Turquia propõe a Rússia comércio em moedas nacionais

A Rússia e a Turquia estão em conversações sobre a possibilidade de usar suas respectivas moedas nacionais no comércio bilateral, segundo informou hoje (31) o ministro da Economia turco, Nihat Zeybekci.

“Negociações técnicas com a participação dos bancos centrais dos dois países sobre a possibilidade de usar o rublo e a lira turca no comércio mútuo estão em andamento”, disse Zeybekci, citado pela agência de notícias Anadolu.

As relações entre Moscou e Ancara estão melhorando desde que o presidente turco Recep Tayyip Erdogan fez uma visita de reconciliação a São Petersburgo no último dia 9 de agosto para reiniciar as relações bilaterais após o incidente com a derrubada, por parte da Turquia, do avião russo Su-24 em novembro de 2015, na Síria.

A proposta sobre o comércio em moedas nacionais foi apresentada por Erdogan durante a sua visita à Rússia, onde ele defendeu que o uso de moedas nacionais em vez de dólares norte-americanos seria mutuamente benéfico. Erdogan disse ainda que a Turquia estava interessada em aumentar o volume de comércio bilateral com a Rússia para US$ 100 bilhões.

Foto: © Sputnik/ Sergey Guneev

Fonte: Sputnik News

 

13 Comentários

  1. Agora a Turquia virou a melhor amiga da Rússia(sic),nem parece aquela que roubava o petróleo Sírio e servia os EUA/OTAN, a alguns meses atrás !

    • Cesar Pereira um pais que quer ser independente nao pode manter relacoes com outros paises na base de amizade ou inmizade mas deve buscar seus interesses.. So o Brazil e os demais paiss vassalos da America Latina acredita que sao amigos dos EUA e os paises imperialistas de Europa.Para os imperialistas nos sao apenas fontes de materias primas e mao de obras baratas.

    • um sinal claríssimo de fraqueza, fragilidade e vulnerabilidade nesta aliança da otan…que no devido tempo os inimigos explorarão melhor….em resposta ao que fizeram na Ucrânia os Russos estão conseguindo tirar/arrastar um membro da otan para o lado deles…os Brics ganharão um novo membro…Excelente…

      • É uma alternativa. Se o Brasil sair entra a Turquia. Para os BRICS será,pois a elite política brasileira alem de vira-latas não merece confiança.

    • o Brasil nunca esteve em guerra conta o Dollar, pois é um dos maiores detentores desse papel verde como reserva em detrimento ao OURO

      • Enquanto os países ricos estocam ouro (até os USA estão fazendo isso),o Brasil, pais dos vira-latas troca suas riquezas por estoca papel pintado. Um possível calote dos USA levará o Brasil para o buraco.

  2. Com essa notícia, a elite ocidental entra em pânico. Mas não só eles. Deagol, Conan, S-88, Generoso também. O que esses caras ganham para defender tanto o Ocidente? A elite ocidental está de boa, com suas mansões, bilhões de dólares, privilégios, poder. E esses caras, o que têm?

    São os verdadeiros idiotas úteis.

    • Putz, você não tem o que dizer né.

      “”São os verdadeiros idiotas úteis.””

      Só para ofender os outros porque conteúdo seus comentários não tem nenhum.

      Até parece que alguém está preocupado com as tentativas russas de arrumar aliados a qualquer custo. Já não basta puxar o saco da China, pedindo para participar de exercícios no sul da Ásia?

      Quem é que vai querer rublos desvalorizados e com uma economia fraca tentando dar sustentação?

      • Quadro da dívida externa de cada pais em 2010. Pode ser encontrdo em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_por_d%C3%ADvida_externa
        Abaixo um resumo, onde se vê que os USA e sues capachos europeus estão literalmente quebrados. .A Russia está em 20º lugar em grau de endividamento externo eo Brasil em 25º lugar.

        1º lugar – USA – 14.392.451.000.000,00.
        2º lugar – Zona do Euro com 14.166.135.000.000,00
        3º lugar – União Europeia com 13.720.000.000,00
        20º lugar – Russa com 480,200,000,000,00
        25º lugar – Brasil com 310,800,000,000,00

Comentários não permitidos.