Chávez incitou Bolívia a tomar Petrobrás, diz diplomacia americana

http://4.bp.blogspot.com/_h77BLo4MRuM/SM1udvxC0qI/AAAAAAAAAxk/3TsnbWKm0fI/s400/charge_morales_chavez_pomba.jpg

De acordo com diplomatas americanos, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, incitou o governo de Evo Morales, na Bolívia, a nacionalizar as instalações da Petrobrás no país em 2006, fato que provocou um atrito econômico e diplomático com o Brasil. A informação está em telegramas da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília enviados ao Departamento de Estado americano e revelados pela ONG WikiLeaks.

Segundo os americanos, Marcelo Biato, o assistente direto do assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, relatara que Chávez interagia com Evo nos dias que antecederam a ocupação das instalações da Petrobrás por militares da Bolívia.

“Biato disse que em março (de 2006), Petrobrás e interlocutores bolivianos haviam começado o que pareciam ser discussões relativamente positivas. No entanto, Evo interrompeu abruptamente as conversas, insistiu que só discutiria o assunto diretamente com Lula”, diz o documento, datado de maio de 2006. “No intervalo entre as conversas de março e a nacionalização, Biato observou que houve várias conversas entre Evo e Chávez”, relata o telegrama.

Em 20 de abril, em encontro bilateral entre Lula e Chávez, o presidente brasileiro manifestou ao venezuelano sua preocupação com seu envolvimento no caso dos hidrocarburetos bolivianos. “Agora está claro para o governo do Brasil que Evo foi encorajado depois de ouvir que Chávez poderia prover ajuda técnica para obter o gás”, afirma o despacho, referindo-se à possibilidade de a estatal de petróleo da Venezuela, a PDVSA, passar a auxiliar a boliviana, YPBF, em caso de rompimento entre Lula e Evo.

Em 5 de maio, um novo telegrama dá conta de um novo encontro entre representantes diplomáticos americanos com Biato. Na conversa, o assessor brasileiro é questionado sobre a proximidade entre Chávez e Evo, indagação à qual Biato responde de forma lacônica. “O que podemos fazer? Nós não escolhemos nossos vizinhos. Nós não gostamos do modus operandi de Chávez, nem das surpresas de Evo, mas nós temos de lidar com esses caras de alguma forma e manter a ideia da integração regional viva”, diz.

Em outro despacho, datado de 26 de junho de 2006, o então embaixador americano, Clifford M. Sobel, relata que Marco Aurélio Garcia lhe confirmava a intervenção chavista no caso. “Ele sugeriu que o Brasil encorajou o presidente venezuelano Chávez a baixar o tom e se tornar “menos presente” no caso. Chávez entendeu que seu esforço fora invasivo e contraproducente”, diz o relato. No mesmo encontro, Garcia teria afirmado que Evo também recebeu a sugestão de “baixar o tom”.

A operação militar da Bolívia na refinaria da Petrobrás, em maio de 2006, fazia parte da política de nacionalização das reservas de hidrocarburetos pelo governo de Evo. Depois de uma reação hesitante (mais informações nesta página), o governo Lula e a Petrobrás aceitaram as novas regras impostas por La Paz para o setor petroquímico, reduzindo os dividendos das companhias que exploravam os recursos. Uma das questões centrais era o ressarcimento pelos investimentos da Petrobrás na Bolívia, avaliados em US$ 1,6 bilhão.

Fonte: Estadão



36 Comentários

  1. Mais uma vergonha para o governo lula, que tentou botar Chaves sob controle, mas que não foi capaz no Final. Eu só tenho a lamentar, e torço para o governo da Dilma ser mais enérgico e duro com esses falastrões chamados EVO e Chaves. Alinhamos à esquerda burra internacional, o Brasil não precisa.

  2. Certo o Chaves, errado o Brasil que deixa explorarem nossos recursos naturais para ganhar 0,001 dos lucros, o Brasil deveria nacionalizar tudo o que explora recursos naturais se não vamos acabar como o Irã, Certo Evo certo Chaves e errado o Lula que pensa mais nos especuladores que no povo e ainda se diz de esquerda

    Ai tentei me registrar mas deu uma coisa errada e minha senha não chegou no e-mail, como devo proceder?

