Ministério da Defesa negocia criação de duas novas estatais

O NOVO MINISTRO DA DEFESA, RAUL JUNGMANN (FOTO: WILSON DIAS/AGÊNCIA BRASIL)
O NOVO MINISTRO DA DEFESA, RAUL JUNGMANN (FOTO: WILSON DIAS/AGÊNCIA BRASIL)

Uma seria voltada para novas tecnologias aeroespaciais, inclusive satélites e radares, e a outra irá operacionalizar parte das atividades de controle do espaço aéreo

O Ministério da Defesa negocia com a Casa Civil e com a área econômica a criação de duas novas empresas públicas que ficarão sob a alçada do Comando da Aeronáutica. Uma é a Empresa de Projetos Aeroespaciais do Brasil S.A. (Alada), voltada para projetos e novas tecnologias do setor, inclusive satélites e radares. A outra, ainda sem nome, irá operacionalizar parte das atividades de controle do espaço aéreo.

Um dos objetivos das novas empresas é criar condições legais para que os recursos obtidos com as tarifas aeroportuárias entrem diretamente nos cofres da Aeronáutica, sem passar antes pelo Tesouro Nacional.

Segundo o ministro da Defesa, Raul Jungmann, a criação das duas empresas públicas é “parte de um eixo muito mais amplo para trabalhar fontes alternativas e novos modelos de financiamento”. Ele lembra que é preciso “criatividade” para enfrentar dois fatores: o país convive com uma grave crise fiscal e não há recursos para investimento, mas a Aeronáutica opera com alta tecnologia, que tem uma dinâmica muito rápida e risco contínuo de obsoletismo.

O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Nivaldo Rossato, especifica que as duas novas empresas fazem parte do “Programa de Reestruturação Administrativa e Operacional da Aeronáutica”, que tem como horizonte 2041, quando a FAB completa 100 anos. Ele disse que, “seguindo uma tendência internacional de otimização de recursos, com redução de custos e de efetivo”, haverá enxugamento de estrutura e estímulo a empregos temporários, de até oito anos, concentrando o pessoal de carreira, militar e civil, nas atividades-fim, como infantaria, armamento e operador sonar.

Como exemplo, o comandante disse que as próprias bases da FAB ficarão mais enxutas, como as de Fortaleza, Recife e Florianópolis. Ele citou também o que já está ocorrendo com o Parque de Manutenção. Estão sendo fechadas as unidades de Belém, Recife e o Parque dos Afonsos, no Rio de Janeiro, deixando em atividade outras três, no Rio, em São Paulo e em Lagoa Santa (MG), mas reduzindo gastos com equipamentos próprios e fazendo parcerias com empresas da iniciativa privada, como a Embraer.

Hoje, a FAB tem um efetivo de aproximadamente 75 mil servidores da ativa, incluindo os civis, mas a intenção do Comando é reduzir o pessoal de carreira para dar vez a jovens formados nas mais diferentes áreas, como engenharia, psicologia, medicina, jornalismo, etc., que teriam um contrato de oito anos. Segundo o brigadeiro Rossato, isso reduziria os custos com pessoal em até 50%, pois os temporários não têm direito a movimentação entre Estados, residência ou aposentadoria. Em contrapartida, têm uma formação sólida e saem da FAB para o mercado com um bom currículo.

O objetivo da nova empresa é buscar “autossuficiência nacional em materiais aeronáuticos, espaciais e nos bélicos de emprego aeronáutico”. A Alada poderá, por exemplo, desenvolver tecnologias de monitoramento do espaço aéreo por meio de rede de satélites; implementar projetos de sistemas, subsistemas e componentes de emprego aeroespacial, tudo isso relacionado à renovação da frota com o caça Grippen NG.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Fonte: Época Negócios

29 Comentários

  1. Mais estatal para sugar recursos e não fazer nada…
    Se a iniciativa privada ate hoje não ocupou esse espaço vazio em nossa econômica, e por que eles sabem que o governo não da a mínima para defesa e segurança nacional.
    Empresário nenhum vai investir em seguimentos que o nosso governo não da a minima…
    Ágora estão propondo estatais!
    Eles vão garantir os recursos necessários? Essa alguem pode responder???

