Welcome To The Jungle: Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) inicia Curso Internacional de Operações na Selva (CIOS) para militares de 14 países das Nações Amigas

Manaus (AM) – No período de 11 a 16 de outubro de 2018, denominada Semana de Mobilização, o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) recebeu e avaliou os 34 candidatos estrangeiros que concorreram à matricula no Curso Internacional de Operações na Selva (CIOS), direcionados à militares de Nações Amigas. Além da preparação, dos testes físicos de seleção e dos exames médicos, os militares realizaram uma interação doutrinária, ocasião onde os candidatos recebem de instrutores e monitores do CIGS uma situação-problema militar real em ambiente de selva, preparam e apresentam a solução para esse problema, conforme as doutrinas militares de seus países, permitindo a interação e compartilhamento de experiências e conhecimentos.

Iniciaram portanto, dia 19 de outubro, no Centro de Instrução de Guerra na Selva o Curso Internacional de Operações na Selva, 28 militares de 14 países que foram aprovados. O início do curso foi marcado com uma formatura, na qual estiveram as seguintes autoridades: General de Brigada Carlos José Russo Assumpção Penteado, Chefe do Preparo da Força Terrestre (COTer); General de Brigada Edson Skora Rosty, Chefe do Estado-Maior do Comando Militar da Amazônia (CMA); e da Dra. Andrea Cristina Marangoni Muniz, Procuradora Chefe da Procuradoria de Justiça Militar em Manaus; Cmt de OM da Gu de Manaus e os “velhas onças”.

Na oportunidade, o Comandante do CIGS, Coronel Nilton de Figueiredo Lampert, falou da preparação e da importância do CIOS, o qual possibilita a troca de experiências entre os militares das nações amigas e destacou algumas dificuldades que os militares passarão: “O Curso não será fácil, exigirá muita determinação, sabedoria, força de vontade e, acima de tudo, muita superação”.

O Curso Internacional de Operações na Selva será realizado em sete semanas, sendo dividido em 3 fases: de vida na selva, de técnicas especiais e, por fim, a fase de operações, na qual os militares colocam na prática os ensinamentos adquiridos nas fases anteriores.

Para o CIOS 2018 foram matriculados 28 militares dos seguintes países: Alemanha, Argentina, Bolívia, Canadá, China, Espanha, França, Guatemala, Guiana, Indonésia, México, Paraguai, Senegal e Uruguai.

 

Fonte: EB

2 comentários em “Welcome To The Jungle: Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) inicia Curso Internacional de Operações na Selva (CIOS) para militares de 14 países das Nações Amigas

  1. Taí uma coisa que não entra em minha cabeça. Nossas FA são modestas e ,convenhamos, sem muita potência de fogo. Aí você treina exércitos superiores ao nosso a combater justamente com o nosso, talvez único, ponto forte.
    Parece que o mundo todo é bonzinho. Putz.

    • Olá Melkor, integrações do tipo são normais, todos os principais exércitos do mundo realizam treinamentos, o EB ainda é um pouco retraído quanto a isso, existem exércitos que realizam até a formação completa de militares em outros países!

Comentários não permitidos.