  3. Huuummmm somente isso?Ele tirou o dinheiro publico Venezuelano e usou para seduzir covernos sulamericanos,comprar e reapassar a eles armamentos e alimentar corruptos.Sim ele o Chavinho Curumim Besbotado insuflava nossos vizinhos dizendo que o Brasil é o imperialista local e responsavel pelas desgraças deles.Quando olharemos as coisas com realidade sem paixões,preferencias e idealismos.Todos eles sorriem para nós com falsidade e de nós apenas visam receberem algo.Hoje somos o paraiso para as populações desfavorecidas deles,em breve teremos problemas por isso.Não que tenhamos de ser aparte,radicais e extremistas,mas precisamos nos reguardar-mos.O Curumim Desbotado ganhou um esporrosinho basica da Madame e nem ficou para a primeira entrevista alegando que a calamidade Venezuelana o chamava de volta.Logo ele o mais falsinho baba ovo perderia essa oportunidade de se mostrar intimo?Ah conta outra.

  4. Isso já dava pra deduzir! O Brasil não deve confiar em ninguém!! Essas atitudes hostis justificam aquele ditado: “É melhor ser temido do que ser amado”. Se deixar eles montão…

  5. Nosso ex-iluminado guia deve ter sido seduzido pela pinga bolivariana! Teriamos que ter respondido com mão de ferro! Se passar por um governo bundão (desculpem o termo) por conta da falta de punho do senhor Mula é pra fechar o comércio. A dona Dilma certamente será mais homem que ele… que tal não volte a acontecer…

  6. Em bree de dependentes seremos exportador de gaz.Que vendam a preço de banana para a Argentina.Chegou a hora de mostrar-mos quem é que manda nessa baiuca e tocarmos a nossa musica com as nossas notas.Querer abraçar os coitadinhos do mundo é esquecer dos nossos ou tirar dos nossos…Bolivariano bom é Bolivariano morto ops Bolivariano bom é Bolivariano refinado e devidamente introduzido na napa.

  7. O máximo que fizemos na época foi uma ‘demonstração de poder’, através de manobras militares, envolvendo dezenas de blindados de combate, perto da fonteira com a Bolívia, com direito até a quebra de um dos carros, que teve de ser rebocado. Lembram disso?

    Eles tiram nossa refinaria, e nós gastamos combustível passeando com nossos calhambeques verde-oliva perto deles, que aliás deviam estar rindo da nossa cara, pois sabiam que jamais daríamos resposta militar em solo boliviano.

    Ê laiá…

  8. HAHAHA!!! Dessa eu gostei, isso prova que essa (palavrão: Editado E.M.Pinto) do foro são vaidosos. Assim será mais facil derrota-los.

  9. Essa e outras ações foram orquestradas, isso é evidente.
    Essa questão da Bolívia, o calote equatoriano e a requisição de um ajuste pelos paraguaios sobre Itaipú. Essa história de ”integração latino americana” é conversa pra boi dormir. Sempre será o Brasil e eles.

  10. A nacionalizaçao foi justificavel!Nao gostamos de ser explorados ,eles tambem nao.Gas tava chegando guase de graça aqui,se condenamos os americaninus por atitudes assim ,temos o dever moral de nao pratica-la,coisa que a pePTbras fazia.O modo como foi feito a ocupaçao da usina e´que foi humilhante,mas faze oque ,somos um eterno projeto de superpotencia latrinoamericana ,antes governada por entreguistas,agora por canhotos desejosos por grana e poder

