Atualizado: Líbia adquire 14 Dassault Rafale

Texto Plano Brasil -E.M.Pinto & Lucas Urbanski

Conforme divulgado anteriormente, a Líbia manifestou interesse em adquirir o caça Francês Dassault Rafale  (Clique aqui para ler). As negociações entre  o governo Líbio e a Dassault Aviation acabam de ser finalizadas e o contrato prevê a aquisição de  14 caças  com a opção para mais 36 aeronaves por parte do país africano, segundo informou uma fonte do Plano Brasil.

As negociações desta aquisição passaram silenciosas na imprensa nacional na altura em que foram iniciadas, porém o site Lesechos confirmou a referida negociação, cuja a assinatura é aguardada para qualquer momento.

Nesta tarde a notíca da negociação com a Líbia foi também confirmada no Le figaro ( Clique aqui para Ler) que afirma:

Um acordo teria sido também fechado na Líbia para a venda de 14 Rafale, e está aguardando a assinatura do coronel Kadafi.

Informação também corroborada pelo Yahoo (CercleFinance.com) que em sua nota afirma:

Ele também parece indicar finalmente o que fora apresentado pelos Les Echos, que as negociações sobre a venda para a Líbia, de 14 Rafale com uma opção de 36 aeronaves adicionais foram concluídos desde final de Novembro. Mas o chefe do Estado líbio tem ainda de ratificar o acordo.

O grupo francês de empresas do ramo da defesa, Dassault Aviation e Thales, bem como o grupo europeu MBDA estiveram em Tripoli durante duas semanas para negociar grandes contratos de vendas de armamentos.

Adicionalemnte a mesma fonte informou que inúmeras outras negociações estão em curso e que na recente visita a Paris, feita pelo Sheikh dos emirados árabes unidos Mohammed bin Zayed Al Nahya  foram retomadas as negociações entre o fabricante Francês e o país Árabe.

Em sintonia com esta notícia o ministro da Defesa francês afirmou no mês passado que um acordo para vender Rafales para os Emirados Árabes Unidos estava sendo finalizado, negando que o custo de atualização da aeronave exigida pelo país Árabe havia aumentado, segundo  foi divulgado por inúmeros periódicos e jornais internacionais.

Mais informações a respeito da matéria lançada em primeira mão no Brasil  pelo Plano Brasil( na qual falou-se da aquisição francesa de 200 mísseis  MBDA Metor adquiridos pela França para uso próprio (Clique aqui para ler)) dão conta de que a aeronave francesa encontra-se em processo de integração do míssil BVR Meteor e cujo programa, espera-se, esteja finalizado até 2018, ampliando a gama de armamentos  usada pelo vetor.

Mais informações sobre o míssil BVR Meteor podem ser encontradas no site Aviation Weeks (clique aqui para ler)  que cita que decisão da França de ir em frente e colocar uma ordem de produção  o Meteor, o que deixa o consórcio Eurofighter à espera de seus apoiadores do governo para fazer o mesmo.
http://www.pixstel.com/gripen-with-meteor-missile_pics120-12033.jpg
Os compromissos assinados pelo governo francês são a salvação do programa Meteor  e alavancam as possibilidades de exportação.

No ano passado a Suécia, iniciou pioneiramente a campanha de integração da arma vista como o futuro melhor míssil BVR ocidental, o que coloca o seu vetor  SAAB JAS 39 Gripen CD como a plataforma de testes para programa Meteor. O míssil deve ser totalmente integrada ao Gripen CD, em meados de 2013 e deverá estar operacional em 2015.

A França não deve receber o primeiro dos seus 200 Meteors antes de 2018,  o que resulta num ligeiro atraso do programa, resultado dos apertos orçamentários impostos pelo governo françês.

