40 Comentários

  1. Para todos os apaixonados pelo F-22A, soou como uma BOMBA essa noticia, e a choradeira começou, teve um comentário de um agora aqui em minas que tento se suicida porque o F-22 foi cancelado.

  2. só nao entendo o porque que eles não vendem pra ninguem mais.

    Ou é pq tem “super-segredos”, ou pq querem que os outros paises banquem o f-35.

    Israel e Japão pagariam bem pelo f-22.

  3. Um problema sério,na área de mecânica da fratura,nesse avião.Uma fratura crítica para cada uma hora de vôo???O problema seria no processamento ou nos materiais escolhidos?
    O Brasil devia desenvolver um avião,mesmo comprando de outros países em um primeiro momento.Seja Rafale,Gripen,Sukhoy ou até o F18.

  4. Não sei quanto a fluência do inglês de vcs, mas a moça do jornal no vídeo é quem mais fala com sarcasmo e deboche do projeto F-22 Raptor.

    Ela diz que o avião é caro demais ($356 milhões por avião)

    Não aguenta nem artilharia leve

    Tem problemas em voar na chuva

    Precisa de 30 homens/hr de manutenção para cada 1.7 hrs de vôo

    Foi criado para combater um inimigo que não existe mais

    Foi criado para ser um compromisso político com 44 estados diferentes da união

    Etc, etc.

    São os próprios americanos detonando o avião.

  5. Não resiste a pequenas armas, o radar funciona mal na chuva, um problema a cada poucas horas de voo, parece piada, bom pelo menos os americanos são excelentes em uma coisa, PROPAGANDA.

  6. Muito boa esa reportagen com Rachel Madoow ja tinha ate salvado se no caso um dia vcs publicasem

    desa vez os trouxas forao eles proprios.Uma pena que muitos nao sabe pq Hollywood nao deixa

  7. Com todos esses problemas ai, não me surpreende o fato de um RAFALE ter abatido o temivel F-22.
    Fico imaginando o novo PAK-T50 russo detonando os Raptors sem dificuldades. Isso se o caça russo não apresentar tantos ou mais problemas do que o Raprtor, tb não duvido.

    Se ele é tão ruim assim, até um J-20 pode brigar com ele.

  8. Depois falam do preço do Rafale(F-22 $356 milhões por avião),esse avião se parece com uma moça,não é robusto como os caças feitos pelo tio Ivan.

  9. Olha só o poderoso não tão poderoso assim… Se não terminarem logo o F-35 tão lascados o F-22 é só propaganda, quem diria que naquele interior escondia uma jaca rsrsrsrs!!

  10. Os americanos poderiam doar 40 deles para o Brasil condicionados a compra dos 36 SH.Aqui tomariamos o cuidado de voar so no inverno ,evitando assim a possibilidade de ferrugem,voaremos 6 horas anuais para reduzir o gasto com manutençao por hora de voo.ESTRANHA ESSA REPORTAGEM!Sera´o f22a uma mentira bem contada,mas de perna curta?

  11. Reportagem interessante, mas datada.

    Não há dúvidas que o cenário para o qual o F-22 A foi projetado mudou, há problemas de manutenção, custa US356 milhões, etc, etc…

    Mas sem dúvidas esse caça foi e é um acontecimento, uma grande realização da engenharia aeronáutica. Somente agora, depois de 20 anos, Russia e China estão lançando algo parecido, ou seja o conceito de caça furtivo não está obsoleto e será ainda mais explorado no futuro.

    Aliás para os EUA se Russia e China produzirem os PAKFA e J-20 em grandes quantidades colocarão a USAF tática em cheque: Confiar sua Defesa Aérea à 186 Raptors e F-15/F/16 legacy que durarão mais quantos anos? 10? 15? , além dos F-35 que apesar de bons na arena ar-ar, serão usados de maneira mais dedicado à missões ar-terra.

    Ou seja se eles não fizerem nada, correm o risco de perderem a supremacia aérea.

    Não duvido que a reabertura da linha do caça de “US356 milhões” esteja sendo cogitada, em uma versão modernizada, ou, desenvolver um novo caça de 5.5ª geração de domínio aéreo. E este provavelmente será o caça de US$500 milhões…..