  11. Ué, agora é errada a nacionalização de recursos estratégicos?
    Então deveriam aplaudir a iniciativa boliviana…
    OU esse ato só é aceitável quando se refere a companhias não-brasileiras.
    AS multinacionais brasileiras são ‘boazinhas’?
    Queriam o quê ? Uma guerra por isso ? Quanto custaria um conflito, seja em grana seja em instabilidade regional?
    Acham que o Brasil é o ‘fortão’ aqui, que outros países da AS não têm também suas alianças e sua força de barganhas?
    Acham que as potências mundiais não têm suas alianças com ‘nuestros hermanos’?
    Liderança não é coerção e constrangimentos.
    A atitude dos países ricos em provocar guerras e invasões por suas companhias (seus ‘interesses’) não é o ‘imperialismo’ sanguinário, decadente e deplorável que agiu no Iraque, e contra o qual tanto protestamos ?
    Sejamos coerentes.
    Não foi errado a Bolívia fazer isso, o gás é um recurso não renovável, deve ser mesmo nacionalizado e controlado.
    A vítima foi a Petrobras, que também não estava lá em ‘missão humanitária’, e não Exxon ou BP, mas multinacional é multinacional.

  12. JOGO DE XADEZ NA AMERICA DO SUL.
    .
    Que eu vejo,a petrobrás continua tendo acesso ao gás boliviano sem o ônus da produção;
    Se também me lembro,muitas as vezes, o governo de Evo Moráles,veio aqui e ajustaram os preços conforme um entendimento entre ambas as partes.
    Quem saiu mal na fita foi o maluco beleza,que depois veio também nos oferecer gás a preço competitivo ao dos bolivianos;em resumo,o Hugo chaves queria ferrar o Brasil e terminou na saudade e depois foi ferrar a o ìndio.
    Hoje,quem é a Venezuela,a Bolívia e o Brasil.
    Se na época o governo do Brasil pensasse com alguns por aqui,com certeza cairia no jogo do maluca beleza.
    Resumindo;o Brasil “perdeu” as refinarias más não o gás.
    .
    .
    xeque mate.Heheheh…

  13. È isso mesmo vamos entra em guerra por qualquer bobagem…
    O nosso governo vez bem contornou a situação temos o fornecimento de gás para nossas indústrias e não somos odiados por nenhum vizinho, dos males o menor.
    E garanto que se tivéssemos atacado a Bolívia teríamos problemas de verdade pra começar redução de taxa de emprego e de crescimento do PIB.

  14. Na boa, se dependece de alguns falcões no BRASIL teria declarado guerra ao Equador, Bolía,e até a venezuela..e nem FAs temos p dobrar país algum da AS, e nem quero tal atitude belicista ; no final estamos td bem..Temos até a UnaSul.Temos de manter-nos como uma potência herbívora e benigna. Sds.

  15. Nessa todos deram com os burros na água, pois hoje, a maior parte do gás está vindo das reservas de glp de Santos, houveram vários setores que tentou incitar a guerra entre Brasil e Bolívia, mas o Brasil foi paciente, preferiu negociar civilizadamente, hoje estamos caminhando para a autosuficiência, e quanto a Bolívia e a Venezuela cada vez mais se individam, doce reviravolta, Lula, você ganhou mais esta, obrigado Presidente.

  16. Volto a repetir a política que resolver com política mais na verdade o asunto é de interrese é soberania então cabe as forças armadas resolverem a questão porque de política já sabemos so bla,bla,bla, fica passando a mão na cabeças dos bolivarianos num futuro proximo eles montam em cima do brasil. Quando alguns se manifestaram e os Estados Unidos acionou a corte internacional o Sr° Mula abafou o caso. então eu pergunto quem é brasileiro afinal? eles ou nóis!!! Se for pra ficar com a política que ta ae prefiro mil vezes os militares no poder pra manda chumbo nesses ladrões que exploram o Brasil.

  17. Segundo o site http://www.power.inf.br/site/todas-as-noticias-de-eletricidade/3476-nacionalismo-energetico-de-vizinhos-custa-caro-ao-brasil
    o prejuizo que o Brasil teve, é muito superior ao descrito na matéria. Uma coisa é certa, todos querem arrancar o máximo que puderem do Brasil.
    Apesar de falarem a mesma lingua e a origem em comum, a história demonstrou que esses paises não se entedem nem entre si e essa história de UNASUL nada mais é do que uma farsa para querer conseguir algo mais do Brasil; eles nos vêm como imperialistas e têem a maior inveja do nosso tamanho territorial,das nossas riquezas e do nosso parque industrial;só se for cego mental para não enxergar isso. Me desculpem pela franqueza, sou contra qualquer tipo de xenofobia, mas o que se tem visto, é que a maioria desses paises permitem ou fazem vistas grossas a produção e ao tráfico de drogas e armas.
    O que temos a ganhar com vizinhos desse tipo a não ser a inundação de nossas ruas com a maldita droga e a violência que ela provoca?
    Não sou profeta, mas podem ter certeza que ainda vai aparecer muita sujeira por aí.