Porém, segundo as mesmas fontes, o programa Francês não corre riscos de novos atrasos e está assegurado, contando até com a mais vultosa soma de aquisição do míssil e dos aportes financeiros para ele direcionados.

http://www.strategycenter.net/imgLib/20080202_02.jpg

Na mesma linha, o programa Eurofighter, caminha para um compromisso semelhante, porém as conversações prolongadas com os potenciais compradores dos respectivos governos  –  Reino Unido, Alemanha, Itália e Espanha – tem corrido atrás.  Autoridades da indústria esperam obter contratos semelhantes ainda neste ano.

http://aviationweek.typepad.com/photos/uncategorized/2007/05/23/ares_eurofighter_meteor_flight_test.jpg

Leia Também

Dassault Aviation: reprise des discussions avec Abu Dhabi ?


50 Comentários

  1. Parabéns a Dassault,agora quebrou a barreira psicológica de nenhum caça vendido até o momento.A Líbia é um país não alinhado que está livre de pressões norte-americanas.
    Este país sempre teve como doutrina operar um mix de caças franceses e Russos,não me surpreenderia se logo-logo não encomendassem um Su-35 ou Pak-fa.

  2. Parabens Dassault .apesar do complo anglo -Americano.pra acaba com industria militar area Francesa .vcs mostrao que nao nascerao ontem .que Brasil seja os egundo Cliente

  3. Deve ter sido uma venda assim: olha, fica com esses 14 e fala que comprou!

    Vai que alguem se anima em comprar também? Ao menos não vao poder falar que ninguém mais comprou.

  4. KKKKKK mas e pra quem dizia que “não tem escala” ou que “se é tão bom por que não vendeu nenhum” e agora?
    Bem são só 14 mas é bem mais do que o número de pedidos do NG e considerando que a única venda de SH foi pra Austrália num total de apenas 24 as explicações de porque o Brasil não deve compra o Rafale vão te que mudar.

  5. Eita pleura !!! Agora vai !!! Já tiraram o lacre do bichinho.. Vamos lá Presidente Dilma todo o país aguarda sua decisão … Acho até bom sair agora pois assim a imprensa para um pouco de inventar crise a partir de futilidades como a do Caso Batistti…

  6. Não sei nao, eu acho que comprar equipamento militar norte americano é ser trouxa!!!
    Mas, é opiniao de cada um!
    Para mim este avião é bom, quem se preocupa com o preço, entao compre um FUSCA 1966.
    Tem gente aqui que é gozada, se um caça de 4.5 geração é caro, imagina um caça de 5ª geração.

  7. Eita! Demoramos tanto pra anunciar o vencedor do FX2, que agora seremos o segundo país a comprar o Rafale.

    pensei que seríamos o primeiro. Mas está bom, mesmo sendo o segundo (e se bobearmos mais um pouco podemos ser o terceiro ou o quarto) teremos uma máquina incrível na FAB.

    abraços a todos

  8. A Dessault Rafale não é mais virgem rsrs Ao perambular pelo oriente e norte da africa foi estuprada atraz duma duna e o Rafalinho vai nascer com o corpo de camelo e a cara do Kadafh rsrs Bom para a Dessault embora essa venda seja apenas uma golfada de ar para um sufocado.Gostaria que vencessem no Brasil mas acho que isso ta meio embassado…E aee galera voces acham que o mundo arabe seguira a Libia?Duvido…Excelente,maravilhosa e carissima aeronave,torço que a França e a Dessault encontrem uma forma de manterem e aperfeiçoarem cada vez mais este importante vetor.

  9. estou colocando uma tradução da matéria, de hoje, do les echos:

    Rafale : Abu Dhabi reativa as negociações com Paris.

    Logo apos a decepção brasileira, os promotores do Rafale retomaram a esperança nos EAU, onde as negociações
    para a compra de 60 exemplares do avião de combate acabam de ser reativadas. Depois de uma suspenção de varios
    meses, o encontro na metade do mês de dezembro no palacio do Eliseu entre Nicolas Sarkozy e o sheikh Mohammed bin Zayed Al Nahyan, principe herdeiro de Abu Dhabi, permitiu corrigir todos os mal entendidos et tratar as preocupações, confirmaram fontes concordantes, mesmo se o negocio esta longe de fechado.

