasil  pelo Plano Brasil( na qual falou-se da aquisição francesa de 200 mísseis  MBDA Metor adquiridos pela França para uso próprio (Clique aqui para ler)) dão conta de que a aeronave francesa encontra-se em processo de integração do míssil BVR Meteor e cujo programa, espera-se, esteja finalizado até 2018, ampliando a gama de armamentos  usada pelo vetor.

Mais informações sobre o míssil BVR Meteor podem ser encontradas no site Aviation Weeks (clique aqui para ler)  que cita que decisão da França de ir em frente e colocar uma ordem de produção  o Meteor, o que deixa o consórcio Eurofighter à espera de seus apoiadores do governo para fazer o mesmo.
http://www.pixstel.com/gripen-with-meteor-missile_pics120-12033.jpg
Os compromissos assinados pelo governo francês são a salvação do programa Meteor  e alavancam as possibilidades de exportação.

No ano passado a Suécia, iniciou pioneiramente a campanha de integração da arma vista como o futuro melhor míssil BVR ocidental, o que coloca o seu vetor  SAAB JAS 39 Gripen CD como a plataforma de testes para programa Meteor. O míssil deve ser totalmente integrada ao Gripen CD, em meados de 2013 e deverá estar operacional em 2015.

A França não deve receber o primeiro dos seus 200 Meteors antes de 2018,  o que resulta num ligeiro atraso do programa, resultado dos apertos orçamentários impostos pelo governo françês.

Porém, segundo as mesmas fontes, o programa Francês não corre riscos de novos atrasos e está assegurado, contando até com a mais vultosa soma de aquisição do míssil e dos aportes financeiros para ele direcionados.

http://www.strategycenter.net/imgLib/20080202_02.jpg

Na mesma linha, o programa Eurofighter, caminha para um compromisso semelhante, porém as conversações prolongadas com os potenciais compradores dos respectivos governos  –  Reino Unido, Alemanha, Itália e Espanha – tem corrido atrás.  Autoridades da indústria esperam obter contratos semelhantes ainda neste ano.

http://aviationweek.typepad.com/photos/uncategorized/2007/05/23/ares_eurofighter_meteor_flight_test.jpg

Leia Também

Dassault Aviation: reprise des discussions avec Abu Dhabi ?


shared on wplocker.com