    • ….. ………….. pelo clima financeiro e moral do atual governo,essa roubalheira da “lavajato”etc..,fica realmente difícil acreditar na aprovação desses projetos….a intenção em si é ótima,entretanto só querem implantar agora?…. interessante…mas,esperar pra ver…um voto de fé……….

    • Avançando aonde? nas privatizações? ou no oferecimento de cargos a militares? Ao fazer afirmações deve-se citar os números e as fontes, somente ilações de cunho político não basta.

      • Ao menos agora temos um esboço de política econômica e não o caos, como era quando estávamos sob o tacão da afastada.

        Ademais a lógica é a privatização mesmo pois é sabido que o Estado não é empresário. Cabe ao estado atuar na regulação da atividade econômica e não criar estatais, que além de ineficientes servem precipuamente aqui no Brasil como cabides de emprego e antros de corrupção (vide o petrolão).

        Por fim, você quer números? então vamos lá:

        Desempregados: 12 milhões

        Déficit: 170 bilhões.

  2. Estatais já tem sido mau vistas neste país, não por questões ideológicas, mas por falta de auditoria séria, eficaz, que limite os abusos, os gastos excessivos, e crie estatais mais eficientes como hoje consegue a Rússia, com estatais de visão global que possuem sistema de gestão competente, além de uma prestação de contas rigorosas. Claro, não dá pra comparar a Rússia, uma nação socialmente madura com a de nosso país, mas precisamos caminhar rumo a melhora, e criar um sistema de auditoria de estatais seria um passo necessário antes de criar novas estatais, do contrário, teremos mais caixas dois espalhados pelo país.

    • A Rússia é uma nação com muitissímos problemas e considero um equivoco considera-los socialmente maduros ….a corrupção na Russia é estratosférica,a máfia domina a alfandega e são um país desonesto no comercio internacional

      • Nos EUA tem corrupção sim! Só que enquanto eles estão em 16º do Ranking, liderado pela Dinamarca que é o país menos corrupto do mundo, banânia está em 76º e a Rússia ocupa um vergonhoso 119º lugar

      • Problemas eles possuem como tbm os EUA possui, China possui, Japão possui, ou seja, escolher um exemplo é apenas uma questão de escolha. Outra coisa, ranking de corrupção é algo complexo de ser medido, por exemplo, a Rússia considerada corrupta, consegue fazer dez vezes mais com o orçamento e mesmo tendo bem dizer a metade do nosso PIB, enquanto nosso país, considerado menos corrupto, mau consegue fazer alguma coisa sem perder milhões em cada patamar que um projeto passa, fica difícil acreditar num ranking desses, a manipulação é óbvia.
        E máfia dominar a alfandega? simples, a máfia sempre esteve lá, ainda mais depois da queda da URSS, e atuam de forma subliminar dentro do país, sendo muito mais complexo lutar contra os tais, diferente do crime organizado de nosso país, que inclusive, hoje tem no ministério dos esportes um de seus fornecedores de coca, Gabriel, pondere sobre suas fontes, e caso queira provas, procure saber como a Rússia evolui na construção de novas escolas, nos investimentos em infra estrutura, no crescimento de suas empresas e compara isso com nosso país, vc vai ver a clara diferença.

      • O Gabriel está certo! O modelo russo de concentração estatal das indústrias aerospaciais e de defesa além de menos eficiente favorece a corrupção. Não é à toa que no ranking da transparência internacional enquanto os EUA aparecem em 16º lugar no ranking liderado pela Dinamarca, o país menos corrupto do mundo, o Brasil está em 76º e a Rússia ocupa um vergonhoso 119º lugar.

