Milhares protestam contra presença militar dos EUA em Okinawa

Dezenas de milhares de pessoas protestaram na província japonesa de Okinawa neste domingo (19/06) contra a presença de bases militares dos Estados Unidos. Muitos dos manifestantes vestiam roupas pretas, em luto por uma moradora vítima de abuso sexual, supostamente cometido por um americano.

Segundo os organizadores, 65 mil pessoas participaram do protesto, na capital da província, Naha. Os manifestantes exigiram uma revisão do acordo de segurança entre EUA e Japão, que prevê que Okinawa hospede a maior parte dos soldados americanos estacionados no Japão. Cartazes diziam “Marinheiros assassinos. Fora de Okinawa” e “Nossa raiva passou dos limites”.

A morte da mulher vítima de abuso – Rina Shimabukuro, de 20 anos – que estava desaparecida há várias semanas quando seu corpo foi encontrado no mês passado, provocou indignação em Okinawa, onde crimes ligados a soldados americanos são reportados periodicamente.

O suposto agressor, um empreiteiro e ex-membro da Marinha americana, foi preso por suspeita de abandonar o corpo da mulher, mais ainda não foi formalmente acusado pela morte dela.

“Enquanto houver bases militares dos Estados Unidos, esse tipo de incidente vai continuar acontecendo”, lamentou uma das manifestantes deste domingo, Chihiro Uchimura, de 71 anos.

Manifestantes seguram cartazes onde se lia: “Nossa raiva atingiu o seu limite”, durante uma manifestação de protesto contra a presença de bases militares dos EUA na ilha japonesa no sudoeste de Okinawa em Naha, neste domingo.

Governador arrependido

Durante o protesto, o governador de Okinawa, Takeshi Onaga, disse que gostaria de pedir desculpas por não ter sido capaz de proteger a mulher, mesmo após um caso semelhante ter ocorrido há duas décadas. Em 1995, uma menina japonesa foi estuprada por três soldados americanos, gerando uma onda de indignação.

“Havíamos prometido nunca repetir um incidente desse tipo”, disse. “Não pude mudar o sistema político para evitar isso. Esse é meu maior arrependimento como político e como governador de Okinawa.”

Segundo os organizadores do protesto em Okinawa, manifestações semelhantes foram realizadas pelo país. Em Tóquio, cerca de 3 mil pessoa se reuniram diante do Parlamento com cartazes dizendo: “Sem bases, sem abusos em Okinawa” e “Marinheiros, voltem para casa”.

Além da revisão do acordo de segurança, os manifestantes também exigiram que Washington e Tóquio cancelem os planos de transferir uma base da Marinha americana do centro de Okinawa para uma parte menos povoada, no norte. Onaga é contra a realocação, que deveria ter sido concluída há anos, mas foi barrada pela oposição local.

No fim da Segunda Guerra, Okinawa foi palco de uma grande batalha entre os EUA e o Japão. Na sequência, os americanos ocuparam a província por 27 anos. Ainda com bases na ilha, os EUA vêm tentando minimizar as tensões com a população local.

LPF/ap/afp

Fonte: DW

10 Comentários

  1. Esses japoneses de Okinawa não percebem que a base dos EUA ali trás segurança a todo o Japão tal como para Coréia e outros aliados, gente ruim tem em todo o lugar, dizer que é culpa de uma base é ridículo

  2. Pelo que vejo, os Japas nao leram Camoes, que em um de seus versos, diz que “amor e ter com quem nos mata lealdade”. Se eles amam os gringos como a midia imperialista e seus vassalos dizem, apesar de Hiroshima e Nagazaki, sem contar inumeros politicos, banqueiros e industrialistas nacionalistas, cujo assassinatos sao suspeitado de ser a mando da CIA’ os japas deveriam estar cantando e jogando flores naquelas bases gringaS, nao protestando.

    • ………….Os japoneses já esgotaram a paciencia…….já estão cheios de servir de capacho pros EU .. querem se ver livre da gringalhada parasita em seu país……é a tal coisa….ninguém consegue enganar todo o mundo durante todo tempo…. essa de “guarda chuva nuclear” é pura tapeação …..eles querem se aboletar no Japão eternamente…………

      • Basta aos Japas torcerem para que o Trump ganhe as eleições pois ele já prometeu que irá retirar todas as forças norteamericanas de territorio estrangeiro. Aí vamos ver como eles vão ficar com Rússia e China em suas fuças….

      • Cada coisa que eu leio, quero ver se o Japão não tivesse tratado com os EUA onde a China/Coréia estaria hoje, se duvidar estariam “aboletando” os arquipélagos de Kyushu

  3. Ao menos os japoneses podem protestar contra as forças norteamericanas em seu território! Quando da Guerra Fria o povo dos países do Leste Europeu teve de engolir calado a brutal ocupação russa…..

  4. O Japão precisa criar junto aos EUA um sistema de punição mais criterioso para soldados criminosos, é inaceitável crimes como os que foram noticiados pelos últimos tempos, até estupro rolou, isso precisa ser punido para servir de exemplo.Quanto a questão da retirada da base acho inviável no momento, o Japão até desfruta de relações neutras com a Rússia, mas a China vai engolir qualquer país da região em quesitos bélicos daqui a pouco, forçando o Japão a ceder em todas as suas disputas, os EUA são necessários como fator equilibrador.

1 Trackback / Pingback

  1. Milhares protestam contra presença militar dos EUA em Okinawa | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.