República Dominicana recebe primeiras aeronaves de treinamento TP-75 Dulus

Colaborou Pedro Eliseu – universo Militar 7

A Força Aérea  Dominicana (Fuerza Aérea de República Dominicana) recebeu no dia 9 de Dezembro os dois primeiros aviões TP-75 Dulus da empresa italiana Flying Legend Company. A cerimónia de entrega foi realizada na Base Aérea de San Isidro e foi presidida pelo presidente da República Dominicana, Luis Abinader, e pelo Comandante Geral da Força Aérea. (FARD), o General Carlos Febrillet Rodríguez, sendo acompanhados por todo o Estado-Maior das Forças Armadas.


Dez aeronaves foram adquiridas pelo Ministério da Defesa Dominicano em fevereiro de 2023, ao custo unitário de US$ 325.000,00. Os aparelhos recebidos se juntam ao demonstrador,que foi  entregue a Força Aérea em fevereiro passado para a realização de ensaios e testes. Às oito unidades restantes serão entregues no decorrer de 2024. A aquisição do TP-75 Dulus, faz parte de um programa de reequipamento das Forças Armadas Dominicanas que começou no ano de 2022 que visa reforçar a vigilância das fronteiras com o Haiti, bem como o combate às organizações internacionais do crime organizado que operam na região central do Caribe.

O TP-75 ( 75º aniversário da FARD) Dulus (Dulus Domenicus, uma ave nativa da República Dominicana.) é a designação local para o Tucano Replica (derivado do treinador Embraer EMB-312 Tucano), a aeronave é vendida pela Flying Legend Company.