Companhia de Israel adquire mais duas empresas de defesa do Brasil

http://www.motionpicturearmourer.com/elbit-logo.jpg

Sugestão: Santa Catarina BR

A companhia de equipamentos militares de Israel Elbit Systems adquiriu as empresas brasileiras Ares Aeroespacial e Defesa e Periscópio Equipamentos Optrônicos.

A aquisição foi realizada em uma série de operações que totalizam dezenas de milhões de reais, segundo a Elbit.

As empresas Ares e Periscópio estão envolvidas na área de sistemas eletrônicos de defesa e fornecimento de produtos para militares brasileiros, bem como a outros mercados na América do Sul.

Localizado nos arredores do Rio de Janeiro, as empresas têm cerca de 70 funcionários.

Os acionistas continuarão a exercer funções de gestão nas empresas após a aquisição.

FONTE: Folha.com via DemocraciaePolítica

29 Comentários

  1. o Brasil está cada vez mais nas mãos de firmas israelenses, cada vez mais as forças armadas compram produtos delas, será que é seguro por tantos ovos na mesma cesta, amanhã seremos obrigados a concordar com Israel em todas suas decisões e a tão propalada independencia será apenas uma frase na boca dos politicos

  2. eu vejo isso com bons olhos.

    Eles podem vir a trazer tecnologia pra cá.

    E se der algum bulicho doido de ultima hora, estatizar a empresa em caso de guerra e botar as empresas a favor do brasil, já que quem vai fabricar serão os funcionarios brasileiros.

    Posso tá falando m*** mas acho que funciona assim.

  3. Gabriel Lima, tem alguma coisa errada nisso, será que só nós simples brasileiros que estamos enxergando isso???… Essa situação é preocupante, porque no momento que o Brasil pensa na sua auto defesa, vem empresa estrangeira e toma conta da situação. ?…

  4. Não que eu seja anti-semita,não importa se fosse uma empresa de qualquer outra nacionalidade daria no mesmo,mas na minha modesta opinião o setor de defesa deve estar em mãos nacionais,com alguma parceria com extrangeiros,isso funciona assim em qualquer lugar do mundo.Isso diz respeito a segurança nacional.

  5. Robert
    Acredito que vc esteja certo, mas mesmo assim é extremamente preocupante e um bocado suspeito.
    O GF deve presta atenção nisso, assim como os militares de alta patente… a indústria milita deve se nossa se não que liberdade tecnológica é essa?
    Péssimo, péssimo, péssimo!!!!

  6. Deveriamos ter leis que regulamentassem a aquisição de companhias de defesas nacionais por estrangeiros… nos EUA a coisa não é tão simples assim… não podemos chegar lá e ir comprando tudo com aqui na bananolandia… cade os nossos politicos que não tomam providencias… todos intreguistas… so pensam na grana facil…

  7. Fiz este comentário em outro matéria e continuo repetir. Pensem: O Brasil no fundo não cresce, não acumula, não tem tecnologia “patentes, royaltes”. Não tem capitalização, nada. Muito do que aparece é mera fachada.