        http://www.transparency.org/cpi2015

      • Meu caro, a questão do calculo de transparência é muito relativo, é igual ao ranking de países desenvolvidos, no qual o Chile não está inserido mas possui a maioria dos índices superiores ao de muitos países que prefiguram no ranking, é questão política, a Rússia e a China como os mais corruptos é no mínimo estranho. Setor aeroespacial e defesa sofrendo desvios? bom, teria que ser de valores bem pequenos, pois se vc acompanhar a onda de investimentos por parte do governo com direcionamento dos recursos obtidos por esses setores vai ver que não cabe tal argumento, não dá pra comparar nossa gestão neandertal sobre as estatais com a deles, que tem demonstrado frutos em todo o mundo, a exemplo da Gazprom e Rosatom, inclusive os avanços aeroespaciais russos são notórios nos últimos anos, e os nossos? bom, tudo é uma questão de possuir a mente aberta aos fatos, estude sobre a gestão centralizada das estatais russas e vc vai ver que é um modelo a ser seguido, óbvio, existe irregularidades como tbm existe em qualquer outra empresa do mundo, mas nada comparado ao que temos visto aqui.

      • Voce esta muito equivocado e apenas blasfema teu odio contra a Russia.Nem todas as empresas da area de defesa la e da area aeroespacial são estatais.La o estado controla a quem sera vendido material de defesa e o que sera compartilhado como fazem tambem nos EUA onde o Estado determina o que pode e o que não pode ser vendido e a quem pode e contendo o que.
        Aqui em um pais com alto indice de traidores e bandidos de todos os tipos tudo o que for essencial e estrategico deve sim estar sobre o poder do estado.
        Não é entregando nossas riquesas e areas estrategicas e essenciais que se tera comprometimento e sim tornando-as fora de influencias de politicos e entreguistas.
        Area de defesa no Brasil sempre foi em maioria de privados mas o controle do estado deve existir sobre as tecnologias por envolverem segurança nacional e segredo e segurança,segredo e sigilo no Brasil nunca foram garantidos no Brasil que tem o meio privado ganancioso e postituido.
        Nosso programa aeroespacial caminhava superando boicotes e embargos QUANDO E#RA ESTRITAMENTE MILITAR.Depois da sabotagem de Alcantara escolhemos mal o parceiro que é outro entreguista vendido e deu no que deu.
        Deixar o meio privado prostituido e entreguista Brasileiro ter acesso a tecnologias militares desenvolvidas a duras penas por nossos centros de pesquisas militares e academicos.
        Entregar essas coisas nas mãos de prostituidos gananciosos privados é o mesmo que deixar o cofre aberto e pedir a um ladrão para tomar conta.

  3. Ja sei. Criam-se estatais com o dinheiro public, desenvolve-a e depois que ela se firma no Mercado, privatiza-a a preco de bananas, vendendo para corporacoes imperialistas que sacam dinheiro imprimido sem nhenhum lastro, dinheiro sem nenhum valor intrinsico, so valor psycologic portanto “mobile”, dinheiro emprestado de qualquer forma a 0% taxa de lucro, que essas corporacoes usam para comprar empresas publicas que forem privatizadas.

    • …………… a Rússia tem inflação…aliás todos os países a tem sejam pobres ou ricos…porém não pede dinheiro emprestado ao Banco Mundial nem a nenhuma outra instituição, porque tem lastro em ouro o qual compra quando realiza vendas em dólar estadunidense….fora isso realiza compra e vende em paridade de moedas com o rublo e até troca direta de seus produtos por outros de outras nações por simples escambo …nós do Brasil é que somos tolos pedindo dinheiro emprestado ao FMI Banco Mundial,e outra arapucas financeiras que nos dita regras humilhantes,como as que impõem atualmente à Grécia……….

    • Nada mais falso meu caro ——- de direita! A EMBRAER ao ser privatizada estava em condição quase falimentar, sem recursos sequer para tocar adiante o projeto do ERJ-145, que foi o ponto de virada da empresa. Quando privatizada seu capital foi adquirido majoritariamente por fundos de pensão e outros capitais nacionais de modo que o grosso do capital da empresa é brasileiro.