    []’s

  12. Roberto, Os EUA não querem que o F-22 Caiam em mão erradas .. E tbm n querem demais paises, Com tecnologia de 5 geração, Por isso q eles criaram o projeto do F-35.

  13. humm… não engulo esses ‘defeitos’…

    a mais coisas entre o céu e a terra do que supõe nossa vã filosofia…… by shake…rsrs

  14. Já houve uma vez que um amigo meu disse que “o difícil é criar a roda”.

    Concordo com o Nick, que o avião tem problemas mas é de fato um acontecimento, não existia antes do F-22 um caça que transportasse armamentos internamente e chegasse sequer perto do nível de furtividade desse avião.

    Fato é que tudo que é novo tem lá seus defeitos e convenhamos um projeto de ponta-da-lança do período de guerra fria era pensado com as premissas e ameaças da guerra fria.

    De lá para cá o mundo mudou e como sempre muda os aviões e vetores de combate mudam também, exemplo do F/A-18 inicialmente descartado pela USAF (na versão YF-17) e depois ganhou os céus ainda nos anos 70 pela US Navy e está até hoje voando porém em sua “terceira geração” por se assim dizer e englobando uma série de modificações que o tornam adequado a arena de combate moderna…

    Esse vídeo, principalmente o tom da narrativa me soam muito como bravata mesmo…

  15. O F-22 foi um mal necessário. O avião foi cancelado, mas a tecnologia fica. O F-35 é um fruto disso, e mesmo depois de tantos anos, olha o trabalho que o treco tá dando pra ficar pronto?! E vai ser caro também!
    Aviões “invisíveis” são bem complicados de produzir (um parafuso mal colocado compromete toda furtividade), falta alguém fazer tudo isso por uma fração do preço, será que Rússia ou china conseguem? Coreia? Japão? Índia? Grandes jogadores nesse jogo… e nós aqui ainda no aquecimento, triste 🙁

  16. Os Rússos estão lançando o SU35/L com caracteisticas altamante furtivas, ou seja um caça 5,5 g, é + rápido q o raptor, + agil q o raptor, > custo benefício q do raptor…melhor em tudo..então, pq o BRASIL ñ compra uns 36 deles, pq?E os Rafales navalizados p a MB…poderia td isso ser p ontem.

  17. Para mim o F22 nunca foi um caça de combate REAL.
    É mais um grande sistema de aprendizado, aonde coisas são testadas, adicionadas e excluídas, afim de ver o comportamento da aeronave e criar assim o F35 e futuros caças de 5.5G, 6G e 7G.
    Mas que em caso de ‘GUERRA RELÂMPAGO’, poderia ser usado como um caça normalmente, mesmo sendo algo para testes.
    Como ele já alcançou o seu máximo, não tem mais utilidade, por isso seu cancelamento.

  18. Rachel Madoow parece-me que como jornalista tem uma agenda (politico, economica) e logico que numa altura de crise se queira acabar com projetos caros e que uma grande maioria de iluminados acha que não presta, mas como alguns ja diseram porque a Russia e agora a China ja tem prototipos? Na mesma linha de aviões inserviveis
    A industria de armas tecnologicas neste momento e quase artesanal e obio que as peças sejan tratadas a mão quem vai despender milhoes de dolares para ter uma fabrica para so fabricar duas centenas de aviões, tanques ou navios; subcontrata-se! se não acreditan e so contar o numero de Rafale, Gripen, Typhon…. e outras armas ja do seculo XXI
    Os defeitos do avião não sei mas acho que e bobagem o custo e bem real e doi a brava imajino que cuando cai o avião o piloto debe ter seguro 😀 se não so vai voar em simuladores, agora alguem acredita que o cara não tem radio no avião para falar com o seu asa ou usa linguagen gestual 😀
    gostei da reportagem polemica sempre cria debate e conversar com malta que tem a mesma paixão e sempre bom
    abraço

  19. Os EUA tem mania de superfaturar projetos para angariar fundos de projetos secretos como: SR-71, U-2, F-111, etc. Não duvido que parte do custo dos F-22 e F-35 são para tal. Hora dessas devem estar testando o sucessor TOP SECRET 6G do F-22.

  20. KIT PARA A MANUTENÇÃO DO F-22:
    .
    Um tubo de cola;
    Uma fita crep;
    Lápis de cor para pintar,(caso borre a água);
    Uma tesoura sem ponta;
    Uma resma de papel;
    .
    .
    Hahaha!!!!!!!