    Engajadas em junho de 2008, as negociações avançaram sem problema notavel durante 2 anos, sendo concluidas com um catalogo de especificações muito avançado, o cliente tendo estudado com os industriais franceses importantes evoluções do Rafale em matéria de motor e eletrônica. Até o verão passado e a publicação de um artigo do “Figaro” (propriedade do grupo Dassault) sobre os laços entre os EAU e Israel, seguida por uma entrevista numa revista especializada de um oficial de alto nivel francês um pouco falador sobre as discussões. Muito aborrecido, Abu Dhabi interrompeu então imediatamente os contatos.

    No mesmo momento, o rumor de um inicio de negociação com a Boeing para uma eventual compra de F-18, um concorrente do Rafale, se espalha. Aparece hoje que isso foi um aviso sem consequência dos EAU, querendo manifestar seu descontentamento. Mas apenas um encontro de alto nivel poderia relançar o processo.

    E coisa feita desde a visita em Paris de Mohammed bin Zayed Al Nahyan, que pediu para seus negociadores manifestarem-se novamente. Resta a ver com quais consequências. O caso brasileiro sugere cautela, especialmente porque um eventual acordo com os EAU impõe que uma solução seja achada para a revenda dos 60 Mirage 2000 do pais. Parece que o dossiê não progrediu muito em relação a esse ponto.

    Na Libia, a situação permanece tão indecisa. As negociações para a aquisição de 14 Rafale (com opção sobre 36 adicionais) estão terminadas desde novembro, conforme indicado por fontes concordantes. Mesmo o preço foi acertado. Mas ninguém sabe se o coronel Kadhafi vai assinar ou não, e quando…

    abraços a todos

  10. jackson não muda mesmo…

    E vamos voar de F-5EM por aqui!
    Daqui a pouco aproveitam o projeto do Irã e fazem um F-5 “twin tail” para dizer que é 4.5G nacional…

  11. Ai sim fomos surpreendidos novamente, por essa não esperava, agora a França pode para de empurrar o Rafale pra gente, já tem com quem dividir os custos, se a India comprar também para eles vai ser como viver um sonho

  12. Acabei de ler no Terra:

    Ministro francês vê avanços em conversas com Brasil sobre caças

    O ministro da Defesa da França, Alain Juppe, disse nesta terça-feira que as negociações com o Brasil e os Emirados Árabes Unidos para a possível venda de caças Rafale estão avançando.

    A França está ansiosa para conseguir exportar pela primeira vez o caça de multiuso. As vendas externas na área de defesa estão sob pressão há vários anos, e o Rafale sofre na tentativa de repetir o sucesso da geração anterior de aviões de combate fabricados pela Dassault, os Mirage.

    “Estamos avançando com o Brasil e com os Emirados Árabes Unidos, porque as negociações foram retomadas. Está no caminho certo”, disse Juppe, durante cerimônia de discurso presidencial de Ano-Novo numa base aérea em Saint-Dizier, nordeste da França.

    As conversas com o Brasil foram adiadas para depois da eleição presidencial de 31 de outubro de 2010, e com os Emirados Árabes foram congeladas em meados do ano passado.

    http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4872297-EI7896,00.html

    abraços a todos

  13. So acredito, qdo anunciarem formalmente a compra e assinarem os documentos… pq varios ja disseram q iam compra-lo e depois voltaram atras….. Caça Pé frio…… Deus m livre!! e Dilma confirme!!

  14. RAFALE PROBLEM….MANUTENÇÃO,LOGISTICA E SERIÇOS A PREÇOS EXORBITANTES e eles preferem morrer de narizinhu em pé…Que morram então,so não nos arrastem com eles.