      Como resultado a empresa hoje é a terceira maior fabricante de aviões do planeta sendo que os seus mais conhecidos produtos, os E-Jets e agora os E-2, dominam mais de 70 do mercado de aeronaves comerciais de até 120 assentos sendo aeronaves reconhecidamente (muito) superiores aos seu similar russo, o Sukhoi Super Jet, oriundo do modelo de produção estatal que você tanto elogia.

      Aliás, dentre as quatro maiores fabricantes de aeronaves do mundo, quantas são estatais e quantas são russas meu caro JOJO?

      ________________________________________________

      S-88 – Abandona esse hábito de ficar classificando as pessoas. Isso não é educado e não contribui para um debate de bom nível. – Plano Brasil

      • Poste para nós o ,edital de privatização da EMBRAER se ela foi statal privatizada como voce afirma KD essa publicaçaõ no diario Oficial ?
        Voce afirma coisas sem comprovações e sem conhecimento.
        Como sei que não vai encontrar edital porque ele nunca existiu mais uma vez vou falar dessa mentira.
        A EMBRAER nunca foi privatizada porque ela jamais foi uma estatal.
        Ela foi fundada pelo falido Banco Nacional e pela falida VASP.O governo federal financiou essa operação entrando como socio minoritario condicionando para tal que tivesse poder de veto e que a mesma suprisse a FAB.Ela nunca supriu a FAB e sim se supriu da FAB e do DAC.Por mais de duas vezes o governo a socorreu para que não fechasse as portas injetando nela DINHEIRO DO CONTRIBUINTE e fornecendo a ela tecnologias adiquiridas COM DINHEIRO PUBLICO.
        Depois esse bibelô que nunca foi estatal mas tinha mazelas de estatal passou por REFORMULAÇÃO SOCIETARIA tornando-se empresa privada de capital aberto.
        Ve se não bate mais nessa tecla emperrada.

  4. vem cá … não é essa turminha que vive criticando o tamanho do estado ?…… HAHAHA … que hipocrisia . 😉

    isso ai é mais um daqueles cala boca … para o usurpador é fundamental distribuir argos e criar cargos para os carreiristas profissionais .. HAHAHAH …nesse governo onde se afunda em um lamaçal …. todos que praticaram o crime agora buscam a sua parte no delito .. corrupção é o carimbo desse governo …o atual MD que o diga . 😉 .

    • HAHAHAHA…..pior é que aqui eu concordo contigo Lucena! A ideia de criar uma Estatal não é para desenvolver nada mas sim para distribuir cargos…..

      No mais, quando a gente pensa que algo pode melhorar só faz piorar! Enquanto o governo anterior concedeu inúmeras mamatas no BNDES para que as empreiteiras que eram suas parceiras de crime comprassem empresas na área de defesa para diversificar os modos pelos quais assaltavam o erário público, agora querem criar estatais que além de não desenvolverem nada ( e se desenvolverem vai ser ruim e vai custar caro) vão servir de cabide de emprego.

      • EXATAMENTE, S88; se, e somente se, fôssemos um país sério governado por conservadores, ai sim, eu diria que essas empresas seriam bem administradas; mas o contrapiso da pátria é esquerdoso e acho que vai acabar acontecendo exatamente o que vc prevê.

    • O outro governo também distribuía cargos, e também se afundou em um lamaçal pois todos praticavam crimes, então esse comentário não tem moral nenhuma.

  5. reduzir os efetivos…tá de brincadeira,temos a maior floresta do planeta,1 das 3 maiores culturas globais um litoral gigantesco e UMA população abandonada…só deus.

  6. Pelo os deuses, chega de estatais, invistam na iniciativa privada, será que não aprenderam ainda que estatal no Brasil é sinônimo de corrupção e falta de qualidade ? “Sem querer generalizar”

    • Correto; NÃO HÁ NADA QUE O PÚBLICO FAÇA QUE O PRIVADO NÃO FAÇA MELHOR; crie políticas de incentivo e pronto; já é um começo; remodelar a educação nacional nos moldes conservadores seria outro ajuste necessário; o resto é mimimi de perdedor incompetente.

1 Trackback / Pingback

  1. Ministério da Defesa negocia criação de duas novas estatais | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.