  21. Confesso ! nada sei de aviões e/ou aviação !Por não saber, talvez, veja coisas que outros não veem ; por exemplo : o T-50 é longilineo, enquanto o F-35 é obeso, gordo com excesso, e cheios de problemas…Olhem o tamanho do rodado do T-50…enorme rodas, indicando ter de suportar muito peso, os rodados do F-35 parecem rodas de rolimã…bem, já posso antever o sorriso malicioso de vcs….mas dou uma pista, comparem B-2e americano com o Go 229 V3 alemão de 1944!!!!!!!!!!!qualquer semelhança é mera coincidência!!!!!!!!! mas tem mais, muito mais!!!!
    Afonso

  22. Senhores este tipo de prpblema so ocorre com os pioneiros,aqueles que ousam e criam novas tecnologias,infelizmente nunca teremos este tipo de problema,desenvolver um produto de ponta e´isso ai .Meu deus:o f22a nao e´um tanque de guerra ,se fosse nao precisaria ser oculto ,ele nao foi feito pra resistir a tiros de .50 .Com relaçao a nao poder voar na chuva,devemos observar que :nem sempre esta chovendo,a oxidaçao do f22a nao e´causada por agua de chuva,o incoviniente da chuva no f22a esta no fato desta permitir uma possivel detecçao ,algo que um doutor em fisica pode explicar com conhecimento de causa.Pra finalizar a tecnologia de revestimento e sensores requer substituiçao de alguns itens apos algum tempo de voo,justificando o preço alto de manutençao.Problemas de nossa força aerea gostaria de ter. AI,que inveja!

  23. Ainda via alguns post num TAL blog .fulanos la falAvao que so pq os YANKES tinhao din din eles tinhao o melhor aviao
    veja so o que deu esa JACKA
    PROVANDO QUE DIN DIN NAO SO SUFICIENTI MAIS CONHECIMENTO
    EMQUANTO ISSO O PAK FAZ SHOW QUE VAI DES DO PRECO ATE O PROJETO SEM MESMO ENTRA EM LINHA DE PRODUCAO

  24. Cara! como voçês podem chamar o F-22 de jaca?
    Todos os outros caças não conseguem nem disparar contra ele, nos exercícios em que participou fez um massacre contra todos os tipos de adversários, não importa se dois ou três perderam no dogfight.E se dependesse de muita gente na USAF, que usa o avião, com certeza teriam comprado mais 200!

    Nada se compara o raptor ou chega perto, mesmo que su-35 consiga localiza-lo à curas distâncias os míssies russos não conseguiriam nem travar nele pelo que se sabe.

    Não dá para ver que essa matéria é totalmente direcionada e tendenciosa?

  25. PERERECA DE RIACHO SECO… F22 é o supra sumo aéreo que todos querem copiar … falam mal.. criticam… esperneiam… mais no íntimo … se mordem de inveja…rsrs

    e ‘nois’ de F5mg (mg de mode gambiara..rs) … super tucano..rs

    certeza que os EUA ja devem ter o F32 … vou passar a coordenadas… para o googel earth… 37°14’36.52″N, 11°548’41.16… rsrs

    a hegemonia americana nos céus perdurara por muitas décadas ainda… podem começar a chorar pererecas bolivarianas…rsrsrsrsrs

  26. sempre desconfiei que o f-22 éra mais propaganda do que ação,o poblema é que a russia não brinca em serviço e os americanos vão ter que faser funcionar,pois os chinas estão chegando tambem,por isso que eles não venderam para o japão, israél,e inglaterra seus maiores aliados,pois não funciona direito ,e ai onde iria a superioridade aérea,puro bafo.

  27. Aff! Pensei que me livraria dessa apresentadora quando deixei os EUA, agora ela me aparece denovo, pra me assombrar com seu tom (tao sarcastico quanto androgino) e suas pausas pra caixinhas de risadas imaginarias. Esse eh soh mais um dos varios telejornais de lah que seguem “a ultima moda” americana de apresentar materias “bombardeadas” com opinioes (Republicanas ou Democratas) que sao empurradas guela abaixo nos telespectadores, como se essas fossem as obviamente certas.
    Que o projeto do F-22 “White Elephant” (nome bem mais apropriado) eh um parasita sugador de bilhoes qualquer bom blogeiro militar ja sabia, agora os “pros e contras” detalhados desse projeto continuamos nao sabendo, muito menos com essa materia, que gastou 2/3 com sarcasmo politico e piadinhas sem graca.

