Índia instala mísseis de cruzeiro na fronteira com China

Tradução e adaptação- E.M.Pinto

 

A Índia deslocou baterias lançadoras do mais novo míssil de cruzeiro subsônico Nirbhay  para a Linha de Controle fronteiriça com a China (Line of Actual Control ou simplesmente LAC), na região de Ladakh, palco de um embate recente entre soldados de ambos os exércitos. O Nirbhay  é um míssil impulsionado por um foguete sólido de alcance de 1.000 km e que possui um índice de acerto superior a 90%. Ele foi desenvolvido pela Organização de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa (DRDO).

Segundo informações recentes, o Conselho de Aquisição de Defesa chefiado pelo ministro da defesa Rajnath Singh autorizou a implantação formal do míssil subsônico Nirbhay após os recentes testes bem sucedidos da arma. Os militares, porém, não esperaram a formalidade para implantar o novo míssil e já deslocaram que alguns destes sistemas já estão operacionais na linha fronteiriça com a China. O Nirbhay  possui uma velocidade de 0,7 Mach e tem capacidade de engajamento de alvos terrestres e marítimos e é dotado de um sofisticado sistema de contramedidas de defesa que aumentam a sua letalidade.
O exército chinês,  PLA, implantou recentemente armas isoladas de alcance de 2.000 km além de mísseis terra-ar de longo alcance no Tibete e em Xinjiang desde que se iniciou o impasse em Ladakh em maio deste ano. A implantação chinesa não se limita a região ocupada de  Aksai Chin, como também, em posições de profundidade de Kashgar, Hotan, Lhasa e Nyingchi ao longo da Linha de Controle Real (LAC) de 3.488 km.
Além da introdução do Nirbhay, autoridades indianas afirmaram que o teste de quarta-feira passada o qual avaliou o desempenho dos mísseis BrahMos de 400 km de alcance equipado com propulsor nacional indiano, foi exitoso e o míssil já foi liberado para sua incorporação. O Brahmos é equipado com um propulsor a  combustível líquido e possui um alcance de mais de 500 km.

Fonte: Defence News India