Coreia do Norte entra em alerta de combate por exercício do Sul

http://2.media.tumblr.com/tumblr_kvmmal8rFu1qz82gvo1_500.jpg

O governo da Coreia do Norte afirmou nesta segunda-feira que colocou suas Forças Armadas em alerta total de combate e está pronta para “explodir” a Coreia do Sul, enquanto sul-coreanos e os Estados Unidos realizam um exercício militar na região. O exercício, visto por Pyongyang como manobra nuclear, tem duração de duas semanas e objetivo de testar a defesa dos aliados em caso de ataque. Anualmente as atividades militares aumentam a tensão na península coreana, apesar de nada mais sério ter ocorrido nas últimas décadas.

“As unidades de três serviços do Exército Popular Coreano devem ficar totalmente de prontidão para entrar em ação e explodir os agressores uma vez que a fronteira seja violada”, disse um comandante militar norte-coreano, segundo a agência de notícias do Norte KCNA.

As declarações foram feitas depois que a China, principal aliada do Norte, disse que desejava ver a retomada das negociações sobre o desarmamento nuclear de Pyongyang até 1º de julho. O governo chinês pediu que os seis países envolvidos nas negociações, incluindo os EUA e a Coreia do Sul, façam um esforço maior.

As duas Coreias ainda estão tecnicamente em guerra, uma vez que o conflito de 1950-1953 foi encerrado com um armistício, e não um tratado de paz.

Os exercícios envolvem 18.000 militares norte-americanos, dos quais 8.000 foram deslocados do exterior e cerca de 10.000 já estavam posicionados na Coreia do Sul. O Ministério da Defesa sul-coreano disse que cerca de 20.000 soldados do país vão participar.

Os EUA, que lutaram do lado do Sul durante a guerra, têm atualmente 28.000 tropas no país, dando apoio aos 670.000 militares sul-coreanos. O Norte posiciona a maioria de seus 1,2 milhão de militares próximo da fronteira com o Sul.

Fonte: Último Segundo

9 Comentários

  1. Falou e disse rogerio!!

    Devemos lembrar também qeu a operação “Barbarossa” começou próprio como um exercício, isso para enganar os Soviéticos, e deu certo na época!!

    Valeu!!

  2. O NÚMERO DE SOLDADOS NORTE COREANOS É REALMENTE IMPRESSIONANTE. E O FATO DE OS EUA ESTAREM FAZENDO EXERCÍCIOS DO OUTRO LADO NÃO SIGNIFICA QUE HAVERÁ UMA INVASÃO, ISSO PORQUE NÃO É A PRIMEIRA VEZ QUE ACONTECE ESSE TIPO DE EXERCÍCIO. MAS SE NORTE COREANOS SÃO INIMIGOS DECLARADOS DOS ESTADOS UNIDOS E DOS SUL COREANOS É BOM SIM FICAR ATENTO E ESPERTO A CADA MOVIMENTO ESTRANHO PERTO DE SUA FRONTEIRA.

  3. ” China. . . , disse que desejava ver a retomada das negociações sobre o desarmamento nuclear de Pyongyang ”

    O Dragão ja começa a acabar com a farra da concorrência.

    Era questão de tempo até a China compactuar com os EUA para juntos serem as potências do mundo, mas a china cobra dos outros o que ela não faz. Muito semelhante aos tratados.

    Não se espantem se de repente, estenderem os tratados para parada total das usinas nucleares (dos outros) as deles ficam numa boa.

    O mundo “multi-polar” não passa de uma palhaçada, EUA e China vão atrapalhar ao máximo para evitar as demais concorrências, vai ser a mono polaridade como sempre, e nós, como de costume, do lado EUA, mas é melhor que se alinhar à China.

    Multipolaridade é história da carochinha meu povo.

  4. Para quem ainda não acredita, veja que aos poucos (não sei é é diferente por trás das cãmeras) mas a China vem a pouco tempo pregando uma falsa ideia de “bonificação” (tornar bozinho” alguns países como Irã, Coreia do Norte e alguns outro que antes era bem intimos da China.

    Bem, agora que estão ficando ricos mesmo, vem aquela história de empresário maléfico, sempre tentando acabar com a “concorrência”, e quando não, limitar o poder alheio. Era só questão de tempo.
    Daqui a 50 anos, vai ser outra Guerra Fria, mas dessa vez, mais audaciosa do que nunca.

    ….”ventos de guerra sopram na América Latina”
    ………………………………………………..(Hugo Chavez)

    Eles só ele esqueceu de dizer, que esse vento (que está mais para um futuro “furacão”) vai soprar no mundo todo.

    Se duvia, pesquese. Ninguém pensou em guerra fria entre a URSS e os EUA logo após a 2ª GM, apenas pouco tempo depois.

    Guerras são motivadas por interesses econômicos e de mercado, e a China não é a URSS, é um país capitalista e não vende só arma, fabrica de tudo. Fora que tem mais de 1 bilhão de babitantes e a maior reserva militar do mundo. Sua reserva é (se não me engano) o triplo da população do Brasil.

    O mundo caminho a bipolaridade. E aí Brsil, vamos ficar no meio?

  5. Rogério :
    Achou um Rogério que concorda com você Francoorp?
    []s

    Tá precisando de atenção Rogério??? Haha

    Se tiver argumentos valídos,coloque na mesa e discutimos de boa mesmo!!

    Valeu!!

Comentários não permitidos.