  15. MANUTENÇÂO<LOGISTICA E SERVIÇOS CARISSIMOS….Vamos de bicudos e quem sabe J20 os Chinas repassam bastalhes que continuemos a sermos seu principal parceiro comercial.

  16. Baschera disse:
    4 de janeiro de 2011 às 11:03

    Vai demorar mesmo !!

    Anotem o que vou escrever. Depois me cobrem….

    Já faz muito tempo que venho dizendo aqui e em outros lugares que o FX-2 está morto e que só faltava enterrar…etc..etc.
    Pois bem…. está morto mesmo. Já enterraram também.
    A Presidente puxou o assunto para sí…. embora não vá ler as mais de dez mil páginas do relatório FAB/COPAC.

    Vem aí o FX-3, como eu e outros aqui já estavamos prevendo e escrevendo em alguns posts… é bem verdade que também astavamos prevendo a compra de um caça tampão de forma a suprir o gap de defesa aérea do GDA e seus já problemáticos M-2000. Esta hipótese ainda não foi de todo descartada.

    Quanto ao FX-2, agora oficialmente morto, e embora a permanência do Comandante da Aéronáutica… haverá sim, um FX-3 e com novas avaliações e possibilidades em aberto…ou seja…. vetores que foram excluídos podem voltar….. e não se pode, ainda, descartar nem chinês, nem russo (olha o PAK-FA T-50 aí gente….) e até mesmo (como já se leu nos últimos dias…) nem mesmo o EF-2000 europeu e até mesmo reposicionamentos ou profundas alterações nas propostas dos três atuais finalistas na short-list do FX-2, Boeing, Dasault e Saab.

    Segundo soube….. tudo…. mas tudo mesmo pode acontecer…. para desgosto do titular da pasta da Defesa e outros graduados no MD.

    Por isto, realmente pode demorar…. mais alguns anos…. e esta é a parte ruim… mas a parte boa é que talvez se leve em conta o que realmente interessa, importa e satisfaz os desejos e aspirações da FAB e do estado (e não do governo de plantão…).

    Quem viver verá !!

    Sds.

  17. Tadeu Mendes disse:
    4 de janeiro de 2011 às 11:11

    Na minha opniao, os governantes brasileiros devem estar raciocinando da seguinte maneira:

    O Brasil nunca foi atacado..
    O Brasil nunca foi invadido.
    O Brasil e muito grande.
    Os vizinhos sao muito fracos.
    Temos uma fronteira oceanica nos separando de outro continente.
    Entao para quer gastar dinheiro com a Defesa?

    Em alguns pontos eu poderia concordar, mas tambem advertir:

    O Brasil jamais foi atacado e invadido. O que nao significa que isso nao poderia acontencer no futuro.

    O Brasil tem uma profundidade estrategica muito grande devido ao seu tamanho, o que inviabilizaria uma invasao, mas nao nos protegeria contra uma ataque de alguma superpotencia ou bloco de nacoes.

    Os vizinhos ainda sao fracos, mas ate quando? Uma alianca (pouco provavel hoje) entre Argentina, Chile, Colombia e Venezuela atacando o gigante Gulliver poderia acarretar grandes perdas em vidas e infraestrutura.

    Assim como temos um oceano como buffer zone, mas o perigo poderia vir dessas mesmas aguas; de sua superficie ou do fundo do abismo.

    Advertencia aos “navegantes” do GF e ao povo que nao pensa e nem se preocupa :

    Quem sabe o Brasil nao e como aquele leitao, que esta sendo criado com carinho e esperado com ansiedade, para que quando chegue o Natal e ja estiver bem gordo e grande, “eles” virao com seus facoes para repartir-nos em pedacos e fazer a festa.

    Ai, quando o governo e o povo quiserem se defender, ja sera tarde demais.

    Vao ter que meter o rabo entre as pernas e ir para o cantinho lamber as feridas.