  28. [me desculpem o post duplo]
    Ah, e por fim ela ainda menciona a possibilidade de exportar F-22s como a coisa mais estupida do mundo (ja nem sei mais se havia sarcasmo ai) quando, pelo menos pra mim, isso ateh que parece uma ultima e boa alternativa, quem sabe um modelo “barateado” do Raptor nao salve alguns cruzeiros pra cubrir esse projeto… ja que fez mesmo, agora vende…

  29. Já foi dito que 2 F5M derrubam um F-18, não sei se procedi, mas na guerra aérea moderna não é mais quem tem a melhor aeronave, é quem tem a melhor estratégia.
    Não adianta nada ter um avião que vai na velocidade de luz se na fração de segundo que o piloto entra na velocidade de dobra (StarTrek Mode ON) ele vacila, vai explodir do mesmo jeito.

  30. O cara pode até não concordar, mas uma aeronave que custa 356 milhões e dólares já mostra que não presta aí, pois a esse preço não tem quem consiga comprá-lo em números suficientes, ai fica pior quando se observa sua manutenção cara demorada e constante. E pra ficar pior de vez cheio de “goteiras” o projeto é falho, acredito que os EUA não vendam pela tecnologia que é de ultima geração assim com o F-14, agora como avião é JACA se o Rafale que é plenamente operacional é, então F-22 cheio de restrições é também… ué vale pra um não vale pra outro?
    Mais uma coisinha “se os TUCANOS americanizados de RIACHO SECO ou molhado” querem por que querem acreditar em F-Papai Noel então vá lá acreditem se os caras tão penando para colocar a outra JACA do F-35 nos céus quero vê da onde vão tirar grana pra tal (talvez com empréstimos do governo chinês).

  31. O NOSSO PASSARINHO DE OURO.
    .
    JURUZINHO,…meu amiguinho do pântano,o Super tucano que o meu coleguinha se refere com desdém não é aquele que a embraer vende que nem água no deserto?…..é?
    .
    Só o seu titiozinho comprou DUZENTOS!!!!Heheheh…
    .
    Este avião,é um sucesso de venda da embraer,um dos carro chefe de venda da quarta maior empresa de aviação do MUNDO!-Hehehehh….
    .
    .
    Diferente de uma certa jaca high-tec feita de açuuuucar-HHHHHHahaha!!!!!

  32. Pois é… Eles com problemas nos 180 e poucos F-22, fora o tanto de F-16, F-15, F-18, A-10, A-7, B-52, B-1, B-2… Enquanto isso, voamos de M-2000, F-5, A-1 e A/T-29…
    [modo irônico on]
    Realmente, estou morrendo de pena dos EUA… Onde vão parar desse jeito???
    [modo irônico off]
    Finalizando, se estão tão descontentes com os F-22, troque-os por Rafale, EF2000, J-10… A França, a Alemanha ou a China os aceitariam de bom grado…

  33. Edu
    Vão desmontar aprender com sua tecnologia e colocar em algo realmente produtivo, o F-22 foi uma ótima escola, mas é um projeto falido… no começo não era pensado que chegaria a 100 milhões.

  34. Pelo que eu li o custo total do projeto até hoje foi de U$ 60 BILHÕES, ação que resultou em 187 aviões, componentes fabricados em 44 estado norte americanos e um avião que nunca foi usado em uma única missão real e que não tem nem função e nem adversários potencialmente perigosos pois contra a China e Europa os aviões de linha de frente são outros. Trata-se de mais um estalionato da indústria de defesa dos EUA contra seu próprio povo ao custo de 356 MI !!! POR UNIDADE !!! E tem gente que ainda leva fé incontestável nos armamentos americanos.. E tem congressista questionando até mesmo o F-35…O pano de fundo deste processo é que a economia americana depende dos gastos militares e quanto mais caro e delirante o projeto melhor ainda…Dane-se se isso não funciona ou se não dá pra ganhar a guerra. O que interessa é ganhar dinheiro…

Comentários não permitidos.