Força Aérea dos EUA desenvolve projeto de caça do futuro

A Força Aérea dos EUA começou a estudar aspectos técnicos necessários para o desenvolvimento de um novo caça americano, previsto para ser lançado nos ano 2040, escreve a edição americana especializada em assuntos militares Defense News.

O projeto, identificado pelas siglas NGAD (Next Generation Air Dominance) e PCA (Penetrating Counter Air), ainda encontra-se em sua fase mais inicial, de escolha de possíveis aspectos técnicos.

O trabalho está sendo conduzido na base aérea de Wright-Pattersonpelo, no estado de Ohio, pelo “Grupo conjunto de pesquisas dos problemas de conquista da superioridade aérea em 2030”, ou Air Superiority 2030 ECCT, inglês.

De acordo com a publicação, uma aeronave com tamanhas ambições não poderia ser lançado antes de 2040. Entretanto, alguns militares destacam que o trabalho pode ser acelerado com desenvolvimentos paralelos de sistemas de bordo e outros componentes estruturais da aeronave.

“A previsão realista é a de que em 2028, mediante um financiamento correto dos principais componentes tecnológicos, o PCA poderá atingir a fase inicial de prontidão operacional” – declarou o general Alexus Grinkevich, que lidera o projeto.

Ele destacou que a Força Aérea dos EUA está evitando usar termos como “sexta geração” ou até mesmo “próxima geração”, explicando não tratar-se de uma nova plataforma modernizada no molde de seus antecessores, mas uma “rede” inovadora de sistemas de combate integrados.

Além das capacidades de “driblar” escudos antiaéreos e atingir alvos fora da zona de combate do inimigo, a chamada “rede” incluirá uma série de sistemas cibernéticos, espaciais e ferramentas de guerra eletrônica.

O futuro caça é igualmente conhecido pela sigla F/A-XX. Acredita-se que ele substitua os caças F/A-18, representando assim um grande interesse à aviação da Marinha dos EUA. Destaca-se que em 2013 a Boeing apresentou um conceito de avião para o desenvolvimento deste projeto.

Foto: © Wikipedia

Fonte: Sputnik News

 

36 Comentários

  1. E a banana $plit ? .. como é que ficou ? .. mais uma penca a caminho para ser pago pelo trouxa do contribuinte americano … é a velha malandragem do lobby americano dando seu sorriso maroto

    • Só mais uma coisinha.. os americanos sendo muuito otimista em achar que este projeto saia em 2040 .. vendo o andado da carruagem neste momento com os acontecimentos e ameças de uma 3° gerra mundial … onde os russos tem suas plantações de “girassois” com seus S-400 e o S-500 a caminho e os movimentos da China e a ânsia dos falcões da casa branca no Oriente Médio … provavelmente se houver a raça humana em 2040 .. a guerra será de paus e pedra.

      • Caro Lucena, durante a Guerra Fria o mundo esteve muito maulis próximo do exterminio do que hoje. Basta lembrar a crise dos misseis em Cuba, ou das diversas vezes que as Divisões blindadas sovieticas se aproximaram de Berlim. Todos os dias bombardeiros carregados de.bombas nucleares chegavam proximos a pontos críticos e eram interceptados por caças armados, ou que submarinos nucleares de ambos os lados não brincavam de.um perigoso jogo de caça ao rato? Por duversas vezes também, os silos de mísseis nucleares foram abertos com seus operadores com os dedos nos gatilhos a cada nova investida do outro lado. Foram dias obscuros, o que acontece hoje no mundo nem chega perto.

      • É Ricardo … más nem todo dia …. é dia de santo … um dia a casa pega fogo … você nunca ouviu falar daquela máxima popular sobre quem brinca com fogo ?

      • As divisões blindadas soviéticas controlavam metade de Berlim e foi assim por mais de 50 anos.

        Agora, a guerra que vem é a da saída da outra metade de controle de Berlim.
        A Guerra da “independência” da Alemanha.

      • Você que pensa, Ricardo. Hoje a Guerra Termonuclear está muito mais próxima que a crise dos mísseis. Na época da Guerra Fria, ambos os lados respeitavam as linhas vermelhas um do outro.

        Hoje, os EUA, iludidos que são hiperpotência, não respeita mais as linhas vermelhas da Rússia. Com a eleição de Hilary Clinton, a Guerra Nuclear é quase uma certeza.

        Mas eu espero sinceramente que eu esteja errado e você certo.

        Detestarei constatar que estou certo, nesse caso.

      • Caro amigo Lucena, não sei a sua idade, mas tenho 47, vivi a guerra fria, recordo de dois episódios um que acabou gerando o filme ” JOGOS DE GUERRAS” quando um computador americano deu início a um programa de simulação de um ataque e quase que os americanos disparam seus mísseis nucleares e diversos bombardeios B51 levantaram vôos. Outro foi quando os Russos interpretaram errado os sinais nos radares e quase dispararam seu misseis também. O poder de destruição era de destruir a TERRA centenas de vezes. Hoje todos os líderes mundiais sabem que não podemos mais retornar a esse ponto, ainda vivemos um período de tranquilidade. Mas antes,nenhum lado atacava pois sabia que a reação do outroseria implacável e não mais estariamos aqui.