    NoPaisDasMaravilhas:
    29/12/2010 às 12:05

    Foxtrot, parabéns pelo seu comentário. Sem dúvida o melhor. O Brasil é vendedor “in natura”, de tudo que tem. Acho que vende até a mãe “in natura” (poderia pelo menos maquiar e colocar uma roupinha-pegaria mais preço). Só quer saber de “commodity’s”. Fruto desta cultura é de seu povo. Povo sem conhecimento, sem educação, sem cultura, pesquisa e ciência. O resultado não poderia ser diferente. Olhem a história de outros países. No oriente médio, até hoje, em muitos países é sugado seu petróleo e se quer tem refinarias suficientes para próprio consumo de derivados. Vemos que aqui não é diferente com nossas riquezas “in natura”. Por onde andam viajando nossos políticos? Li recentemente na revista AMANHÃ (www.amanha.com.br)e fiquei desiludido com nosso país. Quase todos as empresas estão americanisadas. Embraco (Brastemp, Consul,…), Unilever, Colgate, Palmolive, Kraft Foods, Walmart(Nacional, Maxxi, Big), Gillette e outros. Enquanto isto, aqui, um dos juros mais alto do mundo que o “povo-nação” paga na “boquinha do caixa” para quem só liga a impressora e emite dolar. Parabéns pela política de mercado sem tecnologia (falta de insentivo as nossas pequenas e médias indústrias, universidades, centros tecnológicos, assessibilidade para registro de patentes), pernas arregassadas aos estrangeiros, venda só de “commodity´s” (soja, minérios,…). Na troca de um návio cheio de minério por meia dúzia de processador da “intel”. E quanto a defesa? Bom, uma misturinha de salitre, enxofre e carvão vai resolvendo o problema. Até mais…

  8. Único país que está em condições de “iniciar” um contra ponto ao sistema é a China, pois está jogando o jogo. Já possui, em fundos de investimento, quase 50% das ações das maiores empresas dos EUA. Nem vou falar da reserva em títulos da dívida americana e reservas e dollares.

  9. Senhores voces não são tapados, voces sabem que essa história de END é conversa, é fato que só vão fazer algo quando acontecer o mesmo que aconteceu na 2GM, tomar ferro dos alemaes ai é que vão olhar pra defesa, do resto é ufanismo da corja de brasilia.

  10. Se bem bemvindos, se for p melhorar n defesas, + espero q o GF ñ dê incentivos fiscais, afinal , são os olhos e ouvidos dos ianks…Possivelmente, o mt do mesmo n setor. Sds.

  11. Otima noticia,assim a industria nacional tem chances de competir no mercado externo ,os empresarios Israelenses sao de comfiança e realmente querem o Brazil como um parceiro,cabe ao governo vigiar e tirar proveito das tecnologias que virao.Determinaçao,foco e tecnologia ,aliada a materia prima e energia barata.O Brazil nao pode e nunca estara´em condiçoes de recusar investimentos externos. OTIMA NOTICIA!

  12. NÃO INTERESSA A COR DO GATO,DESDE QUE PEGUE O RATO.
    .
    .
    Não vejo preocupante,ao contrário,é um sinal que o mercado brasileiro ficou atraente para os investidores privado.
    Nós sabemos que o empresário judeus tem um bom faro para os negócios(Silvo Santo que o diga);é um estimulo para os empresários brasileiro ver que os israelenses e também outros estrangeiros apostam no Brasil.
    Em quanto as empresas brasileiras vendidas, não há problemas para o Brasil, pois além delas teremos outras surgindo e mais emprego e tecnologia brasileira em desenvolvimento.
    O que é fundamental, é que o governo brasileiro desenvolva uma política para as indústria de defesa,para que tenha um dinamismo próprio;e assim não fique dependendo somente das circunstância,é o que acontece até o momento aqui neste país.

  13. O Brasil não tem tradição nem inteligência na área de defesa. Nossos governantes e os empresários já provaram isso. Quem nasceu pra “ zé povinho “ vai morrer “ zé povinho `´

  14. BOm, melhor que simplesmente ir la comprar…
    Quanto a desenvolver tecnologia sozinho, acho que tem gente que não tem uma ideia de quanto isso é demorado e custa caro.
    Temos tempo para começar tudo, desde o começo?
    Creio que devemos ‘queimar’ etapas, e a presença de industrias capacitadas ajuda.
    Não e o ideal, mas é talvez o que seja possível.

  15. O pulo do gato e ter o gato…olho no gato e o resto e resto, o bom é gerar + empregos e melhorias na mão de obra deste setor tão importante p n segurança.O perigo são as iscas. cuidado.Sds.