    Desulpem a minha analogia com o leitao, (bem ao estilo Lula) mas sem a paranoia na ha Defesa.

    []s.

  18. jakson almeida disse:
    04/01/2011 às 11:14
    HAHAHAHAHAHAHAHAHA….. me deu até cãimbra no estomago de tanto rir! Simples, porém verdadeira sua colocação!
    Espero que os lulistas defensores deste avião não tentem usar isso como moeda…
    …todo dia nasce um trouxa… hahahahaha…. kct… hahahahaha

  19. KLM disse:
    04/01/2011 às 11:32
    Você esta soluçando enquanto escreve? Que Deus não lhe ouça… e olha que sou ateu!

  20. E gente os franceses descobriram o plano do brasil que e de dar um chapeu neles como deu na italia esses dias e por preucaução sem chamar a atenção como o brasil faz consegui vender alguns caças pelo jeito o brasil sempre continuara no passado enquanto o mundo continuara no futuro e uma pena
    mas a população tem culpa tambem que deus nos ajude

  21. Então vamos de 36 Rafales e 60 M2K, vai ser um belo casamento com a Francesa… e a manutenção?
    Será que a Dassault vai abrir filial aqui para dar suporte para os Mirages, Chitas e Kfirs da região? Podem até trazer a linha de montagem que foi fechada por lá e a gente pode até produzir Mirage M2K por aqui para vender para os vizinhos (que não tem grana para o Rafale, certo?).

  22. … começam a surgir as primeiras notícias em outros periódicos
    http://www.lefigaro.fr/flash-eco/2011/01/04/97002-20110104FILWWW00328-rafale-negociations-avec-abu-dhabi.php
    Les discussions pour l’achat d’une soixantaine de Rafale par Abu Dhabi viennent d’être réactivées, selon les informations du quotidien Les Echos, après deux ans de pourparlers. Une visite à Paris du cheikh Mohammed bin Zayed Al Nahyan aurait relancé les négociations. Un accord aurait par ailleurs été trouvé en Lybie pour la vente de 14 Rafale, et serait en attente de la signature du colonel Kadhafi.

    *********************************
    As discussões para a compra de 60 Rafales pelo Abu Dhabi foi recentemente reativada, segundo informações do diário Les Echos, após dois anos de negociações. Uma visita a Paris pelo xeque Mohammed bin Zayed Al Nahyan relançaram as negociações. Um acordo teria sido também fechado na Líbia para a venda de 14 Rafale, e está aguardando a assinatura do coronel Kadafi.
    Abraços a todos
    E.M.Pinto

  23. E.M.PINTO….Não poderiam ser blefes deles para que nós seguissemos a impulsão Lulista?Sei que o Rafale é um excelente vetor mas praticamente impraticavel aos padrões orçamentarios Brasileiros.Do que adianta te-los e e-los a corrosão consumi-los em nossos hangares?Kadafi tem petrodolares para gastar a vontade mas duvido que quando ele precisar a França o servira.Acho todas essas noticias uma forma de encorajar Brasil e India e nada mais.

  24. Se o NG é precose calcular seus reais custos isso faz do F18 o mais em conta se não fosse a nossa falta de confiança nos EUA.Quando Saito e Jobim estiveram nas comemorações da revolução Chinesa isso me chamou muito a atenção e me intrigou.Eles ficaram encantados com as ordas de JFs que sobrevoaram as cabeças deles.Sendo o Brasil tão estrategico logisticamente a China sera muita ingenuidade se ainda não conversamos mais intimamente com eles e tenho certesa que eles abririam tudo para nós pois a sobrevivencia da maquina Chinesa depende fundamentalmente do Brasil.Ate mesmo a visitinha Chinesa no 7 de setembro passando primeiro pela Colombia para mim foi puro despiste.Não é somente formalidades e garantias de repasse que habitam a decisão do FX,tem coisas muito maiores e mais profundas.