  18. EDUARDO CARVALHO e CARLOS ARGUS, felizmente no meio de tantas irracionalidades expressas aqui sobre o tema vocês souberam comentar de forma racional e coerente. Em minha opinião estão corretissimos. Política, economia, poder e as vezes até a guerra é muito mais razão do que emoção, a não ser para quem não tem compromisso humano com ninguém.

  19. PATRIOTA…Concordo.E fazem vista grossa tambem ao contrabando e a receptação de produtos e bens roubados no Brasil…A mais de 2 anos eu venho internet afora chamando a atenção sobre essas ratazanas e fui muitas vezes classificado de xenofobico e nacionalista-xiita.Sempre nos invejaram,sempre nos invejarão.Ate nosso DNA é diferente dos deles.Somos para eles o que é os EUA para o Mexico,apenas uma oportunidade de dias melhores.O conceito de termos vizinhos prosperos que não nos inejassem so cabe no coração de Salomão do Lula que é uma pessoa de boa indole e de origem sofrida e que achava que eles eram apenas pobresinhos infelizes sem oportunidades.Repassem a eles segredos que nos custaram decadas de superações,embargos e retaliações.Engordem-os e quando estierem nutridinhos se unirão e investirão contra nós.Sou mais que ajudemos a Africa que tem nosso DNA,que agoniza com fome e doente e o mundo pouco se importa do que a esses falsos e invejosos.Quando nos concientizaremos que não temos amigos e que nos associarmos com quem não tem nada a acrescentar e somente ira usufruir é assumir para nós mesmos os problemas dos outros.Eu duvido que a Dilma vai ser complascente e omissa com eles.Seria bom para eles começarem logo a articularem por o Lula na UNASUR senão estarão ferrados.Voces verão com a copa do mundo e as olimpiadas a enxorrada de imigração ilegal que receberemos pois muitos virão com o pretesto dos eventos e se erradicarão.Quando acabou a ultima copa do mundo a Africa do Sul solicitou aos turistas que la foram e que permaneceram que se retirassem e ninguem os acusou de xenofobia ou perseguição.Temos uma enorme fronteira problematica com vizinhos que possuem um alto nivel de insatisfação em seus paises.Prevenção é resguardar e buscarmos todos os meios de fiscalização e controle antes que nossos problemas sociais se acresção.Mas tudo hoje é xenofobia.discriminação,perseguição.Abram suas portas,levem-nos para suas casas,dividam seus pães e colções com eles.Voces irão todos para o céu juntinhos com eles.

  20. E nosso governo fazia o que durante esses episódios?
    Nos três casos, Bolívia, Paraguai e Equador, declarou diversas vezes que era “direito” deles…
    Direito deles?!?
    Ok, não é possível negar que eles têm direito de negociar, renegociar, nacionalizar, protestar e tal – mas sacanear?
    O caso paraguaio até que é legítimo, mas os demais, nem a pau. Pagaram 1/10 do valor à Petrobras. A construtora ficou a ver navios e ainda briga para receber o custo da obra.
    E nosso supremo apedeuta lá… defendendo… o direito dos outros sacanearem o Brasil, darem calote, prejuízo ao Brasil.
    Agora, essas nossas empresas tomaram prejuízo? Não. Razão disso, é tudo financiado e segurado pelo BNDS, ou seja, por nós…
    No fim as nacionalizações, calotes e renegociações sairam do nosso bolso, do teu e do meu – aí que dói.