  16. Não vejo com bons olhos esse tipo de aquisição, visto que é um setor estratégico, é o setor de DEFESA!

    O que deveria haver é incentivo através do governo para que indústrias nacionais tivessem condições de pesquisar e desenvolver tecnologias nacionais. E sustenta-las através de compras para o setor de Defesa e Segurança nacional.

    Sobre a participação de empresas multinacionais aqui. O máximo deveria ser uma participação minoritária.

    []’s

  17. A Elbit fez um bom trabalho com a AEL,ela qualificou e continua investindo na qualificação de mão de obra nacional,e diga-se de passagem há pesquisa e desenvolvimento na empresa do Rio Grande do Sul e não só cópias de produtos acabados,é claro que uma ARES com capital inteiramente nacional e produtos modernos e competitivos seria o ideal mas não foi isso que aconteceu,sejamos pragmáticos e analisemos o que de proveitoso possa acontecer dessa situação!

  18. Que maravilha,que idéia genial; começou com o pau-brasil,passou pela cana de açucar, ouro e diamantes; da metrópole vinha tecidos, facões, machados e enxadas. 500 anos depois e a coisa não mudou nada continuamos sendo colônia, mandamos minérios,soja,café; os poucos produtos industrializados,são produzidos por multinacionais americanas e européias e cujo lucro, é enviado a seus países de origem; tirando os impostos para pagar os “gerentes” e os banqueiros que financiam a impagável dívida pública, que por sinal, também são de lá, ao povo não sobra nada.
    A mais de 2000 anos atrás o brilhante poeta e filósofo Juvenal criou a famosa frase: ao povo pão e circo, isso deu tão certo que até hoje, os “imperadores” continuam a tirar o maior proveito dessa infeliz sabedoria.
    A alguns dias atrás quando fiquei sabendo que o “acordo” espacial com os ucranianos não previa transferência de tecnologia e não foi feito sem o aval do tio sam, percebi quem realmente manda nesta colônia,portanto não mais assusto com a notícia em questão; pra não dar muito na “vista”, mandaram seus vassalos judeus comprarem mais essas duas empresas da colônia, amanhã talvez seja vez da Imbel ou alguma outra, se é que existe.
    No meu modesto entendimento,deveriam ser extintos todos os cargos políticos federais, pois uma vez que não representam o povo brasileiro, para que esse monumental disperdíco de dinheiro?
    Pelo menos sobraria mais dinheiro para comprar pão.

  19. É por essas e outras com sempre defendi a produção de armas dentro das unidades das forças armadas. Nossos militares tem conhecimento técnico e capacidade para produzir suas próprias armas. As forças já possuem excelentes prédios voltados para a manutenção e produção de alguns armamentos. Precisamos apenas adotar isso como uma política de Estado. No mínimo metade das verbas para aquisição de novos armamentos deveria ser direcionada para a produção interna, pelos militares e civis contratados – sob vigilância e responsabilidade militar – nas unidades militares. Isso impediria a venda da produção e da tecnologia e garantiria o elemento surpresa no caso de um conflito.

  20. Isso é bom sim gente.. Tem brasileiros que vão manter os empregos em função dessas aquisições, famílias serão sustentadas e isso também demonstra a excelência do potencial brasileiro, pois Israel, gostem ou não deles, são grande produtores de materiais de defesa..

  21. INCOMPETÊNCIA PURA NENHUM PAÍS NO MUNDO QUE PREZE PELA SUA SOBERANIA IRIA DIEXAR ISSO OCORRER SÓ NOSSOS POLÍTICOS LULA DISSE QUE O BRASIL EXERCEU SUA SOBERANIS AGORA NÃO EXTRADITANDO O TAL ITALIANO MAIS PELO O ANDAR DA CARRUAGEM ATÉ QUANDO?