  25. Maluquinho,

    hehehe…um blefe e tanto hein? Envolvendo vários países e tal.

    mas aqui não precisa desse blefe. A Dilma vai consultar o relatório da FAB (o verdadeiro, não o relatório da Catanhede), portanto, Rafale será (ou já é) o escolhido e não precisa de blefe agum…hehehe

    abração brother!

  26. Muito calma nessa hora!
    Trecho da reportagem:
    En Libye, la situation reste tout aussi indécise. Les négociations pour l’acquisition de 14 Rafale (avec option sur 36 supplémentaires) sont terminées depuis la fin novembre, indique-t-on de sources concordantes. Même le prix a été arrêté. Mais personne ne sait si le colonel Kadhafi signera ou non, et quand…
    Tradução(google):
    Na Líbia, a situação continua a ser igualmente incertas. Negociações
    a compra de 14 Rafale (com opção para 36 adicional)
    concluída no final de novembro, diz que a partir de fontes.
    Mesmo que o preço foi preso. Mas ninguém sabe se o coronel Kadhafi
    assinar ou não, e quando …
    Ou seja,houve um acerto pra venda e não passou disso.
    http://www.lesechos.fr/entreprises-secteurs/air-defense/actu/0201044476650-rafale-abu-dhabi-reactive-les-negociations-avec-paris.htm

  27. Quem vai precisar de calmente é você meu amigo pois a reportagem do Libre é de novembro e apenas reforça que a negociação havia retornado.
    Como postei, minha fonte me informou hoje que as negociações foram concluídas e que aguardam apenas a assinatura do Kadhaf.
    Ou seja de novembro até agora foram concluídas, a mesma fonte forneceu a informação dos Meteor que foram aqui divulgadas primeiramente no Brasil.
    Agora é aguardar pois segundo a fonte outros clientes poderão anunciar para breve a escolha do Rafale…
    Grande abraço
    E.M.Pinto
    PS: você não leu anota do Lefigaro lançada hoje após a do Plano Brasil: segue o link
    http://www.lefigaro.fr/flash-eco/2011/01/04/97002-20110104FILWWW00328-rafale-negociations-avec-abu-dhabi.php
    eu comentei antes de você postar

  28. E quem confidenciou a voces que havera um FX3?Duvido e estou mais propenso a acreditar que a Dilma não enveredara em desgaste e perda de tempo.Ela tem aquilo que falta aos que usam cuecas nesse pais.Coragem e ousadia.Sua maxima autoridade nacional a capacita para fazer contato,criar acordo aos nossos moldes e bater o martelo.Sim ela vai escolher e podera ja começar surpreendendo ate o mais incredulo com sua decisão.Se as ratazanas que a cercam não queimarem seu filme essa mulher entrara para a historia não somente como a primeira mas como o melhor estadista que tivemos e torço muito por ela para nosso benificio.

  29. Caro Pinto, eu li e reli.Mas vamos entender!

    As discussões para a compra do Rafale sessenta por Abu Dhabi foi recentemente reativada, segundo informações do diário Les Echos, após dois anos de negociações. Uma visita a Paris pelo xeque Mohammed bin Zayed Al Nahyan relançaram as negociações. Um acordo teria sido também encontradas na Líbia para a venda de 14 Rafale, e está aguardando a assinatura do coronel Kadafi.

    O RAFALE É PRODUZIDO PELA DASSAULT,PROPRIETARIA DO LE FIGARO.
    Portanto qual credibilidade essa noticia do LE FIGARO tem?