    Imagina se fosse com o Tio San…

  21. Se tivéssemos nossos caças na época do ocorrido era só ter mandado uns dois detonarem a refinaria, aí eles ficariam com uma bela de uma fogueira no quintal…

  22. Aos complascentes petistas que olham a bolivarianos com ideologia apaixonada voces são o mesmo que a pequena parcela de nossas forças armadas em que o cooporativismo esta acima da patria.Voces acusam o governo do PSDB de entregar o pais a Yankees e voces entregam o pais as Ratazanas Latinas.Tem peninha do Paraguai que não gastou 1 centavo para construir Itaipu,não tem capacidade e necessidade nem mesmo de receber 50% da geração,fez contrato e agora esperneia e o mesmo se aplica a Bolivia.Se os politicos no poder pensassem em nossos interesses tanto o Paraguai como a Bolivia poderiam ser acionados por cortes internacionais.Quem não tem fonfom não faz trato com pipi.Ja pensaram se todas as nações buscassem contratos e parceirias para se desenvolverem e depois alegassem soberania e tomassem tudo,não haveria no mundo empresa alguma que iria querer se estabelecer em outro pais.Seria o mesmo que mandassemos todas as empresas extrangeiras off-shore que trabalham com a petrobras aqui sem nem ao menos indeniza-los.Acordem seus raciocineos comunistas faliram e não prestam para mais nada em lugar nem no mundo.Ate Russia e China hoje são capitalistas so essa parcela do lodo latino ainda pensa como markxistas.Os contratos que hoje iremos fazer com o pré-sal sim são modelo de pais que respeita leis internacionais e acordos.

  23. Júlio, essa fogueira não ia resolver o problema do Brasil, isso é até engraçado, mas agora é só continuar “negociando”, com eles, que com o tempo o prejuízo desaparece. Mantendo o preço do Gás, da energia elétrica, por algum tempo, ai o prejuízo acaba virando lucro e sem derramar sangue. jnpnhr :“É melhor ser temido do que ser amado”. Essas palavras são de Maquiavel o Príncipe.

  24. Caros
    lembrarei um fato:
    “Amorim se referiu a Hugo como cão que late mais não morde” os caras já sabiam, o Brasil já sabia que Evo estava sendo instigado pelo venezuelano.
    ———————
    Quem viu a Posse da Dilma.
    Quando a Hillary Clinton vai cumprimentar Dilma fala levantando o dedo e apontando para Dilma.
    Quando Hugo vai cumprimentar Dilma, ai é a Dilma a falar levantando o dedo e apontando para Hugo.
    ——————-
    Vou traduzir pra voces:
    Hilary para Dilma:Amiga coloque-se no seu lugar.
    Dilma para Hugo: Amigo coloque-se no seu lugar.
    —————-
    1maluquinho disse:
    04/01/2011 às 15:49
    Eu deixaria pra eles a refinaria toda retorcida e em chamas
    Caro maluquinho em Chamas já esta EM CHAMAS, logo logo, EVO estará pedindo ÁGUA a Dilma, e ai, ele vai se arrepender de ter metido a faca nas costas do “IRMÃO MAIS VELHO”
    e verá que agora terá uma PEDREIRA na frente.
    Abs

  25. Vamos vê:
    1- Quem quer se amigo do Chaves e quem que se inimigo do Chaves?
    2- O que da mais prejuízo uma guerra ou perder uma refinaria?
    3- Já imaginaram como seria problemático se os países da América do Sul fossem inimigos do Brasil seriamos uma nação isolada… Logo o Chaves se aproveitaria de um discurso mais duro jogaria uma grande parte de nossos vizinhos contra nós… sabe o que ganharíamos com isso desemprego, presos altos, indústria em crise… o Brasil compra matéria prima desses países e vende também…
    4- Os bolivianos roubaram mesmo, mas não só de nós de varias outras nações quem ouviu valar que essas nações pensaram em alternativas militares… Por que só nós?
    5- Esses países que rompem acordos com nós agora, estão simplesmente perdendo mercado o Brasil cresce financeiramente conquista investimentos… uma guerra colocaria tudo a perder… e pra que pra dizer somos os melhores da região?!
    6- Uma guerra se justificaria se de fato houvesse uma agressão militar… mesmo recorrer as leis internacionais nos traria mais problemas que soluções… nossas industrias poderiam fica paralisadas e não foi isso que aconteceu pelo contrario a crise foi contornado a industria cresceu e é o que importa.