      • É necessário que o ditadorzinho da Coréia do Norte, assassino de tio dorminhoco, seja avisado do
        enorme, do gigantesco risco de possuir ogivas nucleares e ameaçá-las usar…

    • O F-35 já alcançou o IOC nas suas versões “A” e “B”. E enquanto isso o PAK FA russo não tem motor

      Chato né?

      • Só que o F-35 fez o primeiro voo a quase dez anos antes do PAK FA e somente agora ele esta entrando em operação (e ainda com risco de ter alguma paralisação por algum problema novo que possa aparecer) se levar em conta isso ele esta voando bem mais rapido que o F-35 levou para ficar pronto. Ponto para os russos.

      • “”Ponto para os russos.””

        Estarem muito atrás e colocarem um avião incompleto em serviço é ponto?

        Até já saíram notícias de que a força aérea russa vai ter que operar caças de quarta geração na próxima década porque as encomendas do PAK-FA podem ser reduzidas.

        A previsão é de que o PAK-FA vai custar mais de 100 millhões ( o Su-35 já custa 70) Quantos você acha que os russos vão poder comprar?

        Ter a força aérea um geração atrás é ponto?

        Pode ser como o flanker, que entrou em serviço nos anos 80 mas demorou 15 anos até ser aperfeiçoado e superar o Eagle.

      • Ponto para os russos como Cara-Pálida? Um avião que ainda não possui seus motores definitivos, não tem radar e ainda por cima enfrenta problemas de redução de RCS…..

        Lógica interessante a sua…rs!

      • Para variar o Lucena postando informações erradas

        A elaboração do avião custou 60 bilhões de dólares.

        Um trilhão de dólares são os custos de aquisição e manutenção durante 20 anos.

        “””não seja capaz de ultrapassar o caça russo Su-35 em combate,””
        Tá uma geração a frente do Su-35.
        Não adianta resmungar.

    • “Lucena
      31 de agosto de 2016 8:02

      E a banana $plit ? .. como é que ficou ? .. mais uma penca a caminho para ser pago pelo trouxa do contribuinte americano … é a velha malandragem do lobby americano dando seu sorriso maroto”

      o programa f-35 Varejeira é mais antigo do que vários programas em fase de conclusão como o J-20 mas ainda assim apresenta erros de projetos até hoje……este programa ainda tem um longo percurso a fazer para entrar em operação de fato….na realidade esta muito longe ainda pelo o que vemos de estar operacional e funcional…trata-se de um programa ainda completamente inacabado e cheios de erros de projetos….mas que esta sendo posto goela abaixo de todo mundo mesmo assim..

      desde a queda do f-117 até a queda do drone Stealth no Irã e as operações de espionagem/Hackeamento que os Chineses quebram a cabeça …o resultado vemos ai …o J-20 sendo finalizado e sendo já posto em produção, antes do Abacaxi…isto é o resultado do forte combate a corrupção que esta sendo feito na China hoje…até bilionários empresários chineses estão sendo sumariamente caçados e condenados sem dó…enquanto nos eua a indústria de armas de lá em esquemas com os políticos corruptos locais sugam todos os recursos destinados a investimentos na defesa do pais…fazendo inclusive sepultar/acabar com outros programas militares importantes em desenvolvimento…a realidade dos fatos senhores é que estes constantes “problemas”, “imprevistos”, “percalços” ou “erros de projetos” não passam de esquemas para superfaturarem estes programas….para “justificarem” mais recursos e dar mais dinheiro para estas empresas envolvidas nestes programas..

      Senhores…Em qualquer lugar do mundo há corrupção! …Nos países desenvolvidos ela é refinada e no Brasil grosseira. ….Entretanto, no Brasil a corrupção é maior porque não é um privilégio de políticos…. Ela esta entranhada nos pequenos gestos do dia-a-dia…Na cultura e na mentalidade da maioria da gente deste pais….países como Austrália, Canadá e Coreia do Sul são exemplos de grandes países corruptos atualmente….onde esquemas de cartas marcadas/reserva de mercado para os eua são tradição….só que estes países nunca sairão nas estáticas de países corruptos do mundo feitos pelo o ocidente…só quem sairão claro, serão os “inimigos da democracia e da liberdade”…as nações do eixo do mal deles…

      http://noticias.terra.com.br/mundo/asia/politico-chines-e-condenado-a-morte-por-aceitar-suborno-milionario,3e0b017812bb3410VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html

      http://www.dn.pt/mundo/interior/bilionario-chines-que-subornou-exlider-politico-morre-na-cadeia-4918840.html

    • Quanto mais alto voarem os migs e sukhoi mais longe serão detectados e abatidos.
      Já o F-35 pode voar na altura que quiser porque é furtivo.