    PS: SOBERANO E COLÔNIA AO MESMO TEMPO SÓ NO BRASIL

  22. BRASILEIRO É TÃO BONZINHO!!!!!!
    BlueEyes disse:
    04/01/2011 às 11:52
    Deveriamos ter leis que regulamentassem a aquisição de companhias de defesas nacionais por estrangeiros.
    Caro, FALOU TUDO.
    ————-
    Emprego por emprego quem quer uma vaga de carregador de cacho de coco nas costas, He, He, He…
    ————-
    Vai saber o que a economia mais liberal do mundo (EUA) tem a dizer quando um outro pais quer comprar uma empresa de tecnologia de interesse militar??????.
    ————
    Realmente Israel tem contribuido com o Brasil como contribui com qualquer um que paque em dia o que compra deles.
    ———–
    Mas não deixo de pensar que estão dizendo que estamos pagando caro pelo Rafale para adquirir TTT e repassaremos para Universidade, que eu saiba este pais tem uma das maiores evasões de celebros do mundo.
    E agora demonstra um total DESLEIXO, DESCASO, DESRESPEITO
    com a venda na calada da noite (aproveitando-se de um periodo festivo e de troca de governo).
    Walfredo, Nick e outros que tem ciencia que tecnologia militar não é uma questão contabil de credito e debito
    meus cumprimentos.
    Abs

  23. o brasil é hoje um dos mercados mais promissores do mundo,o brasil esta decolando,e quase tudo que esta estagnado em outros paises, no brasil vai ser contruido,ja esta faltando mão de obra especialisada em varios setores da industria,esta tudo acordando,ampliação e contrução de portos,muitos navios,inclusive militares,submarinos,plataformas petroliferas,estadios de futebol e novas estruturas,e por ai vai são inumeras obras este pais virou um canteiro de obras,tomara que não falte cimento e aço tem gente com medo de faltar,sem falar na industria militar que vai aquecer ainda mais com a escolha do novo caça do fx2,alguem já ouvio falar de judeu burro,eles tem um faro enorme para ganhar dinheiro e o brasil é a bola da vez no momento,bom para eles que tem tecnologia de ponta e gostam de trabalhar,e bom para os empresarios brasileiros que com esta grana da venda poderão disfrutar de sombra e agua fresca pois infelizmente lá fora a fama do brasileiro e de que não gosta muito de trabalhar,a sorte é ter alguns imigrantes que deram alguma qualidade no nosso sangue,se fosse depender do indio brasileiro nós tava morto.

  24. Parece que alguns da galera ainda não conseguiram entender as regras que dominam a geopolítica mundial;ao contrário do que possam imaginar, não são governos que ditam as regras a serem seguidas e sim os verdadeiros detentores do poder econômico,e isso está nas mãos de umas duas dezenas de pessoas cujos nomes não estão na revista Forbes, eles sabem que o dolar americano esta se tornando moeda podre, por não possuir lastro, e que o “navio” corre o risco de afundar, sabendo disso, eles não querem ficar com o mico preto nas mãos,portanto,estão comprando mundo afora, bens de raizes, empresas e tudo mais que possa parecer vantajoso, por isso a Amazônia e o pré-sal merecem cuidados especiais. Investimentos sempre são bem vindos, contudo, o contole acionário nacional nunca deve ser inferior a 51%,agora,empresas de defesa é uma coisa completamente diferente, isso diz respeito a segurança nacional, não pode ficar nas mãos de estrangeiros, se não, é o mesmo que colocar a raposa para vigiar seu galinheiro, além de saber todos os seus segredos, se vc contrariar seus interesses, ela come suas $galinhas$ e vai embora sem te dar satisfações, é por causa disso que os primeiros reatores nucleares brasileiros de fabricação da norte-americana westinghouse nunca funcionavam,entenderam?
    Há também quem suspeite que os acidentes dos VLS brasileiros, obedeçam a mesma linha de raciocínio.

  25. Lembram dos terroristas judeus que explodiam bombas?
    Qual a diferença entre o que eles fazem hoje compara aos terroristas muçulmanos?
    Para mim é tudo terrorista.

Comentários não permitidos.