  30. Caro Jackson a fonte não é o lefigaro, o lefigaro apenas endossou a nossa matéria posteriormente, e ainda publicou sua nota deposi do Plano Brasil a fonte vem de outro setor.
    Porém gostaria de esclarecer nos pontos:
    1ºse você questiona o lefigaro eu questiono todas as suas fontes pois elas davam como certa a derrota da dassault nos emirados e vitória do F 18 tal como você mesmo reproduziu.
    Diziam também que o caça não venderia em nenhuma concorrência (aguardemos).
    2º metade do Brasil se baseia nas informações da Folha de São Paulo até quando elas foram desmentidas pelo Wikileaks entre outras, mas ainda sim acham fidedignas.
    3º tenho razões sérias para coinfiar na minha fonte da qual reproduzi a matéria tal como nos foi passada, uma vez que estes não trabalham com especulações como muitos ai, além do mais nos eu pacote de informações (inclusive este endossado pelo Lefigarro) veio junto a notícia do Meteor que comprova a veracidade.
    4º Cada um acredita no que quer, e desacredita naquilo que quer também, direito de todos, mas o mundo real vai cobrar, como esta nota da retomada do Rafale no EAU dada como vitória ESMAGADOURA nos EUA na concorrência.
    5º parafraseando um amigo meu, você tem suas fontes e eu tenho as minhas, mas se nossas informações são desencontradas apenas um de nós terá razão, e é ai que pago pra ver…

  31. Todos os grandes caças estão aparecendo J-XX ou J-20,Sukkoi T-50,rafale custo hora de 26 mil,e outras tantas falacias,da turma,e o NG cadê ele ?

  32. SALVE HORNET…OLHE DETALHES…Sarkozy não veio,sabe que dançou.Hilary não ficou para a primeira entrevista,o recado da Dilma foi na cara,nossa soberania é inquestionavel.Chavez tomou um esporro basico e tambem não ficou para a primeira aparição como papagaio de pirata.Cristina não veio cheia de TPM e pirracinha não participou da CRUZEX e inciumada com as manobras conjuntas na restinga da marambaia e em momento algum Dilma citou a Argentina em seu discurso…Rafale sambou,F18 nem que a vaca tussa e a jumenta fale,NG talvez pois é mais facil ela apostar em quem esta acostumado a empreitar riscos que é nossa industria.Mas me cheira a FAK ou J20

  33. jakson almeida não é verdade isso que vc afirma,o rafale é produto de um consórcio,no qual existe tb a Safram,SNECMA,entre outros.

  34. SE ENUMERASSEMOS OS POSSIVEIS INIMIGOS QUE UM DIA PODERIAMOS ENFRENTAR ESTARIAM OS EUA, PAISES DA UNIAO EUROPEIA, OU ELES EM BLOCO LENDO-SE A OTAN. A FRANÇA FAZ PARTE DA OTAN E DA UNIAO EUROPEIA. ESSE É UM MOTIVO BEM FORTE PARA O RAFALE SER EXCLUIDO APESAR DE SUAS APRECIAVEIS QUALIDADES… EM CASO DE CRISE OU CONFLITO A FRANÇA SIMPLESMENTE NOS ABANDONARIA A PROPRIA SORTE HAJA VISTO SEU COMPROMISSO COM OUTROS ORGANISMOS OU PAISES. NOS NAO SOMOS SEUS PARCEIROS PREFERENCIAIS E NUNCA SEREMOS. O GRIPEN É O MELHOR CAÇA A SER ESCOLHIDO PELA INDEPENDENCIA QUE ELE NOS DARIA, NAO ACHO JUSTO A ALCUNHA QUE ELE RECEBEU DE FRANKSTEIN, ISSO É PALHAÇADA… A SUECIA SEMPRE PRODUZIU SEUS CAÇAS E ELES SEMPRE ESTIVERAM ENTRE OS MAIS MODERNOS DO MUNDO… O GRIPEN É MAIS BARATO, SERIA FEITO AQUI COM NOSSA PARTICIPAÇÃO, PODE OPERAR DESLOCADO EM PISTAS SEMI PREPARADAS OU TRECHOS DE RODOVIAS, REABASTECIDO E REMUNICIADO COM UMA EQUIPE MINIMAMENTE TREINADA, JÁ ESTA COMPATIVEL COM NOSSO AWACS E COM OS MISSEIS AGILE DARTER E ALÉM DO QUE: É MAIS FACIL VENDER UM GRIPEN OU UM RAFALE AQUI PARA A AMERICA DO SUL? COMERCIALMENTE O GRIPEN VENCERÁ POR SER MAIS BARATO E POR APRESENTAR UM CUSTO DE MANUTENÇÃO MENOR. A PARTIR DO GRIPEN PODEREMOS PARTIR PARA UM CAÇA DE QUINTA GERAÇÃO. ESSA É MINHA OPINIÃO, OBRIGADO PASSAR BEM…

