O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, anunciou neste sábado a formação de um comitê que buscará negociar a paz com o grupo Talebã.
A informação foi divulgada pelo gabinete do presidente. Em junho, uma proposta de tentativa de reconciliação com o Talebã havia sido aprovada por um grupo de líderes tribais afegãos.
Nos últimos nove anos, desde que foi removido do poder por uma aliança liderada pelos Estados Unidos, o Talebã mantém uma insurgência contra o governo.
Cerca de 130 mil soldados estrangeiros estão atualmente no Afeganistão na luta contra os insurgentes.
A formação do Alto Conselho da Paz – como foi batizado o comitê de Karzai – é um “passo importante em direção às negociações de paz”, afirma o presidente em uma nota divulgada neste sábado.
Os nomes das pessoas que integrarão o comitê serão anunciados no final do mês.
O governo americano já vem manifestando apoio à ideia de buscar uma aproximação com o Talebã, para conter a violência no país.
Nota do Editor
Pobre povo Afegão, depois de serem destroçados pelas inúmeras guerras que assolaram o país, agora enfrentarão o julgo e a vigança do Talibã por terem colaborado no conflito recente, quem irá os defender, quem defenderá suas vidas pois a sua liberdade todos bradavam, todos os cinquenta e tal países aliados no conflito?
E.M.Pinto
9 Comments