      O futuro é esse basta observar os chineses a russos copiando os americanos.

      • Se são tão furtivos assim porque temem os misseis S-300, S-400 e S-500? não são invulneráveis? Os projetos dos caças furtivos só se tornou uma realidade devido aos americanos saberem que eles dificilmente ganhariam uma guerra lutando contra os MiGs 29, 31 e Su 27 além dos misseis citados acima. Se eles fossem tão bom como pensam os algumas pessoas (não os americanos) eles não gastariam horrores em projetos tão caros sabendo que a capacidade no inimigo era muito inferior.

      • Ah, sim.

        E Rússia não gastaria bilhões e não entraria em recessão se não fizessem todos os esforços para conter os caças furtivos americanos?

        Se lançaram o S-400 há poucos anos por que precisam de do S-500?

        “”porque temem os misseis S-300, S-400 e S-500? “”

        E porque os russos temem as tecnologias americanas ao ponto de gastar bilhões em defesa?

        Não tem lógica.

        “”MiGs 29, 31 e Su 27″”

        Me desculpe, mas esses aviões podem ser considerados superiores em performance, mas como plataformas de armas nunca foram considerados melhores. Talvez o Mig-31.

      • Mirade…

        Ao contrário, a furtividade não é novidade, e já é pesquisada a décadas. Em verdade, as primeiras experiências remontam a mais de 70 anos, quando se começou um estudo sério sobre técnicas de como se evitar radares.

        Jamais os americanos disseram que suas aeronaves eram invulneráveis, mas é fato que a furtividade reduz a vulnerabilidade, logo até ao ponto de uma aeronave dotada dessas características stealth poder se aproximar ao ponto de lançamento de armas “stand off” sem serem localizadas. Justamente por isso os russos fazem o possível para tornar sua rede mais densa e ampliar o alcance de seus sistemas de localização ( além da combinação de radares de bandas diversas ).

  2. Até aí, nada de mais…

    É comum aos americanos começarem o estudo de substituição de suas armas enquanto as que possuem ainda estão começando a sair das linhas de produção. Foi assim com o F-22, idealizando quando o F-15 estava no auge da produção.

    • De fato amigo RR a USAF iniciou o estudos para substituição do F-15 em 1981 e o programa ATF, que resultou no F-22, foi lançado em 1985. Exatamente nesse período o F-15 não apenas estava no auge de sua produção como promoveu verdadeira “faxina” nos céus do Oriente Médio, tendo obtido 54 das suas 104 vitórias em combate, até hoje sem perdas…..

      • De fato, caro S-88…

        O escore do Eagle é invejável. E é improvável que algum similar ultrapasse essa marca no futuro previsível…

      • “_RR_
        31 de agosto de 2016 12:08

        De fato, caro S-88…

        O escore do Eagle é invejável. E é improvável que algum similar ultrapasse essa marca no futuro previsível…”

        como é que vc sabe/tem certeza?!…ninguém aqui tem acesso as informações operacionais dos caças e sistemas desenvolvidos por esta gente…nem mesmo eles lá sabem sobre a capacidade real um de outro…rs….o que vc faz aqui é apenas inferir sobre informações genéricas de divulgação publica de folhetos de fabricantes e marqueteiros….nos poupe cidadão…pff…

      • Qualquer lutador de boxe medíocre consegue um ranking de 104 vitórias e nenhuma derrota. Basta lutar somente com lutadores que são muito inferiores. Vale ressaltar que o Eagle perdeu a sua invencibilidade no Iraque. Sim, conseguiu perder, mesmo com apoio do GPS, dos porta aviões americanos, da tecnologia stealth, etc.etc etc

        Mas considero sim o Eagle foi uma excelente aeronave. Só não é esse supra-sumo que vocês acham. Não obstante, se eu tivesse que apostar meu dinheiro num embate entre ele e seu similar russo, pilotado por um russo, apostaria no urso.

      • “S-88
        31 de agosto de 2016 11:03

        o F-15 não apenas estava no auge de sua produção como promoveu verdadeira “faxina” nos céus do Oriente Médio, tendo obtido 54 das suas 104 vitórias em combate, até hoje sem perdas…..”

        putz….vc veem logo citando como exemplo do “sucesso” deste caça aquelas “batalhas aéreas” do oriente médio?!….esta de brincadeira né?!….rs…aquilo não foi combate aéreo e sim apenas treinos de tiro ao alvo e testes de eficácia de armas contra caças completamente desdentados e downgradeados…F-15 contra Migs-21 ai é fácil né…contra pobres coitados e países desdentados ai é fácil né senhor S-88!!….rs…não seja ridículo…

      • Mas fique tranquilo senhor S-88…em breve saberemos a real capacidade e eficácia dos armamentos tanto dos estadunidenses como dos Russos e Chineses….e como se saem um contra o outro….. 😉

Comentários não permitidos.