  35. Que a França ia adotar o meteor isso ele obvio,pois o mica se mostrou muito caro e com baixo desempenho ,e eu ainda afirmo que os franceses vão adotar o iris-t.

  36. No Brasil o rafale e carta fora do baralho.
    A presidente pode manter um mix HI-LO,pois a FAB nesse momento precisa urgentemente de um caça de superioridade aérea tendo dois caças a vista o Super Hornet e o Su-35BM, este ultimo poderia receber avionicos israelenses.Agora porque os russos podem retornar ao FX-2?Eles estão interessados na base de alcantara e ja estão prestando apoio ao Brasil no desenvolvimento de uma nova familia de lançadores e temos a experiência com o MI-35 aonde esta havendo transferência de TT isso somado ao fato que os russos perceberam que Chaves pode se tornar uma dor de cabeça para eles na America Latina.

  37. Nosso Low é o eterno F-5,acho que dá Rafale,até porque ofereceram a maior TT(inclusive o código fonte),resta saber se os norte-americanos não vão boicotar em represália as parte do Rafale com tecnologia Eua,como foi dita pelo o wikileaks,se não der Rafale vai haver o Fx-3, e aí meu amigo haja estômago.

  38. Caro E.M.Pinto,
    no site que vc indicou como fonte da notícia (o Les Echos), em nenhum lugar consta que o negócio tenha sido fechado. Na verdade, a última frase do texto diz, justamente, que não se sabe quando o contrato será assinado, ou mesmo se ele será assinado. (“Mais personne ne sait si le colonel Kadhafi signera ou non, et quand…”).

    Por outro lado, o site Rafale News está noticiando que essa venda teria sido cancelada pela recusa francesa em incluir no pacote o míssil SCALP-EG.

    http://rafalenews.blogspot.com/2010/12/no-scalp-for-libya.html

    ps: no título, creio que o correto seja “adquire” em vez de “adiquire”.

    Um abraço.

  39. Gunsalmo:Essa noticia parece ser mais uma como muitas outras que davam como certa a venda do rafale.
    Texto original:
    According to the Defense journalist Jean-Marc Tanguy, the Rafale sale to Libya woud have been jeopardized by the Refusal of the French government to include the sclalp-EG cruise missile in the bid.
    Traduzido(google):
    Segundo o jornalista Jean-Marc Defesa Tanguy, A venda Rafale para a Líbia caracterizaria prejudicado teria sido pela recusa do governo francês para incluir o míssil de cruzeiro sclalp-EG na licitação.
    http://rafalenews.blogspot.com/2010/12/no-scalp-for-libya.html

  40. Obrigado pela correção do título.
    Reeditei o post para ficar mais claro, a nota do Los echos cita as negociações iniciadas em novembro.
    Quem afirmou a conclusão das negociações foi nossa fonte, o próprio Lefigaro lançou esta nota somente hoje( incluí no texto).
    Quanto a nota do Rafale News, são de Dezembro altura em que as negociações ainda estavam sendo efetuadas.
    Não tenho informações sobre a venda ou não do scalp mas eu os consultarei a respeito.
    SdS
    E.M.Pinto

Comentários não permitidos.