    Acho que o que uma parte de nós defende aqui não é passar a mão na cabeça de ninguém, mas sim o progresso do país… se tem gente que não entende as sutilezas das relações políticos e deseja a guerra vai lá com um 38 paciência.
    Repito “O nosso governo vez bem contornou a situação temos o fornecimento de gás para nossas indústrias e não somos odiados por nenhum vizinho, dos males o menor.”
    sds

  26. carl94fn disse:
    2- O que da mais prejuízo uma guerra ou perder uma refinaria?
    O problema não é a refinaria,si não a cara que tem eles de querer pegar uma coisa que é nossa,si deixamos fazer isso ,vai vim outro pais e vai pegar tambem outras coisas que tem eu seu pais,por que eles vão saber que a gente não vamos fazer nada,se querem a refinaria que pague por ela o que vale,mais os intereses da petrobras sobre a refinaria.

  27. Inteligente o raciocineo Chavinho Curumim Desbotado Coc Desidratado…Vamos tomar a Vala e todas as demais priatizadas e todas as demais empresas extrangeiras e nosso pais pois é justo termos o pleno controle e soberania de tudo o que esta em nossa patria…O isolamento e a falencia é a consequencia de todo aquele que não tem carater e que não honra compromissos e quem pagara a conta dessa ousadia são os povos dessas nações.Hoje o Marxismo é o mesmo que querer regredir a humanidade a era medieval.Os comunistas na vida publica apenas entoam slogans encantadores de multidões para iludirem os simples e adoram os prazers do capitalismo selvagem e os previlegios e beneficios do mesmo.Aspirar justiça e igualdade esta acima de ideologia e correlacionado com direito.Mas como sera possivel fazer os habitantes da visão canina de um mundo em duas cores entenderem que existe uma terceira via fundamentada puramente no beneficio coletivo,fidelidade e lealdade acima de tudo ao povo e a Patria…Viva Osorio o fiel e leal escudeiro e que se lasquem os corporativistas e as ratazanas politicas.

  28. Chavez incitou sulamericanos assim como Washington incitou a Chavez que somos imperialistas e no meio disso tudo o ingenuo e complacente gigante que agoniza crescendo e surpreende a todos.Quando realmente entenderemos que não temos amigos e que para eles apenas somos a mais nutritiva e saborosa guloseima tão necessaria aos vermes deles todos?

  29. Há amigos, o Brasil não ficou quietinho e nem é tão pacífico assim como vocês estão imaginando. Logo em 2007 Lula imitiu um alerta ao continente com o decreto 6.592 que cria o Sistema Nacional de Mobilização – SINAMOB, que pela primeira vez na história republicana e em especial pós-segunda Guerra Mundial, mostra uma nova postura que pode mudar a Política Externa Brasileira e afasta sua imagem de país pacifista.

    O capítulo I, Artigo 3 ao qualificar os parâmetros de agressão estrangeira para acionar o SINAMOB explicita:

    “São parâmetros para a qualificação da expressão agressão estrangeira, dentre outros, ameaças ou atos lesivos à soberania nacional, à integridade territorial, ao povo brasileiro ou às instituições nacionais, ainda que não signifiquem invasão ao território nacional.”

    Usando um termo muito em voga no atual governo, “nunca neste país” um documento foi tão explícito e claro sobre quais limites o Brasil poderá avançar na defesa dos seus interesses e incluindo um termo amplo e quase irrestrito “o povo brasileiro”.

    O recado passado aos vizinhos é claro e incisivo. Uma agressão ou perseguição aos cidadãos brasileiros residentes no Paraguai – brasiguaios – assim como na região do Pando, na Bolívia e, uma nova ameaça de corte no fornecimento de gás e a tomada de instalações e empresas brasileiras legalmente constituídas e operando em outros países, caracterizarão a partir de agora agressões externas, e uma resposta militar por parte do Brasil passa a ter amparo legal.

    A partir de agora podemos afirmar que a surda guerra travada pelo Regime Bolivariano de cerco ao Brasil tem uma resposta legal e permite ao Brasil intervenção militar naqueles assuntos.

Comentários não permitidos.