Depois do revés com o caça JF-17, a China atrai o aliado mais antigo dos EUA na América do Sul com Carros de combateMBT-3000 VT4

Tradução e adaptação  E.M.Pinto

Fonte: Eurasia Times

Os EUA frustraram a tentativa da China de ganhar terreno na América Latina ao persuadir a Argentina a não optar pelos caças JF-17 fabricados na China. No entanto, a China está fazendo outra tentativa de entrar no quintal dos americanos na América Latina, promovendo seu Tanque Principal de Batalha MBT-3000 VT-4 para a Colômbia.

Resta saber se a Colômbia, um dos aliados mais antigos dos EUA, aceitará a proposta.

Desde a pandemia, com a ausência dos EUA, a Colômbia tornou-se mais dependente do financiamento chinês e de empreiteiros chineses como fonte de geração de empregos locais. Durante a COVID, a China foi o primeiro país a enviar vacinas para a Colômbia. Em 2021, em reconhecimento à ajuda da China no combate ao coronavírus, Xi foi convidado a fazer um discurso para o povo da Colômbia por meio de videoconferência.

Com os olhos nos EUA, Pequim tem se aproximado de Bogotá, elevando seus laços com o país sul-americano para uma parceria estratégica em 2023.

O presidente colombiano Gustavo Petro visitou a China e encontrou o presidente Xi Jinping em outubro de 2023. Foi a primeira visita do presidente colombiano desde que assumiu o cargo em 2022. A China espera que sua relação com a Colômbia lhe garanta uma forte presença na América Latina.

A China North Industries Corporation (Norinco), uma gigante da indústria de defesa chinesa, fez recentemente “uma proposta audaciosa” à Colômbia, oferecendo seu MBT-3000 (VT-4). “Esse movimento marca um marco significativo nas relações militares entre China e Colômbia e pode transformar significativamente a dinâmica do poder militar na região”, dizem relatos da mídia.

ESPECIFICAÇÕES

Fabricante Norinco
Custo unitário US$ 4,9 milhões (2019)
Período de
produção
2014–presente
Especificações
Peso 52 ton
Comprimento 10,10 m
Largura 3,40 m
Altura 2,30 m
Blindagem do veículo Blindagem reativa explosiva (ERA) e blindagem composta
Armamento
primário
canhão de 125 mm
Armamento
secundário
1× metralhadora RWS de 12,7 mm
1× metralhadora coaxial de 7,62 mm

No início de dezembro, a Norinco fez uma demonstração ao vivo de uma ampla gama de veículos militares que fabrica, incluindo Carros de combate MBT, Carros de combate leves, veículos de combate de infantaria, artilharia autopropulsada e veículos protegidos contra minas.

O Exército colombiano tem interesse em aumentar suas capacidades blindadas e criar uma brigada blindada em La Guajira, uma região árida no norte. Ele também precisa substituir a frota envelhecida de veículos blindados brasileiros. Seu veículo ASV-M-1117 de fabricação americana também precisa de uma atualização, pois o antigo veículo blindado brasileiro está sendo retirado de serviço.

O MBT-3000 VT-4 chinês adicionaria uma considerável potência à força blindada colombiana. Durante a demonstração ao vivo, a Norinco destacou as capacidades desses Carros de combate. E há uma grande chance de que 44 desses Carros de combate sejam adquiridos para criar a primeira unidade blindada da Colômbia.

O VT-4 é um tanque de terceira geração desenvolvido especialmente para exportação. Ele é baseado nos Carros de combate soviéticos T-72. O MBT-3000 é semelhante ao Type 99G, que está atualmente em serviço na PLA. Diz-se que o tanque comprometeu em mira, propulsão e capacidades de tiro em comparação com o Type 99G para reduzir o custo.

O baixo custo o torna ideal para países em desenvolvimento que buscam atualizar seu inventário. O Paquistão selecionou os Carros de combate VT4 para substituir seus MBTs mais antigos em julho de 2019 e recebeu dois Carros de combateVT4 atualizados em abril de 2020. A Tailândia fez um pedido dos Carros de combate, e o Exército nigeriano recebeu Carros de combate principais VT4 da Norinco em abril de 2020.

O peso bruto do veículo é de aproximadamente 52.000 kg. O tanque é operado por três tripulantes: o comandante, o motorista e o artilheiro. O assento do motorista está no centro do casco frontal, com uma única escotilha. O tanque possui um sistema de ar-condicionado, extintor de incêndio e sistema de supressão de explosões.

“A proposta da Norinco à Colômbia reflete o crescente poder da China no setor global de defesa. Também reflete a evolução das necessidades militares e alianças na América Latina. Se essa aquisição se concretizar, marcará um ponto de virada significativo na modernização das Forças Armadas colombianas, proporcionando-lhes uma capacidade de dissuasão e combate muito aprimorada”, diz a reportagem.

Os laços de defesa de Bogotá com Pequim têm sido lentos, mas estão em ascensão. Ao longo dos anos, a China doou pequenos equipamentos militares. Os presentes da República Popular da China ao longo dos anos incluíram chapéus e luvas para os batalhões de alta montanha da Colômbia durante o governo Uribe e doações de pontes móveis e dois aviões de transporte médio Y-12, dados em abril de 2014.

As aeronaves chinesas passaram vários anos em serviço com a Satena, a companhia aérea nacional administrada pelas Forças Armadas colombianas para atender a partes remotas do país mal atendidas por companhias aéreas tradicionais, até serem finalmente retiradas devido a preocupações com a integridade estrutural após um incidente climático. A ofensiva charmosa da China na América do Sul Ao elevar as relações com a Colômbia, a China agora possui laços estratégicos com 10 dos 11 países latino-americanos. A Guiana é o único país na região com relações apenas comuns e bilaterais com Pequim. Pequim visa ter uma influência estratégica na América do Sul para igualar a dos EUA.

A China tem tentado comercializar agressivamente seus JF-17 ‘Thunder’ para a Argentina. O Departamento de Estado dos EUA correu para contra-atacar a oferta chinesa de fornecer JF-17 a Buenos Aires. Imediatamente ofereceu caças F-16 dinamarqueses destinados à Ucrânia a Buenos Aires. Os F-16 oferecidos à Argentina incluem mísseis ar-ar AIM-120 AMRAAM e AIM-9, os dois principais mísseis ar-ar usados pela Força Aérea dos EUA.

Os EUA aprovaram a venda de 38 caças F-16 para a Argentina. A aprovação inclui um pacote de suporte, equipamento, informações de manutenção, além de armamento. Washington tem enfatizado o fato de que o F-16 é uma plataforma comprovada em batalha, com alta disponibilidade de peças de reposição. Embora o jato pertença às primeiras versões da aeronave, ele pode passar por modernização para mantê-lo em plenas condições de combate.

Os veículos de imprensa argentinos chamaram isso de “uma operação com enorme impacto geopolítico, na qual Washington compete diretamente com a China”. O inventário operacional da Força Aérea Argentina inclui 10 caças-bombardeiros A-4 armados com suplementos de treinadores a jato IA-63 Pampa.

O recém-eleito presidente argentino, Javier Milei, prestou homenagem aos EUA ao apresentar publicamente uma visão menos otimista sobre os laços diplomáticos com a China. No entanto, seu governo oficialmente solicitou a renovação do acordo de swap de moedas com a Argentina como um dos atos iniciais de sua presidência.